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Fundo estelar feito de particulas[GM PRO]
+2
rodrigo1434
Lap1994
6 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Fundo estelar feito de particulas[GM PRO]
Hoje eu tava fazeno meu joguinho e tal e eu tive a idéia de adicionar umas estrelas indo pra esquerda simulando o movimento da nave pra direita(Se o fundo está indo prum lado quer dizer q a camera esta indo pro outro)
Pra fazer isso eu usei um sistema de particulas. O código é meio complicado mas se trata apenas de definir como são as estrelas, que tamanho, pra onde vão, em que velocidade etc etc etc
O código inteiro dum fundo estelar fica no evento create.
Primeira coisa, criar o sistema de particulas. O sistema de particulas é como se fosse um objeto encarregado de desenhar as tais particulas. Assim como um objeto vc vai precisar guardar o ID dele pra configuralo mais tarde.
Regra do DEPTH: Depth é a ordem de desenho. Um objeto com -1 de depth é desenhado na frente dos objetos com depth 0, q por sua vez são desenhados na frente do 1 etc etc etc
Agora vem o particle type. Que são parecidos com objetos que vão ser criados varias e varias vezes.
Agora o EMITTER. Emitter é um objeto que cria os Particle Type, agente definiu um logo acima. Aqui agente vai criar um emitter, definir aonde as estrlas vão ser criadas, e então mandar o emitter criar estrelas.
Desculpe não poder explicar mais pessoal. Mas tenho que ir ;)
Pra fazer isso eu usei um sistema de particulas. O código é meio complicado mas se trata apenas de definir como são as estrelas, que tamanho, pra onde vão, em que velocidade etc etc etc
O código inteiro dum fundo estelar fica no evento create.
Primeira coisa, criar o sistema de particulas. O sistema de particulas é como se fosse um objeto encarregado de desenhar as tais particulas. Assim como um objeto vc vai precisar guardar o ID dele pra configuralo mais tarde.
- Código:
ps = part_system_create(); //PS é de PARTICLE SYSTEM
Regra do DEPTH: Depth é a ordem de desenho. Um objeto com -1 de depth é desenhado na frente dos objetos com depth 0, q por sua vez são desenhados na frente do 1 etc etc etc
- Código:
part_system_depth(ps,999999); //Fundo estelar atrás de qualquer coisa q tenha depth maior que 1000000
Agora vem o particle type. Que são parecidos com objetos que vão ser criados varias e varias vezes.
- Código:
stars = part_type_create(); //Particle Type criado, ID guardado na variavel stars
part_type_shape(stars ,pt_shape_pixel); //as particulas stars tem a forma de pixel
part_type_size(stars ,0.3,0.5,0,0); //Tem tamanho q varia entre 0.3 e 0.5
part_type_speed(stars ,2,8,0.5,0); //Tem velocidade que varia entre 2 e 8 e aumenta 0.5 a cada step.
part_type_direction(stars ,180,180,0,0);//Estão indo pra esquerda(180 graus)
part_type_color1(stars ,c_white);//São brancas
part_type_alpha3(stars ,0,1,0);//São transparentes então solidas e então transparentes denovo
part_type_life(stars ,20,30);//Desaparecem em 20 até 30 steps.
Agora o EMITTER. Emitter é um objeto que cria os Particle Type, agente definiu um logo acima. Aqui agente vai criar um emitter, definir aonde as estrlas vão ser criadas, e então mandar o emitter criar estrelas.
- Código:
starsem = part_emitter_create(ps); //Cria um emitter e guarda o ID
part_emitter_region(ps,starsem ,0,room_width+200,0,room_height,ps_shape_rectangle,ps_distr_linear);//O emitter emite particular do canto superior esquerdo da room até um pouco afrente do fim da room.
part_emitter_burst(ps,starsem ,stars,60); //Cria algumas estrelas pra fazer parecer que já existiam estrelas quando a room começou(Para não começar com uma tela preta)
part_emitter_stream(ps,starsem ,stars,2); //sistema de particulas PS, emitter starsem, tipo de particula stars, 2 a cada step. Se o último valor for negativo o GM vai criar uma estrela a cada x steps. -4 por exemplo criaria uma estrela a cada 4 steps.
Desculpe não poder explicar mais pessoal. Mas tenho que ir ;)
Última edição por Lap1994 em Sex 02 Jan 2009, 22:57, editado 1 vez(es)
Re: Fundo estelar feito de particulas[GM PRO]
Bom tuto, mas vc num precisa criar um objeto pra emitir as partículas
basta colocar no mesmo objeto, ou se isso for de sua preferencia deixar assim blzz
basta colocar no mesmo objeto, ou se isso for de sua preferencia deixar assim blzz
Re: Fundo estelar feito de particulas[GM PRO]
hum... parece interessante, nunca pensei em usar particulas dessa maneira...
Nao testei, mas imaginei o efeito.
Poste uma foto para ver como fika! Assim os usuarios vao se interessar mto mais =)
Nao testei, mas imaginei o efeito.
Poste uma foto para ver como fika! Assim os usuarios vao se interessar mto mais =)
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Fundo estelar feito de particulas[GM PRO]
ushaushaushaushausha:P
esse efeito e loko de mais
a room fica com fundo estrelado parecendo o espaco
Bom tu cara!!
esse efeito e loko de mais
a room fica com fundo estrelado parecendo o espaco
Bom tu cara!!
minato.11- Data de inscrição : 14/12/2008
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Re: Fundo estelar feito de particulas[GM PRO]
Tanto faz. Mas pra um código organizado, crie um objeto chamado STARS_OBJ ou algo do tipo pra você não se perder depois.rodrigo1434 escreveu:Bom tuto, mas vc num precisa criar um objeto pra emitir as partículas
basta colocar no mesmo objeto, ou se isso for de sua preferencia deixar assim blzz
Se vc quiser sumir com as estrelas destruir o objeto não fará efeito. Adicione esse código no evento destroy se for o caso
- Código:
part_system_destroy(ps)
Re: Fundo estelar feito de particulas[GM PRO]
Nossa isso é tudo complicado , mais c sabe mexer é melhor que RPG MAKER neh?
KansKniel- Data de inscrição : 02/01/2009
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Re: Fundo estelar feito de particulas[GM PRO]
Depende, vc qr fazer jogo ou fakes do Final Fantasy? E o codigo é avançado, só serve pra qm tem a versão PRO. Antes de comprar a versão PRO aprenda usando o LITE ;)
balflear- Data de inscrição : 17/04/2009
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