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como fazer para um personagem ir para cantos aleatórios ?

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como fazer para um personagem ir para cantos aleatórios ? Empty como fazer para um personagem ir para cantos aleatórios ?

Mensagem por patofu30 Qua 06 Jul 2011, 00:59

gente como faço para um inimigo ficar andando aleatoriamente no jogo , estou criando um jogo simples de pacman e queria q os inimigos fossem para todos os cantos ... tem como resolver isso sem script ? se tem como ? se n tiver alguem pode me ajudar com um script ?? obrigado
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Mensagem por saim Qua 06 Jul 2011, 09:18

Você quer dizer, andar aleatoriamente pelo labirinto?
Primeiro, você deve dar a ele uma velocidade tal que garanta que ele terá a possibilidade de se alinhar com as passagens em alguns steps. Isso é fácil. Se o alinhamento (a grid) for x, a velocidade deve ser x/y, sendo que y é um número inteiro.
Depois, sugiro fazer o seguinte: a cada step, verifique pra que lado ele pode ir e escolha um lado aleatório entre as possibilidades.
Fim.

Ah, outra sugestão: só verifique a possibilidade de virar pra trás caso seja impossível seguir em frente e também virar para os lados, ou seja, só gire 180º em caso de um beco-sem-saída.
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Mensagem por patofu30 Qua 06 Jul 2011, 15:19

desculpa n entendi , mas e exatamente isso q voce falou ....para os inimigos andarem aleatoriamente para todos os cantos do labirinto
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Mensagem por saim Qua 06 Jul 2011, 15:48

Bom, o que você tem?
Primeiro: os inimigos andam usando speed ou ficam dando "pulinhos"?
Segundo: as paredes do labirinto são de espessura constante? Elas ficam alinhadas a uma grid? Ou melhor: o movimento dos inimigos fica alinhado a uma grid? No pacman, fica. Daí, supondo que a grid seja 32x32, a velocidade tem que ser tal que de permita o inimigo se alinhar à grid a cada tantos steps, ou seja, pode ser 1, 2, 4, 8, 16 ou 32.
Terceiro: a cada step, verifique todas as direções que ele pode ir. Normalmente, ele só poderá continuar na posição em que está mesmo, mas quando alinhado com a grid e com espaço livre, ele terá que escolher, aleatoriamente, alguma direção (porque você vai mandar ele fazer isso). Isso fará com que ele passe pelo labirinto todo, se você der tempo suficiente. O problema é quando existirem becos-sem-saída ou grandes áreas sem pareder. No caso dos becos-sem-saída, você precisará de um exceção: se não pode ir reto, nem à direita, nem à esquerda, vire 180°.
No caso de áreas muito abertas, ele ficar mudando de direção a todo e qualquer step fica estranho, então o melhor é não ter áreas abertas. Se for imprescindível, avise. É possível, mas um pouco complicado.

Desculpe por não mandar códigos, mas é o tipo da coisa que prefiro ajudar com conceitos. Se não der pra entender ainda, podemos entrar em detalhes, inclusive de códigos.
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Mensagem por patofu30 Qua 06 Jul 2011, 16:15

não , agora eu entendi , obrigado !
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Mensagem por saim Qua 06 Jul 2011, 16:20

Ótimo. Faça os testes e, se der certo, coloque "resolvido" no título do tópico. Se não der, mostre como fez que podemos olhar mais a fundo.
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