GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão

3 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão

Mensagem por GustavoLC Dom 04 Dez 2011, 22:47

Olá a todos. Estou criando um boss para o meu jogo, mas estou com uma problema. Na ação em que ele pula, assim que volta ao chão, algumas vezes ele

não se alinha com o solo, parece que ele flutua alguns pixels acima. A parada do boss é determinada pelo evento colisão com o objeto chão, porém

aparentemente eles nem se tocam. Eu já tinha percebido esse problema em outros eventos da mesma dinâmica.

Vejam mais explicação através da imagem abaixo:

[img][DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Bosschao [/img]

Segue abaixo o código que eu utilizo, sendo que eu coloquei apenas o relevante da ação:

Ev ALARM 0 //evento em que o boss volta ao "normal" (sprite padrão, hspeed zerada)
Código:

image_speed=0;
vspeed=9;
hspeed=0;
sprite_index=spr_stdjunk;
v_bossaction=1; //ação em que ele pula
if v_bossaction=1{alarm[1]=20;} //alarme que contém a ação do pulo.

Ev ALARM 1

Código:
sprite_index=spr_jmpjunk; //imagem do boss pulando
image_speed=0.2;
move_towards_point(obj_heroi.x,y-30,8) //ele dá um pulo em direção ao herói.
alarm[0]=15; //volta para a posição normal anterior.

Ev COLISÃO COM O CHÃO
Código:
vspeed=0; //ao contato com o chão, ele pára.

Pois bem, quando ele volta para a posição normal, o que se espera é que já que sua velocidade é 9, ele "caia" até tocar o chão e sua vspeed ficar

igual a 0. Porém, às vezes, ele pára alguns pixels acima. No evento Alarm 0, ao invés de apenas definir a velocidade e esperar ele cair, também já

tentei usar a função motion_set(270,9), mas deu a mesma coisa...já usei motion_set(0,0) no evento de colisão tb...

Alguém pode me dar uma luz a respeito de por quê isso acontece e como resolver? Desde já agradeço.
GustavoLC
GustavoLC

Data de inscrição : 20/11/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 39
Prêmios : [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty Re: [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão

Mensagem por Limalokão Dom 04 Dez 2011, 22:57

Verifica se o X e o Y dele la no editor de sprites estão marcados nos pés dele! =]
Limalokão
Limalokão

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Reputação : 10
Número de Mensagens : 805
Prêmios : [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


https://llgd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty Re: [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão

Mensagem por GustavoLC Dom 04 Dez 2011, 23:41

Já mudei isto tb (coord x e y), cara e não deu certo...
GustavoLC
GustavoLC

Data de inscrição : 20/11/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 39
Prêmios : [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty Re: [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão

Mensagem por Limalokão Dom 04 Dez 2011, 23:55

Voce está usando mask em todas as funções? Exemplo: na função pulo, um tipo de mask, na função andar, outro tipo? Se não! Tenta usar! pode ser tbm que na sprite do pulo ele tenha algum pixel a mais pra baixo! Fazendo com que ele se baseie naquele pixel e nao deixe cair até o chao!
Limalokão
Limalokão

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Reputação : 10
Número de Mensagens : 805
Prêmios : [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


https://llgd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty Re: [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão

Mensagem por luiz_eldorado Seg 05 Dez 2011, 13:19

Acho que o problema é o vspeed=0. Acho que o certo seria: move_contact_solid ou all.
luiz_eldorado
luiz_eldorado

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Reputação : 47
Número de Mensagens : 928
Prêmios : [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizpontes.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty Re: [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão

Mensagem por GustavoLC Seg 05 Dez 2011, 14:18

Soul Limaloko, tentei utilizar a mesma máscara para todas as ações, mas continuou dando o mesmo problema.

luiz_eldorado, tb usei a fnção move_contact_solid e não deu certo.

O que fiz tb foi, antes de fazer o boss cair, alinhá-lo à grade 4x4 e estabelrci novas medidas para o sprite dele (em múltiplos de 4), mas deu o mesmo problema.


No entanto, resolvi mesmo que temporariamente o problema da seguinte forma: no evento colisão com o chão, ao invés de vspeed=0, coloquei vspeed=2. Eu achei que o boss fosse cair vagarosamente após colidir com ochão, mas o que aconteceu foi que, a diferença entre o nivelamento com o chão que estava aparecendo antes foi resolvida!!! E ele não cai, fica parado no chão!!!

Resolvi o problema, mas ainda não identifiquei o que foi feito para solucioná-la. O chão é um objeto sólido. Seria isso?
GustavoLC
GustavoLC

Data de inscrição : 20/11/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 39
Prêmios : [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty Re: [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão

Mensagem por GustavoLC Seg 05 Dez 2011, 14:23

POOOOOTZ!!! Acabei de ter um insight e resolvi o problema de forma muito mais tranquila. No evento colisão com o chão, coloquei o seguinte código:


Código:

if vspeed > 0
{
 if !(place_free(x,y+vspeed))
 {
  move_contact(270);
  vspeed = 0;

 }


}

RESOLVIDO!!!
GustavoLC
GustavoLC

Data de inscrição : 20/11/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 39
Prêmios : [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão Empty Re: [DÚVIDA]Alinhar inimigo com o chão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos