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Ajuda para criar seleção de time.

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Ajuda para criar seleção de time. Empty Ajuda para criar seleção de time.

Mensagem por Sargento Viçosa Dom 16 Out 2011, 18:40

Como postei nos meus ultimos topicos, estou criando um jogo manager simples, apenas para aprender algumas funçoes do programa ou mesmo distrair, e tenho algumas duvidas, que vou deixar para quem puder esclarecer.

Consegui criar uma mecanica de resultados, times e jogos simultaneos, porem estou tendo alguns problemas para criar a seleçao dos jogadores que jogaram, principalmente por parte da AI. Cada jogador esta representado em um objeto individual, sendo que as suas qualidades estao representadas em variaveis. Minha ideia, seria criar um modo de seleçao randomica de 11 jogadores (objetos), de um elenco de 30 pela AI, usando arrays, onde se caso esses 11 fossem selecionados, suas qualidades (variaveis) somariam uma media (que seria uma variavel global) que é utilizada na comparaçao de chance de times.

Alguem tem alguma ideia de como poderia criar essa seleçao de jogadores por parte da IA?

Como disse anteriormente, é um jogo que estou criando apenas para testar meus conhecimentos e aprender mais sobre o gamemaker, nao é nada profissional, portanto, qualquer ajuda é bem vinda, qualquer opiniao é aceita, sobre como criar esse "sistema" ehehhe.

Outra duvida boba que tenho, é que no caso estou utilizando duas rooms no jogo, uma para as alteraçoes, modificaçoes, afins, e outra para mostrar os jogos, porem, sempre que saio da primeira room para a segunda, a primeira começa do zero. Sei que tem uma funçao que serve para "pausar" tudo que aconteceu na primeira room quando eu vou a segunda e retornar tudo quando voltar a primeira, so que nao me recordo qual seria essa funçao propriamente, portanto, se alguem puder postar agradeceria.

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Ajuda para criar seleção de time. Empty Re: Ajuda para criar seleção de time.

Mensagem por Mr.Brum Dom 16 Out 2011, 18:52

@Sargento Viçosa também to aqui agora criando um manager, só que o meu não tem esse gerenciador de jogadores e times...
Se quiser me passar a engine do seu jogo, posso tentar te ajudar...
Você pode fazer o seguinte:
goleiro=choose(1,12,23)
laterald=choose(2,13)
zagueirod=choose(3,14)
zagueiroe=choose(4,15)
...e por aí vai...

Aí vc faria com que cada número daqueles representasse 1 jogador...
Caso queira dar mais chances a determinado jogador, é só repetir o número dele, nas opções,o choose só escolherá uma opção, dando mais chances aos repetidos...


Quanto ao teu problema com a room, você deve estar usando vars locais, ou então inicializando elas no create do objeto, isso faz com que toda vez que vc volte na room, os valores se repitam... Eu passei por isso no meu jogo, e troquei elas por vars globais,inicializadas fora do create, isso resolveu meu problema...
No seu caso, vc pode criar um room, e colocar ela como a primeira do jogo, no create code dela, vc inicializa suas variáveis globais, e coloque pra que depois que o player passar de room, ele nunca mais volte nela, pras resolver o problema dos valores...


Última edição por mrbrum22 em Dom 16 Out 2011, 18:58, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PedroX Dom 16 Out 2011, 18:55

Sei que tem uma funçao que serve para "pausar" tudo que aconteceu na
primeira room quando eu vou a segunda e retornar tudo quando voltar a
primeira, so que nao me recordo qual seria essa funçao propriamente,
portanto, se alguem puder postar agradeceria.
É só você ir na room e depois na aba Settings (eu acho que é essa), depois colocar Persistent.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

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Mensagem por Sargento Viçosa Dom 16 Out 2011, 19:21

mrbrum22 escreveu:@Sargento Viçosa também to aqui agora criando um manager, só que o meu não tem esse gerenciador de jogadores e times...
Se quiser me passar a engine do seu jogo, posso tentar te ajudar...
Você pode fazer o seguinte:
goleiro=choose(1,12,23)
laterald=choose(2,13)
zagueirod=choose(3,14)
zagueiroe=choose(4,15)
...e por aí vai...

Aí vc faria com que cada número daqueles representasse 1 jogador...
Caso queira dar mais chances a determinado jogador, é só repetir o número dele, nas opções,o choose só escolherá uma opção, dando mais chances aos repetidos...


Quanto ao teu problema com a room, você deve estar usando vars locais, ou então inicializando elas no create do objeto, isso faz com que toda vez que vc volte na room, os valores se repitam... Eu passei por isso no meu jogo, e troquei elas por vars globais,inicializadas fora do create, isso resolveu meu problema...
No seu caso, vc pode criar um room, e colocar ela como a primeira do jogo, no create code dela, vc inicializa suas variáveis globais, e coloque pra que depois que o player passar de room, ele nunca mais volte nela, pras resolver o problema dos valores...

Entendi rapaz, e acho que isso pode me ajudar aqui, vou ver se monto um esquema, porem acho que o problema é mais complexo no caso do jogador, pois precisa ser criado um menu de escolhas, variaçoes de esquemas, entre outros. Mas valeu pela ajuda, sobre a engine, vou tentar upar e depois posto aqui.

EDIT:
Ja que tu tambem estas criando um jogo manager mrbrum22, como tu fez para criar as rodadas do campeonato?
Utilizou algum metodo random no começo do campeonato ou no decorrer dele?
Pergunto porque estou "quebrando a cabeça" pra fazer as rodadas serem definidas no começo do campeonato, sem dar alguma colisao de datas ou de confrontos iguais na mesma temporada.
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