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[COMPLEMENTO]Livros Relacionados a Desenvolvimento de Jogos!
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[COMPLEMENTO]Livros Relacionados a Desenvolvimento de Jogos!
Olá pessoal!Estava procurando na internet algo relacionado a dicas para desenvolvedores de jogos e encontrei algo que pode ser de interesse de muitos.Trata-se de uma lista de livros relacionados a desenvolvimento de jogos em geral.O motivo de eu ter feito um tópico para exibir os livros foi porque é um assunto bastante discutido no fórum e também ajuda no desenvolvimento da leitura XD.
OBS: Os livros se encontram em inglês!
Matemática e Física
David M. Bourg – Physics for Game Developers
Inteligência Artificial
Game Design
Paul Shuytema: Design de Games – Uma Abordagem Prática
Raph Koster – A Theory of Fun: Livro que fala mais sobre como incorporar o elemento diversão nos jogos
Richard Rouse: Game Design: Theory & Practice: Livro mais focado em Game Design;
Programação
Frank D. Luna – Introduction to 3D Game Programming with DirectX 9.0:
conceitos matemáticos 3D e programação em DirectX.
Livro dedicado a ensinar como confeccionar uma game engine.
Descrição: Ensina a programar Java e faz isso apresentando os conceitos na forma de um jogo. Cada jogo introduz um conceito diferente, iniciando-se dos básicos com jogos como adivinhe o número, progredindo para jogos mais complexos à medida que o leitor iniciar o estudo de conceitos mais avançados.
Computação Gráfica
Autores: Tomas Akenine-Möller, Eric Haines
Descrição: O tema é algoritmos usados na renderização de tempo real, como de aliasing, tonalização (shading), texturamento (texturing), shaders pixel e vértice, etc.
Descrição: Este livro fala sobre princípios de shading como tipos de luz, algoritmo de ray tracing, etc.
Autores: Foley, Van Dam, Feiner e Hughes
Descrição: Este livro é uma referência para computação gráfica. Inclui diversas áreas como transformações geométricas, Aliasing, Rendering, Curvas e Superfícies, etc.
Autores: Dave Eberly
Descrição: Este livro contém algoritmos geométricos usados tipicamente em programas de computação gráfica como CAxs, jogos, modeladores de sólidos entre outros. Fazem parte dele operações matriciais, intersecções com objetos geométricos 2D e 3D.
Autores: Richard Wright Jr e Benjamim Lipchak
Descrição: Este livro serve como um tutorial para aprender OpenGL. Ele inicia por descrever os detalhes mais básicos de um programa openGL que é a especificação de vértices, até mais complexos como Shaders e objetos buffer
Recursos Sonoros
Diversos
Dados Bibliográficos:
SAWYER, ben; DUNNE, Alex; BERG, Tor. Game Developer’s Marketplace: The Definitive Guide to Making It Big in the Interactive Game Industry. Coriolis Group Books, 1998. 728p.
Resumo:
O livro dá uma visão do mercado de jogos, abordando história, custos, processo de desenvolvimento, fornecendo dicas úteis para quem quer entrar. O livro vem com um CD e uma listagem ao estilo páginas amarelas de empresas relacionados a atividade do jogo, da indústria dos EUA na época em que o livro foi publicado.
Resumo:
O livro conta a história da Nintendo, desde sua fundaćão no final do século XIX até a sua ascensão no mundo dos jogos eletrônicos. Algum dos temas abordados são como a Nintendo passou de uma fabricante de baralhos (hanafuda) a uma fabricante de jogos eletrônicos, a criaćão de Tetris e a criaćão de Mario.
Descrição: Ensina alguns conceitos de programação gráfica geral e mostra como se programar graficamente para Linux.
Vintage Games: An Insider Look at the History of Grand Theft Auto (GTA)
Descrição: Este livro analisa quais foram os jogos mais influentes de todos os tempos, classificando-os por gênero e discutindo um pouco da história do gênero daquele jogo qual foi a sua principal contribuição.
Passei um bom tempo pesquisando e consegui finalmente montar uma biblioteca para vocês!Espero que tenham gostado desta lista de livros!Sinto muito, mas todos os livros estão em inglês, mas um google tradutor na vida pode resolver XD!
Até mais!
OBS: Os livros se encontram em inglês!
Matemática e Física
- Physics for Game Developers
David M. Bourg – Physics for Game Developers
- Mathematics for Computer Graphics
- Mathematics and Physics for Programmers (Game Development Series)
Inteligência Artificial
- AI and Artificial Life in Video Games
- Artificial Intelligence for GamesleeFrom_1_To_895
- Biologically Inspired Artificial Intelligence for Computer Games
Game Design
- Design de Games: Uma Abordagem Prática
Paul Shuytema: Design de Games – Uma Abordagem Prática
- A Theory of Fun
Raph Koster – A Theory of Fun: Livro que fala mais sobre como incorporar o elemento diversão nos jogos
- Game Design: Theory & Practice
Richard Rouse: Game Design: Theory & Practice: Livro mais focado em Game Design;
- The Video Game Theory Reader 2
Programação
- Game Programming Gems Series (1,2,3)
- Introduction to 3D Game Programming with DirectX 9.0
Frank D. Luna – Introduction to 3D Game Programming with DirectX 9.0:
conceitos matemáticos 3D e programação em DirectX.
- Game Engine Gems
Livro dedicado a ensinar como confeccionar uma game engine.
- Beginning C++ Game Programming
- Programming Video Games for the Evil Genius
Descrição: Ensina a programar Java e faz isso apresentando os conceitos na forma de um jogo. Cada jogo introduz um conceito diferente, iniciando-se dos básicos com jogos como adivinhe o número, progredindo para jogos mais complexos à medida que o leitor iniciar o estudo de conceitos mais avançados.
Computação Gráfica
- Data structures and Algorithms for Game Developers (Game Development Series)
- Shader X Series (1,2,3,4,5,6,7)
- Real Time Rendering
Autores: Tomas Akenine-Möller, Eric Haines
Descrição: O tema é algoritmos usados na renderização de tempo real, como de aliasing, tonalização (shading), texturamento (texturing), shaders pixel e vértice, etc.
- Advanced Lighting and Materials with Shaders
Descrição: Este livro fala sobre princípios de shading como tipos de luz, algoritmo de ray tracing, etc.
- Computer Graphics: Principles and Practice
Autores: Foley, Van Dam, Feiner e Hughes
Descrição: Este livro é uma referência para computação gráfica. Inclui diversas áreas como transformações geométricas, Aliasing, Rendering, Curvas e Superfícies, etc.
- Geometric Tools for Computer Graphics
Autores: Dave Eberly
Descrição: Este livro contém algoritmos geométricos usados tipicamente em programas de computação gráfica como CAxs, jogos, modeladores de sólidos entre outros. Fazem parte dele operações matriciais, intersecções com objetos geométricos 2D e 3D.
- OpenGL The SuperBible
Autores: Richard Wright Jr e Benjamim Lipchak
Descrição: Este livro serve como um tutorial para aprender OpenGL. Ele inicia por descrever os detalhes mais básicos de um programa openGL que é a especificação de vértices, até mais complexos como Shaders e objetos buffer
- Programming Vertex Pixel Shaders Programming Series
Recursos Sonoros
- Audio Programming for Interactive Games
- Game Sound an Introduction To The History Theory and Practice of Video Game Music and Sound Design
Diversos
- Game Developer’s: The Definitive Guide to Making it Big in the Interactive Game Industry
Dados Bibliográficos:
SAWYER, ben; DUNNE, Alex; BERG, Tor. Game Developer’s Marketplace: The Definitive Guide to Making It Big in the Interactive Game Industry. Coriolis Group Books, 1998. 728p.
Resumo:
O livro dá uma visão do mercado de jogos, abordando história, custos, processo de desenvolvimento, fornecendo dicas úteis para quem quer entrar. O livro vem com um CD e uma listagem ao estilo páginas amarelas de empresas relacionados a atividade do jogo, da indústria dos EUA na época em que o livro foi publicado.
- Game Over
Resumo:
O livro conta a história da Nintendo, desde sua fundaćão no final do século XIX até a sua ascensão no mundo dos jogos eletrônicos. Algum dos temas abordados são como a Nintendo passou de uma fabricante de baralhos (hanafuda) a uma fabricante de jogos eletrônicos, a criaćão de Tetris e a criaćão de Mario.
- Mobile 3D Graphics with OpenGL ES and M3G the Morgan Kaufmann Series in Computer Graphics
- Linux 3D Graphics Programming
Descrição: Ensina alguns conceitos de programação gráfica geral e mostra como se programar graficamente para Linux.
- Videogames and Art Intellect
Vintage Games: An Insider Look at the History of Grand Theft Auto (GTA)
Descrição: Este livro analisa quais foram os jogos mais influentes de todos os tempos, classificando-os por gênero e discutindo um pouco da história do gênero daquele jogo qual foi a sua principal contribuição.
Passei um bom tempo pesquisando e consegui finalmente montar uma biblioteca para vocês!Espero que tenham gostado desta lista de livros!Sinto muito, mas todos os livros estão em inglês, mas um google tradutor na vida pode resolver XD!
Até mais!
Ritton- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios :
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