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TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

5 participantes

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Mensagem por luiz_eldorado Qui 13 Out 2011, 14:52

TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

Olá pessoal, estou aqui com um tutorial de como fazer um jogo usando os loads externos. (o saim disse que) Isso se chama Game Genérico. Ou quase...

Nome: Fazendo um jogo de loads externos
Descrição: Este tutorial ensina a usar arquivos externos para fazer um projeto.
Dificuldade: Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 PRO e ser intermediário no GM.
Desenvolvimento:

Vamos lá. Crie um objeto chamado central (ou qualquer outro nome que você não vai usar no projeto) e adicione o evento CREATE. Na aba control, clique com o botão direito na folhinha, chamada Execute code. Vai abrir nossa bela janela de edição de scripts. Digite nela o seguinte (não coloque, digite):

Código:
globalvar spr_jogador,obj_jogador,obj_jogador_create,obj_jogador_step;
spr_jogador=sprite_add(working_directory + '\jogador.png',1,0,0,0,0);
obj_jogador=object_add();
/**/
obj_jogador_create=working_directory + '\jogador_create.obj';
obj_jogador_step=working_directory + '\jogador_step.obj';
object_event_add(obj_jogador,ev_create,0,'execute_file(obj_jogador_create)');
object_event_add(obj_jogador,ev_step,ev_step_normal,'execute_file(obj_jogador_step)');
instance_create(200,200,obj_jogador);

Traduzindo Explicando...
Bem, primeiramente nós declaramos como globalvar todas as variáveis (ou seja, nós podemos escrevê-las sem o uso de global.. Depois adicionamos uma sprite do jogador, e colocamo-la numa variável spr_jogador, assim quando queremos usar a sprite, chamamos a variável e não o nome da sprite (ela não tem nome). Depois adicionamos um obj_jogador, logo em seguida criamos as variáveis obj_jogador_create e obj_jogador_step, que serão os eventos. Depois adicionamos os eventos, usando o caminho dado nas variáveis. E, finalmente, colocamos o jogador na room.

Agora crie uma pasta e salve seu projeto lá. Lá mesmo, coloque uma sprite qualquer (de preferência de um jogador) chamada jogador (com extensão PNG). Também crie dois arquivos de texto (pode esquecer o formato doc, mas crie como txt primeiro) chamados jogador_create e jogador_step. No jogador_create, coloque:

Código:
sprite_index=spr_jogador

E no jogador_step:

Código:
if keyboard_check(vk_left)
{hspeed=-3 image_xscale=-1}
if keyboard_check(vk_right)
{hspeed=+3 image_xscale=+1}

Somente isso. Pronto! Você já tem um jogo com loads externos! Agora é só mudar os recursos para os seus e adicionar mais deles. Siga este modelo:

Código:
globalvar spr,obj,obj_create,obj_step;
spr=sprite_add(working_directory + '\spr.png',1,0,0,0,0);
obj= object_add();
obj_create=working_directory + '\obj_create.obj';

obj_create=working_directory + '\obj_create.obj';
obj_step=working_directory + '\obj_step.obj';

object_event_add(obj,ev_create,0,'execute_file(obj_create)');
object_event_add(obj,ev_step,ev_step_normal,'execute_file(obj_step)');

instance_create(x,y,obj);

Fim do tuto! Espero que gostem. Comentem!
Até mais!


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Mensagem por Pit Bull Qui 13 Out 2011, 15:07

Eu estava pensando em colocar esse sistema no meu jogo online, mais ficaria complexo demais porque alem de substituir ou adicionar eu ainda teria que mudar o executável, então no meu caso colocar tudo no executável é a melhor coisa a fazer Happy

Parabéns pelo tutorial Cool
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Mensagem por luiz_eldorado Qui 13 Out 2011, 15:23

Pit Bull escreveu:Eu estava pensando em colocar esse sistema no meu jogo online, mais ficaria complexo demais porque alem de substituir ou adicionar eu ainda teria que mudar o executável, então no meu caso colocar tudo no executável é a melhor coisa a fazer Happy

Parabéns pelo tutorial Cool

É claro...
mas fazer isso depois de "quase pronto e dificil.. tem que fazer no começa XD
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Mensagem por saim Qui 13 Out 2011, 17:08

Ô, luiz_eldorado, o meu jogo genérico já faz isso, só que ele é bem mais flexível, porque você adiciona os objetos a partir do arquivo de texto, então pode mudar o nome dos recursos (no seu, o programador fica preso aos nomes definidos no create).
Deu pra ver que você entendeu bem a idéia, mas assim como eu, na época que escrevi aquele tutorial, falta amadurecer ainda, as possibilidades.

Mas aguarde. Já amadureci bastante e pretendo editar o meu tuto de jogo genérico de cabo a rabo, com formas de organização bem bacanas, um menu pra selecionar QUAL JOGO será rodado, possibilidade de criar e alterar templates, o diabo. Está ficando bem bacana, você vai gostar.

PS: O nome, "jogo genérico", fui eu que inventei. Não sei se existe um nome certo pra isso. Foi uma piadinha (sem-graça) com a possibilidade de criar um único executável que rode diversos jogos diferentes.
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Mensagem por PedroX Dom 23 Out 2011, 11:48

O tutorial ficou legal. Desconsiderando que é um tanto dificultoso ficar criando arquivos para cada coisa, ficou interessante. Seria legal poder criar vários objetos, carregar um jogo inteiro, xD. Acho que vou tentar aprimorar essa ideia, para ficar melhor ainda. Aprovado.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por luiz_eldorado Dom 23 Out 2011, 16:28

Pedro Henrique, obrigado por aprovar meu tutorial, é sim um pouco dificultoso (já que não se tem a função de autocompletar do GM...).
Bem, eu tenho um exemplo de que isso é possível, o Secomp 2 é totalmente feito com loads...
Obrigado

EDIT
O link do Secomp 2
https://gmbr.forumeiros.com/t19080-secomp-2-vl-se-compromisse
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Mensagem por Isaque Onix Sáb 24 Mar 2012, 18:02

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