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mistério sem "return"

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mistério sem "return" Empty mistério sem "return"

Mensagem por saim Ter 22 Nov 2011, 12:58

Isso não é uma pergunta, por isso não coloquei em perguntas e respostas. É mais uma brincadeira pra provocar a moçada.
Como todos sabem (e, se não sabem, tratem de procurar saber), ao escrevermos um script, podemos colocar a instrução "return". Ela faz com que o script retorne o que quer que exista dentro da função, de modo que podemos armazenar esse valor numa variável. Muito útil pra scripts que calculam coisas.

Agora, e se NÃO usarmos return? O script não retorna nada, certo?

CERTO?

Então tente o seguinte:
- inicie um novo projeto
- crie um objeto
- coloque, no draw event desse objeto:
Código:
v=5;
v=nada();
draw_text(20, 20, string(v));
- crie um script vazio chamado "nada".
- coloque o objeto na room e rode.

Não está impressionado? Tá bom.
- vá no script
- digite "random(100)". Só isso, sem nenhum "return", sem nenhum "v = ".
- rode o projeto.

AINDA não está impressionado? Você tem nervos de aço!
A explicação NÃO está no manual do game maker.


Última edição por saim em Qua 23 Nov 2011, 14:37, editado 2 vez(es)
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mistério sem "return" Empty Re: mistério sem "return"

Mensagem por Convidad Ter 22 Nov 2011, 13:49

lol.............
parece até um bug.
No começo achei até normal,mas quando coloquei "random" ele ficou "retornando" a valores Oo
Realmente,tenso '-'
A razão deve ser por ao invés de executar a variável,fica retornando ao script....a explicação disso eu não faço a minima ideia...

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mistério sem "return" Empty Re: mistério sem "return"

Mensagem por Mr.Brum Ter 22 Nov 2011, 14:02

v recebe o valor do script: random(100) ...
Sendo assim, ocorre a ação de random(100), e sua resposta é atribuída para v... Os scripts do game maker, deveriam ser equivalentes às funções nas linguagens de programação,onde a maioria dos objetivos é o retorno delas...
Porém eu acho que eles funcionam simplesmente como uma forma de deixar seu código mais coeso e funcional... simplesmente ele faz com que ao chegar na chamada do script,incorporar aquele script ao script que o chama,justo naquele ponto... daí não precisaria haver return para alcançar esse resultado...

*se é que alguém me entende.
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Mensagem por Tiago Lima Ter 22 Nov 2011, 14:51

É interessante, é como se a ultima função ou operação executada que retorna algum valor, automaticamente vira o retorno do script.

Por exemplo eu escrevi no script:
Código:
la = 2
aiaiai = 2 + 10; //2 + 10 retorna 12


O resto deixei igual o que você falou, e o script retornou '12'.

Eu acho que deve ser mais alguma daquelas características do Game Maker pra tornar GML fácil, nunca vi uma linguagem como uma sintaxe tão flexível!!! (e louca Rolling Eyes )

EDIT__

Eu consegui lhe entender, mrbrum22, você acha que o script é agregado ao código principal no exato local onde é chamado, vai saber...


Última edição por tblima123 em Ter 06 Dez 2011, 19:44, editado 4 vez(es)
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Mensagem por saim Qua 23 Nov 2011, 09:37

Eu não sei a resposta com certeza, tirei isso de uma discussão em outro fórum e eles tinham chegado numa conclusão.
É mais ou menos isso mesmo que vocês disseram. Algumas linguagens têm essa característica: as funções retornam o valor do último cálculo se não houver nada no "return". Provavelmente delphi - a linguagem na qual o game maker é baseado - também faz isso e ninguém viu motivo pra eliminar essa característica.

Parabéns, todos chegaram muitíssimo perto ou acertaram.
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Mensagem por All-x Qua 23 Nov 2011, 10:47

saim escreveu:Como todos sabem (e, se não sabem, tratem de procurar saber), ao
escrevermos um script, podemos colocar a função "return". Ela faz com
que o script retorne o que quer que exista dentro da função, de modo que
podemos armazenar esse valor numa variável. Muito útil pra scripts que
calculam coisas.
Primeiramente a função random() tem o return (que por sua vez não é uma função, pois não possui parenteses, e sim um estamento, como if, else e etc), senão não poderíamos fazer:

Código:
v=random(100)

Toda função padrão que não retorna valor significativo ou esperado retorna -1 (que significa nada).

Ou seja se colocarmos no script nada():

Código:
keyboard_check(vk_enter)

Ela irá retornar 1 quando pressionar e 0 quando não pressionar ENTER. Isso porque ela tem um return.

Já sobre função vazia retornar 0, não faz sentido algum, pois é o mesmo que fazer nada. Mas já que é pra retornar alguma coisa que seja 0.

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Mensagem por saim Qua 23 Nov 2011, 11:23

ESTAMENTO!
Essa era a palavra! Eu só conhecia "statement" e nunca procurei traduzir. Achava que era "declaração", que funcionava com "if", "while" e "for", mas soava estranho, no caso do return, então deixei errado mesmo, na esperança de que alguém como o Alex FC me corrigisse. Valeu!!!
Agora, o mistério é que o script que criamos não tem return. Se usássemos, no script:
Código:
a=random(100); return(a);
ou
Código:
a=keyboard_check(vk_enter); return(a);
não haveria mistério algum. Mas o que estamos fazendo é calcular um valor sem, teoricamente, retornar nada. Na prática, estamos calculando esse valor e ele está sendo retornado. De forma que, talvez, a função random() não tenha um return escrito dentro dela. Talvez ele fique "subentendido", já que a linguagem permite.

Alex FC escreveu:Toda função padrão que não retorna valor significativo ou esperado retorna -1 (que significa nada).
Não sei se concordo. Fiz um testezinho aqui com a função "move_towards_point", que não retorna nada. z=move_towards_point(etc) e draw_text(20, 20, string(z)). O valor mostrado na tela foi "0", não "-1".
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Mensagem por All-x Qua 23 Nov 2011, 11:29

Eita não precisa pavorar xD, valeu pelo toque.

Bom, só tenho a dizer que tu me deu 3 aulas hoje. Coloca na conta.

Mas na questão do return nas funções estou 100% seguro que estou certo.

A função random tem um return, senão não retornava nada né?

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Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 23 Nov 2011, 11:36

É isso que o mrbrum22 disse que acontece mesmo. Quando eu testei, achei normal. Foi depois que eu percebi que você se referia ao não uso do return...

saim escreveu:É mais ou menos isso mesmo que vocês disseram. Algumas linguagens têm essa característica: as funções retornam o valor do último cálculo se não houver nada no "return". Provavelmente delphi - a linguagem na qual o game maker é baseado - também faz isso e ninguém viu motivo pra eliminar essa característica

No Delphi é um pouco diferente, o que se usa não é uma instrução (return) e sim uma declaração "Result := retorno;". O Game Maker foi feito em Delphi sim, mas a GML é uma microlinguagem de script, então não há muita relação (eu acho).

------ Editado ------

A propósito, me corrijam se eu estiver errado, mas "return" é instrução e não statement, certo? No help do GM diz "return statement" mas statements, pelo que me ensinaram, fazem com que o código seja executado dentro de determinadas condições, tipo if, else, while, case, repeat, for... Instruction seria return, break, continue, exit. Certo?
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Mensagem por PedroX Qua 23 Nov 2011, 13:58

O motivo é que quando criamos um script, estamos criando uma função e as funções são programadas para retornar 0 (caso não tenha nada) ou um valor qualquer (caso você mesmo retorne algo, ou a última operação feita).

@Ninja8086: está certo o que você disse no Edit.

Até mais!

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Mensagem por diego333 Qua 23 Nov 2011, 14:18

o game maker usar uma pilha para armazenar os 'argumentos' e retorno de funçoes...
quando uma funçao retorna , a ultima coisa que estava na pilha é seu 'retorno'


return 3;
é a mesma coisa que 'coloque 3 no topo da pilha'

10 + 3;
coloque '10' na pilha
coloque '3' na pilha
chame o operator '+'
o operator '+' tira 10 e 3 da pilha ( que são os primeiros ) e cloca 13 na pilha ... agora 13 é o primeiro da pilha e é o resultado do operador ...
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Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 23 Nov 2011, 22:19

@Pedro
Vlws o/

diego333 escreveu:o game maker usar uma pilha para armazenar os 'argumentos' e retorno de funçoes... quando uma funçao retorna , a ultima coisa que estava na pilha é seu 'retorno'

Essa pilha seria válida só pra cálculos ?? (considerando todas as funções?) Eu não fiz o teste, mas digamos que eu faça só atribuições (como o exemplo do saim), nesse caso a pilha se valida disso também né? Não sabia disso! Legal demais bróder
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