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como usar font externa

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Mensagem por zzxc Sáb 24 Set 2011, 14:09

eu qria saber como faço pra usar um arquivo de font sem q ele seja adiciona no programa e nem do windows, ou seja, usa uma font da propria pata do jogo
eu fiz assim mas nao deu certo:
Código:

font1=font_add("op.TTF",15,0,0,0,255)
draw_set_font(font1)
sera q fiz algo errado?
ajudem por favor
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Mensagem por y_Tiago Sáb 24 Set 2011, 15:01

A fonte precisa necessariamente estar na pasta do Windows.
Vou montar um código aqui rapidinho e você testa.
Já edito.

EDIT:
Tenta o seguinte:
Código:
font1 = execute_string("font_add("+string(filename_path(font_caminho))+",15,0,0,0,255)")
No font_caminho, coloque aonde ela está no computador, lembrando sempre que o caminho Default é a pasta do jogo.
Se não funcionar fale.


Última edição por mulatiago em Sáb 24 Set 2011, 15:10, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Tedi Ripper Sáb 24 Set 2011, 15:06

faz ela em sprite, como: font_add_sprite (algo assim)
O Font_add é pra criar uma conforme as fontes que o windows possui
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Mensagem por zzxc Sáb 24 Set 2011, 17:42

nao deu certo cara + vlw a tentativa
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Mensagem por y_Tiago Sáb 24 Set 2011, 18:19

Pois é, eu estava lendo aqui sobre isso, realmente não tem como. Mas você pode colocar no instalador do jogo e extrair para a pasta de fontes do usuário, ou usar o que o Tedi falou, porém, é bem mais difícil desse jeito.
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Mensagem por zzxc Dom 25 Set 2011, 11:13

vlw pela ajuda
o jeito vai ser adicionar na pasta do windows!
moderador ja pode fechar o topico
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Mensagem por saim Seg 26 Set 2011, 09:05

Peraí, não fecha ainda dão! Eu não entendi como faz, ainda. Estou usando um teste, aqui:
Código:
var fontName;
fontName=file_find_first("C:\WINDOWS\Fonts\"+"*.ttf", fa_archive);
Font=font_add(fontName, 12, 0, 0, 0, 255);
draw_set_font(Font);
Mas a fonte continua a velha arial de sempre. Os outros argumentos - italic, bold, range - tudo passa a funcionar, mas o nome, não. (sim, eu troquei o "*" pelo nome de várias fontes diferentes).
Onde foi que eu errei?
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Mensagem por y_Tiago Seg 26 Set 2011, 12:42

O problema é que ele não aceita Strings com paths, apenas nomes de fontes, no caso ele não reconheceria e deixaria a fonte padrão.
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Mensagem por saim Seg 26 Set 2011, 13:16

O que eu devo colocar como argumento, então?
Supondo que eu quisesse usar, por exemplo, a famigerada comics sans?
Fiz alguns testes aqui, até agora, nenhum sucesso.
testes:
"comic.ttf"
comic.ttf
ComicSans
Comic Sans MS (TrueType)
Comic Sans
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Mensagem por y_Tiago Seg 26 Set 2011, 13:27

Apenas o nome dela, o nome do arquivo no caso, não da fonte como ela aparece na seleção de fontes.
Por exemplo, se você quer usar a fonte BlahBlah e o arquivo na pasta fonts correspondente a ela é o font_blahblah.ttf, coloque o nome do arquivo, não o outro.
Assim:
font_add("font_blahblah", 12, 0, 0, 0, 255);
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Mensagem por saim Seg 26 Set 2011, 13:50

No caso da comic sans, o nome do arquivo é "comic.ttf". Estou colocando "comic" (com ou sem aspas) e não está funcionando.
Font=font_add("comic", 12, 0, 0, 0, 255);
Seguinte: pra não esticar muito o assunto, vou deixar pra lá até à noite, quando vou poder dar uma boa lida no manual. Se você conseguir fazer algum teste funcionar até lá, eu agradeço, mas de outra forma, melhor nem esquentar muito a cabeça.

Obrigado pela ajuda (e, ZZXC, me desculpe por sequestrar seu tópico).
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Mensagem por y_Tiago Seg 26 Set 2011, 13:53

saim escreveu:No caso da comic sans, o nome do arquivo é "comic.ttf". Estou colocando "comic" (com ou sem aspas) e não está funcionando.
Font=font_add("comic", 12, 0, 0, 0, 255);
Seguinte: pra não esticar muito o assunto, vou deixar pra lá até à noite, quando vou poder dar uma boa lida no manual. Se você conseguir fazer algum teste funcionar até lá, eu agradeço, mas de outra forma, melhor nem esquentar muito a cabeça.

Obrigado pela ajuda (e, ZZXC, me desculpe por sequestrar seu tópico).

Esqueci do ".ttf", pode não funcionar porque existe além do .ttf outros arquivos de fontes, procure qual o tipo do arquivo da fonte Comic Sans. Se não for isso eu tento ver como resolver depois, estou ocupado ajudando outra pessoa no momento.
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Mensagem por saim Seg 26 Set 2011, 22:40

Ok, estou com o manual, game maker completo, tudo aqui na mão e ainda não consigo adicionar uma fonte do windows. Se bem que o manual não ajuda muito quanto a que agumento usar no lugar de name...
Já tentei o nome do arquivo da fonte com muitas, se não todas, combinações de:
- com/sem extensão
- com/sem caminho (C:\WINDOWS\Fonts\)
- com/sem aspas
Aliás, sempre que tiro as aspas, o programa acha que aquilo é uma variável, então deixei as aspas de lado.
Ah, e tentei usar fontes da pasta do jogo, também.

Certeza que isso tem jeito, mesmo?
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