GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Como fazer o objeto andar só um grid

2 participantes

Ir para baixo

Como fazer o objeto andar só um grid Empty Como fazer o objeto andar só um grid

Mensagem por Makibara Qua 02 Nov 2011, 16:23

Gostaria de saber como fazer um objeto ir para o grid ao lado caso um botão fosse pressionado. Se possível caso ele faça colisão a direita, ir para esquerda, e vice versa.
Obrigado desde ja
Makibara
Makibara

Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 45
Prêmios : Como fazer o objeto andar só um grid Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o objeto andar só um grid Empty Re: Como fazer o objeto andar só um grid

Mensagem por Markituh Qua 02 Nov 2011, 17:54

Entendi, você quer uma espécie de alavanca, certo? Isso é fácil, só é ter em mãos a sprite dele para um lado e outra para o outro. Então no evento de colisão com o jogador, checa qual lado a alavanca está e muda pra o lado oposto desse. Na prática, seria algo assim:

Create:
Código:
lado = 0 // Esquerda = 0 | Direita = 1. Não é obrigado esses valores, só pra exemplo
Step:
Código:
if lado == 0
{
    sprite_index = spr_alavanca_esquerda;
}
else if lado == 1
{
    sprite_index = spr_alavanca_direita;
}
Evento de colisão com o obj_player:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space) // Se o player apertou a barra de espaço
{
    if lado == 0 // Se o lado for 0, vamos colocar para o lado 1
    {
          lado = 1;
    }
    else if lado == 1 // Se o lado for 1, vamos colocar o lado 0
    {
          lado = 0;
    }

}
O Step vai cuidar da troca de sprites, portanto apenas atribuição de variáveis são necessárias na colisão. Só é encostar na alavanca e apertar espaço que a mágica acontece! Claro que isso fica a seu critério sobre qual tecla ter que apertar.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Como fazer o objeto andar só um grid Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o objeto andar só um grid Empty Re: Como fazer o objeto andar só um grid

Mensagem por Makibara Qua 02 Nov 2011, 18:39

Na verdade, eu tenho um sprite. uma caixa retangular 16x32, e várias caixas quadradas 16x16 uma do lado da outra. Eu queria, ao apertar espaço, que se o quadrado estiver dentro do retangulo no lado direito(do retangulo) ele andasse pra esquerda e se tiver um quadrado dentro do retangulo no lado esquerdo, ir para a direita. Mas queria que as caixas movessem apenas um grid, pois do jeito que eu fiz, o quadrado anda e nunca mais para. e se eu colocar colission do quadrado com o retangulo ele não anda de jeito nenhum.
Obrigado pelo tempo.
Makibara
Makibara

Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 45
Prêmios : Como fazer o objeto andar só um grid Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o objeto andar só um grid Empty Re: Como fazer o objeto andar só um grid

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos