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Background - Funções e Variáveis
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Background - Funções e Variáveis
Nome: Background - Funções e variáveis
Descrição: Usando funções e variáveis para manipular Backgrounds
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: Lite/Pro
Olá a todos!
Neste tutorial será ensinado como usar funções e variáveis para criar, editar e remover Backgrounds.
Vamos Começar!
Sempre que são criados recursos por meio de funções, eles retornam o valor para uma variável que deverá segui-las. Se for necessário o uso de um variável na função, ela estará marcada com um *.
background_duplicate(ind)*
Duplica o background definido em ind, retornando seu valor para a variável.
background_assign(ind,source)
Copia o background definido em source e cola no background ind.
background_add(fname,removeback,smooth)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, retornando o valor para a variável. Em removeback deve ser colocado 1 se quiser que a cor de fundo seja removida ou 0 se não quiser. Em smooth deve ser colocado 1 se quiser que as bordas sejam arredondadas ou 0se não quiser.
background_replace(ind,fname,removeback,smooth)
Faz o mesmo que a anterior, mas substituindo o background ind pela imagem do arquivo fname.
background_add_background(fname)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, que deve ser um arquivo padrão de backgrounds do Game Maker (.gmbck).
background_replace_background(ind,fname)
Substitui o background ind pelo background do arquivo fname
background_create_color(w,h,col)*
Cria um background de uma única cor, com largura w, altura h e cor col.
background_create_gradient(w,h,col1,col2,kind)*
Cria um background gradiente, de largura w altura h, e com a mistura das cores col1 e col2. Em kind deve ser colocada a forma que será feito gradiente. Elas são:
background_create_from_screen(x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
background_create_from_surface(id,x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
background_delete(ind)
Deleta o background ind.
background_set_alpha_from_background(ind,back)
Esta função faz com que o alpha de cada pixel do background ind tenha a mesma intensidade dos respectivos pixels do background back.
background_exists(ind)
Retorna se o background ind existe.
background_get_name(ind)
Retorna o nome do background ind.
background_get_width(ind)
Retorna a largura do background ind.
background_get_height(ind)
Retorna a altura do background ind.
background_get_texture(back)
Retorna a textura do background back.
background_color
Define qual será a cor de fundo da room.
background_showcolor
Define se a cor de fundo deverá ser mostrada.
Em cada room do Game Maker é possível inserir 8 backgrounds, mas não existem 8 variáveis para cada atributo, e então são usadas Arrays. Se você não sabe o que são Arrays, pesquise no fórum, pois existem muito tutoriais ensinando. As arrays podem receber valores de 0 a 7, e farão efeito somente no background com o mesmo número da array.
background_visible[0-7]
Define se o background será visível.
background_foreground[0-7]
Define se o background será um foreground, ou seja, ficará a frente de todos os elementos da room.
background_index[0-7]
Define qual será o background a ser desenhado.
background_x[0-7]
Define a posição x do background na room.
background_y[0-7]
Define a posição y do background na room.
background_width[0-7]
Define a largura do background.
background_height[0-7]
Define a altura do background.
background_htiled[0-7]
Define se o background se repetirá horizontalmente.
background_vtiled[0-7]
Define se o background se repetirá verticalmente.
background_xscale[0-7]
Define a escala horizontal do background. Não pode receber valores negativos.
background_yscale[0-7]
Define a escala vertical do background. Não pode receber valores negativos.
background_hspeed[0-7]
Define a velocidade horizontal do background.
background_vspeed[0-7]
Define a velocidade vertical do background.
background_blend[0-7] - Pro
Define a cor de mistura do background. Use c_white para nenhuma mistura.
background_alpha[0-7]
Define a transparência do background.
E chega ao fim este tutorial. Quem tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, é só falar!
さようなら!
Descrição: Usando funções e variáveis para manipular Backgrounds
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: Lite/Pro
Olá a todos!
Neste tutorial será ensinado como usar funções e variáveis para criar, editar e remover Backgrounds.
Vamos Começar!
1- Criando e Editando Backgrounds
Sempre que são criados recursos por meio de funções, eles retornam o valor para uma variável que deverá segui-las. Se for necessário o uso de um variável na função, ela estará marcada com um *.
background_duplicate(ind)*
Duplica o background definido em ind, retornando seu valor para a variável.
background_assign(ind,source)
Copia o background definido em source e cola no background ind.
background_add(fname,removeback,smooth)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, retornando o valor para a variável. Em removeback deve ser colocado 1 se quiser que a cor de fundo seja removida ou 0 se não quiser. Em smooth deve ser colocado 1 se quiser que as bordas sejam arredondadas ou 0se não quiser.
background_replace(ind,fname,removeback,smooth)
Faz o mesmo que a anterior, mas substituindo o background ind pela imagem do arquivo fname.
background_add_background(fname)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, que deve ser um arquivo padrão de backgrounds do Game Maker (.gmbck).
background_replace_background(ind,fname)
Substitui o background ind pelo background do arquivo fname
background_create_color(w,h,col)*
Cria um background de uma única cor, com largura w, altura h e cor col.
background_create_gradient(w,h,col1,col2,kind)*
Cria um background gradiente, de largura w altura h, e com a mistura das cores col1 e col2. Em kind deve ser colocada a forma que será feito gradiente. Elas são:
- 0- Horizontal
- 1- Vertical
- 2- Retângulo
- 3- Elipse
- 4- Horizontal Dupla
- 5- Vertical Dupla
background_create_from_screen(x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
background_create_from_surface(id,x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
background_delete(ind)
Deleta o background ind.
background_set_alpha_from_background(ind,back)
Esta função faz com que o alpha de cada pixel do background ind tenha a mesma intensidade dos respectivos pixels do background back.
2- Retornando Valores
background_exists(ind)
Retorna se o background ind existe.
background_get_name(ind)
Retorna o nome do background ind.
background_get_width(ind)
Retorna a largura do background ind.
background_get_height(ind)
Retorna a altura do background ind.
background_get_texture(back)
Retorna a textura do background back.
3- Variáveis
background_color
Define qual será a cor de fundo da room.
background_showcolor
Define se a cor de fundo deverá ser mostrada.
Em cada room do Game Maker é possível inserir 8 backgrounds, mas não existem 8 variáveis para cada atributo, e então são usadas Arrays. Se você não sabe o que são Arrays, pesquise no fórum, pois existem muito tutoriais ensinando. As arrays podem receber valores de 0 a 7, e farão efeito somente no background com o mesmo número da array.
background_visible[0-7]
Define se o background será visível.
background_foreground[0-7]
Define se o background será um foreground, ou seja, ficará a frente de todos os elementos da room.
background_index[0-7]
Define qual será o background a ser desenhado.
background_x[0-7]
Define a posição x do background na room.
background_y[0-7]
Define a posição y do background na room.
background_width[0-7]
Define a largura do background.
background_height[0-7]
Define a altura do background.
background_htiled[0-7]
Define se o background se repetirá horizontalmente.
background_vtiled[0-7]
Define se o background se repetirá verticalmente.
background_xscale[0-7]
Define a escala horizontal do background. Não pode receber valores negativos.
background_yscale[0-7]
Define a escala vertical do background. Não pode receber valores negativos.
background_hspeed[0-7]
Define a velocidade horizontal do background.
background_vspeed[0-7]
Define a velocidade vertical do background.
background_blend[0-7] - Pro
Define a cor de mistura do background. Use c_white para nenhuma mistura.
background_alpha[0-7]
Define a transparência do background.
E chega ao fim este tutorial. Quem tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, é só falar!
さようなら!
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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