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Background - Funções e Variáveis

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Background - Funções e Variáveis Empty Background - Funções e Variáveis

Mensagem por JV Justino Qui 30 Jun 2011, 18:31

Nome: Background - Funções e variáveis
Descrição: Usando funções e variáveis para manipular Backgrounds
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: GM8 Lite/Pro

Olá a todos!
Neste tutorial será ensinado como usar funções e variáveis para criar, editar e remover Backgrounds.

Vamos Começar!

1- Criando e Editando Backgrounds


Sempre que são criados recursos por meio de funções, eles retornam o valor para uma variável que deverá segui-las. Se for necessário o uso de um variável na função, ela estará marcada com um *.

background_duplicate(ind)*
Duplica o background definido em ind, retornando seu valor para a variável.

background_assign(ind,source)
Copia o background definido em source e cola no background ind.

background_add(fname,removeback,smooth)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, retornando o valor para a variável. Em removeback deve ser colocado 1 se quiser que a cor de fundo seja removida ou 0 se não quiser. Em smooth deve ser colocado 1 se quiser que as bordas sejam arredondadas ou 0se não quiser.

background_replace(ind,fname,removeback,smooth)
Faz o mesmo que a anterior, mas substituindo o background ind pela imagem do arquivo fname.

background_add_background(fname)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, que deve ser um arquivo padrão de backgrounds do Game Maker (.gmbck).

background_replace_background(ind,fname)
Substitui o background ind pelo background do arquivo fname

background_create_color(w,h,col)*
Cria um background de uma única cor, com largura w, altura h e cor col.

background_create_gradient(w,h,col1,col2,kind)*
Cria um background gradiente, de largura w altura h, e com a mistura das cores col1 e col2. Em kind deve ser colocada a forma que será feito gradiente. Elas são:
  • 0- Horizontal
  • 1- Vertical
  • 2- Retângulo
  • 3- Elipse
  • 4- Horizontal Dupla
  • 5- Vertical Dupla

background_create_from_screen(x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.

background_create_from_surface(id,x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.

background_delete(ind)
Deleta o background ind.

background_set_alpha_from_background(ind,back)
Esta função faz com que o alpha de cada pixel do background ind tenha a mesma intensidade dos respectivos pixels do background back.

2- Retornando Valores


background_exists(ind)
Retorna se o background ind existe.

background_get_name(ind)
Retorna o nome do background ind.

background_get_width(ind)
Retorna a largura do background ind.

background_get_height(ind)
Retorna a altura do background ind.

background_get_texture(back)
Retorna a textura do background back.

3- Variáveis


background_color
Define qual será a cor de fundo da room.

background_showcolor
Define se a cor de fundo deverá ser mostrada.


Em cada room do Game Maker é possível inserir 8 backgrounds, mas não existem 8 variáveis para cada atributo, e então são usadas Arrays. Se você não sabe o que são Arrays, pesquise no fórum, pois existem muito tutoriais ensinando. As arrays podem receber valores de 0 a 7, e farão efeito somente no background com o mesmo número da array.



background_visible[0-7]
Define se o background será visível.

background_foreground[0-7]
Define se o background será um foreground, ou seja, ficará a frente de todos os elementos da room.

background_index[0-7]
Define qual será o background a ser desenhado.

background_x[0-7]
Define a posição x do background na room.

background_y[0-7]
Define a posição y do background na room.

background_width[0-7]
Define a largura do background.

background_height[0-7]
Define a altura do background.

background_htiled[0-7]
Define se o background se repetirá horizontalmente.

background_vtiled[0-7]
Define se o background se repetirá verticalmente.

background_xscale[0-7]
Define a escala horizontal do background. Não pode receber valores negativos.

background_yscale[0-7]
Define a escala vertical do background. Não pode receber valores negativos.

background_hspeed[0-7]
Define a velocidade horizontal do background.

background_vspeed[0-7]
Define a velocidade vertical do background.

background_blend[0-7] - Pro
Define a cor de mistura do background. Use c_white para nenhuma mistura.

background_alpha[0-7]
Define a transparência do background.


E chega ao fim este tutorial. Quem tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, é só falar!

さようなら!
JV Justino
JV Justino

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