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como fazer o personagem atacar
5 participantes
Página 1 de 1
como fazer o personagem atacar
queria aprender a fazer o personagem atacar, ele nao pode atacar quando esta pulando e nao pode atacar quando esta pegando algum item e se estiver andando se a tecla de ataque for precionada ele para de andar para atacar
gntdaniel- Data de inscrição : 22/09/2011
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Re: como fazer o personagem atacar
Pra fazer atacar tem centenas de tutoriais explicando isso aqui na GMBR.
Pra fazer essas restrições sugiro que estude um pouco mais sobre GML e então fazer isso fica fácil. Mas aí vai:
PS: Não testei esses códigos, se eu errar, me desculpe.
1- "Ele não pode atacar quando está pulando ou andando"
Step:
2- "Ele não pode atacar quando está pegando algum item!
Evento de colisão com o item:
3- "Atacar"
Evento usando para atacar
Pra fazer essas restrições sugiro que estude um pouco mais sobre GML e então fazer isso fica fácil. Mas aí vai:
PS: Não testei esses códigos, se eu errar, me desculpe.
1- "Ele não pode atacar quando está pulando ou andando"
Step:
- Código:
if hspeed=0 and vspeed=0
{atacar=true}
else
{atacar=false}
2- "Ele não pode atacar quando está pegando algum item!
Evento de colisão com o item:
- Código:
atacar=false
3- "Atacar"
Evento usando para atacar
- Código:
hspeed=0
if atacar=true
{
//Código do ataque
}
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Re: como fazer o personagem atacar
sim vi um tutorial sobre isso mas nao era exatamente sobre, vi um tutorial que ensinava andar, pular e atacar, so que quando tentei adaptar o jeito de atacar pro meu game ,n deu por isso resolvi postar aki
gntdaniel- Data de inscrição : 22/09/2011
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Re: como fazer o personagem atacar
Vamos as variáveis denovo:
No step:
- Código:
atacando=0 //indica se o personagem está atacando; vai ser bastante útil mais tarde em outras situações
pulando=0 //indica se o personagem está pulando
andando=0 //indica se o personagem está andando
pegandoitem=0 //indica se o personagem está pegando itens
nochao=0 //indica se o personagem está no chão NOTA: Não devem ser usados números, símbolos ou acentos nas variáveis.
No step:
- Código:
if keyboard_check_pressed(ord("X"))//pode ser qualquer tecla como exemplo temos a tecla X que bastante comum em jogos de plataforma
{
if nochao=1 or pulando=0 or pegandoitem=0{instance_create(x,y,obj_ataque)}
}
- Código:
vspeed=0
if pulando=1{nochao=0; pulando=0;}
- Código:
pegandoitem=1
- Código:
if place_meeting(x,y+4,obj_solido){pulando=1; vspeed-=10;}
Fireheaddew- Data de inscrição : 04/11/2010
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Re: como fazer o personagem atacar
no caso instance_create iria criar uma instancia e ela iria ficar na tela, como por exemplo um tiro, no caso do ataque e diferente.
gntdaniel- Data de inscrição : 22/09/2011
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Re: como fazer o personagem atacar
Ah, vamos supor que seria no estilo Streets of Rage, ou equivalente.
Fiz com pressa e nem notei.
No create adcione:
No alarm[0]:
Espero ter ajudado!
Fiz com pressa e nem notei.
No create adcione:
- Código:
esq=0//checa se o player está virado para esquerda
dir=1//se virado para direita
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_left){esq=1;dir=0;}
if keyboard_check_pressed(vk_right){esq=0;dir=1;}
if keyboard_check_pressed(ord("X"))
{
if nochao=1 or pulando=0 or pegandoitem=0
{atacando=1;alarm[0]=20;if dir=1{sprite_index=spr_atacando_dir;}
if esq=1{sprite_index=spr_atacando_esq;}}
No alarm[0]:
- Código:
atacando=0
- Código:
if Player.atacando=1{instance_destroy();}
else
room_restart();
Espero ter ajudado!
Fireheaddew- Data de inscrição : 04/11/2010
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Re: como fazer o personagem atacar
isso esta otimo, mas gostaria de uma pequena modificacao que quando o ataque acabar ele volte a o spr_parado_, e tambem que a imagem spr_atacando_lado e mexese, e na colisao com o inimigo ao funcionou.
do lado correto que ele atacou .
do lado correto que ele atacou .
gntdaniel- Data de inscrição : 22/09/2011
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Re: como fazer o personagem atacar
Não funcionou?gntdaniel escreveu:isso esta otimo, mas gostaria de uma pequena modificacao que quando o ataque acabar ele volte a o spr_parado_, e tambem que a imagem spr_atacando_lado e mexese, e na colisao com o inimigo ao funcionou.
do lado correto que ele atacou .
Bem, sobre a imagem ser animada, use isso antes do sprite_index:
- Código:
image_speed=0.5;
- Código:
sprite_index=spr_parado
PS: 200º post! Viva!
Fireheaddew- Data de inscrição : 04/11/2010
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Re: como fazer o personagem atacar
Olha, atacar mesmo eu não sei, mas não atacar no chão é simples...
Crie uma variável que indique que o player está pulando, logo em seguida faça que se a variável que informa que ele está pulando estiver atacando, não poder atacar.
Crie uma variável que indique que o player está pulando, logo em seguida faça que se a variável que informa que ele está pulando estiver atacando, não poder atacar.
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Re: como fazer o personagem atacar
testei os comandos mais nao deu dexa pra la eu me viro aki, os que dizem ser fodoes do gm nao sabe nem fazer o personagem atacar tsc, tsc,tsc .
@EDIT por Grotle
Tome mais cuidado com o que diz, mantanha a ordem, faça comentários construtivos e não destrutivos.
Usuário alertado.
@EDIT por Grotle
Tome mais cuidado com o que diz, mantanha a ordem, faça comentários construtivos e não destrutivos.
Usuário alertado.
gntdaniel- Data de inscrição : 22/09/2011
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Re: como fazer o personagem atacar
A quem você se refere?gntdaniel escreveu:testei os comandos mais nao deu dexa pra la eu me viro aki, os que dizem ser fodões do gm nao sabe nem fazer o personagem atacar tsc, tsc,tsc .
Depois, eu não testei ainda, pois não não estou precisando utilizar esses códigos agora, mas quando eu precisar eu farei com mais calma.
Fireheaddew- Data de inscrição : 04/11/2010
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Re: como fazer o personagem atacar
@gntdaniel É... e pelo que parece você não é nada melhor do que eles. Droga...
Mas eu acho que ninguém disse nada. =/
!!!
http://dl.dropbox.com/u/29285576/enginetal.gmk
Descobri que só faltou competência pra adaptar o código do dancity.
Que coisa não? O_O
Grato pela chance de ajudar. =D
Mas eu acho que ninguém disse nada. =/
!!!
http://dl.dropbox.com/u/29285576/enginetal.gmk
Descobri que só faltou competência pra adaptar o código do dancity.
Que coisa não? O_O
Grato pela chance de ajudar. =D
Re: como fazer o personagem atacar
Eu realmente não queria disutir mas sua arrogância realmente abalou, estamos aqui pacientemente te ajudando numa questão que pode ser até simples, mas não significa que é só pegar um código e colar no gm que tudo vai ser resolvido, você é um dos usuários que tem a péssima mania que querer tudo na mão. A GMBR não está aqui pra vc copiar um jogo e chamar de seu, queremos que você aprenda GML e evolua.
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Re: como fazer o personagem atacar
Dancity escreveu:Eu realmente não queria disutir mas sua arrogância realmente abalou, estamos aqui pacientemente te ajudando numa questão que pode ser até simples, mas não significa que é só pegar um código e colar no gm que tudo vai ser resolvido, você é um dos usuários que tem a péssima mania que querer tudo na mão. A GMBR não está aqui pra vc copiar um jogo e chamar de seu, queremos que você aprenda GML e evolua.
se eu quise-se tudo na mao iria baixar uma engine e editar as sprites,nao ia perder meu tempo escrevendo um topico.
acho que deveria testar os codigos primeiro, quer que os usuarios aprenda, pelo menos ensine certo.
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Re: como fazer o personagem atacar
Eu não vou dar de bandeja para os novatos do GM. Se eu fiz errado, me desculpe, pois, aposto que até o SIGILOSO, Jiraya, Pedro Henrique, e outros(Parabéns! A STAFF da GMBR é incrível, todos da staff são excelentes) já até erraram e continuam errando, mesmo sendo experientes. O que eu faço, é com base no meu conhecimento atual. Meu conhecimento em GM é mediano, e estudo a linguagem GML. Ninguém sabe tudo. Nem Mark Overmars deve se lembrar de tudo que fez no Game Maker.gntdaniel escreveu:Dancity escreveu:Eu realmente não queria disutir mas sua arrogância realmente abalou, estamos aqui pacientemente te ajudando numa questão que pode ser até simples, mas não significa que é só pegar um código e colar no gm que tudo vai ser resolvido, você é um dos usuários que tem a péssima mania que querer tudo na mão. A GMBR não está aqui pra vc copiar um jogo e chamar de seu, queremos que você aprenda GML e evolua.
se eu quise-se tudo na mao iria baixar uma engine e editar as sprites,nao ia perder meu tempo escrevendo um topico.
acho que deveria testar os codigos primeiro, quer que os usuarios aprenda, pelo menos ensine certo.
Bom, vamos encerrar essa discussão, que foi criada por motivos bestas.
Vamos agora nos focar na sua dúvida. Já que está sendo tão difícil, peça uma engine. Daí você ESTUDA a engine.
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Re: como fazer o personagem atacar
gntdaniel escreveu:
se eu quise-se tudo na mao iria baixar uma engine e editar as sprites,nao ia perder meu tempo escrevendo um topico.
acho que deveria testar os codigos primeiro, quer que os usuarios aprenda, pelo menos ensine certo.
O motivo da gente não testar o código não é por preguiça ou pra entregar mal feito mesmo. O motivo de nem sempre testarmos os códigos é que leva tempo até fazer um teste com todos os aspectos, sendo que nós teríamos que programar uma engine de base.
Então é mais fácil nos darmos os códigos e você testar aí no seu jogo. Ah, e nem sempre uma engine vai vir com todas as funções que queremos.
Chega de discussão, você disse que ia dar seu jeito certo?
Tópico Trancado.
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