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Problema com 2 if e else
2 participantes
Página 1 de 1
Problema com 2 if e else
O código e o seguinte:
if keyboard_check_pressed(vk_nokey){
image_speed=0;
hspeed=0;
if(global.lado_marty==direita){
sprite_index=spr_marty_parado_direita;
}
else(global.lado_marty==esquerda){
sprite_index=spr_marty_parado_esquerda;
}
else{
sprite_index=spr_marty_parado_frente;
}
}
Eu queria fazer um else junto com um if, porque no meu caso poderão haver 3 ocasiões, em PHP eu faria elseif, como poderia fazer isso no GML?
if keyboard_check_pressed(vk_nokey){
image_speed=0;
hspeed=0;
if(global.lado_marty==direita){
sprite_index=spr_marty_parado_direita;
}
else(global.lado_marty==esquerda){
sprite_index=spr_marty_parado_esquerda;
}
else{
sprite_index=spr_marty_parado_frente;
}
}
Eu queria fazer um else junto com um if, porque no meu caso poderão haver 3 ocasiões, em PHP eu faria elseif, como poderia fazer isso no GML?
Última edição por Zura em Seg 24 Out 2011, 18:10, editado 1 vez(es)
Zura- Data de inscrição : 21/10/2011
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Re: Problema com 2 if e else
Basta separar o else do if.
Obs: use keyboard_check(vk_nokey).
Até mais!
- Código:
if (expressão)
bloco
else
if (expressao)
bloco
Obs: use keyboard_check(vk_nokey).
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Problema com 2 if e else
Agora está dando outro erro relacionado a variável:
Eu declarei a variável lado_marty no evento Left.
Alguém pode me ajudar?
- Código:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Keyboard Event for <no key> Key
for object obj_marty:
Error in code at line 5:
if(global.lado_marty==direita){
^
at position 16: Unknown variable lado_marty
Eu declarei a variável lado_marty no evento Left.
- Código:
if keyboard_check_pressed(a){
global.lado_marty=esquerda;
image_speed=0.50;
hspeed=-5;
sprite_index=spr_marty_andando_esquerda;
}
Alguém pode me ajudar?
Zura- Data de inscrição : 21/10/2011
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Re: Problema com 2 if e else
Ela só é declarada quando você aperta.
Então declare no create.
Até mais!
Então declare no create.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Problema com 2 if e else
Tem vários erros no seu código ,código corrigido :
Declare na esquerda desta forma :
é o outro do primeiro post ,que parece ser no Step_Event :
Declare na esquerda desta forma :
- Código:
if(keyboard_check_pressed(ord("A"))) {
global.lado_marty="esquerda";
image_speed=0.50;
hspeed=-5;
sprite_index=spr_marty_andando_esquerda;
}
- Código:
if(keyboard_check_pressed(ord("D"))) {
global.lado_marty="direita";
image_speed=0.50;
hspeed=5;
sprite_index=spr_marty_andando_direita;
}
é o outro do primeiro post ,que parece ser no Step_Event :
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_nokey){
image_speed=0;
hspeed=0;
if(global.lado_marty=="direita"){
sprite_index=spr_marty_parado_direita;
}
if(global.lado_marty=="esquerda"){
sprite_index=spr_marty_parado_esquerda;
}
if((!global.lado_marty=="esquerda") and (!global.lado_marty=="direita")){
sprite_index=spr_marty_parado_frente;
}
}
Última edição por TRFN em Seg 24 Out 2011, 15:54, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Problema com 2 if e else
Obrigado Pedro Henrique e TRFN, mas tem outro problema, já resolvi esse que eu queria.
Por exemplo: Eu estou andando com o meu personagem para a direita, se eu soltar o botão ele para normalmente, só que se eu estiver segurando o botão de andar para a direita, segurar outro botão qualquer do teclado (dessa forma segurando dois botões ao mesmo tempo), se eu soltar o botão de andar para a direita e continuar segurando o botão qualquer do teclado, ele continua andando.
Entenderam?
Alguém pode me ajudar?
Por exemplo: Eu estou andando com o meu personagem para a direita, se eu soltar o botão ele para normalmente, só que se eu estiver segurando o botão de andar para a direita, segurar outro botão qualquer do teclado (dessa forma segurando dois botões ao mesmo tempo), se eu soltar o botão de andar para a direita e continuar segurando o botão qualquer do teclado, ele continua andando.
Entenderam?
Alguém pode me ajudar?
Zura- Data de inscrição : 21/10/2011
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Re: Problema com 2 if e else
Adicione este código no Step_Event :
Se não funcionar,me envie a gmk por MP que eu corrijo estes e outros erros
- Código:
if(!keyboard_check_pressed(ord("A")) and !keyboard_check_pressed(ord("D")) and !hspeed=0 and vspeed=0) {
image_speed=0;
hspeed=0;
if(global.lado_marty=="direita"){
sprite_index=spr_marty_parado_direita;
}
if(global.lado_marty=="esquerda"){
sprite_index=spr_marty_parado_esquerda;
}
if((!global.lado_marty=="esquerda") and (!global.lado_marty=="direita")){
sprite_index=spr_marty_parado_frente;
}
}
Se não funcionar,me envie a gmk por MP que eu corrijo estes e outros erros
Convidad- Convidado
Re: Problema com 2 if e else
O Step_Event deu erro...
w w w.megaupload.c o m/?d=******** *retire os espços
Isso:
Serve somente para dizer em qual posição o personagem deve ficar de acordo com a ultima tecla pressionada quando não tiver nenhuma tecla pressionada, por exemplo: Seu eu estava andando para a esquerda quando o personagem estiver parado ele vai ficar parado para a esquerda e virce-versa.
Baixe o arquivo e veja o que acontece, ande para a direita por exemplo e em quanto segura D segure também outra tecla qualquer ao mesmo tempo, agora solte D. Veja que ele continua andando para a direita mesmo sem estar pressionando D. Entendeu?
w w w.megaupload.c o m/?d=******** *retire os espços
Isso:
- Código:
if(global.lado_marty=="direita"){
sprite_index=spr_marty_parado_direita;
}
if(global.lado_marty=="esquerda"){
sprite_index=spr_marty_parado_esquerda;
}
if(global.lado_marty=="frente"){
sprite_index=spr_marty_parado_frente;
}
if(global.lado_marty=="costa"){
sprite_index=spr_marty_parado_costa;
}
Serve somente para dizer em qual posição o personagem deve ficar de acordo com a ultima tecla pressionada quando não tiver nenhuma tecla pressionada, por exemplo: Seu eu estava andando para a esquerda quando o personagem estiver parado ele vai ficar parado para a esquerda e virce-versa.
Baixe o arquivo e veja o que acontece, ande para a direita por exemplo e em quanto segura D segure também outra tecla qualquer ao mesmo tempo, agora solte D. Veja que ele continua andando para a direita mesmo sem estar pressionando D. Entendeu?
Última edição por Zura em Seg 24 Out 2011, 16:30, editado 1 vez(es)
Zura- Data de inscrição : 21/10/2011
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x 0 x 0 x 0
Re: Problema com 2 if e else
então me envie o source gmk que eu resolvo para você...e me envie por MP .
Convidad- Convidado
Re: Problema com 2 if e else
Pronto.
Zura- Data de inscrição : 21/10/2011
Reputação : 1
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Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Problema com 2 if e else
Resolvido o problema,agora sim concertei o código .
Os códigos estavam meio bagunçados,entedi que você queria outra coisa,mas se queres uma dica,usa o gm 8 mesmo,acho ele muito melhor 'o' .
Aqui está o link para baixar o seu jogo com os bugs corrigidos .
Os códigos estavam meio bagunçados,entedi que você queria outra coisa,mas se queres uma dica,usa o gm 8 mesmo,acho ele muito melhor 'o' .
Aqui está o link para baixar o seu jogo com os bugs corrigidos .
Última edição por TRFN em Seg 24 Out 2011, 18:18, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Problema com 2 if e else
Ficou exatamente como eu queria. Muito obrigado cara!
Zura- Data de inscrição : 21/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 48
Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Problema com 2 if e else
De nada.Se precisar de mais ajuda,me fala
Como foi resolvido,acredito que o tópico já possa ser bloqueado .
Como foi resolvido,acredito que o tópico já possa ser bloqueado .
Convidad- Convidado
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