GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Ajuda] Como trabalhar com Ds_list?

2 participantes

Ir para baixo

[Ajuda] Como trabalhar com Ds_list? Empty [Ajuda] Como trabalhar com Ds_list?

Mensagem por Ritton Qua 30 Nov 2011, 17:46

Olá pessoal! Eu tava vendo um tutorial sobre data structures e eu estava aprendendo a fazer ds_list. Sinceramente eu não entendi como se faz uma, pois quando executei, o Game Maker parou de funcionar. A questão é que eu sou noob gostaria de saber como posso montar minha primeira lista. Eu apenas entendi as funções, mas não a estrutura. Como posso aprender a montar uma lista simples de strings? Alguém poderia me explicar?

Se puderem me ajudar, serei grato! investigador

Ritton
Ritton

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios : [Ajuda] Como trabalhar com Ds_list? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Como trabalhar com Ds_list? Empty Re: [Ajuda] Como trabalhar com Ds_list?

Mensagem por All-x Qua 30 Nov 2011, 19:07

Vamos do começo. Imagine uma ds_list como uma folha de papel em branco onde só se pode escrever uma coisa em cada linha. Exemplo:

Casa
Barco
TV
Bicicleta
Carro
Vamos criar a folha vázia:

Código:
minha_lista=ds_list_create()

A variável minha_lista será o id (identidade) da sua lista, então toda vez que usa-la, terá que chama-la por essa variável.

Agora vamos adicionar nossos cinco itens nessa lista:

Código:
ds_list_add(minha_lista,"Casa")
ds_list_add(minha_lista,"Barco")
ds_list_add(minha_lista,"TV")
ds_list_add(minha_lista,"Bicicleta")
ds_list_add(minha_lista,"Carro")

Adicionamos em sequência os valores "Casa", "Barco", "TV", "Bicicleta" e "Carro" em minha_lista.

Quando usamos ds_list_add, os valores vão sendo empilhados na ordem em que os colocamos. Então obviamente os valores tem suas posições definidas. a primeira posição é 0, ou seja o valor "Casa" está na posição 0, "Barco" está na posição 1 e assim repetidamente. Tanto que se quisessemos adicionar cada iten em uma posição especifica, fariamos:

Código:
ds_list_add(minha_lista,0,"Casa")
ds_list_insert(minha_lista,1,"Barco")
ds_list_insert(minha_lista,2,"TV")
ds_list_insert(minha_lista,3,"Bicicleta")
ds_list_insert(minha_lista,4,"Carro")

Dessa maneira, você adiciona um elemento escolhendo em que posição ele deve ficar. Ai você me pergunta: "E se eu adicionar dois valores em uma mesma posição?"

A "TV" está na posição 2, se quisermos colocar um "Computador" na posição 2 a "TV" vai para a posição 3 e todos elementos que estiverem embaixo, como a "Bicicleta" e o "Carro" aumentam uma posição. Acontece o mesmo quando você deleta (ds_list_delete) um elemento da lista, mas a posição é diminuida.

E agora que você já tem sua lista, você quer manipular os valores que ali estão. Vamos fazer de conta que você sabe que na sua lista tem a "TV", mas não sabe a posição que ela está. Então usaríamos:

Código:
pos=ds_list_find_index(minha_lista,"TV")

A variável pos vai receber o valor 2, que é a posição da "TV".

Invertendo. Vamos supor que você quer saber que valor está armazenado em certa posição. Então para isso:

Código:
valor=ds_list_find_value(minha_lista,3)

Nesse caso a variável valor receberia o valor "Bicicleta".

Lembrando que nesse exemplo eu só armazenei texto, mas nada te impede de adicionar imagens, músicas e números na tua lista.

Isso é o básico, vou te passar um resumo das outras funções:

ds_list_clear(id) Limpa todos os valores da lista.
ds_list_size(id) Te da o número de elementos em uma lista.
ds_list_empty(id) Retorna se a lista está vazia.
ds_list_replace(id,pos,val) Substitui um valor por outro em determinada posição.
ds_list_delete(id,pos) Deleta um valor na lista.
ds_list_sort(id,ascend) Organiza os valores da lista, ascend é se você quer em ordem crescente (use 1) ou não (use 0).
ds_list_shuffle(id) Embaralha toda a ordem dos elementos.
ds_list_write(id) Salva a lista como uma string, para ser armazenada em arquivos.
ds_list_read(id,str) Lê uma string que contém uma lista.

Caso não tenha entendido alguma função só mandar uma MP.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [Ajuda] Como trabalhar com Ds_list? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos