GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos

3 participantes

Ir para baixo

[Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos Empty [Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos

Mensagem por Tiger Seg 04 Mar 2013, 06:53

[Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos
Dicas e soluções simples

Bem eu não achei um local adequado onde eu colocar essa postagem, sendo que não é um tutorial mas sim troca de experiencias, dicas e soluções simples para quem esta começando recentemente na área de jogos.

Em primeiro gostaria de me apresentar para quem não me conhece, meu nome é Anderson H.N (Tiger), participo desse fórum desde 2009, e sou ex desenvolvedor de jogos, meu último jogo se chama IRONBURST ADVANCED, caso alguém queira conhecer esta disponível no hall da fama redirecionado e armazenado por um integrante da minha dupla Fel nw no site da yoyogames. Trabalhei ano passado numa empresa que estava começando a iniciar a área de desenvolvimento de jogos.

Formava 3 pessoas na equipe que atuam na criação de jogos, mas existiu mais outros restantes formado por 6 no total: 3 eram sócios, um desenvolvedor de sites não estava muito ligado a nossa equipe de 3 mas sempre ajudava indiretamente, 2 eram atendiam e que mexiam na parte da organização da empresa.

Mas apesar dos nossos esforços formado por 3, não era tão suficiente quanto se trata no mundo da competição do universo da indústria dos games indies + indústrias de games de marcas. Mas a questão não estava apenas nisso, mas envolvia muitos obstáculos e meu objetivo aqui não é desestimular ninguém, mas mostrar a REALIDADE!

A REALIDADE é que você não vai poder fazer um jogo em que todo mundo goste, e você nunca vai poder fazer um jogo em que caracteriza todas as necessidades e gostos de todos! Por mais que seu jogo seja o mais incrível e inovador pode até levar a maioria de um grupo, mas não significa que todos mesmo vão se agradar com isso, pois a minoria sempre tende a não gostar.

Outra coisa é que conforme a época, as gerações dos jogadores de games tende a mudar conforme o gosto do público em geral atual. Sempre observei no curso de informática atualmente faço, que a maioria das crianças e jovens notei que jogam mais jogos direto da página, alguns jogos que notei com mais frequência:

Jogos em destaque (jogados na sala com mais frequência)

-Red Crucible
-Transformice
-Sports Heads Football

Listas de jogos abaixo dos destacados

- Minecraft (não notei alguém jogando na sala, mas de um tempo vi muita gente assistindo videos de tutorias)
- Slender (Já vi uma vez alguém ter baixado na sala)
- DDTank
- Getamped
- The World's Hardest game
- Jogos de internet em geral (ainda falta completa, mas que o público que encontrei preferem jogar mais jogos na própria página do navegador do que propriamente baixar)

Os clássicos e minorias que jogam raramente

- Super Mario
- Doom

Em ônibus vejo muitas pessoas jogando jogos de aplicativos móveis como:

- Angry Birds
- Fruity Ninja

Existem mais alguns...mas ultimamente estou vendo raramente pessoas se distraindo e jogando em ônibus.

A dica é você antes de iniciar um jogo, você precisa saber o gosto desse PÚBLICO MAIOR, é começar a conversar com amigos próximo a você, analisar as pessoas que estão em volta, anotar os jogos que logo baterem a cara ou perguntar para a pessoa que jogo esta jogando. Ou melhor ver tudo de fontes que vier das pessoas, tanto no meio de escolas, trabalho, meio de transporte e etc..

O PÚBLICO MAIOR, mostrara a estatística de que gênero de jogo esta fazendo atualmente sucesso, ae a questão é você fazer um jogo revolucionário baseado na análise das informações obtidas.

Mas antes de tudo isso que eu disse, vem algumas dicas bem simples que ser para todos.


1) Não sobrecarregue seu dia somente concentrando em seu projeto, dê uma pausa, tenta desviar um pouco e respirar ou sair um pouco da casa, fazer atividades pessoal em geral, assim você conseguira manter mais equilibrado e virá idéias novas, faça sempre uma conciliação de desenvolver jogos e atividades pessoal e vice versa.

2) Tente programar seu dia, fazer atividades físicas nem que ande um pouco na casa, faça abdominais, evite ficar muito tempo no computador, pois vai cansar a vista, doer os ombros e braços mantendo o tempo todo a mesma posição.

3) Evite mudar muito seu jogo na questão gráfica, tente deixar padronizado do começo e fim, o que perdemos tempo é ver que melhoramos e queremos fazer uma reforma no jogo todo, saiba que você pode fazer uma continuação ou guardar essas melhorias para um futuro jogo.

4) Não fique muito acostumado com a si mesmo, a ficar relaxado de mais e preocupando com projetos antigos, só digo uma coisa jogue tudo fora esses projetos antigos, você não vai conseguir fazer tudo de uma só vez, vai só ti atrapalhar, elimine esses projetos incompletos.

5) A medida que enjoamos ou desistimos de projetos, simples motivo da falta de nossos esforços e concentração exageradas sem poder respirar ou viver realmente a vida. (Leia as dicas 1,2, 3 e 4)

6) Procure estudar o máximo que puder, faça um esquema em que não se perca em códigos para não perder tempo toda hora tem quer que procurar o local que precisa arrumar ou corrigir, mas avisando não tenha preguiça de colocar isso!! Exemplo:

Código:

[[Codigo]] ///// Aqui coloca explicação do código

7) Tente organizar as pastas do seu projeto:
Pastas - Personagens [sprites(Subpastas = movimentos, poderes, roupas, armas, itens e etc..)]
- roteiros e idéias (Game design document) - Concept art (Subpastas = esboços, backgrounds e tiles) - Músicas e efeitos sonoros


Cool Tente não esperar ou pensar em projetos ou equipes (se optar por equipes, recomendo que sejam conversando pessoalmente) grandes, mas faça e treine as dicas que passei anteriormente.

9) Não critique nem exige muito a qualidade do jogo dos outros, afinal pense como ele, você esta aprendendo e ele também, tente ver os pontos positivos, principalmente tente elogiar e falar para esforçar mais. As vezes não é a qualidade tanto gráfica ou do jogo que vale, vai depender da criatividade e esforço de estar mostrando o trabalho de quem fez.

10) Tente conversar e ver todas as pessoas em sua volta que estiverem jogando, pergunte caso não conhece o jogo, sempre deixe anotado as informações ou nome do jogo.


Bem deixo ae algumas dicas bem que explicado, só não vem me dizer que não entendeu, se você quiser fazer jogos não tente desperdiçar mas tenha sempre uma disciplina para conseguir completar o jogo, e concluo que desenvolver jogo não existe como fazer algo rápido, se você quer fazer um jogo de QUALIDADE, tende a fazer sempre o melhor e não esperar terminar as pressas.

A Pressa é a nossa amiga da imperfeição e inimiga da perfeição!!

Espero que gostem da minha colaboração ao fórum. Happy
Tiger
Tiger

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D+C+A
Data de inscrição : 26/09/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 859
Prêmios : [Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos Empty Re: [Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos

Mensagem por The Wizard Seg 04 Mar 2013, 07:16

Adorei as dicas, Vai ajudar muita gente mesmo
2) Tente programar seu dia, fazer atividades físicas nem que ande um pouco na casa, faça abdominais, evite ficar muito tempo no computador, pois vai cansar a vista, doer os ombros e braços mantendo o tempo todo a mesma posição.
Ás vezes isso pode até prejudicar o jogo, eu mesmo quando fico muito tempo meu corpo doí e minha vista também(ainda mais que eu uso óculos) e você pode acabar fazendo o jogo de mal humor, gostei muito Tiger, pena que você não está fazendo mais jogos :/
The Wizard
The Wizard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios : [Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos Empty Re: [Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos

Mensagem por Dr.XGB Seg 04 Mar 2013, 07:43

Realmente são dicas muito importantes. Já pratico a maioria delas, mas também conheci técnicas melhores.
Essas dicas podem ser aplicadas em qualquer área.
Eu, por exemplo, sou músico; e para você desenvolver a sua habilidade em seu instrumento é necessária uma série de preparações tanto físicas quanto mentais. A gente aprende a ter disciplina, paciência e organização.

Muita gente que tá começando a aprender já quer ficar naquilo 24h por dia, o tempo vai passando, a cabeça vai cansando, a vontade vai diminuindo, até desistir dizendo que não tem paciência para aquilo.
Então é muito mais do que indispensável pôr em prática todas essas dicas que o Tiger postou acima!
Dr.XGB
Dr.XGB

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 22/02/2013
Reputação : 2
Número de Mensagens : 54
Prêmios : [Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos Empty Re: [Tiger] Dicas desenvolvedores de jogos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos