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Dúvida sobre blend
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Dúvida sobre blend
Olá gente, hoje eu estava tentando criar um sistema de luz no meu jogo, porém, após ver um tópico aqui na GMBR percebi o seguinte:
Usando este código, criaremos um círculo de luz, porém, quando eu fiz isso em meu jogo, não ficou transparente, ou seja, o personagem quando passa por debaixo dessa "fonte de luz" desaparece, como se esse círculo estivesse o cobrindo, e só aparece quando a lanterna dele está ligada e apontada para essa fonte de luz, pois as cores irão se fundir. o_o
O que estou querendo fazer é:
Eu possuo uma imagem na qual será usada como fonte de iluminação em algumas partes do meu jogo (diferente da imagem da lanterna). Gostaria de saber se é possível eu dar mais transparência a essa imagem (via blend) que eu irei usar, pois eu tentei aqui e dava o mesmo resultado que deu a tentativa do "círculo de luz".
EDIT:
Peguei uma imagem que explica melhor o que quero fazer:
Como eu poderia fazer isso com minhas imagens? Eu as fiz no photoshop, porém, quando jogo em meu jogo, elas não ficam assim como na imagem.
Por favor, ajudem, estou desde ontem o dia todo quebrando a cabeça com isso.
- Código:
draw_set_blend_mode(bm_add)
draw_circle_color(x,y,50,c_white,c_black,0)
draw_set_blend_mode(bm_normal)
Usando este código, criaremos um círculo de luz, porém, quando eu fiz isso em meu jogo, não ficou transparente, ou seja, o personagem quando passa por debaixo dessa "fonte de luz" desaparece, como se esse círculo estivesse o cobrindo, e só aparece quando a lanterna dele está ligada e apontada para essa fonte de luz, pois as cores irão se fundir. o_o
O que estou querendo fazer é:
Eu possuo uma imagem na qual será usada como fonte de iluminação em algumas partes do meu jogo (diferente da imagem da lanterna). Gostaria de saber se é possível eu dar mais transparência a essa imagem (via blend) que eu irei usar, pois eu tentei aqui e dava o mesmo resultado que deu a tentativa do "círculo de luz".
EDIT:
Peguei uma imagem que explica melhor o que quero fazer:
Como eu poderia fazer isso com minhas imagens? Eu as fiz no photoshop, porém, quando jogo em meu jogo, elas não ficam assim como na imagem.
Por favor, ajudem, estou desde ontem o dia todo quebrando a cabeça com isso.
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Dúvida sobre blend
Eu acho que o blend está muito forte, ocasionando o desaparecimento do personagem. Tente escurecer a imagem que está usando como fonte de luz. Abra-a no Photoshop, ajuste a luminosidade pelo atalho "Crtl+L". Vai abrir uma janela e logo abaixo dela um degradê preto e branco.
Esse degradê é o nível de luminosidade da cor. Pegue a setinha do meio e arraste-a para a parte preta, você vai notar que a imagem vai escurecer por igual. Daí você fazendo isso e usando no GM até chegar no ponto que quer...
Se usar o Draw, troque o branco pelo cinza escuro:
E também dá pra ajustar o alpha do blend com a função:
Não esqueça de retornar o alpha pra um quando terminar o desenho.
Esse degradê é o nível de luminosidade da cor. Pegue a setinha do meio e arraste-a para a parte preta, você vai notar que a imagem vai escurecer por igual. Daí você fazendo isso e usando no GM até chegar no ponto que quer...
Se usar o Draw, troque o branco pelo cinza escuro:
- Código:
draw_set_blend_mode(bm_add)
draw_circle_color(x,y,50,c_dkgray,c_black,0)
draw_set_blend_mode(bm_normal)
E também dá pra ajustar o alpha do blend com a função:
- Código:
draw_set_alpha() // vai de zero à um
Não esqueça de retornar o alpha pra um quando terminar o desenho.
- Código:
draw_set_alpha(1);
Convidad- Convidado
Re: Dúvida sobre blend
Cara, o modo blend add significa adicionar, ou seja, o branco adicionado com qualquer outra cor, vai ficar branco do mesmo jeito, ou seja todas as cores irão se somar, com o branco iluminação, e com o preto num acontece nada, porq preto é zero, e se somar zero com qualquer valor não causará diferença
Re: Dúvida sobre blend
Brendan, tentei seguir o que você falou, mas não consegui o efeito que eu quero. Estou querendo dar o mesmo efeito que a lanterna do meu jogo, pois ela é transparente (se eu botar um fundo verde claro, por exemplo, era irá se tornar verde claro), e eu gostaria de dar o mesmo nas luzes que sairam de algumas lâmpadas.
Não sei se é permitido, mas encontrei esse exemplo de luzes dinâmicas, cujo o autor utilizou sprites, scripts e (acho) que através de comandos do blend, ele conseguiu dar transparência, fazendo com que vira-se uma lanterna mesmo. Eu queria fazer o mesmo que ele fez, só que sem scripts. Seria possível?
Link:
http://www.4shared.com/file/77044514/fcc7b3c6/dynamic.html
Postarei a imagem que eu fiz. É um cone de luz, pois sairá de uma lâmpada de parede.
Imagem:
Não sei se é permitido, mas encontrei esse exemplo de luzes dinâmicas, cujo o autor utilizou sprites, scripts e (acho) que através de comandos do blend, ele conseguiu dar transparência, fazendo com que vira-se uma lanterna mesmo. Eu queria fazer o mesmo que ele fez, só que sem scripts. Seria possível?
Link:
http://www.4shared.com/file/77044514/fcc7b3c6/dynamic.html
Postarei a imagem que eu fiz. É um cone de luz, pois sairá de uma lâmpada de parede.
Imagem:
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Dúvida sobre blend
cara, pode se por causa da camada q vc esta, se o personagem esta a uma camada mais baixa q a luz, ele nao vai aparecer
Re: Dúvida sobre blend
Cara, mas eu acho que o que você quer dá pra controlar no alpha do Draw. Você tentou a função draw_set_alpha() ?
Essa imagen da lanterna já vai dar uma transparência natural por causa do preto da imagem. Só o que é branco vai somar à cor de baixo, então o ideal é controlar a intensidade do blend com o draw_set_alpha()...
Tente aews...
Essa imagen da lanterna já vai dar uma transparência natural por causa do preto da imagem. Só o que é branco vai somar à cor de baixo, então o ideal é controlar a intensidade do blend com o draw_set_alpha()...
Tente aews...
Convidad- Convidado
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