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[tutorial] Usando time lines
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[tutorial] Usando time lines
Nome: Usando Time Lines
Descrição: Mostra como usar as Time Lines
Nivel: Medio
Requer: Game Maker pro/lite
Fala pessoal! Blz? Aki é o Lucas mais uma vez, e hoje eu vou encinar como usar uma ferramenta do Game Maker chamada Time Lines, parece ser dífico de usar, mais é super fácil! Vamos lá!
Para que serve uma Time Line
Uma Time Line serve para vc criar um tempo especifico de quando uma ação acontecera. (uma espece de relógio do Game Maker)
Me dê exemplos de utilização de uma Time Line
Um exemplo legal de Time Line seria o jogo tamagotchi, um jogo de bichinho virtual. Ele Tinha tempo para sentir fome, para ficar doente e etc... O que pode ser feito com uma Time Line.
Um outro exemplo, pode ser jogos do orkut, mini fazenda por exemplo, que as plantas tem um tempo certo até crescer e morrer, os animais tem um tempo certo para poder ser colhidos entre outras coisas que envolvam tempo.
Conhecendo e criando uma Time Line
Para criar uma Time Line, clique no botão com uma ampulheta pequena na parte de cima do GM.
O que são moments?
Moments é nada mais e nada menos, do que segundos.
Então se eu quero que uma ação aconteça em 3 segundos, é só eu colocar o 3 lá?
Não, para isso nós vamos usar uma room e a calculadora. Se vc quer que uma ação aconteça em 5 segundos por exemplo, vá na room que tem o objeto que vc quer que execute a Time Line, clique em settings e em speed, vai ter um número, então, 1 segundo é igual aquele número alí. Então se você quer que execute uma ação em 5 segundos, eu abro a calculadora, e dígito : 5 * o número que estar na speed, no meu caso 30, então resultado serar 150, então 5 segundos é igual a 150 por que cada segundo é o que vale a 30 e 30x5=150.
Ok, intendi, mas como é que eu coloco esse resultado na Time Line?
Crie uma Time Line, dê um nome para essa Time Line e clique em Add, coloque o resultado lá e pronto, agora é só vc colocar a ação que vc quer, no meu caso, fechar o jogo.
[img][/img]
Como eu coloco o meu objeto para executar a Time Line?
Simples, abra o objeto que vc quer que execute a Time Line, no evento create, vá em main2 e arreste para a area de ações o icone Set Time Line.
Como eu configuro a Time Line?
Veja a imagem abaixo:
Para que serve aqueles outros icones do lado de Set Time Line?
Bem, e chegamos ao fim de mais um tutorial. Fiquem a vontade para fazer perguntas (se eu souber responder eu respondo rsrsrs), dizer se eu fiz algo errado ou até mesmo pedir tutoriais ou engines.
Descrição: Mostra como usar as Time Lines
Nivel: Medio
Requer: Game Maker pro/lite
Fala pessoal! Blz? Aki é o Lucas mais uma vez, e hoje eu vou encinar como usar uma ferramenta do Game Maker chamada Time Lines, parece ser dífico de usar, mais é super fácil! Vamos lá!
Para que serve uma Time Line
Uma Time Line serve para vc criar um tempo especifico de quando uma ação acontecera. (uma espece de relógio do Game Maker)
Me dê exemplos de utilização de uma Time Line
Um exemplo legal de Time Line seria o jogo tamagotchi, um jogo de bichinho virtual. Ele Tinha tempo para sentir fome, para ficar doente e etc... O que pode ser feito com uma Time Line.
Um outro exemplo, pode ser jogos do orkut, mini fazenda por exemplo, que as plantas tem um tempo certo até crescer e morrer, os animais tem um tempo certo para poder ser colhidos entre outras coisas que envolvam tempo.
Conhecendo e criando uma Time Line
Para criar uma Time Line, clique no botão com uma ampulheta pequena na parte de cima do GM.
O que são moments?
Moments é nada mais e nada menos, do que segundos.
Então se eu quero que uma ação aconteça em 3 segundos, é só eu colocar o 3 lá?
Não, para isso nós vamos usar uma room e a calculadora. Se vc quer que uma ação aconteça em 5 segundos por exemplo, vá na room que tem o objeto que vc quer que execute a Time Line, clique em settings e em speed, vai ter um número, então, 1 segundo é igual aquele número alí. Então se você quer que execute uma ação em 5 segundos, eu abro a calculadora, e dígito : 5 * o número que estar na speed, no meu caso 30, então resultado serar 150, então 5 segundos é igual a 150 por que cada segundo é o que vale a 30 e 30x5=150.
Ok, intendi, mas como é que eu coloco esse resultado na Time Line?
Crie uma Time Line, dê um nome para essa Time Line e clique em Add, coloque o resultado lá e pronto, agora é só vc colocar a ação que vc quer, no meu caso, fechar o jogo.
[img][/img]
Como eu coloco o meu objeto para executar a Time Line?
Simples, abra o objeto que vc quer que execute a Time Line, no evento create, vá em main2 e arreste para a area de ações o icone Set Time Line.
Como eu configuro a Time Line?
Veja a imagem abaixo:
Para que serve aqueles outros icones do lado de Set Time Line?
Bem, e chegamos ao fim de mais um tutorial. Fiquem a vontade para fazer perguntas (se eu souber responder eu respondo rsrsrs), dizer se eu fiz algo errado ou até mesmo pedir tutoriais ou engines.
Última edição por lucasgmaker em Qua 27 Jul 2011, 15:41, editado 1 vez(es)
lucasgmaker- Games Ranking :
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Re: [tutorial] Usando time lines
Belo tutorial!! Mas, você poderia ter dito onde aplicar time lines e coisas que elas são úteis.Dar um exemplo seria legal. Só faltou corrigir alguns erros de português mas, isso é o de menos. Parabéns ;).
Pickler- Data de inscrição : 22/06/2011
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Re: [tutorial] Usando time lines
Tutorial excelente... só lamento que eu não consigo fazer isso em código GML...
Re: [tutorial] Usando time lines
Você poderia falar mais coisas, dar uns exemplos, falar como se mescla timelines, etc.
Deu pra introduzir, mas tá legal.
Deu pra introduzir, mas tá legal.
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Re: [tutorial] Usando time lines
Vou intender isso como um pedido de tutorial, eu vou ver se arrumo os códigos pra isso em gmk e vou criar um novo tutorial:mrbrum22 escreveu:Tutorial excelente... só lamento que eu não consigo fazer isso em código GML...
[tutorial] Usando Time Lines em GML ou por código
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Re: [tutorial] Usando time lines
The Games Never Finish... escreveu:Você poderia falar mais coisas, dar uns exemplos, falar como se mescla timelines, etc.
Deu pra introduzir, mas tá legal.
Valeuu pela dica, tutorial editado com exemplos!
lucasgmaker- Games Ranking :
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Re: [tutorial] Usando time lines
lucasgmaker escreveu:Nome: Usando Time Lines
Descrição: Mostra como usar as Time Lines
Nivel: Medio
Requer: Game Maker pro/lite
Fala pessoal! Blz? Aki é o Lucas mais uma vez, e hoje eu vou encinar como usar uma ferramenta do Game Maker chamada Time Lines, parece ser dífico de usar, mais é super fácil! Vamos lá!
Para que serve uma Time Line
Uma Time Line serve para vc criar um tempo especifico de quando uma ação acontecera. (uma espece de relógio do Game Maker)
Me dê exemplos de utilização de uma Time Line
Um exemplo legal de Time Line seria o jogo tamagotchi, um jogo de bichinho virtual. Ele Tinha tempo para sentir fome, para ficar doente e etc... O que pode ser feito com uma Time Line.
Um outro exemplo, pode ser jogos do orkut, mini fazenda por exemplo, que as plantas tem um tempo certo até crescer e morrer, os animais tem um tempo certo para poder ser colhidos entre outras coisas que envolvam tempo.
Conhecendo e criando uma Time Line
Para criar uma Time Line, clique no botão com uma ampulheta pequena na parte de cima do GM.
O que são moments?
Moments é nada mais e nada menos, do que segundos.
Então se eu quero que uma ação aconteça em 3 segundos, é só eu colocar o 3 lá?
Não, para isso nós vamos usar uma room e a calculadora. Se vc quer que uma ação aconteça em 5 segundos por exemplo, vá na room que tem o objeto que vc quer que execute a Time Line, clique em settings e em speed, vai ter um número, então, 1 segundo é igual aquele número alí. Então se você quer que execute uma ação em 5 segundos, eu abro a calculadora, e dígito : 5 * o número que estar na speed, no meu caso 30, então resultado serar 150, então 5 segundos é igual a 150 por que cada segundo é o que vale a 30 e 30x5=150.
Ok, intendi, mas como é que eu coloco esse resultado na Time Line?
Crie uma Time Line, dê um nome para essa Time Line e clique em Add, coloque o resultado lá e pronto, agora é só vc colocar a ação que vc quer, no meu caso, fechar o jogo.
[img][/img]
Como eu coloco o meu objeto para executar a Time Line?
Simples, abra o objeto que vc quer que execute a Time Line, no evento create, vá em main2 e arreste para a area de ações o icone Set Time Line.
Como eu configuro a Time Line?
Veja a imagem abaixo:
Para que serve aqueles outros icones do lado de Set Time Line?
Bem, e chegamos ao fim de mais um tutorial. Fiquem a vontade para fazer perguntas (se eu souber responder eu respondo rsrsrs), dizer se eu fiz algo errado ou até mesmo pedir tutoriais ou engines.
Muito bom lucas, faz tempo q uso timeline, e sua dica me dispertou para novas açoes q tenho em mão para prosseguir em meu jogo, Muito obrigado!
rick_brito- Data de inscrição : 18/08/2011
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