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HUD seguir personagem/camera (view)

2 participantes

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HUD seguir personagem/camera (view) Empty HUD seguir personagem/camera (view)

Mensagem por paladini Sáb 31 Dez 2011, 15:01

Eaí pessoal, to fazendo um joguinho passatempo. Ele é estilo "O Jogo mais difícil do mundo" - só que é bem mais fácil.

Eu dei uma pesquisada aqui no forum sobre como fazer a HUD acompanhar a câmera (view) da fase. Deu uma ajuda, mas agora travei em uma parte.

No jogo, ele tem dois sistemas de pontos. Um é o "score" que você ganha +10 por cada objeto que vc pega no cenário. O outro é o sistema de vidas, porém uso na tela como "Mortes" - em vez de diminuir cada vez que morre,ele aumenta um, dai mostra na tela como Mortes: 0 ... Mortes: 1 ... e assim continua. Até ai está tudo bem.

Vamos aos objetos. Tenho o objeto "player", que tem um evento Game Start. Nele tem a ação "setar score para 0", um código "lives =0;" e também um "Set the Score Caption" (que não sei para que serve, tava na engine).

Dai tenho o outro objeto, "pontuação", que tem um evento draw e as seguintes ações:

# Set font; set color
# Dois pedaços de código:

Código:
draw_text(60,0,"Mortes:");
draw_text(150,0,lives); //Desenha as vidas na tela
//draw_text(x,y,"Mortes:");
//draw_text(x,y,lives);
pontuacao.x=view_xview+40; //Faz o número de vidas seguir a tela sendo 5 a velocidade

E também:
Código:
draw_text(64,0,score) //Desenha as vidas na tela
pontuacao.x=view_xview+6 //Faz o número de pontos seguir a tela sendo 5 a velocidade

As dúvidas são as seguintes:

Em lives, mesmo setada para começar com 0, na tela ele mostra -1 , como arrumar? A outra é que com esse código a HUD não segue o personagem/camera. Como posso resolver isso?

Se não entenderam, lguem estaria disposto a pegar minha engine e consertar somente isso e me explicar depois o que fez?

Obrigado,
Fernando Paladini
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HUD seguir personagem/camera (view) Empty Re: HUD seguir personagem/camera (view)

Mensagem por Tedi Ripper Sáb 31 Dez 2011, 15:04

os codigos é view_xview[0] e view_yview[0]

o zero é a view

isso é x e a y da view, adiciona isso aos valores x e y.
flw
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HUD seguir personagem/camera (view) Empty Re: HUD seguir personagem/camera (view)

Mensagem por paladini Sáb 31 Dez 2011, 15:13

vlw cara, agora acompanha a HUD, o código ficou assim:

Código:
draw_text(view_xview[70],view_yview[0],"Mortes:");
draw_text(view_xview[0],view_yview[0],lives); //Desenha as vidas na tela
pontuacao.x=view_xview+15; //Faz o número de vidas seguir a tela sendo 5 a velocidade

Porem agora fica um em cima do outro, não importa o valor que eu bote dentro dos []. E outro, como arrumo o valor -1 das lives? Veja:

HUD seguir personagem/camera (view) Semttuloreg

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HUD seguir personagem/camera (view) Empty Re: HUD seguir personagem/camera (view)

Mensagem por Tedi Ripper Sáb 31 Dez 2011, 15:43

cara,faz isso:

Código:
draw_text(view_xview[0],view_yview[0],"Mortes"+string(lives));

isso coloca tudo no mesmo codigo

ah, vc intendeu errado, vc tinha colocado view_xview[70]
mas o valor 70 é a view, tipo, quando vc vai criar a view na room, tem lá: view 1, view 2, view 3 (até 7 se nao me engano), entao esse valor fica entre []

ou seja, 0 é a view 0
pra colocar mais pro lado faz: view_xview[0]+70
(somas [+], subtraçoes [-], divisoes [/] e multiplicaçoes [*] sao possiveis em valores, por exemplo: room_speed*60 (1 minuto)

flw flw
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HUD seguir personagem/camera (view) Empty Re: HUD seguir personagem/camera (view)

Mensagem por paladini Sáb 31 Dez 2011, 19:43

blz cara, tá funcionando. Só mais uma coisa, porque setando lives = 0 ele aparece "-1" na tela?

É assim, no evento Game Start tem uma ação setando lives = 0; e em ações de colisão com o inimigo e a parede fica "lives+=1".

Porém, na hora do jogo, antes de eu mecher o personagem já está ali "Mortes: -1" . Pq isso, alguém sabe?

Obrigado pela ajuda pessoal!
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