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[ajuda]ajuda com bala
2 participantes
Página 1 de 1
[ajuda]ajuda com bala
eae galera
eu estava fazendo meu jogo de tiro, tinha acabado de fazer o instance_create e me deparei de uma coisa que não tinha bala, criei a bala so que quando clicava com o mouse a bala ficava parada e então oq eu boto na bala para ela andar em direção ao mouse onde tem um tuto ?
OBS:não botem em codigo botem um tuto que ai eu tenho que estudar sobre, e não pegar pronto (leiam sobre isso no topico do alex fc '[Dica] Mal costume')
eu estava fazendo meu jogo de tiro, tinha acabado de fazer o instance_create e me deparei de uma coisa que não tinha bala, criei a bala so que quando clicava com o mouse a bala ficava parada e então oq eu boto na bala para ela andar em direção ao mouse onde tem um tuto ?
OBS:não botem em codigo botem um tuto que ai eu tenho que estudar sobre, e não pegar pronto (leiam sobre isso no topico do alex fc '[Dica] Mal costume')
Última edição por lucas8lima em Sáb 05 Nov 2011, 11:54, editado 1 vez(es)
lucas8lima- Data de inscrição : 20/06/2011
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Re: [ajuda]ajuda com bala
Lucas, um tutorial é diferente de uma explicação. O que você quer é uma explicação.
Bom, já que você está tendo dificuldades com isso, suponho que seja novato. Eu vou responder sua pergunta, mas sugiro que, logo depois, você leia os tutoriais passo-a-passo que vêm com o game maker. Se não me engano, o segundo exemplo já vem com essa resposta.
Olha só, você criou um objeto. Ele existe, tem sprite, está lá. Mas o que tem nele, mandando ele se mexer? Nada. O nome, "bala", não significa p* nenhuma pro computador. Poderia ser "chiclete", "sdjkl", "tiro", "objeto426", dá tudo na mesma, o que importa é o que existe dentro dos eventos.
Então, vamos definir um pouco de eventos.
Você poderia, no step event (aquele que acontece o tempo todo, umas 30 vezes por segundo, a princípio), um pulinho pra uma posição pertinho de onde o objeto está. Seria como um desenho animado. Já deu pausa num desenho animado e rodou quadro-a-quadro? A teoria é a mesma, um monte de imagens em sequência dando a ilusão de movimento. Mas não vamos fazer isso.
O game maker já faz isso automaticamente se você usar as variáveis certas. Existem algumas variáveis pré-definidas que o game maker já vem pronto pra lidar com elas, já sabe o que fazer. As que te interessam no momento são chamadas de speed (velocidade) e direction (direção). Acho que você já sabe onde eu quero chegar.
No create event (que acontece no momento em que a instância é criada, ou seja, apenas uma vez), você vai definir uma direction e uma speed. Fim. O game maker faz o resto.
Antes que surjam os problemas, deixe-me lembrá-lo que objetos demais cansam o computador, então garanta que, uma vez terminada a utilidade, as balas sejam destruídas. Tipo quando elas saírem da tela ou coisa assim.
Bom, já que você está tendo dificuldades com isso, suponho que seja novato. Eu vou responder sua pergunta, mas sugiro que, logo depois, você leia os tutoriais passo-a-passo que vêm com o game maker. Se não me engano, o segundo exemplo já vem com essa resposta.
Olha só, você criou um objeto. Ele existe, tem sprite, está lá. Mas o que tem nele, mandando ele se mexer? Nada. O nome, "bala", não significa p* nenhuma pro computador. Poderia ser "chiclete", "sdjkl", "tiro", "objeto426", dá tudo na mesma, o que importa é o que existe dentro dos eventos.
Então, vamos definir um pouco de eventos.
Você poderia, no step event (aquele que acontece o tempo todo, umas 30 vezes por segundo, a princípio), um pulinho pra uma posição pertinho de onde o objeto está. Seria como um desenho animado. Já deu pausa num desenho animado e rodou quadro-a-quadro? A teoria é a mesma, um monte de imagens em sequência dando a ilusão de movimento. Mas não vamos fazer isso.
O game maker já faz isso automaticamente se você usar as variáveis certas. Existem algumas variáveis pré-definidas que o game maker já vem pronto pra lidar com elas, já sabe o que fazer. As que te interessam no momento são chamadas de speed (velocidade) e direction (direção). Acho que você já sabe onde eu quero chegar.
No create event (que acontece no momento em que a instância é criada, ou seja, apenas uma vez), você vai definir uma direction e uma speed. Fim. O game maker faz o resto.
Antes que surjam os problemas, deixe-me lembrá-lo que objetos demais cansam o computador, então garanta que, uma vez terminada a utilidade, as balas sejam destruídas. Tipo quando elas saírem da tela ou coisa assim.
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