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Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

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Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Anderson3d Qua 06 Out 2010, 11:46

Olá pessoal tudo bem?
Surgiu uma dúvida que é muito interessante por sinal.
Eu fiz uma tocha com um fogo. Essa tocha cria uma "bola" de luz que nada mais é que um circulo branco (sprite).
Com outro objeto eu crio um retângulo pelo draw e diminuo seu alpha para criar a escuridão.

O que eu quero é que o circulo branco nao deixe desenhar a escuridão na sua area interna. creio que seja pelo bm_subtract do Blend mode, mas nao sei fazer isso.

Sim, ja li todos os tutoriais de lanterna mas nao fazem o que eu quero.
Espero resposta vlw! Desde já agradeço a ajuda. Rolling Eyes
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Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Super Games Qua 06 Out 2010, 11:50

Você pode desenhar uma tocha sem luz, depois colocar um BLUR bem fraco e um Opacity ou seja Alpha.

Espero ter ajudado.
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Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Kabeção Qua 06 Out 2010, 13:38

bm_subtract faz o contrário ao o que você quer.
Toda a área preta em torno do circulo é removida e dentro dele aparece o preto (como se o circulo fosse uma mascara).
Exemplo:
Código:
draw_set_blend_mode(bm_subtract);
draw_set_color(c_white);
draw_circle(mouse_x,mouse_y,150,0);

draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(view_xview,view_yview,view_xview+view_wview,view_yview+view_hview,false);

Usando surfaces você pode reverter a mascara para fora do circulo e fazer o que você pediu.
Exemplo:
Código:
// Create
s = surface_create(view_wview,view_hview);

// Draw
surface_set_target(s);

draw_clear_alpha(c_black, 0.85);
draw_set_blend_mode(bm_subtract);
draw_set_color(c_white);
draw_circle(mouse_x,mouse_y,150, false);
draw_set_blend_mode(bm_normal);

surface_reset_target();

draw_surface(s,view_xview,view_yview);

Para adicionar muitas luzes é só usar um loop e desenhar um circulo para cada uma usando apenas uma surface.
Código:
http://www.mediafire.com/?tdyld0p5bx8jl3q

Ah, não se esqueça de deletar a surface quando não houver luzes ou mudar de fase.
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Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Anderson3d Qua 06 Out 2010, 17:40

Super Games escreveu:Você pode desenhar uma tocha sem luz, depois colocar um BLUR bem fraco e um Opacity ou seja Alpha.

Espero ter ajudado.
Vlw, mas ainda nao é isso que eu quero..

Kabeção escreveu:bm_subtract faz o contrário ao o que você quer.
Toda a área preta em torno do circulo é removida e dentro dele aparece o preto (como se o circulo fosse uma mascara).
Exemplo:
Código:
draw_set_blend_mode(bm_subtract);
draw_set_color(c_white);
draw_circle(mouse_x,mouse_y,150,0);

draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(view_xview,view_yview,view_xview+view_wview,view_yview+view_hview,false);

Usando surfaces você pode reverter a mascara para fora do circulo e fazer o que você pediu.
Exemplo:
Código:
// Create
s = surface_create(view_wview,view_hview);

// Draw
surface_set_target(s);

draw_clear_alpha(c_black, 0.85);
draw_set_blend_mode(bm_subtract);
draw_set_color(c_white);
draw_circle(mouse_x,mouse_y,150, false);
draw_set_blend_mode(bm_normal);

surface_reset_target();

draw_surface(s,view_xview,view_yview);

Para adicionar muitas luzes é só usar um loop e desenhar um circulo para cada uma usando apenas uma surface.
Código:
http://www.mediafire.com/?tdyld0p5bx8jl3q

Ah, não se esqueça de deletar a surface quando não houver luzes ou mudar de fase.
cara perfeito, era isso mesmo. mas não entendi nada e tenho duas duvidas:
1º da pra fazer isso com um sprite?
2º se nao der com sprite, da pra dar um gradiente nesse circulo? pq fica muito brusco o fim da escuridão saca?
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Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Anderson3d Qua 06 Out 2010, 19:48

Moderadores perdoem o flood, mas tive que postar novamente!
eu entendi o codigo finalmente, o pro esta somente em fazer um gradiente no circulo como nesse video:
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Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

Mensagem por Kabeção Qua 06 Out 2010, 21:52

Você usa o GM8?
Para usar um gradiente usa o draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one) para somar o branco das sprites desenhados e depois draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color) quando for desenhar a surface para transformar o branco em transparente.
Usando aquele exemplo crie uma sprLuz com gradiente em 256x256 e troque o evento draw do obj0 por isso:
Código:
surface_set_target(s);

draw_clear_alpha(c_black,1);
draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one);
draw_set_color(c_white);
draw_sprite(sprLuz,-1,mouse_x,mouse_y);
for (i = 0; i < instance_count; i += 1)
{
    ii = instance_id[i];
    if instance_exists(ii)
    {
        if ii.object_index = objLuz
        {
            draw_sprite(sprLuz,-1,ii.x,ii.y);
        }
    }
}
draw_set_blend_mode(bm_normal);

surface_reset_target();

draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color)
draw_surface(s,view_xview,view_yview);
draw_set_blend_mode(bm_normal);

Use o mouse para ver e resultado da fusão.
O efeito é bem legal.
Kabeção
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Mensagem por Anderson3d Qua 06 Out 2010, 22:29

Kabeção escreveu:Você usa o GM8?
Para usar um gradiente usa o draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one) para somar o branco das sprites desenhados e depois draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color) quando for desenhar a surface para transformar o branco em transparente.
Usando aquele exemplo crie uma sprLuz com gradiente em 256x256 e troque o evento draw do obj0 por isso:
Código:
surface_set_target(s);

draw_clear_alpha(c_black,1);
draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one);
draw_set_color(c_white);
draw_sprite(sprLuz,-1,mouse_x,mouse_y);
for (i = 0; i < instance_count; i += 1)
{
    ii = instance_id[i];
    if instance_exists(ii)
    {
        if ii.object_index = objLuz
        {
            draw_sprite(sprLuz,-1,ii.x,ii.y);
        }
    }
}
draw_set_blend_mode(bm_normal);

surface_reset_target();

draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color)
draw_surface(s,view_xview,view_yview);
draw_set_blend_mode(bm_normal);

Use o mouse para ver e resultado da fusão.
O efeito é bem legal.

Cara sinceramente eu te amo, vc é o cara! Consegui e ficou perfeito. Agora a luz fica da forma que eu quizer. O pro é que o preto nao tem mais alpha controlável, fica sempre escuro ao máximo.. Sad
Outro erro! quando o personagem anda e sai da tela a surface tmb anda e erra tudo!!!
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Mensagem por Kabeção Qui 07 Out 2010, 00:02

Anderson3d escreveu:
Kabeção escreveu:Você usa o GM8?
Para usar um gradiente usa o draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one) para somar o branco das sprites desenhados e depois draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color) quando for desenhar a surface para transformar o branco em transparente.
Usando aquele exemplo crie uma sprLuz com gradiente em 256x256 e troque o evento draw do obj0 por isso:
Código:
surface_set_target(s);

draw_clear_alpha(c_black,1);
draw_set_blend_mode_ext(bm_src_color,bm_one);
draw_set_color(c_white);
draw_sprite(sprLuz,-1,mouse_x,mouse_y);
for (i = 0; i < instance_count; i += 1)
{
    ii = instance_id[i];
    if instance_exists(ii)
    {
        if ii.object_index = objLuz
        {
            draw_sprite(sprLuz,-1,ii.x,ii.y);
        }
    }
}
draw_set_blend_mode(bm_normal);

surface_reset_target();

draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_src_color)
draw_surface(s,view_xview,view_yview);
draw_set_blend_mode(bm_normal);

Use o mouse para ver e resultado da fusão.
O efeito é bem legal.

Cara sinceramente eu te amo, vc é o cara! Consegui e ficou perfeito. Agora a luz fica da forma que eu quizer. O pro é que o preto nao tem mais alpha controlável, fica sempre escuro ao máximo.. Sad
Outro erro! quando o personagem anda e sai da tela a surface tmb anda e erra tudo!!!
Lol... xD
Para colocar alpha no fundo o único jeito que eu seu é com o GM8.
Você faz um gradiente do branco para o transparente e na hora de desenhar dá só uma mudada nas configurações do blend mode no alpha do draw_clear_alpha.
Para não dar esse bug você tem que desenhar a surface na posição 0,0 e diminuir view_xview e view_yview das posições da luz.
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Repare que o alpha funciona de maneira invertida.
Quanto menor mais escuro e quanto maior mais transparente.
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Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract) Empty Re: Dúvida sobre luz e Blend (bm_subtract)

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