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11 Dicas Para a Criação de Jogos ou Softwares!

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Mensagem por Ritton Sáb 08 Out 2011, 09:23

Olá pessoal!Eu havia parado de mexer no Game Maker, pois achava que meus jogos não poderiam crescer e quem sabe atingir um público nacional.Eu estava jogando Super Mario World no meu SNES e pude ter uma noção de porque o Mario atualmente agrada tanto o público infantil, juvenil e adulto.Eu formulei algumas dicas e espero que possa ajudar de alguma forma:

11 DICAS PARA A CRIAÇÃO DE JOGOS OU SOFTWARES


1. Público: Um jogo deve ser dedicado a um tipo de jogador (Casual ou Hardcore, os mais conhecidos atualmente) e tentar desenvolver o máximo sobre o estilo desejado.Existem alguns jogos que utilizam vários públicos, como Mario (apesar de ser considerado um jogo Casual).Um jogo deve sempre seguir e interessar o público escolhido.

2.Enredo: Um jogo que tem um enredo chamativo ou chamativo acaba atraindo os jogadores.Não utilize enredos já criados para fazer seus jogos e sim utilize-os como base para a construção de um totalmente original.

3.Personagens: Personagens são a forma de comunicar o jogador com o jogo, por isso é importante basear-se no enredo.Os personagens devem conter nomes criativos ou chamativos, que levam o jogador a se interessar por ele.Tome cuidado quando for escolher quem será o personagem principal, pois poderá causar um desentendimento do jogador.

4.Tema e Estilo: Um jogo só pode possuir um tema e um estilo, pois ajuda a melhor compreensão do jogador sobre o jogo.O tema deve ser algo que seja interessante, criativo e também pode ser inspirador, dentre diversos outros.O estilo deve ser unicamente um, porém existem jogos que ampliam trabalhando com mais, mas eles acabam não infligindo em nada no jogo, por isso é importante você saber se conseguirá trabalhar com mais.

5.Conceitos Básicos: A jogabilidade de um jogo deve ser ótima, caso contrário acaba desvalorizando o jogo inteiro.Os gráficos devem ser criados com alta qualidade e devem seguir o estilo do jogo juntamente com o tema, pois podem acabar desvalorizando os mesmos e consequentemente o jogo.

6.Originalidade: Jamais copie algo que já foi criado, pois desvaloriza completamente seu jogo ou software.Existe versões chamadas "Remakes" que consiste na nova criação de um jogo criada por um fã, mas não necessariamente o jogo deve ser semelhante ao original.A originalidade consiste em diversos conceitos, dentre eles se encontram as dicas dadas anteriormente.

7.Recursos: Cuidado, pois o uso de recursos extras, como efeitos especiais, podem acabar deixando o jogo acabado.Utilize estes recursos com moderação e procure utilizá-los em momentos certos, para não causar um desentendimento do jogador.

8.Utilidade: Esta dica é dedicada a softwares que procuram de alguma forma ser útil ao seu criador e aos usuários.Procure desenvolver a utilidade principal do programa e como ele poderá ser útil aos seus utilizadores.Tome cuidado na hora desta parte, pois pode deixá-lo sem motivos para ser usado.

9.Extras: É importante levar em consideração outros elementos que são muito importantes para o jogo ou sofwtare.O título deve ser algo chamativo, que leve o leitor a se interessar por eles.Procure criá-los de forma criativa, pois leva o jogador a se entreter.

10.Qualidade: Um jogo ou software deve ter qualidade, de preferência ótima, para que o utilizador acabe sentindo prazer de utilizá-los.Procure desenvolver ao máximo esta parte, que é somente atingida com todas as dicas dadas e outras.

11.Entretenimento: É importante um jogo oferecer entretenimento entre ele e o jogador, pois o deixa mais desafiador e faz com que o utilizador se sinta desafiado ou curioso.Dentre todos os conceitos, o principal para um jogo chamar a atenção de quem está jogando é este.

Obrigado e espero que seja útil.Não deixem de comentar e avaliarem as dicas, ok?

Até mais! investigador


Última edição por Ritton em Sáb 08 Out 2011, 16:40, editado 3 vez(es)
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Mensagem por Convidad Sáb 08 Out 2011, 09:35

meus parabéns ritton !

ótimo tutorial,abrirá os olhos de muitas pessoal quanto ao publico-alvo .

mas do que isso é termos a percepção de procurar coisas que agradem o usuário .

voltando ao assunto,parabéns....
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Mensagem por ManiacoBranco Sáb 08 Out 2011, 10:39

Conteúdo útil que você postou. Muitas pessoas não pensam em quase nem um dos conteúdos que você citou, as pessoas normalmente querem criar um jogo de um jogo.
Porém, para alguns, o ramo maker é apenas um passa tempo.

Parabéns!
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Mensagem por Super Games Sáb 08 Out 2011, 11:52

Realmente são ótimas dicas para criar um jogo, vou tentar usa-las para meus futuros projetos Slayck2 e SuperRobo1-Episodio 2.
Continue assim Ritton, mas enquanto aquele seu super projeto de uma espécie de Wiki do GM?Vai para frente?
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Mensagem por Ritton Sáb 08 Out 2011, 12:02

Obrigado pessoal pelos comentários e tentei fazer estas dicas o melhor possível para que pudesse ajudar vocês.Agradeço todos os comentários e espero que ajude todos em seus futuros projetos.

Sobre o GML Box (Antigo GML Maker), eu havia ficado meio que desanimado com o projeto, pois eu havia emperrado em partes que meu conhecimento em GML nem chegava perto, então eu tinha cancelado.Atualmente eu venho trabalhando novamente nele e em breve tem uma segunda campanha de coletas de códigos.Peço desculpas por não ter deixado nenhuma resposta a vocês, mas prometo que este projeto com certeza irá para frente!

Até mais! Happy
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Mensagem por Convidad Sáb 08 Out 2011, 13:49

te dei um mais por ter postado este tópico excelente...
garanto que ele será muito útil msm =)
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Mensagem por thundercats Sáb 08 Out 2011, 14:17

Ritton

excelente sua observação Ritton

gostaria de fazer algumas observações aqui também se ñ se importa, para complementar talvez, como vc pegou o mario de parâmetro, tenho algumas observações a fazer desse fantástico jogo que rende até hoje muito oque falar..

os personagens do mario ñ são simples personagens, são todos muito cativantes e qualquer um deles poderia ser o protagonista do seu próprio jogo, concorda ?, outra observação que faço é o game play, nos jogos do mario o jogo sempre começa muito facil e o grauº de dificuldade vai aumentando fazendo com que o jogador seja desafiado ..
king
abraço flw
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Mensagem por GALAXY GAMES Sáb 08 Out 2011, 14:23

Parabéns cara! Muito boas essas dicas, vai não só ajudar só eu, mais também muita gente!
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Mensagem por Ritton Sáb 08 Out 2011, 16:39

Excelente observação thundercats e obrigado novamente a todos que gostaram do tópico.Estou sempre tentando trazer dicas para ajudar, de alguma forma, na criação de seus projetos.Obrigado TRFN pelo ponto de reputação, sou muito grato a você e a todos que puderam apreciar estas dicas.

Baseada nas observações do thundercats, aproveitei e adicionei uma nova dica, dando no total 11 dicas e complementei a dica 3.Caso queiram complementá-las, não deixe de comentar, ok?

Abraços! investigador
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