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Criar vários objetos em direções diferentes?
2 participantes
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Criar vários objetos em direções diferentes?
Como criar vários objetos,só que em direções diferentes,por exemplo,eu aperto um botão,e daí vem 8 tiros,um pra cada direção,usei o image angle para fazer os tiros :
Eu coloquei instance create,mas eu não consigo colocar criar objeto na direção desejada entendem?Vai ser um em cada direção : 45,90,135,180,225,270,315,360.
FLW!
- Código:
image_angle = direction // isso faz com que a sprite fique com o angulo da direção
Eu coloquei instance create,mas eu não consigo colocar criar objeto na direção desejada entendem?Vai ser um em cada direção : 45,90,135,180,225,270,315,360.
FLW!
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Re: Criar vários objetos em direções diferentes?
Existe mais de uma forma de fazer isso. Se os objetos devem seguir em direções aleatórias e são exclusivos para esta finalidade basta ir no evento Create e definir um motion_set, ex:
Por outro lado, se deseja que os objetos sigam em direções específicas ou mesmo eles sejam usados em outros momentos do jogo sem essa movimentação vc pode fazer o seguinte:
- Código:
motion_set(floor(random(360)), velocidade);
Por outro lado, se deseja que os objetos sigam em direções específicas ou mesmo eles sejam usados em outros momentos do jogo sem essa movimentação vc pode fazer o seguinte:
- Código:
Evento que cria os objetos
var _id; //declara uma var temporária para armazenar o id do objeto
for (i = 0; i < n; i += 1) //n é o número de objetos que devem ser criados
{
_id = instance_create(x, y, objeto); //cria uma instância do objeto e armazena o id
switch (i) //conforme o passo do for identifica qual será o objeto (1°, 2°, 3°, etc)
{
case 0: { motion_set(direção desejada para o 1° objeto, velocidade); break; } //define a direção pro 1° objeto
case 1: { motion_set(direção desejada para o 2° objeto, velocidade); break; } //define a direção pro 2° objeto
case 2: { motion_set(direção desejada para o 3° objeto, velocidade); break; } //define a direção pro 3° objeto
case n: { motion_set(direção desejada para o n objeto, velocidade); break; } //define a direção pro n objeto
}
}
Última edição por Carlos Mahnke em Sex 04 Nov 2011, 20:24, editado 3 vez(es)
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Re: Criar vários objetos em direções diferentes?
Carlos Mahnke escreveu:Existe mais de uma forma de fazer isso. Se os objetos devem seguir em direções aleatórias e são exclusivos para esta finalidade basta ir no evento Create e definir um motion_set, ex:
- Código:
motion_set(floor(random(360)), velocidade);
Por outro lado, se deseja que os objetos sigam em direções específicas ou mesmo eles sejam usados em outros momentos do jogo sem essa movimentação vc pode fazer o seguinte:
- Código:
Evento que cria os objetos
var _id; //declara uma var temporária para armazenar o id do objeto
for (i = 0; i < n; i += 1) //n é o número de objetos que devem ser criados
{
_id = instance_create(x, y, objeto); //cria uma instância do objeto e armazena o id
switch (i) //conforme o passo do for identifica qual será o objeto (1°, 2°, 3°, etc)
{
case 0: { motion_set(direção desejada para o 1° objeto, velocidade); break; } //define a direção pro 1° objeto
case 1: { motion_set(direção desejada para o 2° objeto, velocidade); break; } //define a direção pro 2° objeto
case 2: { motion_set(direção desejada para o 3° objeto, velocidade); break; } //define a direção pro 3° objeto
case n: { motion_set(direção desejada para o n objeto, velocidade); break; } //define a direção pro n objeto
}
}
Eu escrevi o codigo certinho,mudei tudo que tinha q fazer,etc...mas surgiu um erro aqui em var _id :
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Key Release Event for
for object object0:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
var _id;
^
at position 2: Assignment operator expected.
vlw
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Re: Criar vários objetos em direções diferentes?
Acabei esquecendo uma coisa aqui, mas não sei se é o motivo do erro. Em todo caso o código fica assim:
Dê uma olhada e me diga se continua o problema.
- Código:
Evento que cria os objetos
var _id; //declara uma var temporária para armazenar o id do objeto
for (i = 0; i < n; i += 1) //n é o número de objetos que devem ser criados
{
_id = instance_create(x, y, objeto); //cria uma instância do objeto e armazena o id
switch (i) //conforme o passo do for identifica qual será o objeto (1°, 2°, 3°, etc)
{
case 0: { with (_id) { motion_set(direção desejada para o 1° objeto, velocidade); } break; } //define a direção pro 1° objeto
case 1: { with (_id) { motion_set(direção desejada para o 2° objeto, velocidade); } break; } //define a direção pro 2° objeto
case 2: { with (_id) { motion_set(direção desejada para o 3° objeto, velocidade); } break; } //define a direção pro 3° objeto
case n: { with (_id) { motion_set(direção desejada para o n objeto, velocidade); } break; } //define a direção pro n objeto
}
}
Dê uma olhada e me diga se continua o problema.
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Re: Criar vários objetos em direções diferentes?
Carlos Mahnke escreveu:Acabei esquecendo uma coisa aqui, mas não sei se é o motivo do erro. Em todo caso o código fica assim:
- Código:
Evento que cria os objetos
var _id; //declara uma var temporária para armazenar o id do objeto
for (i = 0; i < n; i += 1) //n é o número de objetos que devem ser criados
{
_id = instance_create(x, y, objeto); //cria uma instância do objeto e armazena o id
switch (i) //conforme o passo do for identifica qual será o objeto (1°, 2°, 3°, etc)
{
case 0: { with (_id) { motion_set(direção desejada para o 1° objeto, velocidade); } break; } //define a direção pro 1° objeto
case 1: { with (_id) { motion_set(direção desejada para o 2° objeto, velocidade); } break; } //define a direção pro 2° objeto
case 2: { with (_id) { motion_set(direção desejada para o 3° objeto, velocidade); } break; } //define a direção pro 3° objeto
case n: { with (_id) { motion_set(direção desejada para o n objeto, velocidade); } break; } //define a direção pro n objeto
}
}
Dê uma olhada e me diga se continua o problema.
Muito obrigado!Era isso que eu estava precisando!Vlw mesmo!
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