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[RESOLVIDO] Problema com cursor e views

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Mensagem por gifah Qua 15 Jun 2011, 10:58

Estou com um probleminha.

Eu já tenhos os cursores pra isso e a view ja ta focando o objeto cursor, quando eu toco a tela na direita, a view vai no maximo pra direita, quando toco abaixo ela vai pra baixo e assim por diante. Eu quero fazer que quando a view começar a ir pra direita a aprecer um cursor que é uma setinha pra direita, quando tocar embaixo, mostrar a setinha pra baixo e assim por diante. Como faz isso?

obrigado


Última edição por gifah em Qua 15 Jun 2011, 18:14, editado 1 vez(es)
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Mensagem por thiago arraial do cabo rj Qua 15 Jun 2011, 11:00

sei lá
Editado por LCS: Neste caso nem precisa postar, isso é considerado flood e é contra as regras do fórum. Alertado, na próxima perderá 25% da tua barra
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Mensagem por MatheusReis Qua 15 Jun 2011, 11:02

Pode construir uma imagem , ou um desenho, de como é a tela/view para conseguirmos entender?
Pelo que entendi você quer que botões apareçam quando o cursor está perto, é isso?
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Mensagem por gifah Qua 15 Jun 2011, 11:05

Mathaeuz escreveu:Pode construir uma imagem , ou um desenho, de como é a tela/view para conseguirmos entender?
Pelo que entendi você quer que botões apareçam quando o cursor está perto, é isso?

exatamente. Quando a tela começar a se mover pra qualquer um dos lados o cursor vai mudar o desenho pra onde ele estiver movendo. Se for pra direita, tem uma setinha pra direita, se for pra baixo, tem a seta pra baixo e etc.
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Mensagem por MatheusReis Qua 15 Jun 2011, 11:06

Ah sim sim.
Que tipo de "evento" ou "coisa" a tela segue?
(Se for, é só relacionar o movimento do objeto ao cursor)
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Mensagem por gifah Qua 15 Jun 2011, 11:07

Mathaeuz escreveu:Ah sim sim.
Que tipo de "evento" ou "coisa" a tela segue?

a tela vai seguir o objeto "cursor" e a tela se move quando o cursor chega Hbor 32 x Vbor 32
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Mensagem por MatheusReis Qua 15 Jun 2011, 11:16

Entendo, então, no Step do objeto cursor ponha:
Código:
//Primeiro vamos ver se ele está em alguma das bordas horizontais
borda_h=0;
//borda_h vai guardar esse valor
//quando for 0, não encosta em nenhuma borda
//quando for -1, está na esquerda
//quando for 1, está na direita
if x> (view_xview+view_wview-32) borda_h=1;
//vê se está na borda direita
if x< (view_xview+32) borda_h=-1;
//vê se está na esquerda

//agora faremos o mesmo verticalmente
//agora 1 é a de baixo e -1 é a de cima
borda_v=0;
if y> (view_yview+view_hview-32) borda_v=1;
if y< (view_yview+32) borda_v=-1;

//agora que temos os valores de borda é só descobrir o angulo
if borda_h!=0 or borda_v!=0{
//se algum dos valores de borda forem diferentes de 0(o que significa que o objeto está em alguma borda)
angulo=point_direction(0,0,borda_h,borda_v);
//point_direction dá o angulo entre 2 pontos (x1,y1) e (x2,y2);
//teremos 8 valores para "angulo" com o nosso código
//0, 45, 90, 135, 180, 225, 270, 315
//agora basta relacionar os angulos com a imagem do cursor
}
else { cursor=parado }
//em caso de nao colidir com borda alguma
Isso deve atender ao pedido ;D
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Mensagem por gifah Qua 15 Jun 2011, 11:58

Mathaeuz escreveu:Entendo, então, no Step do objeto cursor ponha:
Código:
//Primeiro vamos ver se ele está em alguma das bordas horizontais
borda_h=0;
//borda_h vai guardar esse valor
//quando for 0, não encosta em nenhuma borda
//quando for -1, está na esquerda
//quando for 1, está na direita
if x> (view_xview+view_wview-32) borda_h=1;
//vê se está na borda direita
if x< (view_xview+32) borda_h=-1;
//vê se está na esquerda

//agora faremos o mesmo verticalmente
//agora 1 é a de baixo e -1 é a de cima
borda_v=0;
if y> (view_yview+view_hview-32) borda_v=1;
if y< (view_yview+32) borda_v=-1;

//agora que temos os valores de borda é só descobrir o angulo
if borda_h!=0 or borda_v!=0{
//se algum dos valores de borda forem diferentes de 0(o que significa que o objeto está em alguma borda)
angulo=point_direction(0,0,borda_h,borda_v);
//point_direction dá o angulo entre 2 pontos (x1,y1) e (x2,y2);
//teremos 8 valores para "angulo" com o nosso código
//0, 45, 90, 135, 180, 225, 270, 315
//agora basta relacionar os angulos com a imagem do cursor
}
else { cursor=parado }
//em caso de nao colidir com borda alguma
Isso deve atender ao pedido ;D

Funcionou, mas na direita e abaixo não deu muito bem.

Na direita não aparece a seta, mas a view vai pra direita, já abaixo ele aparece, mas desce so um pouquinho e depois fica normal.

Pode ser porque embaixo da view tem uma outra view que é onde fica a barra de atributos?
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Mensagem por Mr.Brum Qua 15 Jun 2011, 12:02

seguindo o que o mathaeuz disse...
AGORA VC COLOCA NO STEP DO OBJETO ONDE DEFINE O CURSOR:


Código:
image_angle=angulo

axo que é isso!
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Mensagem por MatheusReis Qua 15 Jun 2011, 12:32

@mrbrum É, pode ser também, se quiser poupar sprites.
Bem lembrado ._.

@gifah ter + de 1 view pode causar um bug imenso, eu fiz o código considerando apenas 1 view. Mas tem como limitar usando "window_view_mouse_get_x(numero_da_view)" dentre outros do tipo.
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Mensagem por gifah Qua 15 Jun 2011, 18:14

Mathaeuz escreveu:@mrbrum É, pode ser também, se quiser poupar sprites.
Bem lembrado ._.

@gifah ter + de 1 view pode causar um bug imenso, eu fiz o código considerando apenas 1 view. Mas tem como limitar usando "window_view_mouse_get_x(numero_da_view)" dentre outros do tipo.

OK. ja deu uma ajuda imensa. Isso não é tao importante no jogo, é mais questao de detalhe.

muito obrigado.
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