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Mensagem por sherlock_Holmes Seg 12 Set 2011, 15:58

Por exemplo: Montei o meu jogo, mas o personagem atira infinitamente. Se eu pressinar o botão de tiro, ele atira balas em sequencia sem parar.

Se alguem puder me ajudar, gostaria de saber como deixar o personagem atirar APENAS UMA VEZ e depois só atirar dinovo QUANDO A BALA FOR DESTRUIDA.

Ou então só poder dar um tiro a cada 5 segundos por exemplo.

Desde já agradeço!

Abraço!
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Limite de Tiros Empty Re: Limite de Tiros

Mensagem por saim Seg 12 Set 2011, 16:28

Pra dar um tiro de tempos em tempos, use um alarm. Existem muitas formas de fazer isso, vou te mostrar uma delas:
No evento de apertar o botão de tiro (não o evento do botão ESTAR apertado), crie o tiro e defina um alarm (alarm[0], por exemplo) pra algum valor. Esse valor, em steps, é o tempo que ele levará pra executar a ação.
Código:
//só um exemplo, os valores podem variar à vontade
instance_create(x, y, obj_tiro);
alarm[0]=30;
No alarm, crie mais um tiro e defina o alarme novamente pro mesmo valor. Isso vai fazer os tiros serem criados na cadência que você definir. Na prática, você vai copiar e colar o código anterior.
Código:
instance_create(x, y, obj_tiro);
alarm[0]=30;
No evento de soltar o botão de tiro, defina o valor do alarm pra -1. Isso desliga o alarm. "Porque não zero?" Porque quando o alarme chega a zero é que o código dentro dele é executado. Definir o valor do alarm como zero vai deixar ele atirando infinitamente.
Código:
alarm[0]=-1
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