Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Resolvido] busca de diretório e atributos de arquivo
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] busca de diretório e atributos de arquivo
Estou criando pensando em criar um aplicativo muito simples, que pegasse a minha pasta de músicas, olhasse quais arquivos existem lá e gravasse tudo num arquivo de texto, pra eu importar pro excell, mandar listar e finalmente saber o que existe, afinal, nessa pasta (eu copio muita coisa de amigos e acabo nunca ouvindo tudo o que há pra se ouvir).
Mas não estou encontrando algumas funções que eu gostaria de incluir nesse aplicativo.
directory_find_first/next: Existe alguma função pra encontrar quais as sub-pastas existentes na pasta? O mais próximo que encontrei foi directory_exists, mas ela pede o nome do diretório. Eu queria uma função que me RETORNASSE o nome do primeiro diretório.
file_get_author: Tem como eu colocar no arquivo de texto qual o autor da música, além das demais propriedades que os arquivos .mp3 apresentam, como ritmo, ano, album, etc?
Se eu conseguir desenvolver esse aplicativo, minha imensa coleção de músicas que eu nunca ouvi vai ficarmais organizada e, quem sabe, posso até ouvir ao menos a metade delas!
Obrigado!
Mas não estou encontrando algumas funções que eu gostaria de incluir nesse aplicativo.
directory_find_first/next: Existe alguma função pra encontrar quais as sub-pastas existentes na pasta? O mais próximo que encontrei foi directory_exists, mas ela pede o nome do diretório. Eu queria uma função que me RETORNASSE o nome do primeiro diretório.
file_get_author: Tem como eu colocar no arquivo de texto qual o autor da música, além das demais propriedades que os arquivos .mp3 apresentam, como ritmo, ano, album, etc?
Se eu conseguir desenvolver esse aplicativo, minha imensa coleção de músicas que eu nunca ouvi vai ficar
Obrigado!
Última edição por saim em Sex 06 Jan 2012, 16:31, editado 1 vez(es)
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] busca de diretório e atributos de arquivo
Bem fiz uma engine que registra todos os arquivos de um diretório segundo a extensão deles :
http://www.mediafire.com/?39weceetc9anbqk
Quanto a procura por tipo de artista e tudo mais,recomendo que use alguma dll para leitura de informações de arquivos de música.
Espero ter ajudado.
http://www.mediafire.com/?39weceetc9anbqk
Quanto a procura por tipo de artista e tudo mais,recomendo que use alguma dll para leitura de informações de arquivos de música.
Espero ter ajudado.
Convidad- Convidado
Registrar os arquivos de um diretório definido segundo a extensão é a única parte que eu sei como fazer...
Sua engine registra as sub-pastas de um diretório? Isso será útil, se ela fizer. Vou dar uma olhada nela, ao chegar em casa.
Qual dll devo procurar, pra obter essas informações?
Sua engine registra as sub-pastas de um diretório? Isso será útil, se ela fizer. Vou dar uma olhada nela, ao chegar em casa.
Qual dll devo procurar, pra obter essas informações?
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Isso irá gerar uma lista com as pastas dentro do diretório:
- Código:
var arquivo, lista;
diretorio = working_directory ;
lista = ds_list_create();
arquivo = file_find_first(diretorio+'\*', fa_directory);
while(arquivo != ""){
if file_attributes(diretorio+'\'+arquivo, fa_directory){
ds_list_add(lista, arquivo);
}
arquivo = file_find_next();
}
file_find_close();
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Show de bola, Pedrø! Ainda não consegui olhar a engine do TRFN, mas esse código já esclarece muita coisa. Não sabia que as pastas podiam ser encontradas usando file_find. Acho que consigo extrapolar pra criar uma árvore de sub-pastas usando... arrays? Grids? Maps? Algo com número infinito de sub-índices.
45% resolvido!
45% resolvido!
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Bem saim,uma solução de rápida execução,fora do game maker e o batch script
Vou ver se aprimoro essa engine e faço ela procurar em subpastas e somente pastas,somente arquivos,os dois ou coisas parecidas.
Assim que possível dou resposta.
Mas estude um pouco da engine que te enviei,é se possível,aprimore seus conhecimentos pesquisando um pouco mais sobre os comandos do cmd.exe pois isso ajuda muito.
Flws
Vou ver se aprimoro essa engine e faço ela procurar em subpastas e somente pastas,somente arquivos,os dois ou coisas parecidas.
Assim que possível dou resposta.
Mas estude um pouco da engine que te enviei,é se possível,aprimore seus conhecimentos pesquisando um pouco mais sobre os comandos do cmd.exe pois isso ajuda muito.
Flws
Convidad- Convidado
Aqui o script:
Coloque assim no Create:
E no Draw:
Até mais!
- Código:
var file, path, lista;
lista = ds_list_create(); //lista com os caminhos
ds_list_add(lista,argument0); //adicionar a pasta inicial
for (i = 0; i < ds_list_size(lista); i += 1) {
path = ds_list_find_value(lista, i); //pega os caminhos
file = file_find_first(path+"\*", fa_directory); //procura
while (file != "") { //enquanto existir arquivos
//não incluir as pastas "." e ".."
if (file != "." && file != ".." && file_attributes(path+"\"+file,fa_directory))
ds_list_add(lista,path+"\"+file);
file = file_find_next(); //procura o próximo
}
file_find_close(); //para de procurar
}
ds_list_delete(lista, 0); //[deleta a pasta inicial]
return lista;
Coloque assim no Create:
- Código:
_lista = script(working_directory); //pega o id da lista gerada
E no Draw:
- Código:
for(j=0; j<ds_list_size(_lista); j+=1) //desenha a lista
draw_text(10, 10+j*18, ds_list_find_value(_lista, j))
Até mais!
Última edição por Pedrø em Sex 06 Jan 2012, 12:00, editado 1 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Se você optar por batch script, tem alguns exemplos aqui.
Essa linha de comando aqui vai gerar um arquivo com o caminho completo de todas as subpastas de uma pasta qualquer:
Alguns outros exemplos:
Listar todos os arquivos mp3 de uma pasta (e subpastas) e gravar em um arquivo de texto, com o caminho completo de cada uma:
Se não quiser incluir as subpastas é só tirar o "/s" dali. Dá pra listar mais de um tipo além do mp3 de uma só vez, é só colocar uma vírgula depois do *.mp3 e colocar *.ogg por exemplo, e assim por diante.
Se quiser apenas o nome das músicas, sem extensão e sem o caminho (depois que a lista foi criada):
Se as músicas estiverem na pasta "Minhas músicas" em "Meus documentos" também dá pra usar esse recurso aqui:
Você pode tentar criar a lista via batch script e depois usar alguma dll para mp3 no Game Maker, mas eu não conheço nenhuma, então fiz um script básico pra puxar o nome do arquivo mp3 ( http://en.wikipedia.org/wiki/ID3 ):
Cria um script com o nome "getmp3binarytag" e nele cole isso:
Ok, agora cada um desses scripts aqui retorna o título, artista e álbum, respectivamente:
get_mp3_title:
get_mp3_artist:
get_mp3_album:
Obs: algumas tags de mp3 podem estar fora do lugar (bagunça do próprio ripper que editou a tag!), se der algum erro, poste aqui pra gente tentar solucionar! Abraços e boa sorte.
Existe alguma função pra encontrar quais as sub-pastas existentes na pasta?
Essa linha de comando aqui vai gerar um arquivo com o caminho completo de todas as subpastas de uma pasta qualquer:
- Código:
dir /b /on /ad /s "caminho da pasta" > lista.txt
Alguns outros exemplos:
Listar todos os arquivos mp3 de uma pasta (e subpastas) e gravar em um arquivo de texto, com o caminho completo de cada uma:
- Código:
dir /b /on /s "caminho da pasta\*.mp3" > lista_mp3.txt
Se não quiser incluir as subpastas é só tirar o "/s" dali. Dá pra listar mais de um tipo além do mp3 de uma só vez, é só colocar uma vírgula depois do *.mp3 e colocar *.ogg por exemplo, e assim por diante.
Se quiser apenas o nome das músicas, sem extensão e sem o caminho (depois que a lista foi criada):
- Código:
for /f "delims=*" %a in ('type lista_mp3.txt') do echo %~na > nomes_mp3.txt
Se as músicas estiverem na pasta "Minhas músicas" em "Meus documentos" também dá pra usar esse recurso aqui:
- Código:
dir /b /on /s "%HomeDrive%%HomePath%\Meus Documentos\Minhas Músicas\*.mp3" > lista_mp3.txt
Tem como eu colocar no arquivo de texto qual o autor da música, além das demais propriedades que os arquivos .mp3 apresentam, como ritmo, ano, album, etc?
Você pode tentar criar a lista via batch script e depois usar alguma dll para mp3 no Game Maker, mas eu não conheço nenhuma, então fiz um script básico pra puxar o nome do arquivo mp3 ( http://en.wikipedia.org/wiki/ID3 ):
Cria um script com o nome "getmp3binarytag" e nele cole isso:
- Código:
var flname, flopen, tag, bytechar, bytepos;
tag := '';
flname := argument0;
bytepos := argument1;
flopen := file_bin_open(flname, false);
file_bin_seek(flopen, file_bin_size(flopen) - bytepos);
repeat (30)
begin
bytechar := file_bin_read_byte(flopen);
if not bytechar = false then tag := tag + chr(bytechar);
end;
file_bin_close(flopen);
return (tag);
Ok, agora cada um desses scripts aqui retorna o título, artista e álbum, respectivamente:
get_mp3_title:
- Código:
return (getmp3binarytag(argument0, $7D));
get_mp3_artist:
- Código:
return (getmp3binarytag(argument0, $5F));
get_mp3_album:
- Código:
return (getmp3binarytag(argument0, $41));
Obs: algumas tags de mp3 podem estar fora do lugar (bagunça do próprio ripper que editou a tag!), se der algum erro, poste aqui pra gente tentar solucionar! Abraços e boa sorte.
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Testei tudo aqui, mas acho que fiz algo errado.
@TRFN
Só consegui uma room em branco. Não manjo NADA de batch, então não faço idéia se fiz algo errado.
@Pedrø: O seu script, eu MEIO que entendi. Não saquei como ele vai perceber o terceiro/quarto nível do enraizamento, mas ponho fé que vai. Só que recebi... uma room em branco, também. Pelo menos a primeira pasta eu deveria ter visto! Fiz do jeito que você sugeriu, com o working_directory no create e o draw_lista no draw. Falhei.
@Ninja8086: Ninja é pouco! Funcionou lindamente! Só que não entendi nada. Vi que você criou alguns tutoriais a respeito, vou tentar entender eles, mas tá osso. Acabou a gasolina do meu QI na primeira volta. Não tem uma explicação "for dummies", não?
@TRFN
Só consegui uma room em branco. Não manjo NADA de batch, então não faço idéia se fiz algo errado.
@Pedrø: O seu script, eu MEIO que entendi. Não saquei como ele vai perceber o terceiro/quarto nível do enraizamento, mas ponho fé que vai. Só que recebi... uma room em branco, também. Pelo menos a primeira pasta eu deveria ter visto! Fiz do jeito que você sugeriu, com o working_directory no create e o draw_lista no draw. Falhei.
@Ninja8086: Ninja é pouco! Funcionou lindamente! Só que não entendi nada. Vi que você criou alguns tutoriais a respeito, vou tentar entender eles, mas tá osso. Acabou a gasolina do meu QI na primeira volta. Não tem uma explicação "for dummies", não?
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Pela quantidade de barras que ele tem. Conte a quantidade de barras e verá quantos níveissaim escreveu:Não saquei como ele vai perceber o terceiro/quarto nível do enraizamento
- Código:
valor = ds_list_find_value(lista, índice)
nivel = string_count("\", valor);
- Código:
while (file != "") { //enquanto existir arquivos
//não incluir as pastas "." e ".." <-----
if (file != "." && file != ".." && file_attributes(path+"\"+file,fa_directory))
ds_list_add(lista,path+"\"+file);
Aqui foi tranquilo... Como é que você está desenhando? Alguma linha suspeita no script?Só que recebi... uma room em branco, também. Pelo menos a primeira pasta eu deveria ter visto! Fiz do jeito que você sugeriu, com o working_directory no create e o draw_lista no draw. Falhei.
Markituh- Games Ranking :
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Valeu, Markituh! Eu estava com um pouco de pressa, então meio que copiei-colei. Dei uma olhada no script, mas não consegui compreender tudo, sua explicação ajudou muito.
Ah, e eu fiz questão de criar pastas no local onde o jogo estava rodando, pra garantir que haveria ALGO a ser mostrado. Pode parecer óbvio, mas eu vivo caindo nesses erros crassos. Aliás, devo ter caído em algum deles de novo, vou refazer o teste e volto a postar.
Nada! Copiei o script tal como está no post do Pedrø. Se funcionou aí, DEVERIA ter funcionado aqui.Markituh escreveu:Alguma linha suspeita no script?
Ah, e eu fiz questão de criar pastas no local onde o jogo estava rodando, pra garantir que haveria ALGO a ser mostrado. Pode parecer óbvio, mas eu vivo caindo nesses erros crassos. Aliás, devo ter caído em algum deles de novo, vou refazer o teste e volto a postar.
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Hmmm. Já que você copiou, será que não é porque o Pedro colocou um "i < ..." em vez de "j < .."? (No Draw) Seria comum dar erro, mas em raros casos pode acontecer.Nada! Copiei o script tal como está no post do Pedrø. Se funcionou aí, DEVERIA ter funcionado aqui.
Última edição por Markituh em Sex 06 Jan 2012, 09:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Informação crucial :P)
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Vai lá, saim, copia e cola sem prestar atenção mesmo! Era exatamente isso, Markituh!
Pedrø, você é um gênio! Adorei a forma como o for, que deveria se encerrar no primeiro loop, cresce à medida que mais pastas vão sendo encontradas!
Não entendi porque verificar se o arquivo se encaixa nos atributos que eu pedi pra ele se encaixar. Tirei essa parte e deu erro (mostrou os outros arquivos), mas não entendi.
Agora, deixa eu ver se entendi como funciona: O "for" pega todas as pastas do diretório e joga a primeira pra variável "file". Daí, o "while" vai e joga as sub-pastas dessa pasta na lista. O for vai em pasta-por-pasta da lista e em cada pasta o while checa por sub-pastas, adicionando-as à lista se houver.
Genial!
Pedrø, você é um gênio! Adorei a forma como o for, que deveria se encerrar no primeiro loop, cresce à medida que mais pastas vão sendo encontradas!
Não entendi porque verificar se o arquivo se encaixa nos atributos que eu pedi pra ele se encaixar. Tirei essa parte e deu erro (mostrou os outros arquivos), mas não entendi.
Agora, deixa eu ver se entendi como funciona: O "for" pega todas as pastas do diretório e joga a primeira pra variável "file". Daí, o "while" vai e joga as sub-pastas dessa pasta na lista. O for vai em pasta-por-pasta da lista e em cada pasta o while checa por sub-pastas, adicionando-as à lista se houver.
Genial!
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
É simples: originalmente, file_find vai encontrar um arquivo (dã), e não é isso que queremos, queremos encontrar uma pasta!Não entendi porque verificar se o arquivo se encaixa nos atributos que eu pedi pra ele se encaixar. Tirei essa parte e deu erro (mostrou os outros arquivos), mas não entendi.
Genial mesmo! Quebrei até os miolos tentando pegar a lógica mais depois consegui entender. Já havia usado o esquema do while para pegar uma lista de arquivos numa pasta, mas essa forma nunca tinha visto!
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Descobri um modo de pegar pessoas que fazem o copiar-e-colar.Hmmm. Já que você copiou, será que não é porque o Pedro colocou um "i < ..." em vez de "j < .."? Very Happy (No Draw) Seria comum dar erro, mas em raros casos pode acontecer.
Basta adulterar o código...
É exatamente o que você e o Markituh disseram.
O loop for vai aumentando, devido ao while, em cada passo do loop for ele fecha a busca e inicia no passo seguinte, se houver uma pasta adicionada pelo loop while.
Até mais!
Oi saim,agora dei uma melhorada na engine,agora vocÊ vai conseguir usar.
Como vejo que houveram respostas mais precisas,sei que nem irás usar minha ideia,mas como todo conteúdo de aprendizado e bom,estou te disponibilizando esta nova versão da engine,espero que goste.
http://dl.dropbox.com/u/55533669/Desktop.zip
Como vejo que houveram respostas mais precisas,sei que nem irás usar minha ideia,mas como todo conteúdo de aprendizado e bom,estou te disponibilizando esta nova versão da engine,espero que goste.
http://dl.dropbox.com/u/55533669/Desktop.zip
Convidad- Convidado
Busted!!! :oops:Pedrø escreveu:Descobri um modo de pegar pessoas que fazem o copiar-e-colar.
Basta adulterar o código...
Outra forma menos sutil de se fazer isso é mandando loops como
- Código:
for(i = 0; i < 5; i += 1){
//código
i -= 1; //comentário pedindo pra apagar essa linha
}
TRFN, vou dar uma olhada sim, com certeza! Mas é que seu exemplo (pelo menos o anterior) usa programação em batch. Eu só conheço GML (infelizmente). Um pouQUINHO de java, e olhe lá.
A lógica é quase sempre a mesmo, mas a sintaxe do arquivo que você mandou em anexo ao .gmk, pra mim, é indecifrável. E, pelo que entendi, é nele que fica toda a graça do código...
Agora é entender o código do ninja. Haja massa cinzenta pra acompanhar vocês...
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
kkkk
Bem cara,de qualquer forma,garanto que agora vai tudo funcionar,olha as atualizações que fiz :
Atualizei o arquivo Batch : ele agora é mais leve .
Atualizei o GMK : Agora é mais dinâmico.....
Não tem erro,espero que possas aprender algo ae,pois o batch é bem útil,quando descobri como funcionava,aprendi muitas coisas.
Haja massa cinzenta pra acompanhar vocês...
Bem cara,de qualquer forma,garanto que agora vai tudo funcionar,olha as atualizações que fiz :
Atualizei o arquivo Batch : ele agora é mais leve .
Atualizei o GMK : Agora é mais dinâmico.....
Não tem erro,espero que possas aprender algo ae,pois o batch é bem útil,quando descobri como funcionava,aprendi muitas coisas.
Convidad- Convidado