GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Mensagem não transparente! | message_background

5 participantes

Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por gabrielsch Sex 14 Out 2011, 13:12

Olá pessoal, tenho um BG que irá servir como a mensagem do jogo, ou seja, quando eu mandar mostrar uma mensagem irá aparecer esse BG, ele é meio trnaslucido e tem bordas arrendodadas e um espaço transparente de 16px para os lados.

Depois de eu definir o BG com o code:
Código:
message_background(bg_message)

Eu vou testar o jogo, mas ao mostrar a mensagem, ela fica quadrada e sem as bordas arredondas...

Alguém poderia me ajudar com isso?
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por MatheusReis Sex 14 Out 2011, 13:18

show_message não dá suporte a backgrounds com 'tons de alpha'. Ele desenha tudo com alpha=1, exceto a cor localizada na parte inferior esquerda do background, que será considerada transparente.

ex: se o background tiver a cor rosa nessa posição, todo tom igual a esse rosa será considerado transparente(alpha=0)
MatheusReis
MatheusReis

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-A-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1093
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • Java
  • C#
  • Javascript


http://www.mathaeuz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por gabrielsch Sex 14 Out 2011, 13:27

MatheusReis escreveu:show_message não dá suporte a backgrounds com 'tons de alpha'. Ele desenha tudo com alpha=1, exceto a cor localizada na parte inferior esquerda do background, que será considerada transparente.

ex: se o background tiver a cor rosa nessa posição, todo tom igual a esse rosa será considerado transparente(alpha=0)

Sendo assim, ha outro jeito de fazer uma mensagem usando opacidade?
Sem usar o show_message? Com algum tipo de script entre outros?
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por Super Games Sex 14 Out 2011, 13:35

Então veja os tutoriais de Janelas Dinâmicas do Fuzenrad, elas explicam como faz isto direitinho, caso queira ver procure no fórum ou veja o guia de tutoriais do fórum.
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • Godot
  • Javascript
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por MatheusReis Sex 14 Out 2011, 13:41

Eu quando preciso pausar o jogo eu crio um ciclo 'eterno'. Nele eu tenho funções de desenho e funções que vão atualizar a tela para mim. Vamos criar um novo script chamado new_message.
Nele, insira o código:
Código:
Tela_atual=background_create_from_screen(0,0,largura_da_tela,altura_da_tela,0,0);
//Isto tira uma espécie de screen shot da tela, e salva em um background
ciclo=true;
//isto irá controlar o loop
while(ciclo=true){
//enquanto ciclo for verdadeiro
io_handle();
//atualiza os estatus de tecla a mouse
draw_background(Tela_atual,0,0);
//desenha a tela salva anteriormente
//
draw_set_color(c_white);
draw_text(320,240,argument0+"
[Aperte enter para continuar]");
//irá escrever o texto inserido no script mais uma linha dizendo "[Aperte enter para continuar]"
//ex: new_message("Olá");
//Você pode formatar o texto como quizer aqui (cor, fonte, etc)
//E tambem pode desenhar outros backgrounds ou sprites por cima. como desejar
//
if keyboard_check_pressed(vk_enter) {ciclo=false};
//termina o ciclo, fechando a mensagem e voltando para onde o jogo estava
io_clear();
//limpa os estatus de tecla e mouse;
screen_refresh();
//atualiza o desenho na tela
screen_wait_vsync();
//espera a sincronia de vídeo para desenhar na tela novamente
};
Em resumo, ele trava o jogo num ciclo enquanto desenha informações e aguarda a tecla enter ser pressionada.


Última edição por MatheusReis em Sex 14 Out 2011, 13:41, editado 1 vez(es)
MatheusReis
MatheusReis

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-A-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1093
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • Java
  • C#
  • Javascript


http://www.mathaeuz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por Luca$ Sex 14 Out 2011, 13:41

Tem um jeito sim,com a função:

Código:
image_alpha(alpha)

Mas se você colocar 0,a mensagem nao irá aparecer,entao ponha um valor maior.
Como o Super Games sugeriu,procure os tutoriais de Janelas Dinamicas do Fuzenrad.
Luca$
Luca$

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por gabrielsch Sex 14 Out 2011, 13:46

Muito bem!
Consegui resolver meu problema, antes de ver o tutorial do Fuzenrad eu estava tentaando fazer a mesma coisa que ele fez no tutorial dele. Só depois que eu vi que era praticamente igual.

Mesmo assim vi que o Game Maker tem que melhorar bastante nesse ponto de mensagens entre outros.

TÓPICO RESOLVIDO!
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por luiz_eldorado Sex 14 Out 2011, 13:48

Se você quiser que TODA a mensagem fique sem opacidade parcialmente, da pra usar este código:
Código:
message_alpha(alpha)
E retirar a transparência do Background. E no alpha, você coloca 0.9 ou 0.8, sei lá.

Até mais!


EDIT
Opa, alguém já postou antes XD
luiz_eldorado
luiz_eldorado

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Reputação : 47
Número de Mensagens : 928
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizpontes.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos