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12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares!

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12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares! Empty 12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares!

Mensagem por Ritton Seg 10 Out 2011, 15:36

Olá pessoal! Eu havia parado de mexer no Game Maker, pois achava que meus jogos não poderiam crescer e quem sabe atingir um público nacional. Eu estava jogando Super Mario World no meu SNES e pude ter uma noção de porque o Mario atualmente agrada tanto o público infantil, juvenil e adulto. Eu formulei algumas dicas e espero que possa ajudar de alguma forma:

12 DICAS PARA A CRIAÇÃO DE JOGOS OU SOFTWARES


1. Público: Um jogo deve ser dedicado a um tipo de jogador (Casual ou Hardcore, os mais conhecidos atualmente) e tentar desenvolver o máximo sobre o estilo desejado. Existem alguns jogos que utilizam vários públicos, como Mario (apesar de ser considerado um jogo Casual). Um jogo deve sempre seguir e interessar o público escolhido.

2.Enredo: Um jogo que tem um enredo chamativo ou interativo acaba atraindo os jogadores. Não utilize enredos já criados para fazer seus jogos e sim utilize-os como base para a construção de um totalmente original.

3.Personagens: Personagens são a forma de comunicar o jogador com o jogo, por isso é importante basear-se no enredo. Os personagens devem conter nomes criativos ou chamativos, que levam o jogador a se interessar por ele. Tome cuidado quando for escolher quem será o personagem principal, pois poderá causar um desentendimento do jogador.

4.Tema e Estilo: Um jogo só pode possuir um tema e um estilo, pois ajuda a melhor compreensão do jogador sobre o jogo. O tema deve ser algo que seja interessante, criativo e também pode ser inspirador, dentre diversos outros. O estilo deve ser unicamente um, porém existem jogos que ampliam trabalhando com mais, mas eles acabam não infligindo em nada no jogo, por isso é importante você saber se conseguirá trabalhar com mais.

5.Conceitos Básicos: A jogabilidade de um jogo deve ser ótima, caso contrário acaba desvalorizando o jogo inteiro. Os gráficos devem ser criados com alta qualidade e devem seguir o estilo do jogo juntamente com o tema, pois podem acabar desvalorizando os mesmos e consequentemente o jogo.

6.Originalidade: Jamais copie algo que já foi criado, pois desvaloriza completamente seu jogo ou software. Existe versões chamadas "Remakes" que consiste na nova criação de um jogo criada por um fã, mas não necessariamente o jogo deve ser semelhante ao original. A originalidade consiste em diversos conceitos, dentre eles se encontram as dicas dadas anteriormente.

7.Recursos: Cuidado, pois o uso de recursos extras, como efeitos especiais, podem acabar deixando o jogo acabado, ou seja, muito exagerado e acaba causando o mau-estar de quem está jogando. Utilize estes recursos com moderação e procure utilizá-los em momentos certos, para não causar um desentendimento do jogador.

8.Utilidade: Esta dica é dedicada a softwares que procuram de alguma forma ser útil ao seu criador e aos usuários. Procure desenvolver a utilidade principal do programa e como ele poderá ser útil aos seus utilizadores. Tome cuidado na hora desta parte, pois pode deixá-lo sem motivos para ser usado.

9.Extras: É importante levar em consideração outros elementos que são muito importantes para o jogo ou software. O título deve ser algo chamativo, que leve o leitor a se interessar por eles. Procure desenvolvê-los de forma criativa, pois leva o jogador a se entreter.

10.Qualidade: Um jogo ou software deve ter qualidade, de preferência ótima, para que o utilizador acabe sentindo prazer de utilizá-los. Procure desenvolver ao máximo esta parte, que é somente atingida com todas as dicas dadas e outras.

11.Entretenimento: É importante um jogo oferecer entretenimento entre ele e o jogador, pois o deixa mais desafiador e faz com que o utilizador se sinta desafiado ou curioso. Dentre todos os conceitos, o principal para um jogo chamar a atenção de quem está jogando é este.

12.Intenção: Um jogo deve ser criada na intenção de causar o melhor conforto para quem estiver jogando. Um jogo pode não atingir muitos dos conceitos, mas o que vale é a intenção de tê-lo criado. Nunca se esqueça desta dica!

Querem mais dicas?Visitem o tópico do meu amigo Lucas Lunar e confiram as melhores maneiras de se criar um jogo!Vale a pena conferir pessoal!

Dicas do Lucas Lunar

Obrigado Fireheaddew pela nova dica e vocês, espero que seja útil. Não deixem de comentar e avaliarem as dicas, ok? Como estava postado na seção Assuntos Diversos e esta foi excluída, me restou trazer este tópico para cá, afinal é relacionado ao Game Maker. Caso eu esteja errado, não exitem em me falar!

Até mais! farao


Última edição por Ritton em Seg 10 Out 2011, 20:47, editado 10 vez(es)
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12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares! Empty Re: 12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares!

Mensagem por The King Seg 10 Out 2011, 15:40

"2.Enredo: Um jogo que tem um enredo chamativo ou chamativo"
o que voce quis dizer com isso?
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12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares! Empty Re: 12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares!

Mensagem por Ritton Seg 10 Out 2011, 15:50

Erro arrumado!Já podem ler a dicas novamente e não deixem de comentar, ok?Obrigado The King por me atentar!

Até mais! investigador
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Mensagem por Super Games Seg 10 Out 2011, 18:06

Você repostou o tópico?Se sim, por quê?
Mas são sim ótimas dicas para quem quer criar um bom projeto.
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12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares! Empty Re: 12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares!

Mensagem por Fuzenrad Seg 10 Out 2011, 18:14

7.Recursos: Cuidado, pois o uso de recursos extras, como efeitos especiais, podem acabar deixando o jogo acabado.
Não ficou muito claro essa parte ae...

9.Extras: É importante levar em consideração outros elementos que são muito importantes para o jogo ou sofwtare.O título deve ser algo chamativo, que leve o leitor a se interessar por eles.Procure criá-los de forma criativa, pois leva o jogador a se entreter.
E essa aqui começou bem mas acabou bem.. mal, explorar bem os extras é fazer aqueles recursos que liberam coisas pro jogador conforme ele for jogando, como uma fase especial, um item, aumentar as munições etc.

10.Qualidade: Um jogo ou software deve ter qualidade, de preferência ótima, para que o utilizador acabe sentindo prazer de utilizá-los.Procure desenvolver ao máximo esta parte, que é somente atingida com todas as dicas dadas e outras.
Esse já fica sub-entendido nas soma das outras dicas.

Mas no geral as dicas estão boas.
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Mensagem por Licht Seg 10 Out 2011, 18:24

https://gmbr.forumeiros.com/t13244-ls-faqs-o-que-faz-uma-pessoa-querer-jogar-um-jogo?highlight=ls+faqs...

Sniff... x'P

Ritton, você é meu amigão, te apoio, você é 10. Mas tinha meu tuto já xP

Fuzenrad escreveu:E essa aqui começou bem mas acabou bem.. mal, explorar bem os extras é fazer aqueles recursos que liberam coisas pro jogador conforme ele for jogando, como uma fase especial, um item, aumentar as munições etc.
Isso, isso, isso! Happy

Anyway, o seu Tutorial é bom também. Mas o meu é mais completinho xP
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Mensagem por mrHarris Seg 10 Out 2011, 18:50

Com gráfico de qualidade você quer dizer God of War ou Mirfo?
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Mensagem por Ritton Seg 10 Out 2011, 19:08

@Tsurugi Kyousuke: Como a seção "Assuntos Diversos" foi deletada, muitos não tiveram a chance de ver este e então resolvi postar mais uma vez.Obrigado pelo comentário, amigo!

@Fuzenrad:Muito obrigado por comentar, ainda estou trabalhando nas dicas, para poder ajudar de alguma forma o pessoal!Obrigado pela a avaliação e tem algumas partes que errei feio, mas irei consertar, mas acho que a intenção deu para ser captada por vocês.

@Lucas Lunar: Valeu amigo pelo comentário!Fique sabendo que te apoio também e você é nota 10 como todos aqui!Me desculpe, não havia visto seu tópico e como ele está bastante completo, adicionarei o link junto as minhas, ok?Eu fiz apenas dicas básicas e as suas com certeza estão mais completas.Forte abraço!

@Henrique Berto: Claro que não, amigo.Muitos jogos possuem gráficos simples de alta qualidade e não necessariamente devemos comparar com um jogo de um console e sim tentar deixá-los os mais apresentáveis possíveis, que causem um bem-estar para estiver jogando!

Quem quiser complementar as dicas, fiquem a vontade!

Até mais!
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Mensagem por mrHarris Seg 10 Out 2011, 19:22

Essa era a minha dúvida, porque o Mirfo por exemplo tem gráficos muito bons.
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Mensagem por Fireheaddew Seg 10 Out 2011, 19:50

7.Recursos: Cuidado, pois o uso de recursos extras, como efeitos especiais, podem acabar deixando o jogo acabado.Utilize estes recursos com moderação e procure utilizá-los em momentos certos, para não causar um desentendimento do jogador.
Essa eu não entendi.

9.Extras: É importante levar em consideração outros elementos que são muito importantes para o jogo ou sofwtare.O título deve ser algo chamativo, que leve o leitor a se interessar por eles.Procure criá-los de forma criativa, pois leva o jogador a se entreter.
Procure criá-los de forma criativa?
O verbo "Criar" tá repetido.
10.Qualidade: Um jogo ou software deve ter qualidade, de preferência ótima, para que o utilizador acabe sentindo prazer de utilizá-los._Procure desenvolver ao máximo esta parte, que é somente atingida com todas as dicas dadas e outras.

11.Entretenimento: É importante um jogo oferecer entretenimento entre ele e o jogador, pois o deixa mais desafiador e faz com que o utilizador se sinta desafiado ou curioso._Dentre todos os conceitos, o principal para um jogo chamar a atenção de quem está jogando é este.
Os espaços.

Obrigado e espero que seja útil.Não deixem de comentar e avaliarem as dicas, ok?Como estava postado na seção Assuntos Diversos e eta foi excluída, me restou trazer este tópico para cá, afinal é relacionado ao Game Maker.Caso eu esteja errado, não exitem em me falar!
esta.



Não me leve a mal, só estou lhe corrigindo porque estou sem nada pra fazer mesmo =P.
Enfim, suas dicas estão ótimas. Continue assim.
Só uma coisa: tem uma dica que você pode colocar aí, ficando com 12. Quanto mais, melhor. ;D
Caso você não queira colocar lá,ou caso um certo crítico do forúm chegue antes, você pode complementar a dica Entretenimento.
12.Intenção: Um jogo/software pode ser simples, ou ter poucos recursos, mais a intenção do software é que vale. Temos por exemplo, Cave Story, que é um jogo e tanto, mas tem gráficos e jogabilidade simples. O jogo é em pixel art, tem gente que não gosta, mas usa como baso os conceitos simples de Metroid NES, e inovou bastante com esses conceitos. Ele ainda fez sozinho!
E o Pivot? Simples, mas faz animações stickman incrivéis!
Como você disse antes, muitos recursos podem atrapalhar, como por exemplo o Stykz, que tem a mesma função do Pivot já mencionado. O Stykz tem várias funções, que, você nem vai perceber que elas existem. Sem falar que ele buga toda hora.

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Mensagem por Convidad Seg 10 Out 2011, 19:59

de qualquer forma,eu vou usar estas dicas no software q to criando,pois assim vai ser bem melhor...
o importante e dar o devido crédito as pessoas certas...
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12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares! Empty Re: 12 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares!

Mensagem por Ritton Seg 10 Out 2011, 20:39

@Fireheaddew: Obrigado por atentar estes erros estúpidos, pois tinha feito com pressa e não revisei. Todos os erros foram consertados. Sua dica também foi adicionada ao tópico e fico grato por ter contribuído que nem os outros. Um forte abraço!

@TRFN: É legal ver que estas dicas estão sendo úteis! sorrindo2 Obrigado por comentar e sou grato por isso!

Desculpem pelos erros absurdos e obrigado pela atenção.Agora temos 12 dicas e a dica 7 foi esclarecida e caso não continuem entendendo, não exitem em me falar, ok?

Até mais! investigador


Última edição por Ritton em Seg 10 Out 2011, 20:50, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Lauro Seg 10 Out 2011, 20:41

Acredita que eu ainda não compreendi a 7ª dica?
Sugestão: coloque exemplos, fica mais compreensível ;)
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Mensagem por Luca Rodrigues Seg 10 Out 2011, 21:01

'-'

Fuzenrad: ele é gay.


Última edição por Luca Rodrigues em Seg 10 Out 2011, 21:08, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Ritton Seg 10 Out 2011, 21:01

@Lauro: Vou tentar te explicar: Imagina que você está jogando um jogo de luta e tomado de efeitos especiais.Você se sentiria bem com todo aquele efeito sendo captado enquanto você joga?Isso que quero mostrar, provavelmente uma pessoa iria acabar enjoando do jogo devido ao grande número de efeitos sendo captados pelo cérebro.No meu caso, eu poderia acabar me sentindo mal.

Espero que tenha entendido e caso não, por favor me fale, ok?

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Mensagem por Lauro Seg 10 Out 2011, 21:03

Ritton escreveu:@Lauro: Vou tentar te explicar: Imagina que você está jogando um jogo de luta e tomado de efeitos especiais.Você se sentiria bem com todo aquele efeito sendo captado enquanto você joga?Isso que quero mostrar, provavelmente uma pessoa iria acabar enjoando do jogo devido ao grande número de efeitos sendo captados pelo cérebro.No meu caso, eu poderia acabar me sentindo mal.

Espero que tenha entendido e caso não, por favor me fale, ok?

Até mais! investigador
Anh, agora sim compreendi.Valeu manolo, mas sugiro que coloque isso no tópico, e em todos os itens.
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Mensagem por Fireheaddew Ter 11 Out 2011, 12:39

Lauro escreveu:
Ritton escreveu:@Lauro: Vou tentar te explicar: Imagina que você está jogando um jogo de luta e tomado de efeitos especiais.Você se sentiria bem com todo aquele efeito sendo captado enquanto você joga?Isso que quero mostrar, provavelmente uma pessoa iria acabar enjoando do jogo devido ao grande número de efeitos sendo captados pelo cérebro.No meu caso, eu poderia acabar me sentindo mal.

Espero que tenha entendido e caso não, por favor me fale, ok?

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Anh, agora sim compreendi.Valeu manolo, mas sugiro que coloque isso no tópico, e em todos os itens.
Lauro:
Tem outro motivo: Muitos efeitos, principalmente os grandes(normalmente de combos), tapam a tela e você não vê nada. Além disso, podem pesar o jogo e forçar a máquina.
Ritton: Isso não foi nada. Qualquer coisa que precisar, é só me chamar ;D.
Luca Rodrigues: Quem é o gay? (Você flodoou(Isso tá certo?(Existem parenteses dentro de parenteses?)).)
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