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Nao entendo o blend...
2 participantes
Página 1 de 1
Nao entendo o blend...
Eu ate sei fazer um tipo de blend mode,mas nunca consegui ente-lo.
Eu sempre tive facilidade para entender,mas acho que nao me dei bem com o blend mode...Vejam o codigo que eu criei com base no que entendi sobre ele,e me digam porque nao funciona:
Eu sempre tive facilidade para entender,mas acho que nao me dei bem com o blend mode...Vejam o codigo que eu criei com base no que entendi sobre ele,e me digam porque nao funciona:
- Código:
draw_sprite(telaescura,0,0,0)
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_sprite(luz,0,320,240)
draw_set_blend_mode(bm_normal)
Última edição por Adilson Thiago Vieira em Seg 04 Fev 2013, 13:05, editado 1 vez(es)
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Re: Nao entendo o blend...
Assim, sem declarar nenhuma surface nem nada, fiquei com a impressão que você está desenhando diretamente na tela. Se é pra fazer uma engine de lanterna, não vai funcionar mesmo.
Pense no draw event como uma tela e um monte de carimbos. Você faz o fundo e sai carimbando as sprites (ou textos, ou linhas, ou surfaces; não importa agora).
Agora, pense que a cada carimbada, o fundo é o que está lá - mesmo que já tenham sido carimbados outros sprites. Ou seja, você tem uma tela já desenhada, sem nenhuma camada por baixo dela, e vai carimbar uma sprite.
Beleza. Isso é com o bm_normal. Agora, com o bm_subtract é igual, só que diferente. Ao invés de carimbar, você vai RECORTAR a sprite. É um pouco mais complexo que isso, mas por enquanto, essa explicação serve.
Então você tem a tela lá. Aí, desenha a sprite "telaescura", que eu suponho que seja um quadradão preto. A sua tela agora tem um quadradão preto. Aí, você recorta uma sprite desse quadradão preto. Aí, a tela fica um quadradão preto com uma sprite recortada (alpha = 0) nele. Mas o que aparece por trás dessa sprite que você recortou? Nada! Você não tem nada atrás do quadradão.
Como fazer, então? Faça isso numa surface. Vai pra surface, desenhe o quedradão preto, recorte a sprite na surface e desenhe (carimbe) essa surface-com-um-buraco por cima da sua tela. E fim!
Essa explicação deixa de lado um monte de teoria. Pra ir mais a fundo, eu tenho um tutorial na minha assinatura. Entender em que eventos a tela é desenhada pode ajudar, também. Pra isso, o manual tem uma seção bem detalhada. Em algum lugar... Talvez procurar pro set_automatic_drawing te leve pra essa seção.
Pense no draw event como uma tela e um monte de carimbos. Você faz o fundo e sai carimbando as sprites (ou textos, ou linhas, ou surfaces; não importa agora).
Agora, pense que a cada carimbada, o fundo é o que está lá - mesmo que já tenham sido carimbados outros sprites. Ou seja, você tem uma tela já desenhada, sem nenhuma camada por baixo dela, e vai carimbar uma sprite.
Beleza. Isso é com o bm_normal. Agora, com o bm_subtract é igual, só que diferente. Ao invés de carimbar, você vai RECORTAR a sprite. É um pouco mais complexo que isso, mas por enquanto, essa explicação serve.
Então você tem a tela lá. Aí, desenha a sprite "telaescura", que eu suponho que seja um quadradão preto. A sua tela agora tem um quadradão preto. Aí, você recorta uma sprite desse quadradão preto. Aí, a tela fica um quadradão preto com uma sprite recortada (alpha = 0) nele. Mas o que aparece por trás dessa sprite que você recortou? Nada! Você não tem nada atrás do quadradão.
Como fazer, então? Faça isso numa surface. Vai pra surface, desenhe o quedradão preto, recorte a sprite na surface e desenhe (carimbe) essa surface-com-um-buraco por cima da sua tela. E fim!
Essa explicação deixa de lado um monte de teoria. Pra ir mais a fundo, eu tenho um tutorial na minha assinatura. Entender em que eventos a tela é desenhada pode ajudar, também. Pra isso, o manual tem uma seção bem detalhada. Em algum lugar... Talvez procurar pro set_automatic_drawing te leve pra essa seção.
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Re: Nao entendo o blend...
muito obrigado mesmo...
hm,o problema estava é que eu nao sabia que a surface era necessaria.
tou dando uma oiada no seu tuto e em umas engines,pa entende mais um poquinho
flw
hm,o problema estava é que eu nao sabia que a surface era necessaria.
tou dando uma oiada no seu tuto e em umas engines,pa entende mais um poquinho
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Adilson Thiago Vieira- Games Ranking :
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