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como fazer o personagem atacar

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como fazer o personagem atacar Empty como fazer o personagem atacar

Mensagem por gntdaniel Qui 13 Out 2011, 14:43

queria aprender a fazer o personagem atacar, ele nao pode atacar quando esta pulando e nao pode atacar quando esta pegando algum item e se estiver andando se a tecla de ataque for precionada ele para de andar para atacar
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por Dancity Qui 13 Out 2011, 16:47

Pra fazer atacar tem centenas de tutoriais explicando isso aqui na GMBR.
Pra fazer essas restrições sugiro que estude um pouco mais sobre GML e então fazer isso fica fácil. Mas aí vai:
PS: Não testei esses códigos, se eu errar, me desculpe.

1- "Ele não pode atacar quando está pulando ou andando"
Step:
Código:
if hspeed=0 and vspeed=0
{atacar=true}
else
{atacar=false}

2- "Ele não pode atacar quando está pegando algum item!
Evento de colisão com o item:
Código:
atacar=false

3- "Atacar"
Evento usando para atacar
Código:
hspeed=0
if atacar=true
{
//Código do ataque
}
Esse código pode precisar de alterações dependendo do evento usado.
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por gntdaniel Qui 13 Out 2011, 17:00

sim vi um tutorial sobre isso mas nao era exatamente sobre, vi um tutorial que ensinava andar, pular e atacar, so que quando tentei adaptar o jeito de atacar pro meu game ,n deu por isso resolvi postar aki
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por Fireheaddew Qui 13 Out 2011, 17:13

Vamos as variáveis denovo:
Código:
atacando=0 //indica se o personagem está atacando; vai ser bastante útil mais tarde em outras situações
pulando=0 //indica se o personagem está pulando
andando=0 //indica se o personagem está andando
pegandoitem=0 //indica se o personagem está pegando itens
nochao=0 //indica se o personagem está no chão NOTA: Não devem ser usados números, símbolos ou acentos nas variáveis.
// = comentário
No step:
Código:
if keyboard_check_pressed(ord("X"))//pode ser qualquer tecla como exemplo temos a tecla X que bastante comum em jogos de plataforma
{
if nochao=1 or pulando=0 or pegandoitem=0{instance_create(x,y,obj_ataque)}
}
Na colisão com o obj_solido:
Código:

vspeed=0
if pulando=1{nochao=0; pulando=0;}
Na colisão com o item:
Código:
pegandoitem=1
No botão de pular:
Código:
if place_meeting(x,y+4,obj_solido){pulando=1; vspeed-=10;}
Então é só isso. Não testei ainda; pode haver erros.
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por gntdaniel Qui 13 Out 2011, 19:56

no caso instance_create iria criar uma instancia e ela iria ficar na tela, como por exemplo um tiro, no caso do ataque e diferente.
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por Fireheaddew Qui 13 Out 2011, 20:20

Ah, vamos supor que seria no estilo Streets of Rage, ou equivalente.
Fiz com pressa e nem notei.
No create adcione:
Código:
esq=0//checa se o player está virado para esquerda
dir=1//se virado para direita
No step:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_left){esq=1;dir=0;}
if keyboard_check_pressed(vk_right){esq=0;dir=1;}
if keyboard_check_pressed(ord("X"))
{
if nochao=1 or pulando=0 or pegandoitem=0
{atacando=1;alarm[0]=20;if dir=1{sprite_index=spr_atacando_dir;}
if esq=1{sprite_index=spr_atacando_esq;}}
No alarm[0]=20, você pode trocar 20 por outro número, que é o tempo em que o ataque permanece ativo(por exemplo, quanto tempo o soco dura).
No alarm[0]:
Código:
atacando=0
Na colisão com o inimigo:
Código:
if Player.atacando=1{instance_destroy();}
else
room_restart();
Se o player estiver atacando o inimigo é destuido; senão, a fase reinicia.
Espero ter ajudado!
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por gntdaniel Sex 14 Out 2011, 10:45

isso esta otimo, mas gostaria de uma pequena modificacao que quando o ataque acabar ele volte a o spr_parado_, e tambem que a imagem spr_atacando_lado e mexese, e na colisao com o inimigo ao funcionou.
do lado correto que ele atacou .


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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por Fireheaddew Sex 14 Out 2011, 12:02

gntdaniel escreveu:isso esta otimo, mas gostaria de uma pequena modificacao que quando o ataque acabar ele volte a o spr_parado_, e tambem que a imagem spr_atacando_lado e mexese, e na colisao com o inimigo ao funcionou.
do lado correto que ele atacou .


Não funcionou?
Bem, sobre a imagem ser animada, use isso antes do sprite_index:
Código:
image_speed=0.5;
No Alarm 0 adicione:
Código:
sprite_index=spr_parado
Deve ser isso.
PS: 200º post! Viva!
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por Super Games Sex 14 Out 2011, 14:01

Olha, atacar mesmo eu não sei, mas não atacar no chão é simples...
Crie uma variável que indique que o player está pulando, logo em seguida faça que se a variável que informa que ele está pulando estiver atacando, não poder atacar.
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por gntdaniel Sex 14 Out 2011, 16:56

testei os comandos mais nao deu dexa pra la eu me viro aki, os que dizem ser fodoes do gm nao sabe nem fazer o personagem atacar tsc, tsc,tsc .

@EDIT por Grotle
Tome mais cuidado com o que diz, mantanha a ordem, faça comentários construtivos e não destrutivos.
Usuário alertado.
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por Fireheaddew Sex 14 Out 2011, 17:09

gntdaniel escreveu:testei os comandos mais nao deu dexa pra la eu me viro aki, os que dizem ser fodões do gm nao sabe nem fazer o personagem atacar tsc, tsc,tsc .
A quem você se refere?
Depois, eu não testei ainda, pois não não estou precisando utilizar esses códigos agora, mas quando eu precisar eu farei com mais calma.
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por MatheusReis Sex 14 Out 2011, 17:21

@gntdaniel É... e pelo que parece você não é nada melhor do que eles. Droga...
Mas eu acho que ninguém disse nada. =/

!!!
http://dl.dropbox.com/u/29285576/enginetal.gmk
Descobri que só faltou competência pra adaptar o código do dancity.
Que coisa não? O_O

Grato pela chance de ajudar. =D
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por Dancity Sex 14 Out 2011, 17:48

Eu realmente não queria disutir mas sua arrogância realmente abalou, estamos aqui pacientemente te ajudando numa questão que pode ser até simples, mas não significa que é só pegar um código e colar no gm que tudo vai ser resolvido, você é um dos usuários que tem a péssima mania que querer tudo na mão. A GMBR não está aqui pra vc copiar um jogo e chamar de seu, queremos que você aprenda GML e evolua.
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como fazer o personagem atacar Empty Re: como fazer o personagem atacar

Mensagem por gntdaniel Sex 14 Out 2011, 20:57

Dancity escreveu:Eu realmente não queria disutir mas sua arrogância realmente abalou, estamos aqui pacientemente te ajudando numa questão que pode ser até simples, mas não significa que é só pegar um código e colar no gm que tudo vai ser resolvido, você é um dos usuários que tem a péssima mania que querer tudo na mão. A GMBR não está aqui pra vc copiar um jogo e chamar de seu, queremos que você aprenda GML e evolua.

se eu quise-se tudo na mao iria baixar uma engine e editar as sprites,nao ia perder meu tempo escrevendo um topico.
acho que deveria testar os codigos primeiro, quer que os usuarios aprenda, pelo menos ensine certo.
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Mensagem por Fireheaddew Sex 14 Out 2011, 21:34

gntdaniel escreveu:
Dancity escreveu:Eu realmente não queria disutir mas sua arrogância realmente abalou, estamos aqui pacientemente te ajudando numa questão que pode ser até simples, mas não significa que é só pegar um código e colar no gm que tudo vai ser resolvido, você é um dos usuários que tem a péssima mania que querer tudo na mão. A GMBR não está aqui pra vc copiar um jogo e chamar de seu, queremos que você aprenda GML e evolua.

se eu quise-se tudo na mao iria baixar uma engine e editar as sprites,nao ia perder meu tempo escrevendo um topico.
acho que deveria testar os codigos primeiro, quer que os usuarios aprenda, pelo menos ensine certo.
Eu não vou dar de bandeja para os novatos do GM. Se eu fiz errado, me desculpe, pois, aposto que até o SIGILOSO, Jiraya, Pedro Henrique, e outros(Parabéns! A STAFF da GMBR é incrível, todos da staff são excelentes) já até erraram e continuam errando, mesmo sendo experientes. O que eu faço, é com base no meu conhecimento atual. Meu conhecimento em GM é mediano, e estudo a linguagem GML. Ninguém sabe tudo. Nem Mark Overmars deve se lembrar de tudo que fez no Game Maker.
Bom, vamos encerrar essa discussão, que foi criada por motivos bestas.
Vamos agora nos focar na sua dúvida. Já que está sendo tão difícil, peça uma engine. Daí você ESTUDA a engine.
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Mensagem por Dancity Sáb 15 Out 2011, 01:38

gntdaniel escreveu:
se eu quise-se tudo na mao iria baixar uma engine e editar as sprites,nao ia perder meu tempo escrevendo um topico.
acho que deveria testar os codigos primeiro, quer que os usuarios aprenda, pelo menos ensine certo.

O motivo da gente não testar o código não é por preguiça ou pra entregar mal feito mesmo. O motivo de nem sempre testarmos os códigos é que leva tempo até fazer um teste com todos os aspectos, sendo que nós teríamos que programar uma engine de base.

Então é mais fácil nos darmos os códigos e você testar aí no seu jogo. Ah, e nem sempre uma engine vai vir com todas as funções que queremos.

Chega de discussão, você disse que ia dar seu jeito certo?
Tópico Trancado.
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