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como fazer para sprite mudar quando o player estiver caindo

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como fazer para sprite mudar quando o player estiver caindo Empty como fazer para sprite mudar quando o player estiver caindo

Mensagem por eliton perera Dom 06 Nov 2011, 00:00

tipo assim quando player pula ou cai de um precípisio queria mudar sua sprite para uma q fique olhando para baixo


Última edição por eliton perera em Dom 06 Nov 2011, 00:58, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Carlos Mahnke Dom 06 Nov 2011, 00:03

Cheque o vspeed, se for menor que 0 ele está subindo, do contrário está descendo, dai é só atribuir as sprites desejadas.
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Mensagem por eliton perera Dom 06 Nov 2011, 00:27

como assim explicar melhor?
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Mensagem por Limalokão Dom 06 Nov 2011, 00:42

Cara o que ele disse é aquilo que te falei no outro tópico que você criou perguntando a mesma coisa! é o vspeed se ele for maior do que 0 se transforma em uma sprite se for menor do que 0 se transforma em outra:

if vspeed>0 && (lado==1)
{
sprite_index=spr_pulando_pra_cima_direita
}

if vspeed<0 && (lado==1)
{
sprite_index=spr_pulando_pra_baixo_direita
}

if vspeed>0 && (lado==0)
{
sprite_index=spr_pulando_pra_cima_esquerda
}

if vspeed<0 && (lado==0)
{
sprite_index=spr_pulando_pra_baixo_esquerda
}

Estou considerando que você está usando aquele meu tutorial que tem a variavel lado entende? ou se não quiser usar tantas sprites voce pode só criar uma sprite dele pra direita pulando pra cima e uma dele pulando pra baixo pra direita e usar esse código:

if vspeed>0 && (lado==1)
{
sprite_index=spr_pulando_pra_cima; image_xscale=1
}

if vspeed<0 && (lado==1)
{
sprite_index=spr_pulando_pra_baixo; image_xscale=1
}

if vspeed>0 && (lado==0)
{
sprite_index=spr_pulando_pra_cima; image_xscale=-1
}

if vspeed<0 && (lado==0)
{
sprite_index=spr_pulando_pra_baixo; image_xscale=-1
}
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Mensagem por Dancity Dom 06 Nov 2011, 00:44

É o seguinte, muito simples cara, com um pouco de estudo de GML você entende isso.

vspeed é a velocidade vertical de um objeto. Se vspeed for negativo, ou seja, menor que 0 o objeto estará subindo. Se vspeed for positivo, maior que 0, o objeto estará subindo.

Então, o que você tem que fazer é uma comparação simples para saber se vspeed é maior ou menor que 0. Se for menor, ele vai executar a ação de trocar de imagem.

Código:
if vspeed>0 // Se vspeed for maior que 0;
{sprite_index=spr_caindo} // Mude a sprite para spr_caindo

Simples, não?


Última edição por Dancity em Dom 06 Nov 2011, 00:51, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Limalokão Dom 06 Nov 2011, 00:47

é isso ai cara, pelo jeito você nem chegou na oitava série ainda né eliton, é na oitava série que você aprende esses sinais ">" "<" "*" "/"
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Mensagem por eliton perera Dom 06 Nov 2011, 00:53

aeeeeeeeeeeeeeeeeeee vlw soul limaloko seu codigo deu certinho Feliz so precisei inverte a situação q fico assim no meu caso

if vspeed>0 && (lado==1)
{
sprite_index=spr_veemon_caindo
}

if vspeed<0 && (lado==1)
{
sprite_index=spr_veemon_pulo
}

if vspeed>0 && (lado==0)
{
sprite_index=spr_veemon_esquerda_caindo
}

if vspeed<0 && (lado==0)
{
sprite_index=spr_veemon_esquerda_pulo
}

mas vlw todos vcs ai q respoderam cheers
eliton perera
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Mensagem por Licht Dom 06 Nov 2011, 00:59

Soul Limaloko escreveu:é isso ai cara, pelo jeito você nem chegou na oitava série ainda né eliton, é na oitava série que você aprende esses sinais ">" "<" "*" "/"

Oitava série??? Em que escola?? Eu aprendi sobre esses sinais acho que pela primeira vez na segunda série! Oo Eu tô na sétima série (8º ano) e estudei sobre inequações com esses sinais ano passado! Oo E mesmo assim, se a pessoa for aprender programação antes, já aprende mesmo sem ter visto na escola.

@Tópico:
Como é que você "cria" um jogo de plataforma e não sabe como fazer simples comparações? =P

O Dancity e o Soul explicaram bem pra caramba já. Dá pra ter exelentes noções.

< é o operador "menor que".
> é o operador "maior que".
= é o operador "igual à".
<= é operador "menor ou igual à".
>= é operador "maior ou igual à".
Licht
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Mensagem por Limalokão Dom 06 Nov 2011, 01:13

Lucas Lunar escreveu:
Soul Limaloko escreveu:é isso ai cara, pelo jeito você nem chegou na oitava série ainda né eliton, é na oitava série que você aprende esses sinais ">" "<" "*" "/"

Oitava série??? Em que escola?? Eu aprendi sobre esses sinais acho que pela primeira vez na segunda série! Oo Eu tô na sétima série (8º ano) e estudei sobre inequações com esses sinais ano passado! Oo E mesmo assim, se a pessoa for aprender programação antes, já aprende mesmo sem ter visto na escola.

@Tópico:
Como é que você "cria" um jogo de plataforma e não sabe como fazer simples comparações? =P

O Dancity e o Soul explicaram bem pra caramba já. Dá pra ter exelentes noções.

< é o operador "menor que".
> é o operador "maior que".
= é o operador "igual à".
<= é operador "menor ou igual à".
>= é operador "maior ou igual à".

uahsuahsuahsuahsuhasuahs sei la cara mas eu aprendi essas bagaça na 8 série colégio publico PAOKSPOAKSAPOKSAPOSK e eliton De nada! ;D eu sabia que agora ia dar certo! LoL
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Mensagem por eliton perera Dom 06 Nov 2011, 01:16

ñ querendo ser chato e nem ingrato mas ñ lembro de citar pra vcs q ñ estava conseguindo mexer em sinais e sim no codigo inteiro

boa noite
eliton perera
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