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[tuto] Função "message" mensagem personalizada

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[tuto] Função "message" mensagem personalizada Empty [tuto] Função "message" mensagem personalizada

Mensagem por megaxgames Sáb 17 Set 2011, 09:18

Tutorial: Mensagens personalizadas
Descrição Mostra como usar a função message
Requer: Nível básico, Game Maker 8 pro
Com engine: ( X ) Sim ( ) Não

Que funções eu vou aprender nesse tutorial?

Você vai aprender a colocar em suas mensagens:
Background
Botão
Fontes para botão e texto
Configurar tamanho
Configurar posição

Iniciando:
Primeiramente, nós iremos configurar a nossa mensagem, definindo o seu tamanho e em que parte da room vai ficar (sua posição).
Para isso colocaremos no evento create o código a seguir:
Código:
message_size(L,A)
message_position(X,Y)

No primeiro códigos vemos a parte "L,A" que no caso quer dizer a altura e a largura da mensagem ou mensagens. No segundo código, observamos a parte "X,Y" ou seja, nela definimos a posição X e Y da mensagem, o meu código ta ficando assim:

Código:
message_size(100,50)
message_position(16,368)

Agora que definimos o tamanho e a posição de sua mensagem, começaremos a personalizar.

Botão e background da mensagem:
Código:
message_background(back)
message_button(sprite)

Na primeira linha de código podemos ver a função "back", no locar da palavra "back" você coloca o nome de seu background.
Já na segunda linha, podemos ver a função "sprite", onde definimos o sprite do botão ou botões de sua mensagem. Meu código estar assim agora:
Código:
message_size(100,50)
message_position(16,368)
message_background(fundo)
message_button(spr_botao_message)

Para concluirmos, a fonte e a mensagem
Estamos chegando ao fim do tutorial, iriemos aprender as duas ultimas funções, a fonte do texto e a mensagem, vejamos os códigos:

Código:
message_text_font(font,tamanho,cor,15)
show_message(Texto)
Bem, eu acho que tenho pouca coisa para explicar agora, font é a fonte da mensagem, tamanho o tamanho e cor a cor. E Texto é a mensagem.

Observação: Caso o show_message não pegue, você pode usar o Display Message localizado na aba main2, primeiro item do Info ok? E chegamos ao fim de mais um tutorial, espero que todos tenham entendido, engine serar publicada em um edit.
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[tuto] Função "message" mensagem personalizada Empty Re: [tuto] Função "message" mensagem personalizada

Mensagem por Luiz A. Oliveira Sáb 17 Set 2011, 10:58

Apesar de ser uma coisa que muitos aqui saibam, gostei do tutorial e poderia mandá-lo para o FAQ e pra seção de Tutos aprovados, porque está muito bem explicado.
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