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[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

5 participantes

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Mensagem por Da Galáxia Qui 03 Nov 2011, 20:20

Como faço para um objeto seguir a instancia mais proxima, SEM USAR direct point e nem instance nearest, ou seja, como faço isto sem usar funções prontas?

A minha pergunta se refere apenas em o objeto saber escolher a instancia mais proxima, pois fazer seguir um objeto sem usar funções é facil.


Última edição por Da Galáxia em Qui 03 Nov 2011, 22:27, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Carlos Mahnke Qui 03 Nov 2011, 20:23

Calcule matematicamente a distância entre objetos com o teorema de Pitágoras.
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Mensagem por saim Qui 03 Nov 2011, 20:32

Com isso que o carlos falou, coloque os objetos num map. O primeiro key do map será o mais próximo.
Pra seguir, divida dy por dx, ache o arco-tangente do resultado (usando arctan2) e terá a direção. Talvez ainda precise converter de radianos pra graus. Se for, multiplique por 360/(2*pi())
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Mensagem por Da Galáxia Qui 03 Nov 2011, 20:42

Os inimigos são criados randomicamente, então eu não sei se a instancia 0 é a mais perto, hora pode ser hora não. Na realidade é um jogo que estou fazendo em C++, só que os foruns especializados são muito parados, por isso estou perguntando aqui.

Veja bem, quando tenho 1 inimigo é facil fazer o missil segui-lo, quando rtenho varios e eu crio uma distancia tipo 100, realmente o missil vai na direção da atual instancia que esta a menos de 100 pixels dele, quando eu aumento esta distancia para abranger tudo, acontece de mais de uma instancia estar confirmando a condição. O algoritmo terá que calcular a instancia mais proxima dele independentemente se esta instancia é a 0 ou a 5 ou a 3, pois como falei, os objetos (instancias dos inimigos) são criadas randomicamente por toda a tela. Obrigado.
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Mensagem por vinians Qui 03 Nov 2011, 20:49

Ok, primeiro verifique o objeto mais proximo:
Evento STEP:
Código:

var the_id, d, dmin;
//achar instancia menor
dmin = 10000000;
the_id = noone;
with (all)
{
      d = sqrt((x - other.x) ^ 2  + (y - other.y) ^ 2);
      if (d < dmin) and (id <> other.id)
      {
          dmin = d;
          the_id = id;
      }
}
//Segue ?
if (the_id != noone)
{
    if (x < the_id.x) x += 2 else x -= 2;
    if (y < the_id.y) y += 2 else y -= 2;
}

Testa ai amigao, estou sem GM aqui neste terminal.
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Mensagem por saim Qui 03 Nov 2011, 20:52

distâncias -> pitágoras
menor distância -> ds_map (se c++ tiver data structures)

Acho que você deveria é comparar a distância só da nova instância com a da instância que está sendo seguida. Seria mais rápido.
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Mensagem por PedroX Qui 03 Nov 2011, 20:53

Para calcular a distância entre dois pontos, sendo eles (x1, y1) e (x2, y2):
Código:
distancia=sqrt(sqr(x1-x2)+sqr(y1-y2));
Onde sqrt é a raiz. A função sqr é o mesmo que elevar a 2.

Para calcular a direção entre dois pontos:
Código:
tan_deg=(y2-y1)/(x2-x1);
tan_rad=degtorad(tan_deg);
ang_rad=arctan(tan_rad);
ang_deg=radtodeg(ang_rad);

Assim já é possivel você fazer algo.

Mais informações:
https://gmbr.forumeiros.com/t17425-scriptscripts-matematicos

Editado - Como já disseram, tem que ser rápido para postar aqui...
Mesmo assim, os outros códigos estão melhores (gostei da solução do Vinians).

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Da Galáxia Qui 03 Nov 2011, 21:14

Olá Vinians, eu tb estou sem o game maker. Como eu disse na minha ultima postagem, estou fazendo para C++, para ser mais exato, C++/Allegro, eu poderia adaptar esse seu code, o problema nele, em relação ao C++ é este atributo "id" e nem me lembro o que é o "noone". Vc conseguiria adaptar o code para C++ ou C. Obrigado.
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Mensagem por Carlos Mahnke Qui 03 Nov 2011, 21:20

Se não muito me engano o noone é "nulo".
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Mensagem por vinians Qui 03 Nov 2011, 21:35

Ai vai um codigo gererico em C, basta vc adaptar:
Código:

#include <math.h>
#define MAX  100
//supondo este tipo
typedef struct tag
{
   double x;
   double y;
   char visible;
   //etc
} Instance;
//Um vetor de objetos
Instance obj[MAX];


//Funcao STEP gererica
int step()
{
   double dmin, d;
   int pos = -1;
   int i;
   dmin = 10000000;
   //Pesquisa no vetor
   //supondo obj[0] seja o player
   for (i = 1; i < MAX; i ++)
   {
       d = sqrt(pow(obj[0].x - obj[i].x, 2)  + pow(obj[0].y - obj[i].y, 2));
         if (d < dmin)
       {
             dmin = d;
            pos = i;
         }
   }
   //se achou algum segue
   if (pos != -1)
   {
     if (obj[0].x < obj[pos].x)
         obj[0].x += 2;
      else
         obj[0].x -= 2;
       if (obj[0].y < obj[pos].y)
          obj[0].y += 2;
      else
         obj[0].y -= 2;
   }
}
Nesse codigo vc chama a funcao STEP para fazer a peseguicao.
Flws!
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Mensagem por Da Galáxia Qui 03 Nov 2011, 22:40

OBRIGADO À TODOS. Isso que é um forum viu! Vim aqui perguntar de forma generica, até falar que eu precisava pra C++, em foruns especializados são dias pra trocar ideia, aqui ocorreu totalmente o contrário, na hora que eu postava vinha uma mensagem dizendo que tinha postagem junto a minha. OBRIGADO A TODOS

VINIANS adaptei o codigo aqui, bati um pouco cabeça, pois minhas instancias estão em uma matriz, agora que funcionou vou otimizar o codigo e usarei ponteiros, VLW.

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