Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.
TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.
Olá pessoal, estou aqui com um tutorial de como fazer um jogo usando os loads externos. (o saim disse que) Isso se chama Game Genérico. Ou quase...
Nome: Fazendo um jogo de loads externos
Descrição: Este tutorial ensina a usar arquivos externos para fazer um projeto.
Dificuldade: Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 PRO e ser intermediário no GM.
Desenvolvimento:
Vamos lá. Crie um objeto chamado central (ou qualquer outro nome que você não vai usar no projeto) e adicione o evento CREATE. Na aba control, clique com o botão direito na folhinha, chamada Execute code. Vai abrir nossa bela janela de edição de scripts. Digite nela o seguinte (não coloque, digite):
Traduzindo Explicando...
Bem, primeiramente nós declaramos como globalvar todas as variáveis (ou seja, nós podemos escrevê-las sem o uso de global.. Depois adicionamos uma sprite do jogador, e colocamo-la numa variável spr_jogador, assim quando queremos usar a sprite, chamamos a variável e não o nome da sprite (ela não tem nome). Depois adicionamos um obj_jogador, logo em seguida criamos as variáveis obj_jogador_create e obj_jogador_step, que serão os eventos. Depois adicionamos os eventos, usando o caminho dado nas variáveis. E, finalmente, colocamos o jogador na room.
Agora crie uma pasta e salve seu projeto lá. Lá mesmo, coloque uma sprite qualquer (de preferência de um jogador) chamada jogador (com extensão PNG). Também crie dois arquivos de texto (pode esquecer o formato doc, mas crie como txt primeiro) chamados jogador_create e jogador_step. No jogador_create, coloque:
E no jogador_step:
Somente isso. Pronto! Você já tem um jogo com loads externos! Agora é só mudar os recursos para os seus e adicionar mais deles. Siga este modelo:
Fim do tuto! Espero que gostem. Comentem!
Até mais!
Olá pessoal, estou aqui com um tutorial de como fazer um jogo usando os loads externos. (o saim disse que) Isso se chama Game Genérico. Ou quase...
Nome: Fazendo um jogo de loads externos
Descrição: Este tutorial ensina a usar arquivos externos para fazer um projeto.
Dificuldade: Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 PRO e ser intermediário no GM.
Desenvolvimento:
Vamos lá. Crie um objeto chamado central (ou qualquer outro nome que você não vai usar no projeto) e adicione o evento CREATE. Na aba control, clique com o botão direito na folhinha, chamada Execute code. Vai abrir nossa bela janela de edição de scripts. Digite nela o seguinte (não coloque, digite):
- Código:
globalvar spr_jogador,obj_jogador,obj_jogador_create,obj_jogador_step;
spr_jogador=sprite_add(working_directory + '\jogador.png',1,0,0,0,0);
obj_jogador=object_add();
/**/
obj_jogador_create=working_directory + '\jogador_create.obj';
obj_jogador_step=working_directory + '\jogador_step.obj';
object_event_add(obj_jogador,ev_create,0,'execute_file(obj_jogador_create)');
object_event_add(obj_jogador,ev_step,ev_step_normal,'execute_file(obj_jogador_step)');
instance_create(200,200,obj_jogador);
Bem, primeiramente nós declaramos como globalvar todas as variáveis (ou seja, nós podemos escrevê-las sem o uso de global.. Depois adicionamos uma sprite do jogador, e colocamo-la numa variável spr_jogador, assim quando queremos usar a sprite, chamamos a variável e não o nome da sprite (ela não tem nome). Depois adicionamos um obj_jogador, logo em seguida criamos as variáveis obj_jogador_create e obj_jogador_step, que serão os eventos. Depois adicionamos os eventos, usando o caminho dado nas variáveis. E, finalmente, colocamos o jogador na room.
Agora crie uma pasta e salve seu projeto lá. Lá mesmo, coloque uma sprite qualquer (de preferência de um jogador) chamada jogador (com extensão PNG). Também crie dois arquivos de texto (pode esquecer o formato doc, mas crie como txt primeiro) chamados jogador_create e jogador_step. No jogador_create, coloque:
- Código:
sprite_index=spr_jogador
E no jogador_step:
- Código:
if keyboard_check(vk_left)
{hspeed=-3 image_xscale=-1}
if keyboard_check(vk_right)
{hspeed=+3 image_xscale=+1}
Somente isso. Pronto! Você já tem um jogo com loads externos! Agora é só mudar os recursos para os seus e adicionar mais deles. Siga este modelo:
- Código:
globalvar spr,obj,obj_create,obj_step;
spr=sprite_add(working_directory + '\spr.png',1,0,0,0,0);
obj= object_add();
obj_create=working_directory + '\obj_create.obj';
obj_create=working_directory + '\obj_create.obj';
obj_step=working_directory + '\obj_step.obj';
object_event_add(obj,ev_create,0,'execute_file(obj_create)');
object_event_add(obj,ev_step,ev_step_normal,'execute_file(obj_step)');
instance_create(x,y,obj);
Fim do tuto! Espero que gostem. Comentem!
Até mais!
luiz_eldorado
Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.
Eu estava pensando em colocar esse sistema no meu jogo online, mais ficaria complexo demais porque alem de substituir ou adicionar eu ainda teria que mudar o executável, então no meu caso colocar tudo no executável é a melhor coisa a fazer
Parabéns pelo tutorial
Parabéns pelo tutorial
Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.
Pit Bull escreveu:Eu estava pensando em colocar esse sistema no meu jogo online, mais ficaria complexo demais porque alem de substituir ou adicionar eu ainda teria que mudar o executável, então no meu caso colocar tudo no executável é a melhor coisa a fazer
Parabéns pelo tutorial
É claro...
mas fazer isso depois de "quase pronto e dificil.. tem que fazer no começa XD
Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.
Ô, luiz_eldorado, o meu jogo genérico já faz isso, só que ele é bem mais flexível, porque você adiciona os objetos a partir do arquivo de texto, então pode mudar o nome dos recursos (no seu, o programador fica preso aos nomes definidos no create).
Deu pra ver que você entendeu bem a idéia, mas assim como eu, na época que escrevi aquele tutorial, falta amadurecer ainda, as possibilidades.
Mas aguarde. Já amadureci bastante e pretendo editar o meu tuto de jogo genérico de cabo a rabo, com formas de organização bem bacanas, um menu pra selecionar QUAL JOGO será rodado, possibilidade de criar e alterar templates, o diabo. Está ficando bem bacana, você vai gostar.
PS: O nome, "jogo genérico", fui eu que inventei. Não sei se existe um nome certo pra isso. Foi uma piadinha (sem-graça) com a possibilidade de criar um único executável que rode diversos jogos diferentes.
Deu pra ver que você entendeu bem a idéia, mas assim como eu, na época que escrevi aquele tutorial, falta amadurecer ainda, as possibilidades.
Mas aguarde. Já amadureci bastante e pretendo editar o meu tuto de jogo genérico de cabo a rabo, com formas de organização bem bacanas, um menu pra selecionar QUAL JOGO será rodado, possibilidade de criar e alterar templates, o diabo. Está ficando bem bacana, você vai gostar.
PS: O nome, "jogo genérico", fui eu que inventei. Não sei se existe um nome certo pra isso. Foi uma piadinha (sem-graça) com a possibilidade de criar um único executável que rode diversos jogos diferentes.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.
O tutorial ficou legal. Desconsiderando que é um tanto dificultoso ficar criando arquivos para cada coisa, ficou interessante. Seria legal poder criar vários objetos, carregar um jogo inteiro, xD. Acho que vou tentar aprimorar essa ideia, para ficar melhor ainda. Aprovado.
Até mais!
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.
Pedro Henrique, obrigado por aprovar meu tutorial, é sim um pouco dificultoso (já que não se tem a função de autocompletar do GM...).
Bem, eu tenho um exemplo de que isso é possível, o Secomp 2 é totalmente feito com loads...
Obrigado
EDIT
O link do Secomp 2
https://gmbr.forumeiros.com/t19080-secomp-2-vl-se-compromisse
Bem, eu tenho um exemplo de que isso é possível, o Secomp 2 é totalmente feito com loads...
Obrigado
EDIT
O link do Secomp 2
https://gmbr.forumeiros.com/t19080-secomp-2-vl-se-compromisse
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos