GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Dúvida sobre blend

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Dúvida sobre blend

Mensagem por lol xD Sex 19 Dez 2008, 19:18

Olá gente, hoje eu estava tentando criar um sistema de luz no meu jogo, porém, após ver um tópico aqui na GMBR percebi o seguinte:


Código:
draw_set_blend_mode(bm_add)
draw_circle_color(x,y,50,c_white,c_black,0)
draw_set_blend_mode(bm_normal)


Usando este código, criaremos um círculo de luz, porém, quando eu fiz isso em meu jogo, não ficou transparente, ou seja, o personagem quando passa por debaixo dessa "fonte de luz" desaparece, como se esse círculo estivesse o cobrindo, e só aparece quando a lanterna dele está ligada e apontada para essa fonte de luz, pois as cores irão se fundir. o_o

O que estou querendo fazer é:
Eu possuo uma imagem na qual será usada como fonte de iluminação em algumas partes do meu jogo (diferente da imagem da lanterna). Gostaria de saber se é possível eu dar mais transparência a essa imagem (via blend) que eu irei usar, pois eu tentei aqui e dava o mesmo resultado que deu a tentativa do "círculo de luz".

EDIT:

Peguei uma imagem que explica melhor o que quero fazer:
Dúvida sobre blend Lighting2db0

Como eu poderia fazer isso com minhas imagens? Eu as fiz no photoshop, porém, quando jogo em meu jogo, elas não ficam assim como na imagem.

Por favor, ajudem, estou desde ontem o dia todo quebrando a cabeça com isso. 😢 😢
lol xD
lol xD

Data de inscrição : 07/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 40
Prêmios : Dúvida sobre blend Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por Convidad Dom 21 Dez 2008, 16:03

Eu acho que o blend está muito forte, ocasionando o desaparecimento do personagem. Tente escurecer a imagem que está usando como fonte de luz. Abra-a no Photoshop, ajuste a luminosidade pelo atalho "Crtl+L". Vai abrir uma janela e logo abaixo dela um degradê preto e branco.

Esse degradê é o nível de luminosidade da cor. Pegue a setinha do meio e arraste-a para a parte preta, você vai notar que a imagem vai escurecer por igual. Daí você fazendo isso e usando no GM até chegar no ponto que quer...

Se usar o Draw, troque o branco pelo cinza escuro:


Código:
draw_set_blend_mode(bm_add)
draw_circle_color(x,y,50,c_dkgray,c_black,0)
draw_set_blend_mode(bm_normal)

E também dá pra ajustar o alpha do blend com a função:

Código:
draw_set_alpha() // vai de zero à um

Não esqueça de retornar o alpha pra um quando terminar o desenho.

Código:
draw_set_alpha(1);
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por rodrigo1434 Dom 21 Dez 2008, 17:20

Cara, o modo blend add significa adicionar, ou seja, o branco adicionado com qualquer outra cor, vai ficar branco do mesmo jeito, ou seja todas as cores irão se somar, com o branco iluminação, e com o preto num acontece nada, porq preto é zero, e se somar zero com qualquer valor não causará diferença
rodrigo1434
rodrigo1434

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 25/04/2008
Reputação : 5
Número de Mensagens : 324
Prêmios : Dúvida sobre blend Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://brasilgame.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por lol xD Dom 21 Dez 2008, 22:37

Brendan, tentei seguir o que você falou, mas não consegui o efeito que eu quero. Estou querendo dar o mesmo efeito que a lanterna do meu jogo, pois ela é transparente (se eu botar um fundo verde claro, por exemplo, era irá se tornar verde claro), e eu gostaria de dar o mesmo nas luzes que sairam de algumas lâmpadas.
Não sei se é permitido, mas encontrei esse exemplo de luzes dinâmicas, cujo o autor utilizou sprites, scripts e (acho) que através de comandos do blend, ele conseguiu dar transparência, fazendo com que vira-se uma lanterna mesmo. Eu queria fazer o mesmo que ele fez, só que sem scripts. Seria possível?

Link:
http://www.4shared.com/file/77044514/fcc7b3c6/dynamic.html


Postarei a imagem que eu fiz. É um cone de luz, pois sairá de uma lâmpada de parede.

Imagem:
Dúvida sobre blend Imagem2dj7
lol xD
lol xD

Data de inscrição : 07/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 40
Prêmios : Dúvida sobre blend Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por Gusba Dom 21 Dez 2008, 22:39

cara, pode se por causa da camada q vc esta, se o personagem esta a uma camada mais baixa q a luz, ele nao vai aparecer
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : Dúvida sobre blend Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por Convidad Seg 22 Dez 2008, 02:14

Cara, mas eu acho que o que você quer dá pra controlar no alpha do Draw. Você tentou a função draw_set_alpha() ?

Essa imagen da lanterna já vai dar uma transparência natural por causa do preto da imagem. Só o que é branco vai somar à cor de baixo, então o ideal é controlar a intensidade do blend com o draw_set_alpha()...

Tente aews...
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos