Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Breakout Angulo em Bounce
4 participantes
Página 1 de 1
Breakout Angulo em Bounce
Olá galera.
To tentando fazer um jogo estilo breakout, e queria saber, assim como em arkanoid um dos jogos de mesmo estilo, que se dependendo de onde a bola bate(no meio, ou nas pontas) da barra, a bola rebata em um angulo diferente.
No momento estou usando que quando a bola colidir com a barra aconteça um bounce(D&D).
Dessa maneira a bola rebate mas sempre no mesmo angulo.
Obrigado desde já.
To tentando fazer um jogo estilo breakout, e queria saber, assim como em arkanoid um dos jogos de mesmo estilo, que se dependendo de onde a bola bate(no meio, ou nas pontas) da barra, a bola rebata em um angulo diferente.
No momento estou usando que quando a bola colidir com a barra aconteça um bounce(D&D).
Dessa maneira a bola rebate mas sempre no mesmo angulo.
Obrigado desde já.
Makibara- Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 45
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Breakout Angulo em Bounce
Centralize a sprite da barra e coloque um codigo onde seria mais ou menos assim:
Você tambem pode fazer o contole com uma var da seguinte maneira:
- Código:
se (bolaX > barraX)
direção = direçãoDesejada;
senao // caso o bolaX seja menor que o barraX
direção = direçãoDesejada;
Você tambem pode fazer o contole com uma var da seguinte maneira:
- Código:
var lado;
lado = 0; // esquerda
se (lado == 0) // esquerda
bola.direção = direçãoDesejada;
senao // direita
bola.direção = direçãoDesejada;
Carlos L.- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 26/09/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 271
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Breakout Angulo em Bounce
Depois de usar move_bounce, dê uma consertada no ângulo em função de onde a bolinha bateu. Na verdade, você vai comparar o centro da bolinha com o centro da barra e usar essa diferença no novo ângulo. Os centros podem ser só "x" se a origem for, bom, no centro da sprite, mas vou usar "cx" porque pode não ser assim.
- quando a bola estiver á esquerda da barra, a direção vai aumentar
- quando a bola estiver á direita da barra, a direção vai diminuir
- se a bola estiver perfeitamente alinhada com a barra (colisão no centro), a direção não muda
- a constante é só pra não ocasionar uma mudança muito brusca na direção.
- o tamanho da barra foi levado em conta pra suavizar essas alterações no caso da barra esticar.
- Código:
direction+=(cx-barra.cx)/(constante*tamanho_da_barra)
- quando a bola estiver á esquerda da barra, a direção vai aumentar
- quando a bola estiver á direita da barra, a direção vai diminuir
- se a bola estiver perfeitamente alinhada com a barra (colisão no centro), a direção não muda
- a constante é só pra não ocasionar uma mudança muito brusca na direção.
- o tamanho da barra foi levado em conta pra suavizar essas alterações no caso da barra esticar.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Breakout Angulo em Bounce
No evento colisão com a bola do objeto batplayer (a barra) coloque:
- Código:
with other
{direction=90+batplayer.x-x;
}
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Número de Mensagens : 236
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Ângulo da Sprite de acordo com ângulo de colisão
» [Duvida]jogo breakout.
» [breakout] duvida
» Breakout Beta 0.1
» Quem ainda gosta de arkanoid,breakout???
» [Duvida]jogo breakout.
» [breakout] duvida
» Breakout Beta 0.1
» Quem ainda gosta de arkanoid,breakout???
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos