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[Resolvido]Ajuda com tower defense
3 participantes
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[Resolvido]Ajuda com tower defense
Bom pessoal(¬¬), eu e meu amg estamos no começo de um jogo de Defender A Base, mais eu tow querendo saber como eu faria p que:
se o obj_inimigo estiver 200 pixels ou menos, perto do obj_gun, que o obj_gun atire o obj_tiro, mais que saia só daquele obj_gun que o obj_inimigo está perto, porque tem mais obj_gun na room, alguem entendeu alguma coisa ?
PS: o jogo é TOP-DOWN(acho eu)
:P
se o obj_inimigo estiver 200 pixels ou menos, perto do obj_gun, que o obj_gun atire o obj_tiro, mais que saia só daquele obj_gun que o obj_inimigo está perto, porque tem mais obj_gun na room, alguem entendeu alguma coisa ?
PS: o jogo é TOP-DOWN(acho eu)
:P
Última edição por Mentos e Coca-cola em Ter 09 Ago 2011, 16:04, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Ajuda com tower defense
Há uma função que checa a distância (em pixels) entre dois objetos. Ela é distance_to_object e seu único argumento é o objeto para checar a distância. Então, no Step objeto que atira (obj_gun):
Nota: Há um trecho que diz: "If the distance or object..." - esse trecho quer dizer que se a instância não tem uma sprite ou mask, o resultado que a função vai retornar é indefinido.
- Código:
if pode_atirar and distance_to_object(obj_inimigo) <= 200
/* Se pode atirar for igual a true(a comparação é implícita, mas há) e a distância entre mim e o objeto inimigo for menor ou igual a 200 */
{
instance_create(x,y,obj_tiro) // Cria o tiro
pode_atirar = false
alarm[0] = 30 // Recarrega o tiro
}
A função retorna a distância da instância em que o código está para a instância mais próxima, ou seja, a que estiver na frente, do objeto "obj". O tio Mark pensou nisso tambémGM Help escreveu:distance_to_object(obj) Returns the distance of the instance to the nearest instance of object obj. (If the instance or object does not have a sprite or mask, the result of the function is undefined.)
Nota: Há um trecho que diz: "If the distance or object..." - esse trecho quer dizer que se a instância não tem uma sprite ou mask, o resultado que a função vai retornar é indefinido.
Última edição por Markituh em Ter 09 Ago 2011, 10:24, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Nota)
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Re: [Resolvido]Ajuda com tower defense
foi mal mais não funcionou, será que alguem topa consertar a engine ?
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Re: [Resolvido]Ajuda com tower defense
Deveria funcionar. O que deu errado?
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Re: [Resolvido]Ajuda com tower defense
os inimigos chegam perto mais nada acontece, eu tembém achei estranho
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Re: [Resolvido]Ajuda com tower defense
Algumas sugestões do que pode estar errado:
- pode_atirar pode estar com o valor “false” (o Markituh não pôs no texto, mas você deve usar o alarm pra resetar a variável pra “true”)
- a distância pode estar pequena (embora eu ache que 200 sejam suficientes). Tente aumentar pra 5000, só pra testar.
- o inimigo pode não ser chamado de obj_inimigo. Se houver diferença nos nomes, corrija.
- o tiro está sendo criado sem velocidade nenhum, dando a impressão que ele não está lá. Mostre, em algum debug, o valor de "instance_number(obj_tiro)".
Se não for nenhuma dessas possibilidades, volte que pensaremos em algo novo. Se alguma se confirmar, a correção é simples.
Edit:
de fato, não está funcionando quando eu ponho objetos sem sprites - tanto a torre quanto o inimigo. Porém, ao definir uma sprite e uma mask pra esses objetos, ele passa a criar os tiros.
O código que estou usando é:
- pode_atirar pode estar com o valor “false” (o Markituh não pôs no texto, mas você deve usar o alarm pra resetar a variável pra “true”)
- a distância pode estar pequena (embora eu ache que 200 sejam suficientes). Tente aumentar pra 5000, só pra testar.
- o inimigo pode não ser chamado de obj_inimigo. Se houver diferença nos nomes, corrija.
- o tiro está sendo criado sem velocidade nenhum, dando a impressão que ele não está lá. Mostre, em algum debug, o valor de "instance_number(obj_tiro)".
Se não for nenhuma dessas possibilidades, volte que pensaremos em algo novo. Se alguma se confirmar, a correção é simples.
Edit:
de fato, não está funcionando quando eu ponho objetos sem sprites - tanto a torre quanto o inimigo. Porém, ao definir uma sprite e uma mask pra esses objetos, ele passa a criar os tiros.
O código que estou usando é:
- Código:
if (podeAtirar==true && distance_to_object(obj_inimigo)<=distMin){//point_distance(x, y, obj_inimigo.x, obj_inimigo.y)<=distMin){//
var vitima;
vitima=collision_circle(x, y, distMin, obj_inimigo, 1, 1);
with (instance_create(x, y, obj_bala)){
dir=point_direction(other.x, other.y, obj_inimigo.x, obj_inimigo.y);//vitima.x, vitima.y);
}
alarm[0]=cadencia;
podeAtirar=false;
}
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Re: [Resolvido]Ajuda com tower defense
resolvido, muito obrigado ae, pode trancar o tópico
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