GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Ontem à(s) 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Anderson3d Qua 06 Out 2010, 11:46

Olá pessoal tudo bem?
Surgiu uma dúvida que é muito interessante por sinal.
Eu fiz uma tocha com um fogo. Essa tocha cria uma "bola" de luz que nada mais é que um circulo branco (sprite).
Com outro objeto eu crio um retângulo pelo draw e diminuo seu alpha para criar a escuridão.

O que eu quero é que o circulo branco nao deixe desenhar a escuridão na sua area interna. creio que seja pelo bm_subtract do Blend mode, mas nao sei fazer isso.

Sim, ja li todos os tutoriais de lanterna mas nao fazem o que eu quero.
Espero resposta vlw! Desde já agradeço a ajuda. Rolling Eyes
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Super Games Qua 06 Out 2010, 11:50

Você pode desenhar uma tocha sem luz, depois colocar um BLUR bem fraco e um Opacity ou seja Alpha.

Espero ter ajudado.
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Kabeção Qua 06 Out 2010, 13:38

bm_subtract faz o contrário ao o que você quer.
Toda a área preta em torno do circulo é removida e dentro dele aparece o preto (como se o circulo fosse uma mascara).
Exemplo:
Código:
draw_set_blend_mode(bm_subtract);
draw_set_color(c_white);
draw_circle(mouse_x,mouse_y,150,0);

draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(view_xview,view_yview,view_xview+view_wview,view_yview+view_hview,false);

Usando surfaces você pode reverter a mascara para fora do circulo e fazer o que você pediu.
Exemplo:
Código:
// Create
s = surface_create(view_wview,view_hview);

// Draw
surface_set_target(s);

draw_clear_alpha(c_black, 0.85);
draw_set_blend_mode(bm_subtract);
draw_set_color(c_white);
draw_circle(mouse_x,mouse_y,150, false);
draw_set_blend_mode(bm_normal);

surface_reset_target();

draw_surface(s,view_xview,view_yview);

Para adicionar muitas luzes é só usar um loop e desenhar um circulo para cada uma usando apenas uma surface.
Código:
http://www.mediafire.com/?tdyld0p5bx8jl3q

Ah, não se esqueça de deletar a surface quando não houver luzes ou mudar de fase.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Anderson3d Qua 06 Out 2010, 17:40

Super Games escreveu:Você pode desenhar uma tocha sem luz, depois colocar um BLUR bem fraco e um Opacity ou seja Alpha.

Espero ter ajudado.
Vlw, mas ainda nao é isso que eu quero..

Kabeção escreveu:bm_subtract faz o contrário ao o que você quer.
Toda a área preta em torno do circulo é removida e dentro dele aparece o preto (como se o circulo fosse uma mascara).
Exemplo:
Código:
draw_set_blend_mode(bm_subtract);
draw_set_color(c_white);
draw_circle(mouse_x,mouse_y,150,0);

draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(view_xview,view_yview,view_xview+view_wview,view_yview+view_hview,false);

Usando surfaces você pode reverter a mascara para fora do circulo e fazer o que você pediu.
Exemplo:
Código:
// Create
s = surface_create(view_wview,view_hview);

// Draw
surface_set_target(s);

draw_clear_alpha(c_black, 0.85);
draw_set_blend_mode(bm_subtract);
draw_set_color(c_white);
draw_circle(mouse_x,mouse_y,150, false);
draw_set_blend_mode(bm_normal);

surface_reset_target();

draw_surface(s,view_xview,view_yview);

Para adicionar muitas luzes é só usar um loop e desenhar um circulo para cada uma usando apenas uma surface.
Código:
http://www.mediafire.com/?tdyld0p5bx8jl3q

Ah, não se esqueça de deletar a surface quando não houver luzes ou mudar de fase.
cara perfeito, era isso mesmo. mas não entendi nada e tenho duas duvidas:
1º da pra fazer isso com um sprite?
2º se nao der com sprite, da pra dar um gradiente nesse circulo? pq fica muito brusco o fim da escuridão saca?
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Anderson3d Qua 06 Out 2010, 19:48

Moderadores perdoem o flood, mas tive que postar novamente!
eu entendi o codigo finalmente, o pro esta somente em fazer um gradiente no circulo como nesse video:
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Kabeção Qua 06 Out 2010, 21:52

Você usa o GM8?
Para usar um gradiente usa o draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one) para somar o branco das sprites desenhados e depois draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color) quando for desenhar a surface para transformar o branco em transparente.
Usando aquele exemplo crie uma sprLuz com gradiente em 256x256 e troque o evento draw do obj0 por isso:
Código:
surface_set_target(s);

draw_clear_alpha(c_black,1);
draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one);
draw_set_color(c_white);
draw_sprite(sprLuz,-1,mouse_x,mouse_y);
for (i = 0; i < instance_count; i += 1)
{
    ii = instance_id[i];
    if instance_exists(ii)
    {
        if ii.object_index = objLuz
        {
            draw_sprite(sprLuz,-1,ii.x,ii.y);
        }
    }
}
draw_set_blend_mode(bm_normal);

surface_reset_target();

draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color)
draw_surface(s,view_xview,view_yview);
draw_set_blend_mode(bm_normal);

Use o mouse para ver e resultado da fusão.
O efeito é bem legal.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Anderson3d Qua 06 Out 2010, 22:29

Kabeção escreveu:Você usa o GM8?
Para usar um gradiente usa o draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one) para somar o branco das sprites desenhados e depois draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color) quando for desenhar a surface para transformar o branco em transparente.
Usando aquele exemplo crie uma sprLuz com gradiente em 256x256 e troque o evento draw do obj0 por isso:
Código:
surface_set_target(s);

draw_clear_alpha(c_black,1);
draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one);
draw_set_color(c_white);
draw_sprite(sprLuz,-1,mouse_x,mouse_y);
for (i = 0; i < instance_count; i += 1)
{
    ii = instance_id[i];
    if instance_exists(ii)
    {
        if ii.object_index = objLuz
        {
            draw_sprite(sprLuz,-1,ii.x,ii.y);
        }
    }
}
draw_set_blend_mode(bm_normal);

surface_reset_target();

draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color)
draw_surface(s,view_xview,view_yview);
draw_set_blend_mode(bm_normal);

Use o mouse para ver e resultado da fusão.
O efeito é bem legal.

Cara sinceramente eu te amo, vc é o cara! Consegui e ficou perfeito. Agora a luz fica da forma que eu quizer. O pro é que o preto nao tem mais alpha controlável, fica sempre escuro ao máximo.. Sad
Outro erro! quando o personagem anda e sai da tela a surface tmb anda e erra tudo!!!
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Kabeção Qui 07 Out 2010, 00:02

Anderson3d escreveu:
Kabeção escreveu:Você usa o GM8?
Para usar um gradiente usa o draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one) para somar o branco das sprites desenhados e depois draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color) quando for desenhar a surface para transformar o branco em transparente.
Usando aquele exemplo crie uma sprLuz com gradiente em 256x256 e troque o evento draw do obj0 por isso:
Código:
surface_set_target(s);

draw_clear_alpha(c_black,1);
draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one);
draw_set_color(c_white);
draw_sprite(sprLuz,-1,mouse_x,mouse_y);
for (i = 0; i < instance_count; i += 1)
{
    ii = instance_id[i];
    if instance_exists(ii)
    {
        if ii.object_index = objLuz
        {
            draw_sprite(sprLuz,-1,ii.x,ii.y);
        }
    }
}
draw_set_blend_mode(bm_normal);

surface_reset_target();

draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color)
draw_surface(s,view_xview,view_yview);
draw_set_blend_mode(bm_normal);

Use o mouse para ver e resultado da fusão.
O efeito é bem legal.

Cara sinceramente eu te amo, vc é o cara! Consegui e ficou perfeito. Agora a luz fica da forma que eu quizer. O pro é que o preto nao tem mais alpha controlável, fica sempre escuro ao máximo.. Sad
Outro erro! quando o personagem anda e sai da tela a surface tmb anda e erra tudo!!!
Lol... xD
Para colocar alpha no fundo o único jeito que eu seu é com o GM8.
Você faz um gradiente do branco para o transparente e na hora de desenhar dá só uma mudada nas configurações do blend mode no alpha do draw_clear_alpha.
Para não dar esse bug você tem que desenhar a surface na posição 0,0 e diminuir view_xview e view_yview das posições da luz.
Código:
http://www.mediafire.com/?iwdmc7unh1iu42i

Repare que o alpha funciona de maneira invertida.
Quanto menor mais escuro e quanto maior mais transparente.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos