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[DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão

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Mensagem por GustavoLC Dom 04 Dez 2011, 22:47

Olá a todos. Estou criando um boss para o meu jogo, mas estou com uma problema. Na ação em que ele pula, assim que volta ao chão, algumas vezes ele

não se alinha com o solo, parece que ele flutua alguns pixels acima. A parada do boss é determinada pelo evento colisão com o objeto chão, porém

aparentemente eles nem se tocam. Eu já tinha percebido esse problema em outros eventos da mesma dinâmica.

Vejam mais explicação através da imagem abaixo:

[img][DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Bosschao [/img]

Segue abaixo o código que eu utilizo, sendo que eu coloquei apenas o relevante da ação:

Ev ALARM 0 //evento em que o boss volta ao "normal" (sprite padrão, hspeed zerada)
Código:

image_speed=0;
vspeed=9;
hspeed=0;
sprite_index=spr_stdjunk;
v_bossaction=1; //ação em que ele pula
if v_bossaction=1{alarm[1]=20;} //alarme que contém a ação do pulo.

Ev ALARM 1

Código:
sprite_index=spr_jmpjunk; //imagem do boss pulando
image_speed=0.2;
move_towards_point(obj_heroi.x,y-30,8) //ele dá um pulo em direção ao herói.
alarm[0]=15; //volta para a posição normal anterior.

Ev COLISÃO COM O CHÃO
Código:
vspeed=0; //ao contato com o chão, ele pára.

Pois bem, quando ele volta para a posição normal, o que se espera é que já que sua velocidade é 9, ele "caia" até tocar o chão e sua vspeed ficar

igual a 0. Porém, às vezes, ele pára alguns pixels acima. No evento Alarm 0, ao invés de apenas definir a velocidade e esperar ele cair, também já

tentei usar a função motion_set(270,9), mas deu a mesma coisa...já usei motion_set(0,0) no evento de colisão tb...

Alguém pode me dar uma luz a respeito de por quê isso acontece e como resolver? Desde já agradeço.
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Mensagem por Limalokão Dom 04 Dez 2011, 22:57

Verifica se o X e o Y dele la no editor de sprites estão marcados nos pés dele! =]
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Mensagem por GustavoLC Dom 04 Dez 2011, 23:41

Já mudei isto tb (coord x e y), cara e não deu certo...
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Mensagem por Limalokão Dom 04 Dez 2011, 23:55

Voce está usando mask em todas as funções? Exemplo: na função pulo, um tipo de mask, na função andar, outro tipo? Se não! Tenta usar! pode ser tbm que na sprite do pulo ele tenha algum pixel a mais pra baixo! Fazendo com que ele se baseie naquele pixel e nao deixe cair até o chao!
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Mensagem por luiz_eldorado Seg 05 Dez 2011, 13:19

Acho que o problema é o vspeed=0. Acho que o certo seria: move_contact_solid ou all.
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Mensagem por GustavoLC Seg 05 Dez 2011, 14:18

Soul Limaloko, tentei utilizar a mesma máscara para todas as ações, mas continuou dando o mesmo problema.

luiz_eldorado, tb usei a fnção move_contact_solid e não deu certo.

O que fiz tb foi, antes de fazer o boss cair, alinhá-lo à grade 4x4 e estabelrci novas medidas para o sprite dele (em múltiplos de 4), mas deu o mesmo problema.


No entanto, resolvi mesmo que temporariamente o problema da seguinte forma: no evento colisão com o chão, ao invés de vspeed=0, coloquei vspeed=2. Eu achei que o boss fosse cair vagarosamente após colidir com ochão, mas o que aconteceu foi que, a diferença entre o nivelamento com o chão que estava aparecendo antes foi resolvida!!! E ele não cai, fica parado no chão!!!

Resolvi o problema, mas ainda não identifiquei o que foi feito para solucioná-la. O chão é um objeto sólido. Seria isso?
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Mensagem por GustavoLC Seg 05 Dez 2011, 14:23

POOOOOTZ!!! Acabei de ter um insight e resolvi o problema de forma muito mais tranquila. No evento colisão com o chão, coloquei o seguinte código:


Código:

if vspeed > 0
{
 if !(place_free(x,y+vspeed))
 {
  move_contact(270);
  vspeed = 0;

 }


}

RESOLVIDO!!!
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