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duvida com caixa de mario

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Mensagem por joao truzzi Qui 05 Jan 2012, 17:49

estou fazendo um um jogo de mario estilo mario bros e ñ estou conseguindo fazer
caixa q sai uma moeda e a caixa vira uma outra caixa. eu usei
if place_meeting(x,y+5, obj_mario)
{instance_create(x,y-10,obj_moeda)}
so q o mario fica lerdo qd colide, alguem pode ajudar
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Mensagem por GALAXY GAMES Qui 05 Jan 2012, 23:02

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Mensagem por Camin Sex 10 Fev 2012, 11:44

Essa caixa deve ser provavelmente sólida e gruda o personagem as vezes, Já tentou mudar a mascara do objeto?

Mascara?Faça uma sprite quadrada do mesmo tamanho que a caixa, um quadrado preto por exêmplo.depois edite o objeto e coloque essa sprite onde está escrito mask, onde provavelmente está escrito .

O objeto passa a usar a colisão de outro sprite.
Espero que funcione.
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Mensagem por Mundo Game Maker Sex 10 Fev 2012, 12:00

Deve ser problema de junta xD
Acho que tem duas soluções.
Solução1-Crie uma mask para o Mario
Solução2-Utilize um outro código
Caso tenha dúvida na mask, cria um objeto do tamanho do Mario e pinte tudo de preto ou outra cor, depois cria um objeto, deixa ele invisível e coloca no Mario como mask por meio de uma opção que fica do lado esquerdo em baixo da janela de edição do obj_mario, ok?já se for no outro código, de confesso que nunca fiz jogo de plataforma, eu to fazendo um, mas com muita dificuldade nas colisões também.
Espero que eu tenha servido para uma coisa pelo menos xD
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Mensagem por Need 90 Sex 10 Fev 2012, 12:35

Coloque no draw de um objeto invisivel que esteja na room :
Código:
draw_text (x,y,"Fps :"+string(fps))
Pule no bloco e veja pra quanto vai o fps.
Se o fps abaixar muito siga isso :
Código:
if place_meeting(x,y+1, obj_mario)
{instance_create(x,y-10,obj_moeda)}
Provavelmente ele cria muitas moedas.
Depois você pode deletar o draw do fps
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Mensagem por Camin Ter 14 Fev 2012, 14:19

Ei! pensei em mais uma coisa!
Você pode pôr uma colisão da caixa com a moeda(a moeda transforma a caixa moeda numa vazia ou "marrom")
E se quiser que ela seja valida até por exemplo até seis moedas(cada pulo cria uma),então ponha no create
Código:
moedas=6 ativo=0
depois coloque uma colissão com o mário:
Código:
if ativo=0{moedas-=1 ativo=1 instance_create(x,y,moedinha)}
depois no step da caixa ponha:
Código:
if not place_meeting(x,y+5,Mario){ativo=0}
if moedas<1{instance_change(caixa_marrom,false)}

Não testei isso mas tenho quase certeza que funciona!Boa sorte.
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Mensagem por saim Ter 14 Fev 2012, 17:20

A idéia do Need 90 faz sentido, porque o mario não deveria estar ficando lerdo. Eu sugiro simplesmente usar o debug mode, lá já tem uma caixinha mostrando o fps.

Mas suponho que a moeda tenha um tempo de vida curto (cria - executa a animação - destrói), então o número de instâncias não deveria afetar a performance do jogo.
Então a lerdeza do seu mário deve ser um problema de colisão, mesmo, não de performance.
Existe algum código que evita que o mário entre na caixa ou inverta a velocidade vertical?
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