Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares!
+5
Licht
Fuzenrad
Super Games
The King
Ritton
9 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Discussões
Página 1 de 1
12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares!
Olá pessoal! Eu havia parado de mexer no Game Maker, pois achava que meus jogos não poderiam crescer e quem sabe atingir um público nacional. Eu estava jogando Super Mario World no meu SNES e pude ter uma noção de porque o Mario atualmente agrada tanto o público infantil, juvenil e adulto. Eu formulei algumas dicas e espero que possa ajudar de alguma forma:
1. Público: Um jogo deve ser dedicado a um tipo de jogador (Casual ou Hardcore, os mais conhecidos atualmente) e tentar desenvolver o máximo sobre o estilo desejado. Existem alguns jogos que utilizam vários públicos, como Mario (apesar de ser considerado um jogo Casual). Um jogo deve sempre seguir e interessar o público escolhido.
2.Enredo: Um jogo que tem um enredo chamativo ou interativo acaba atraindo os jogadores. Não utilize enredos já criados para fazer seus jogos e sim utilize-os como base para a construção de um totalmente original.
3.Personagens: Personagens são a forma de comunicar o jogador com o jogo, por isso é importante basear-se no enredo. Os personagens devem conter nomes criativos ou chamativos, que levam o jogador a se interessar por ele. Tome cuidado quando for escolher quem será o personagem principal, pois poderá causar um desentendimento do jogador.
4.Tema e Estilo: Um jogo só pode possuir um tema e um estilo, pois ajuda a melhor compreensão do jogador sobre o jogo. O tema deve ser algo que seja interessante, criativo e também pode ser inspirador, dentre diversos outros. O estilo deve ser unicamente um, porém existem jogos que ampliam trabalhando com mais, mas eles acabam não infligindo em nada no jogo, por isso é importante você saber se conseguirá trabalhar com mais.
5.Conceitos Básicos: A jogabilidade de um jogo deve ser ótima, caso contrário acaba desvalorizando o jogo inteiro. Os gráficos devem ser criados com alta qualidade e devem seguir o estilo do jogo juntamente com o tema, pois podem acabar desvalorizando os mesmos e consequentemente o jogo.
6.Originalidade: Jamais copie algo que já foi criado, pois desvaloriza completamente seu jogo ou software. Existe versões chamadas "Remakes" que consiste na nova criação de um jogo criada por um fã, mas não necessariamente o jogo deve ser semelhante ao original. A originalidade consiste em diversos conceitos, dentre eles se encontram as dicas dadas anteriormente.
7.Recursos: Cuidado, pois o uso de recursos extras, como efeitos especiais, podem acabar deixando o jogo acabado, ou seja, muito exagerado e acaba causando o mau-estar de quem está jogando. Utilize estes recursos com moderação e procure utilizá-los em momentos certos, para não causar um desentendimento do jogador.
8.Utilidade: Esta dica é dedicada a softwares que procuram de alguma forma ser útil ao seu criador e aos usuários. Procure desenvolver a utilidade principal do programa e como ele poderá ser útil aos seus utilizadores. Tome cuidado na hora desta parte, pois pode deixá-lo sem motivos para ser usado.
9.Extras: É importante levar em consideração outros elementos que são muito importantes para o jogo ou software. O título deve ser algo chamativo, que leve o leitor a se interessar por eles. Procure desenvolvê-los de forma criativa, pois leva o jogador a se entreter.
10.Qualidade: Um jogo ou software deve ter qualidade, de preferência ótima, para que o utilizador acabe sentindo prazer de utilizá-los. Procure desenvolver ao máximo esta parte, que é somente atingida com todas as dicas dadas e outras.
11.Entretenimento: É importante um jogo oferecer entretenimento entre ele e o jogador, pois o deixa mais desafiador e faz com que o utilizador se sinta desafiado ou curioso. Dentre todos os conceitos, o principal para um jogo chamar a atenção de quem está jogando é este.
12.Intenção: Um jogo deve ser criada na intenção de causar o melhor conforto para quem estiver jogando. Um jogo pode não atingir muitos dos conceitos, mas o que vale é a intenção de tê-lo criado. Nunca se esqueça desta dica!
Querem mais dicas?Visitem o tópico do meu amigo Lucas Lunar e confiram as melhores maneiras de se criar um jogo!Vale a pena conferir pessoal!
Dicas do Lucas Lunar
Obrigado Fireheaddew pela nova dica e vocês, espero que seja útil. Não deixem de comentar e avaliarem as dicas, ok? Como estava postado na seção Assuntos Diversos e esta foi excluída, me restou trazer este tópico para cá, afinal é relacionado ao Game Maker. Caso eu esteja errado, não exitem em me falar!
Até mais!
12 DICAS PARA A CRIAÇÃO DE JOGOS OU SOFTWARES
1. Público: Um jogo deve ser dedicado a um tipo de jogador (Casual ou Hardcore, os mais conhecidos atualmente) e tentar desenvolver o máximo sobre o estilo desejado. Existem alguns jogos que utilizam vários públicos, como Mario (apesar de ser considerado um jogo Casual). Um jogo deve sempre seguir e interessar o público escolhido.
2.Enredo: Um jogo que tem um enredo chamativo ou interativo acaba atraindo os jogadores. Não utilize enredos já criados para fazer seus jogos e sim utilize-os como base para a construção de um totalmente original.
3.Personagens: Personagens são a forma de comunicar o jogador com o jogo, por isso é importante basear-se no enredo. Os personagens devem conter nomes criativos ou chamativos, que levam o jogador a se interessar por ele. Tome cuidado quando for escolher quem será o personagem principal, pois poderá causar um desentendimento do jogador.
4.Tema e Estilo: Um jogo só pode possuir um tema e um estilo, pois ajuda a melhor compreensão do jogador sobre o jogo. O tema deve ser algo que seja interessante, criativo e também pode ser inspirador, dentre diversos outros. O estilo deve ser unicamente um, porém existem jogos que ampliam trabalhando com mais, mas eles acabam não infligindo em nada no jogo, por isso é importante você saber se conseguirá trabalhar com mais.
5.Conceitos Básicos: A jogabilidade de um jogo deve ser ótima, caso contrário acaba desvalorizando o jogo inteiro. Os gráficos devem ser criados com alta qualidade e devem seguir o estilo do jogo juntamente com o tema, pois podem acabar desvalorizando os mesmos e consequentemente o jogo.
6.Originalidade: Jamais copie algo que já foi criado, pois desvaloriza completamente seu jogo ou software. Existe versões chamadas "Remakes" que consiste na nova criação de um jogo criada por um fã, mas não necessariamente o jogo deve ser semelhante ao original. A originalidade consiste em diversos conceitos, dentre eles se encontram as dicas dadas anteriormente.
7.Recursos: Cuidado, pois o uso de recursos extras, como efeitos especiais, podem acabar deixando o jogo acabado, ou seja, muito exagerado e acaba causando o mau-estar de quem está jogando. Utilize estes recursos com moderação e procure utilizá-los em momentos certos, para não causar um desentendimento do jogador.
8.Utilidade: Esta dica é dedicada a softwares que procuram de alguma forma ser útil ao seu criador e aos usuários. Procure desenvolver a utilidade principal do programa e como ele poderá ser útil aos seus utilizadores. Tome cuidado na hora desta parte, pois pode deixá-lo sem motivos para ser usado.
9.Extras: É importante levar em consideração outros elementos que são muito importantes para o jogo ou software. O título deve ser algo chamativo, que leve o leitor a se interessar por eles. Procure desenvolvê-los de forma criativa, pois leva o jogador a se entreter.
10.Qualidade: Um jogo ou software deve ter qualidade, de preferência ótima, para que o utilizador acabe sentindo prazer de utilizá-los. Procure desenvolver ao máximo esta parte, que é somente atingida com todas as dicas dadas e outras.
11.Entretenimento: É importante um jogo oferecer entretenimento entre ele e o jogador, pois o deixa mais desafiador e faz com que o utilizador se sinta desafiado ou curioso. Dentre todos os conceitos, o principal para um jogo chamar a atenção de quem está jogando é este.
12.Intenção: Um jogo deve ser criada na intenção de causar o melhor conforto para quem estiver jogando. Um jogo pode não atingir muitos dos conceitos, mas o que vale é a intenção de tê-lo criado. Nunca se esqueça desta dica!
Querem mais dicas?Visitem o tópico do meu amigo Lucas Lunar e confiram as melhores maneiras de se criar um jogo!Vale a pena conferir pessoal!
Dicas do Lucas Lunar
Obrigado Fireheaddew pela nova dica e vocês, espero que seja útil. Não deixem de comentar e avaliarem as dicas, ok? Como estava postado na seção Assuntos Diversos e esta foi excluída, me restou trazer este tópico para cá, afinal é relacionado ao Game Maker. Caso eu esteja errado, não exitem em me falar!
Até mais!
Última edição por Ritton em Seg 10 Out 2011, 20:47, editado 10 vez(es)
Ritton- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: 12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares!
"2.Enredo: Um jogo que tem um enredo chamativo ou chamativo"
o que voce quis dizer com isso?
o que voce quis dizer com isso?
The King- Games Ranking :
Notas recebidas : Pol - E, B
Reputação : 0
Número de Mensagens : 172
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Erro arrumado!Já podem ler a dicas novamente e não deixem de comentar, ok?Obrigado The King por me atentar!
Até mais!
Até mais!
Ritton- Games Ranking :
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Você repostou o tópico?Se sim, por quê?
Mas são sim ótimas dicas para quem quer criar um bom projeto.
Mas são sim ótimas dicas para quem quer criar um bom projeto.
Super Games- Games Ranking :
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Não ficou muito claro essa parte ae...7.Recursos: Cuidado, pois o uso de recursos extras, como efeitos especiais, podem acabar deixando o jogo acabado.
E essa aqui começou bem mas acabou bem.. mal, explorar bem os extras é fazer aqueles recursos que liberam coisas pro jogador conforme ele for jogando, como uma fase especial, um item, aumentar as munições etc.9.Extras: É importante levar em consideração outros elementos que são muito importantes para o jogo ou sofwtare.O título deve ser algo chamativo, que leve o leitor a se interessar por eles.Procure criá-los de forma criativa, pois leva o jogador a se entreter.
Esse já fica sub-entendido nas soma das outras dicas.10.Qualidade: Um jogo ou software deve ter qualidade, de preferência ótima, para que o utilizador acabe sentindo prazer de utilizá-los.Procure desenvolver ao máximo esta parte, que é somente atingida com todas as dicas dadas e outras.
Mas no geral as dicas estão boas.
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
https://gmbr.forumeiros.com/t13244-ls-faqs-o-que-faz-uma-pessoa-querer-jogar-um-jogo?highlight=ls+faqs...
Sniff... x'P
Ritton, você é meu amigão, te apoio, você é 10. Mas tinha meu tuto já xP
Anyway, o seu Tutorial é bom também. Mas o meu é mais completinho xP
Sniff... x'P
Ritton, você é meu amigão, te apoio, você é 10. Mas tinha meu tuto já xP
Isso, isso, isso!Fuzenrad escreveu:E essa aqui começou bem mas acabou bem.. mal, explorar bem os extras é fazer aqueles recursos que liberam coisas pro jogador conforme ele for jogando, como uma fase especial, um item, aumentar as munições etc.
Anyway, o seu Tutorial é bom também. Mas o meu é mais completinho xP
Licht- Games Ranking :
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Com gráfico de qualidade você quer dizer God of War ou Mirfo?
mrHarris- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 265
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
@Tsurugi Kyousuke: Como a seção "Assuntos Diversos" foi deletada, muitos não tiveram a chance de ver este e então resolvi postar mais uma vez.Obrigado pelo comentário, amigo!
@Fuzenrad:Muito obrigado por comentar, ainda estou trabalhando nas dicas, para poder ajudar de alguma forma o pessoal!Obrigado pela a avaliação e tem algumas partes que errei feio, mas irei consertar, mas acho que a intenção deu para ser captada por vocês.
@Lucas Lunar: Valeu amigo pelo comentário!Fique sabendo que te apoio também e você é nota 10 como todos aqui!Me desculpe, não havia visto seu tópico e como ele está bastante completo, adicionarei o link junto as minhas, ok?Eu fiz apenas dicas básicas e as suas com certeza estão mais completas.Forte abraço!
@Henrique Berto: Claro que não, amigo.Muitos jogos possuem gráficos simples de alta qualidade e não necessariamente devemos comparar com um jogo de um console e sim tentar deixá-los os mais apresentáveis possíveis, que causem um bem-estar para estiver jogando!
Quem quiser complementar as dicas, fiquem a vontade!
Até mais!
@Fuzenrad:Muito obrigado por comentar, ainda estou trabalhando nas dicas, para poder ajudar de alguma forma o pessoal!Obrigado pela a avaliação e tem algumas partes que errei feio, mas irei consertar, mas acho que a intenção deu para ser captada por vocês.
@Lucas Lunar: Valeu amigo pelo comentário!Fique sabendo que te apoio também e você é nota 10 como todos aqui!Me desculpe, não havia visto seu tópico e como ele está bastante completo, adicionarei o link junto as minhas, ok?Eu fiz apenas dicas básicas e as suas com certeza estão mais completas.Forte abraço!
@Henrique Berto: Claro que não, amigo.Muitos jogos possuem gráficos simples de alta qualidade e não necessariamente devemos comparar com um jogo de um console e sim tentar deixá-los os mais apresentáveis possíveis, que causem um bem-estar para estiver jogando!
Quem quiser complementar as dicas, fiquem a vontade!
Até mais!
Ritton- Games Ranking :
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Essa era a minha dúvida, porque o Mirfo por exemplo tem gráficos muito bons.
mrHarris- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 265
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Essa eu não entendi.7.Recursos: Cuidado, pois o uso de recursos extras, como efeitos especiais, podem acabar deixando o jogo acabado.Utilize estes recursos com moderação e procure utilizá-los em momentos certos, para não causar um desentendimento do jogador.
Procure criá-los de forma criativa?9.Extras: É importante levar em consideração outros elementos que são muito importantes para o jogo ou sofwtare.O título deve ser algo chamativo, que leve o leitor a se interessar por eles.Procure criá-los de forma criativa, pois leva o jogador a se entreter.
O verbo "Criar" tá repetido.
Os espaços.10.Qualidade: Um jogo ou software deve ter qualidade, de preferência ótima, para que o utilizador acabe sentindo prazer de utilizá-los._Procure desenvolver ao máximo esta parte, que é somente atingida com todas as dicas dadas e outras.
11.Entretenimento: É importante um jogo oferecer entretenimento entre ele e o jogador, pois o deixa mais desafiador e faz com que o utilizador se sinta desafiado ou curioso._Dentre todos os conceitos, o principal para um jogo chamar a atenção de quem está jogando é este.
esta.Obrigado e espero que seja útil.Não deixem de comentar e avaliarem as dicas, ok?Como estava postado na seção Assuntos Diversos e eta foi excluída, me restou trazer este tópico para cá, afinal é relacionado ao Game Maker.Caso eu esteja errado, não exitem em me falar!
Não me leve a mal, só estou lhe corrigindo porque estou sem nada pra fazer mesmo =P.
Enfim, suas dicas estão ótimas. Continue assim.
Só uma coisa: tem uma dica que você pode colocar aí, ficando com 12. Quanto mais, melhor. ;D
Caso você não queira colocar lá,ou caso um certo crítico do forúm chegue antes, você pode complementar a dica Entretenimento.
12.Intenção: Um jogo/software pode ser simples, ou ter poucos recursos, mais a intenção do software é que vale. Temos por exemplo, Cave Story, que é um jogo e tanto, mas tem gráficos e jogabilidade simples. O jogo é em pixel art, tem gente que não gosta, mas usa como baso os conceitos simples de Metroid NES, e inovou bastante com esses conceitos. Ele ainda fez sozinho!
E o Pivot? Simples, mas faz animações stickman incrivéis!
Como você disse antes, muitos recursos podem atrapalhar, como por exemplo o Stykz, que tem a mesma função do Pivot já mencionado. O Stykz tem várias funções, que, você nem vai perceber que elas existem. Sem falar que ele buga toda hora.
Fireheaddew- Data de inscrição : 04/11/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 235
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
de qualquer forma,eu vou usar estas dicas no software q to criando,pois assim vai ser bem melhor...
o importante e dar o devido crédito as pessoas certas...
o importante e dar o devido crédito as pessoas certas...
Convidad- Convidado
@Fireheaddew: Obrigado por atentar estes erros estúpidos, pois tinha feito com pressa e não revisei. Todos os erros foram consertados. Sua dica também foi adicionada ao tópico e fico grato por ter contribuído que nem os outros. Um forte abraço!
@TRFN: É legal ver que estas dicas estão sendo úteis! Obrigado por comentar e sou grato por isso!
Desculpem pelos erros absurdos e obrigado pela atenção.Agora temos 12 dicas e a dica 7 foi esclarecida e caso não continuem entendendo, não exitem em me falar, ok?
Até mais!
@TRFN: É legal ver que estas dicas estão sendo úteis! Obrigado por comentar e sou grato por isso!
Desculpem pelos erros absurdos e obrigado pela atenção.Agora temos 12 dicas e a dica 7 foi esclarecida e caso não continuem entendendo, não exitem em me falar, ok?
Até mais!
Última edição por Ritton em Seg 10 Out 2011, 20:50, editado 1 vez(es)
Ritton- Games Ranking :
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Acredita que eu ainda não compreendi a 7ª dica?
Sugestão: coloque exemplos, fica mais compreensível ;)
Sugestão: coloque exemplos, fica mais compreensível ;)
Lauro- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
'-'
Fuzenrad: ele é gay.
Fuzenrad: ele é gay.
Última edição por Luca Rodrigues em Seg 10 Out 2011, 21:08, editado 1 vez(es)
Luca Rodrigues- Data de inscrição : 10/10/2011
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
@Lauro: Vou tentar te explicar: Imagina que você está jogando um jogo de luta e tomado de efeitos especiais.Você se sentiria bem com todo aquele efeito sendo captado enquanto você joga?Isso que quero mostrar, provavelmente uma pessoa iria acabar enjoando do jogo devido ao grande número de efeitos sendo captados pelo cérebro.No meu caso, eu poderia acabar me sentindo mal.
Espero que tenha entendido e caso não, por favor me fale, ok?
Até mais!
Até mais!
Ritton- Games Ranking :
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Anh, agora sim compreendi.Valeu manolo, mas sugiro que coloque isso no tópico, e em todos os itens.Ritton escreveu:@Lauro: Vou tentar te explicar: Imagina que você está jogando um jogo de luta e tomado de efeitos especiais.Você se sentiria bem com todo aquele efeito sendo captado enquanto você joga?Isso que quero mostrar, provavelmente uma pessoa iria acabar enjoando do jogo devido ao grande número de efeitos sendo captados pelo cérebro.No meu caso, eu poderia acabar me sentindo mal.
Até mais!
Lauro- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Lauro:Lauro escreveu:Anh, agora sim compreendi.Valeu manolo, mas sugiro que coloque isso no tópico, e em todos os itens.Ritton escreveu:@Lauro: Vou tentar te explicar: Imagina que você está jogando um jogo de luta e tomado de efeitos especiais.Você se sentiria bem com todo aquele efeito sendo captado enquanto você joga?Isso que quero mostrar, provavelmente uma pessoa iria acabar enjoando do jogo devido ao grande número de efeitos sendo captados pelo cérebro.No meu caso, eu poderia acabar me sentindo mal.
Até mais!
Tem outro motivo: Muitos efeitos, principalmente os grandes(normalmente de combos), tapam a tela e você não vê nada. Além disso, podem pesar o jogo e forçar a máquina.
Ritton: Isso não foi nada. Qualquer coisa que precisar, é só me chamar ;D.
Luca Rodrigues: Quem é o gay? (Você flodoou(Isso tá certo?(Existem parenteses dentro de parenteses?)).)
Fireheaddew- Data de inscrição : 04/11/2010
Número de Mensagens : 235
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0