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[Script] Fórmula de Experiência

+3
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[Script] Fórmula de Experiência Empty [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por Klior Qua 28 Set 2011, 10:14

Postarei aqui como calcular a experiencia (exp) necessária para o próximo level, sem necessidade de armazenar manualmente em arrays, sem existência de level máximo, ou seja não importa qual level esteja que a formula dará a experiencia necessária para alcançar o próximo level, essa formula é a mesma usada no tibia.

Fórmula de Experiência

A Fórmula de Experiência baseada em um level é:
[Script] Fórmula de Experiência Chart?cht=tx&chf=bg,s,EAF2F7&chco=000000&chl=%5Cfrac%7B50%7D%7B3%7D%20%28%7Bx%5E3%7D%20-%20%7B6x%5E2%7D%20%2B%20%7B17x%7D%20-%2012%29
Onde [Script] Fórmula de Experiência Chart?cht=tx&chf=bg,s,EAF2F7&chco=000000&chl=x é o level.
Para descobrir quanta experiência você precisa para avançar seu level, simplesmente subtraia a quantidade de experiência do próximo level pela quantidade atual que o seu personagem possui.

A matemática por trás da fórmula

A experiência necessária para avançar do level x-1 para o level x é
[Script] Fórmula de Experiência Chart?cht=tx&chf=bg,s,EAF2F7&chco=000000&chl=%7B50%7D%20%28%7Bx%5E2%7D%20-%20%7B5x%7D%20%2B%208%29

A partir disso, nós podemos calcular a experiência necessária para ir do level 1 ao level x pelo soma
[Script] Fórmula de Experiência Sprite0
[Script] Fórmula de Experiência Rearrange (expandindo)

Pela substituição de equações modificadas de Gauss
[Script] Fórmula de Experiência GaussSquare

E
[Script] Fórmula de Experiência ModifiedGauss

Nós chegamos a
[Script] Fórmula de Experiência Substitution
[Script] Fórmula de Experiência Expanded (expandida)
[Script] Fórmula de Experiência Expformula (simplificada)

Simplificando novamente, obtemos a fórmula de experiência
[Script] Fórmula de Experiência Chart?cht=tx&chf=bg,s,EAF2F7&chco=000000&chl=%5Cfrac%7B50%7D%7B3%7D%20%28%7Bx%5E3%7D%20-%20%7B6x%5E2%7D%20%2B%20%7B17x%7D%20-%2012%29

Ou simplesmente: (50 * (Lvl) * (Lvl) * (Lvl) - 150 * (Lvl) * (Lvl) + 400 * (Lvl)) / 3
Fonte: TibiaWiki

Agora transformando para a linguagem do game maker, teremos os seguintes script:
Código:
//Experiencia total necessaria para x level.
//scrExpLevelX(lvl);
return ((50 * power(argument0, 3) - 150 * power(argument0, 2) + 400 * argument0) / 3)
Código:
//Experiencia necessaria para proximo level.
//scrExpNextLevel(lvl_atual);
//Exemplo: lvl atual é 99, lvl 99 é necessario ter 15219400 de exp, lvl 100 é necessario ter 15694800 de exp
//Então scrExpNextLevel(99) = 15694800 - 15219400 = 475400;
return ((50 * power(argument0, 2)) - (150 * argument0) + 200);
Tabela de Experiencia do level 1 até 600:
http://www.tibia.com/library/?subtopic=experiencetable


Última edição por Klior em Qua 28 Set 2011, 14:32, editado 1 vez(es)
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por Pit Bull Qua 28 Set 2011, 11:16

Opa um tibiano entre nos cheers ,o tibia foi o primeiro jogo online que eu joguei,até hoje ainda entro de vez em quando para ver como está.

Essa formula é muito difícil para ser entendida, deveria ser um complemento de jogo e não um tutorial, porque não entendi nada.

Edit: funcionou perfeitamente.
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por Limalokão Qua 28 Set 2011, 11:29

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bora botar um xp 100 pq tibia demora o k*t pra upar! aushauhsuahsuahsuahsuas
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por Klior Qua 28 Set 2011, 11:36

Pit Bull escreveu:Opa um tibiano entre nos cheers ,o tibia foi o primeiro jogo online que eu joguei,até hoje ainda entro de vez em quando para ver como está.

Essa formula é muito difícil para ser entendida, deveria ser um complemento de jogo e não um tutorial, porque não entendi nada.

Edit: funcionou perfeitamente.

hehehehehehe, Também entro de vez enquanto, tibia também foi o primeiro e um dos melhores mmorpg que já joguei, me baseio muito em tibia nos meus jogos rpg.

Essa formula foi bastante útil pra mim, por isso resolvi postar aqui, espero que seja útil.
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por Pit Bull Qua 28 Set 2011, 11:59

Soul Limaloko escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bora botar um xp 100 pq tibia demora o k*t pra upar! aushauhsuahsuahsuahsuas

kkkkkkkkkkk, para isso basta dividir toda a formula por 100(100x mais).
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por y_Tiago Qua 28 Set 2011, 12:29

Pit Bull escreveu:
Soul Limaloko escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bora botar um xp 100 pq tibia demora o k*t pra upar! aushauhsuahsuahsuahsuas

kkkkkkkkkkk, para isso basta dividir toda a formula por 100(100x mais).

Ou ainda aumentar a exp que os monstros dão.
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por Pit Bull Qua 28 Set 2011, 12:35

Mais por exemplo, quando você estiver 60 monstros, e você que fazer um evento,como você vai fazer para mudar o rate? mudando de 1 em 1 monstro?

E por isso que e mais fácil colocar na formula geral Happy
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por y_Tiago Qua 28 Set 2011, 12:49

Pit Bull escreveu:Mais por exemplo, quando você estiver 60 monstros, e você que fazer um evento,como você vai fazer para mudar o rate? mudando de 1 em 1 monstro?

E por isso que e mais fácil colocar na formula geral Happy

Na verdade é bem fácil, na exp que o monstro dá coloca assim:
Código:
monster_exp=global.multiplier*100 // 100 é só um exemplo
Aí você quando houver um evento, envia para os clientes essa var com o valor para multiplicar, do contrário envia 1 sempre que ele entrar ou acabar o evento, etc.
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por saim Qua 28 Set 2011, 14:10

Não entendi. Como eu deveria atualizar esse "multiplier"? multiplier=level?
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por Klior Qua 28 Set 2011, 14:26

O correto seria isso:

Quando o cliente matar um mob, será enviado o id desse mob para o servidor, então o servidor calculará: exp = global.exp_rate * mob_id_exp, então enviaria a exp para o cliente. Dessa forma a qualquer momento que seja alterado o rate, a alteração valerá para todos clientes.
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por PedroX Qua 28 Set 2011, 14:27

O tópico ficou um pouco confuso mesmo.
Poderia ter mais detalhes.
Simplesmente dar uma fórmula não é fazer um tutorial.

OFF:
subtraia a quantidade de experiência do próximo level da quantidade atual que o seu personagem possui.
Acho que seria:
subtraia da quantidade de experiência do próximo level a quantidade atual que o seu personagem possui.

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por Klior Qua 28 Set 2011, 14:33

Pedro Henrique escreveu:O tópico ficou um pouco confuso mesmo.
Poderia ter mais detalhes.
Simplesmente dar uma fórmula não é fazer um tutorial.

OFF:
subtraia a quantidade de experiência do próximo level da quantidade atual que o seu personagem possui.
Acho que seria:
subtraia da quantidade de experiência do próximo level a quantidade atual que o seu personagem possui.

É verdade não está parecendo um tutorial mesmo não, por favor mova para seção correta, coloquei [Script]
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

Mensagem por Mr.Brum Qua 28 Set 2011, 14:58

PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS...
Ontem eu revirei a net inteira atrás disso...
Passei a tarde inteira montando o meu algoritmo...

Por fim, vou usar o meu mesmo...
Mas seu script ficou muito massa...
Mr.Brum
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[Script] Fórmula de Experiência Empty Re: [Script] Fórmula de Experiência

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