GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas

3 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas

Mensagem por saim Qui 30 Jun 2011, 17:24

Quero criar jogos de plataforma nos quais é possível ficar pendurado na beira das plataformas. Tipo o antigo prince of persia. Não só isso, quero subir escadas com a animação das pernas, quero criar um jogo com animação mais fluida do que simplesmente saltar pra posição final.
Daí, pra animar uma subida, pensei em criar um sprite imenso só com a animação. Ou seja, o objeto não sairia do lugar, mas como o sprite tem o personagem se deslocando, a impressão é que ele está se mexendo. No final da animação, eu salto pra posição onde está a figura e volto o image_index pro primeiro frame, no qual o personagem ainda não se deslocou, dando a impressão de que o objeto foi se movendo aos poucos. Deu pra entender? às vezes eu começo a tagarelar sem realmente dizer nada útil. Espero que não tenha sido o caso

Bom, meio que deu certo. Fiz um teste de deslocamento horizontal e não se nota que o objeto está saltando, parece que realmente o movimento é contínuo. O problema está na mask. Em todos os pontos onde o sprite passa, a mask está lá. Se eu rodo um teste de colisão, ele dá positivo, mesmo que não tenha nenhum desenho ali. Porque o desenho só não está ali no frame atual. A alguns steps atrás ou daqui a alguns steps, ele estará lá.

Então que peço que alguém me mostre uma engine, um código ou mesmo uma idéia de como resolver essa questão. Como escalar uma plataforma sem levar um tiro que deveria ter passado acima da minha cabeça?


Última edição por saim em Sáb 02 Jul 2011, 08:49, editado 1 vez(es)
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty Re: [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas

Mensagem por MatheusReis Qui 30 Jun 2011, 17:32

[Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas EXsaim
A opção "separate collision masks" faz com que cada frame da sprite tenha sua propria mask, evitando o problema mencionado.
MatheusReis
MatheusReis

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-A-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1093
Prêmios : [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • Java
  • C#
  • Javascript


http://www.mathaeuz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty Re: [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas

Mensagem por Markituh Qui 30 Jun 2011, 17:38

Aew, primeira dúvida do saim que respondo desde os primórdios do conhecimento Happy

O antigo Prince of Persia, é aquele feito em Flash que ele tomava uma poção e ficava com um medo grande de cair nos espinhos? Acho que sim. O Willy postou uma engine que faz exatamente isso, se pendura e depois levanta, a animação fica por ti, a programação já tá pronta (rimou)
Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t13377-engine-pendurar-e-subir-friction-personalizado-plataforma?highlight=pendurar
Sobre a mask, acho que sei como. Tá ligado que a mask é resultado de todos os frames juntos né? Para sanar isso, marque a Checkbox Separate Collision Masks. Isso vai checar a colisão em cada frame separadamente.

Edit: Ah, o Mathaeuz postou primeiro, eis aí uma ilustração.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty Re: [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas

Mensagem por saim Sex 01 Jul 2011, 09:51

Cara, tem uma engine pronta pra isso? Primeira tarefa da noite: baixar essa engine!

Eu realmente me esqueci completamente do separate collision mask. Tem um motivo pra isso: a maior parte dos meus testes eu faço longe do game maker, com meu game genérico. Daí, eu gero as sprites a partir de desenhos em surfaces ou importo de desenhos do paint.
O lado ruim é que esses métodos não permitem o uso das separate collision masks. O lado bom é que eu só uso esse truque pra testes, portanto posso contar com essa opção pra versão final do(s) jogo(s).

Portanto, minha pergunta foi respondida.

Vou baixar e brincar com a engine que o Markituh linkou e, depois, declarar o tópico resolvido.

Muito obrigado aos dois!

PS:
primeira dúvida do saim que respondo desde os primórdios do conhecimento
Falando desse jeito, parece até que sou grande coisa...
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty Re: [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas

Mensagem por Markituh Sex 01 Jul 2011, 10:12

Falando desse jeito, parece até que sou grande coisa...
E você é! Foi o único que respondeu minha primeira dúvida(e entendeu) por causa do "It's in face" lá na GMC xD Não se esqueça de usar a busca, saim. Foi nela que achei a engine (e até porque eu já havia olhado ela) Happy
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty Re: [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas

Mensagem por saim Sáb 02 Jul 2011, 08:48

Muito boa a engine! Tópico resolvido! Realmente minha idéia de fazer a animação e saltar pra posição final era fundamentada.
Quanto à busca... eu procurei por escadas. Os resultados eram todos relativos à escada-de-marinheiro. Eu devia ter procurado por algo como "pendurar" ou coisa do tipo, mas como minha idéia original era fazer um jogo com escadas, procurei por escadas...
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas Empty Re: [Resolvido]mask variável no mesmo sprite - ou: subindo escadas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos