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Mensagem não transparente! | message_background
5 participantes
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Mensagem não transparente! | message_background
Olá pessoal, tenho um BG que irá servir como a mensagem do jogo, ou seja, quando eu mandar mostrar uma mensagem irá aparecer esse BG, ele é meio trnaslucido e tem bordas arrendodadas e um espaço transparente de 16px para os lados.
Depois de eu definir o BG com o code:
Eu vou testar o jogo, mas ao mostrar a mensagem, ela fica quadrada e sem as bordas arredondas...
Alguém poderia me ajudar com isso?
Depois de eu definir o BG com o code:
- Código:
message_background(bg_message)
Eu vou testar o jogo, mas ao mostrar a mensagem, ela fica quadrada e sem as bordas arredondas...
Alguém poderia me ajudar com isso?
gabrielsch- Games Ranking :
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Re: Mensagem não transparente! | message_background
show_message não dá suporte a backgrounds com 'tons de alpha'. Ele desenha tudo com alpha=1, exceto a cor localizada na parte inferior esquerda do background, que será considerada transparente.
ex: se o background tiver a cor rosa nessa posição, todo tom igual a esse rosa será considerado transparente(alpha=0)
ex: se o background tiver a cor rosa nessa posição, todo tom igual a esse rosa será considerado transparente(alpha=0)
Re: Mensagem não transparente! | message_background
MatheusReis escreveu:show_message não dá suporte a backgrounds com 'tons de alpha'. Ele desenha tudo com alpha=1, exceto a cor localizada na parte inferior esquerda do background, que será considerada transparente.
ex: se o background tiver a cor rosa nessa posição, todo tom igual a esse rosa será considerado transparente(alpha=0)
Sendo assim, ha outro jeito de fazer uma mensagem usando opacidade?
Sem usar o show_message? Com algum tipo de script entre outros?
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Re: Mensagem não transparente! | message_background
Então veja os tutoriais de Janelas Dinâmicas do Fuzenrad, elas explicam como faz isto direitinho, caso queira ver procure no fórum ou veja o guia de tutoriais do fórum.
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- C ou C++
Re: Mensagem não transparente! | message_background
Eu quando preciso pausar o jogo eu crio um ciclo 'eterno'. Nele eu tenho funções de desenho e funções que vão atualizar a tela para mim. Vamos criar um novo script chamado new_message.
Nele, insira o código:
Nele, insira o código:
- Código:
Tela_atual=background_create_from_screen(0,0,largura_da_tela,altura_da_tela,0,0);
//Isto tira uma espécie de screen shot da tela, e salva em um background
ciclo=true;
//isto irá controlar o loop
while(ciclo=true){
//enquanto ciclo for verdadeiro
io_handle();
//atualiza os estatus de tecla a mouse
draw_background(Tela_atual,0,0);
//desenha a tela salva anteriormente
//
draw_set_color(c_white);
draw_text(320,240,argument0+"
[Aperte enter para continuar]");
//irá escrever o texto inserido no script mais uma linha dizendo "[Aperte enter para continuar]"
//ex: new_message("Olá");
//Você pode formatar o texto como quizer aqui (cor, fonte, etc)
//E tambem pode desenhar outros backgrounds ou sprites por cima. como desejar
//
if keyboard_check_pressed(vk_enter) {ciclo=false};
//termina o ciclo, fechando a mensagem e voltando para onde o jogo estava
io_clear();
//limpa os estatus de tecla e mouse;
screen_refresh();
//atualiza o desenho na tela
screen_wait_vsync();
//espera a sincronia de vídeo para desenhar na tela novamente
};
Última edição por MatheusReis em Sex 14 Out 2011, 13:41, editado 1 vez(es)
Re: Mensagem não transparente! | message_background
Tem um jeito sim,com a função:
Mas se você colocar 0,a mensagem nao irá aparecer,entao ponha um valor maior.
Como o Super Games sugeriu,procure os tutoriais de Janelas Dinamicas do Fuzenrad.
- Código:
image_alpha(alpha)
Mas se você colocar 0,a mensagem nao irá aparecer,entao ponha um valor maior.
Como o Super Games sugeriu,procure os tutoriais de Janelas Dinamicas do Fuzenrad.
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Re: Mensagem não transparente! | message_background
Muito bem!
Consegui resolver meu problema, antes de ver o tutorial do Fuzenrad eu estava tentaando fazer a mesma coisa que ele fez no tutorial dele. Só depois que eu vi que era praticamente igual.
Mesmo assim vi que o Game Maker tem que melhorar bastante nesse ponto de mensagens entre outros.
TÓPICO RESOLVIDO!
Consegui resolver meu problema, antes de ver o tutorial do Fuzenrad eu estava tentaando fazer a mesma coisa que ele fez no tutorial dele. Só depois que eu vi que era praticamente igual.
Mesmo assim vi que o Game Maker tem que melhorar bastante nesse ponto de mensagens entre outros.
TÓPICO RESOLVIDO!
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Re: Mensagem não transparente! | message_background
Se você quiser que TODA a mensagem fique sem opacidade parcialmente, da pra usar este código:
Até mais!
EDIT
Opa, alguém já postou antes XD
- Código:
message_alpha(alpha)
Até mais!
EDIT
Opa, alguém já postou antes XD
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