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[GM8.1] Game Maker 8.1 Standart Novidades e Bug's
3 participantes
Página 1 de 1
[GM8.1] Game Maker 8.1 Standart Novidades e Bug's
O que há de Novo em 8.1
A versão 8.1 do GameMaker tem algumas melhorias e correções de erros superior a 8,0.
Alterações
sala mudou editor, direito do mouse clique em prioridades. Menu para o normal, CTRL + RMB para apagar (bem... Mudou o Editor... propriedades e etc..)
Sala de modo ZOOM adicionou (esse ZOOM foi uma questão legal... só precisa melhorar mais... na questão de poder mover a room central por exemplo para o lado que quiser.. podendo adicionar os objetos fora da room no lado esquerdo e superior[que por inquanto só pode adicionar objetos na parte da direita e inferior da room])
Mouse Middle ZOOMS no editor do quarto(sistema com o botão do meio do mouse para aumentar e diminuir o zoom da room)
Médio PANS botão do mouse ao redor da sala.
Fundo transparente de diálogo Configurações mudou-se para formulário principal.
Transparente tamanho da grade de fundo agora num contexto global.
Transparente grade do fundo adicionado ao editor do quarto.
Transparente grade do fundo pode agora ter as cores do usuário.
Image Editor agora usa a roda do mouse para ampliar.
Image Editor agora usa o botão do meio para "pan"
Agora pode PAN ao redor dentro do editor PATH usando o botão do meio do mouse.
Agora você pode mudar a cor de fundo padrão para quartos (quando não há fundo quarto foi definido)
Agora você pode desativar quarto de fundo de enchimento, para que você possa ver o fundo quando nenhum GRID cor do quarto foi definido.
Adicionado +/-/= botões de zoom na barra de ferramentas do quarto
Você pode agora o botão direito num objeto e editá-lo de dentro do Editor do quarto.
Prestação dentro do Editor de Código acelerou.
dentro do editor de código, agora você pode marcar um bloco de texto e use a tecla TAB e SHIFT-TAB para guia-lo dentro e para fora.
janela de Notícias agora resizable.
configurações do quarto agora lembra "maximizada" configuração.
Shiney nova sobre a caixa.
Recurso de renomeação alterado novamente para o padrão Windows; F2 (passou de F2 para CTRL-R na GM 8.0)
janela de código agora tem um ícone de "alavanca" para a conclusão de código on / off
Agora você pode pressionar ESCAPE dentro do editor de código para se livrar da caixa de conclusão de código.
GameMaker agora salva. Gm81 arquivos (em vez de. GMK) (Decompiler's sendo combatidos aqui)
Novo. Criptografia EXE (novamente um ataque contra decompiler's)
Novo sistema de alimentação de notícias adicionou
draw_self () adicionou
os_type você retorna a seu sistema operacional rodando (Win, Mac, ios, etc)*
os_device você retorna um tipo de dispositivo (iPhone, iPhone4, iPad, etc)*
*(ainda naum sei oq servem esses dois os_type e os_device mais pode ser um passo para poder executar os jogos no GM para outros dispositivos e sistemas operacionais)
Zbuffer agora é 24Bit
Hardware T & L para o mais rápido em 2D e 3D de renderização.
Você pode agora alterar as cores de fundo do editor de código, incluindo a linha atual e seleção.
"Eliminar objetos subjacentes" Agora desativado por padrão no editor de quarto.
Agora você pode usar
d3d_light_define_ambient (cor) adicionado de um ambiente global
Agora você pode definir a tabulação padrão no painel de objeto (assim você pode usar como padrão para o painel de código, por exemplo)
Em Standard Edition, script pesquisa irá procurar roteiros todos, incluindo os objetos, os quartos, a criação de eventos, prazos e gatilhos.
adicionou dot_product (x1, y1, x2, y2)
adicionou dot_product_3d (x1, y1, z1, x2, y2, z2)
adicionou point_distance_3d (x1, y1, z1, x2, y2, z2)
criação de fonte totalmente reescrito. Agora, produz muito mais agradável fontes sem serrilhado e não cortá-los.
Você pode agora alterar o "Execute um pedaço de código" em D & D lista de ações, usando a linha 1 do seu script e um comentário do tipo "///" no início. (Ou seja... ao invéz de ter vários Execute Script no D&D e vc num saber qual é qual... no inicio dele coloque /// e coloque algo na frente... EX:. ///Movimentação
lah fora na parte D&D o execute script ficará com o Nome colocado depois desses ///
assim ficará mais fácil localização e etc...)
Correções
Desfazer no editor de texto. ao desfazer uma alteração e salvar o script ou executar o jogo, a mudança não é salvo.
Erro na leitura de arquivos de texto reais. Quando você lê dois números a partir de uma única linha em um arquivo de texto eo primeiro é 0, os números não são lidos corretamente.
0.000.536. mp_grid_add_cell está grampeada. Também fixa mesma questão em mp_grid_clear_cell está grampeada
0.000.597. Excessivamente grandes imagens não estavam sendo preso corretamente e estavam causando corrupção.
0000589: tile_layer_find () não conta para o dimensionamento. (Também em tile_layer_delete_at (), tile_find (), tile_delete_at ())
0000255: Substituir o código no início da linha. coluna do cursor ia negativo.
0000580 - Se você usar sprite_create_from_surface sobre uma superfície em branco, o sprite será completamente opaco.
sprite_create_from_surface: se você definir "removeback" paramater a 2, agora eles vão copiar o alfa "como está".
Se você criou uma imagem de fundo, mas não adicionar um, o jogo não carregar.
TRADUZIDO NO GOOGLE TRANSLATOR
http://translate.google.com
PS:. desvantagem da vez... uma room salva em EXE com esse GM fica a 4MB... cada versão do GM aumenta mais o tamanho da EXE... bem que o pessoal da YOYO Games poderia pensar em algo tipow JAVA... que instala a linguagem de programação no PC... pois se o java fosse assim tbm ele num seria tão leve quanto eah =)
Outra Informação...
Além dos Esforços da YOYO Games contra Crack... eu achei um erro nesse sistema... bom... naum irei relatar a GRANDE brexa que eles deixaram...
então é isso pessoal
eu sei que a tradução num ta perfeita e coisas assim... mais só para vcs ficarem ligados no q o GM melhorou e piorou '-'
FLWs té+
PS:. eu to meio sem tempo para editar o texto e etc... por isso que num ta formatado bem... mas... algum moderador ou algo do tipow quiser traduzir melhor e formatar ele melhor pode fazer e se quiser me mandar por MP pode.. ae eu pego e coloco aqui e coloco os créditos...
A versão 8.1 do GameMaker tem algumas melhorias e correções de erros superior a 8,0.
Alterações
sala mudou editor, direito do mouse clique em prioridades. Menu para o normal, CTRL + RMB para apagar (bem... Mudou o Editor... propriedades e etc..)
Sala de modo ZOOM adicionou (esse ZOOM foi uma questão legal... só precisa melhorar mais... na questão de poder mover a room central por exemplo para o lado que quiser.. podendo adicionar os objetos fora da room no lado esquerdo e superior[que por inquanto só pode adicionar objetos na parte da direita e inferior da room])
Mouse Middle ZOOMS no editor do quarto(sistema com o botão do meio do mouse para aumentar e diminuir o zoom da room)
Médio PANS botão do mouse ao redor da sala.
Fundo transparente de diálogo Configurações mudou-se para formulário principal.
Transparente tamanho da grade de fundo agora num contexto global.
Transparente grade do fundo adicionado ao editor do quarto.
Transparente grade do fundo pode agora ter as cores do usuário.
Image Editor agora usa a roda do mouse para ampliar.
Image Editor agora usa o botão do meio para "pan"
Agora pode PAN ao redor dentro do editor PATH usando o botão do meio do mouse.
Agora você pode mudar a cor de fundo padrão para quartos (quando não há fundo quarto foi definido)
Agora você pode desativar quarto de fundo de enchimento, para que você possa ver o fundo quando nenhum GRID cor do quarto foi definido.
Adicionado +/-/= botões de zoom na barra de ferramentas do quarto
Você pode agora o botão direito num objeto e editá-lo de dentro do Editor do quarto.
Prestação dentro do Editor de Código acelerou.
dentro do editor de código, agora você pode marcar um bloco de texto e use a tecla TAB e SHIFT-TAB para guia-lo dentro e para fora.
janela de Notícias agora resizable.
configurações do quarto agora lembra "maximizada" configuração.
Shiney nova sobre a caixa.
Recurso de renomeação alterado novamente para o padrão Windows; F2 (passou de F2 para CTRL-R na GM 8.0)
janela de código agora tem um ícone de "alavanca" para a conclusão de código on / off
Agora você pode pressionar ESCAPE dentro do editor de código para se livrar da caixa de conclusão de código.
GameMaker agora salva. Gm81 arquivos (em vez de. GMK) (Decompiler's sendo combatidos aqui)
Novo. Criptografia EXE (novamente um ataque contra decompiler's)
Novo sistema de alimentação de notícias adicionou
draw_self () adicionou
os_type você retorna a seu sistema operacional rodando (Win, Mac, ios, etc)*
os_device você retorna um tipo de dispositivo (iPhone, iPhone4, iPad, etc)*
*(ainda naum sei oq servem esses dois os_type e os_device mais pode ser um passo para poder executar os jogos no GM para outros dispositivos e sistemas operacionais)
Zbuffer agora é 24Bit
Hardware T & L para o mais rápido em 2D e 3D de renderização.
Você pode agora alterar as cores de fundo do editor de código, incluindo a linha atual e seleção.
"Eliminar objetos subjacentes" Agora desativado por padrão no editor de quarto.
Agora você pode usar
d3d_light_define_ambient (cor) adicionado de um ambiente global
Agora você pode definir a tabulação padrão no painel de objeto (assim você pode usar como padrão para o painel de código, por exemplo)
Em Standard Edition, script pesquisa irá procurar roteiros todos, incluindo os objetos, os quartos, a criação de eventos, prazos e gatilhos.
adicionou dot_product (x1, y1, x2, y2)
adicionou dot_product_3d (x1, y1, z1, x2, y2, z2)
adicionou point_distance_3d (x1, y1, z1, x2, y2, z2)
criação de fonte totalmente reescrito. Agora, produz muito mais agradável fontes sem serrilhado e não cortá-los.
Você pode agora alterar o "Execute um pedaço de código" em D & D lista de ações, usando a linha 1 do seu script e um comentário do tipo "///" no início. (Ou seja... ao invéz de ter vários Execute Script no D&D e vc num saber qual é qual... no inicio dele coloque /// e coloque algo na frente... EX:. ///Movimentação
lah fora na parte D&D o execute script ficará com o Nome colocado depois desses ///
assim ficará mais fácil localização e etc...)
Correções
Desfazer no editor de texto. ao desfazer uma alteração e salvar o script ou executar o jogo, a mudança não é salvo.
Erro na leitura de arquivos de texto reais. Quando você lê dois números a partir de uma única linha em um arquivo de texto eo primeiro é 0, os números não são lidos corretamente.
0.000.536. mp_grid_add_cell está grampeada. Também fixa mesma questão em mp_grid_clear_cell está grampeada
0.000.597. Excessivamente grandes imagens não estavam sendo preso corretamente e estavam causando corrupção.
0000589: tile_layer_find () não conta para o dimensionamento. (Também em tile_layer_delete_at (), tile_find (), tile_delete_at ())
0000255: Substituir o código no início da linha. coluna do cursor ia negativo.
0000580 - Se você usar sprite_create_from_surface sobre uma superfície em branco, o sprite será completamente opaco.
sprite_create_from_surface: se você definir "removeback" paramater a 2, agora eles vão copiar o alfa "como está".
Se você criou uma imagem de fundo, mas não adicionar um, o jogo não carregar.
TRADUZIDO NO GOOGLE TRANSLATOR
http://translate.google.com
PS:. desvantagem da vez... uma room salva em EXE com esse GM fica a 4MB... cada versão do GM aumenta mais o tamanho da EXE... bem que o pessoal da YOYO Games poderia pensar em algo tipow JAVA... que instala a linguagem de programação no PC... pois se o java fosse assim tbm ele num seria tão leve quanto eah =)
Outra Informação...
Além dos Esforços da YOYO Games contra Crack... eu achei um erro nesse sistema... bom... naum irei relatar a GRANDE brexa que eles deixaram...
então é isso pessoal
eu sei que a tradução num ta perfeita e coisas assim... mais só para vcs ficarem ligados no q o GM melhorou e piorou '-'
FLWs té+
PS:. eu to meio sem tempo para editar o texto e etc... por isso que num ta formatado bem... mas... algum moderador ou algo do tipow quiser traduzir melhor e formatar ele melhor pode fazer e se quiser me mandar por MP pode.. ae eu pego e coloco aqui e coloco os créditos...
Re: [GM8.1] Game Maker 8.1 Standart Novidades e Bug's
muito bom o post, eu não gostei muito desse 8.1, prefiro o 8, mas ta bom, parabens, valew
Mentos e Coca-cola- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 30/06/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 642
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [GM8.1] Game Maker 8.1 Standart Novidades e Bug's
VLW Mentos e Coca-Cola =D
tbm estou a preferir o 8.0 ... MAS... o GM 8.1 tem algumas vantagens.. vou tentar me acostumar aos poucos...
Uma coisa só que gostaria que eles fizessem logo nesse GM.. vez de encher com tanta parafernalha de 2D... eles poderiam fazer um Game Maker em 3D com modelagem e etc... pois a intenção de Mark Overmars desde o Inicio era fazer com q o GM fize-se Jogos em 3D e até agora NADA... '-'
tanto é que em uma Documentação que tem no GM 1.1 ele pede desculpas por naum ter suporte a 3D... e isso se repete até a versão 4.3 se naum me engano...e na versão 5 ele jah integra esse 3D que agente conhece do GM e ele para de se desculpar...
MAS... seria Melhor MESMO se ele fizesse nesse GM um 3D melhor... mas para naum dificultar as coisas e etc... poderia fazer a seleção no Global Game Setting's do GM qual é a prioridade gráfica necessária para o Jogador
isso pelo que vi.. jah existe... mais naum é tão eficaz... penso eu em um sistema que vc selecione o Game naum em 16 Bits ou 32 Bit's... mais sim... de 8 Bit's a 64 Bit's ... Suporte a 3D ou Naum (ae que entraria uma outra interface do GM com sistema de modelagem.. ROOM em 3D e funções extras (de x,y e Z por exemplo) )... mesmo com o Som...
pq... se eu quiser fazer para pessoas com um sistema operacional menor (que hj em dia ninguém mais pensa nisso).. seria MUITO Melhor...
bem.. no GM 8.1 tem um sistema parecido só que com sistemas operacionais... ainda num sei como funciona... e estou curioso.. pq quero ver como um EXE WIN32 pode ser executado por MAC, IOS ou Linux (e por sistemas portateis oO)
mais enfim pessoal... melhorou... vai existir aprovações e desaprovações como foi em toda Era do Game Maker...
provavelmente algumas das funções presentes podem ser totalmente apagadas na próxima versão do GM... como aconteceu com algumas que foram excluidas ou repartidas (ex de repartida:. image_xscale e image_yscale... até o GM 4 era só image_scale... sem o controle de escala X e Y...)
até um tempo atrás para fazer jogos no GM eu usava um programinha que eu fiz que modelava (feito no GM) e dava todo o Código...pq convenhamos... modelar por script é osso XD... só que aconteceu 2 tragédias... ou melhor 3... eu perdi o GMK pq meu anti-virus deletou ele... mais enfim.. eu tinha o EXE... só que ae veio o GM 8 (ele tinha sido programado pro GM 6 e 7)... dae sempre tinha que ficar fazendo adaptação de script (e aja saco u.u)...
dae passei esse programinha pra um pen drive... e coloquei no PC do meu amigo... ae jah viu neah... o pen drive preciso ser formatado... nem no meu reconhecia mais u.u... ae jah era...
e pq eu to falando desse programa??? pq mesmo se fizer m sistema de Sprites/Modelos 3D no GM... ele poderia adicionar uma ferramenta que desse o Script do Modelo que agente fez... pq o GM é SIMPLICIDADE... e isso que eles deviam estar procurando... além de eficiência tbm.... =/
bem.. é isso pessoal.. acho que escrevi D+
FLW pessoal.. té+
tbm estou a preferir o 8.0 ... MAS... o GM 8.1 tem algumas vantagens.. vou tentar me acostumar aos poucos...
Uma coisa só que gostaria que eles fizessem logo nesse GM.. vez de encher com tanta parafernalha de 2D... eles poderiam fazer um Game Maker em 3D com modelagem e etc... pois a intenção de Mark Overmars desde o Inicio era fazer com q o GM fize-se Jogos em 3D e até agora NADA... '-'
tanto é que em uma Documentação que tem no GM 1.1 ele pede desculpas por naum ter suporte a 3D... e isso se repete até a versão 4.3 se naum me engano...e na versão 5 ele jah integra esse 3D que agente conhece do GM e ele para de se desculpar...
MAS... seria Melhor MESMO se ele fizesse nesse GM um 3D melhor... mas para naum dificultar as coisas e etc... poderia fazer a seleção no Global Game Setting's do GM qual é a prioridade gráfica necessária para o Jogador
isso pelo que vi.. jah existe... mais naum é tão eficaz... penso eu em um sistema que vc selecione o Game naum em 16 Bits ou 32 Bit's... mais sim... de 8 Bit's a 64 Bit's ... Suporte a 3D ou Naum (ae que entraria uma outra interface do GM com sistema de modelagem.. ROOM em 3D e funções extras (de x,y e Z por exemplo) )... mesmo com o Som...
pq... se eu quiser fazer para pessoas com um sistema operacional menor (que hj em dia ninguém mais pensa nisso).. seria MUITO Melhor...
bem.. no GM 8.1 tem um sistema parecido só que com sistemas operacionais... ainda num sei como funciona... e estou curioso.. pq quero ver como um EXE WIN32 pode ser executado por MAC, IOS ou Linux (e por sistemas portateis oO)
mais enfim pessoal... melhorou... vai existir aprovações e desaprovações como foi em toda Era do Game Maker...
provavelmente algumas das funções presentes podem ser totalmente apagadas na próxima versão do GM... como aconteceu com algumas que foram excluidas ou repartidas (ex de repartida:. image_xscale e image_yscale... até o GM 4 era só image_scale... sem o controle de escala X e Y...)
até um tempo atrás para fazer jogos no GM eu usava um programinha que eu fiz que modelava (feito no GM) e dava todo o Código...pq convenhamos... modelar por script é osso XD... só que aconteceu 2 tragédias... ou melhor 3... eu perdi o GMK pq meu anti-virus deletou ele... mais enfim.. eu tinha o EXE... só que ae veio o GM 8 (ele tinha sido programado pro GM 6 e 7)... dae sempre tinha que ficar fazendo adaptação de script (e aja saco u.u)...
dae passei esse programinha pra um pen drive... e coloquei no PC do meu amigo... ae jah viu neah... o pen drive preciso ser formatado... nem no meu reconhecia mais u.u... ae jah era...
e pq eu to falando desse programa??? pq mesmo se fizer m sistema de Sprites/Modelos 3D no GM... ele poderia adicionar uma ferramenta que desse o Script do Modelo que agente fez... pq o GM é SIMPLICIDADE... e isso que eles deviam estar procurando... além de eficiência tbm.... =/
bem.. é isso pessoal.. acho que escrevi D+
FLW pessoal.. té+
Última edição por Kevin em Sex 10 Jun 2011, 14:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Modificações)
Re: [GM8.1] Game Maker 8.1 Standart Novidades e Bug's
muito bom baichei o Game Maker 8.1 Lite.
gostei estou esperando o Pro
gostei estou esperando o Pro
Re: [GM8.1] Game Maker 8.1 Standart Novidades e Bug's
sonic luan escreveu:muito bom baichei o Game Maker 8.1 Lite.
gostei estou esperando o Pro
jah tou me acostumando com o GM 8.1 =)
e que bom que gostou Sonic Luan
e... oq vc quis dizer com "estou esperando o Pro"???
bem... pelo que pesquisei.... existem 3 Versões ativas do GM 8.1... a Lite, Standart e a Ultimate...
Não sei ao certo se a Ultimate ta equivalendo a PRO... Mais acho que não =/
Única percepção visivel do GM 8.0 e 8.1 é o ZOOM na room e o Resource de Fontes... que me lembro que em um poste meu BEM antigo... eu comentei que estava fazendo um criador de jogos (juntos com uns amigos Muito Nerd's u.u) e eu tava dando idéias... para ser igual ao GM só que com funções melhores... e eu citei esse zoom na room (e o GM ainda tava na versão 7... se naum me engano fiz esse's posts (é.. foram + de 1 XD) em 2008)
e entre a Lite, Standart e Ultimate não HÁ nenhuma Diferença... apenas na Lite pra Standart e Ultimate... que liberam alguns ícones do D&D ... (estou dizendo isso sem ver os Scripts)
de resto adicionaram Botões... Colocaram mais scripts... pesaram mais o .EXE u.u
e vieram com um Script que provavelmente executa em Outras Plataformas (por isso que acho que pesou mais o EXE... daqui a pouco o GM ta pesando 1GB e os jogos 500 MB [o jogo sem nada].. e ainda naum vão ter colocado um sistema de 3D Melhor ¬¬')... Póis Convenhamos... imagina jogar esses Joguinhos estilo Pacman em um PSP... ¬¬'
se tivesse um sistema de 3D melhor daria pra fazer até um PACMAN mesmo... só que em um cenário em 3D que iria melhor MUITO, vendo que o jogador irá jogar em um PSP por exemplo... pq jogo em 2D no PSP, num Android... num dah :S.. preferivel baixar um Jogo de alguma empresa '-'... num Iphone ou Itouch ou Ipad.. tudo bem...... mais PSP e Android... :S... Tenso...
eu acho que eles estão esquecendo em Evoluir o Game Maker Visualmente, sua Fácil Interação e Rápido Aprendizado e Criação... que é a Marca Registrada do GM e querendo enfiar ele em Plataformas que naum se compensa jogar jogos do nivel do GM...
ta certo que dah para criar jogos Bons com o GM... mais compara por exemplo com os melhores jogos que vc acha do GM (2D ou 3D) e compara com os Melhores Jogos do PSP... depois pra num ficar tão injusto compara com os "Piores" jogos do PSP
INTERESSANTE NEAH??? ¬¬' ... se o GM continuar nesse Rítimo ele se tornará uma Ferramenta Retrô...
desde o GM 4 até essa versão do GM8... no Nivel do GM LITE... não Mudou muita coisa ¬¬'... apenas alguns Script's Básicos... se naum me engano apenas uns 5 que eram da Pro passaram pra Lite... D&D??? Só foi adicionado Particulas e Outros Siteminhas Básicos... ta certo que fazem uma diferença boa... mais poxa '-'... poderiam pensar em Mais coisas...
essas versões achei legal... mais só tem uma coisa... poderiam fazer uma Premium... que só com ela tivesse o Sistema de Modelagem e Criação em 3D Melhor no GM... nas Outras... EX:. Standart e Ultimate... poderia continuar com o sistema Básico de 3D com script... mais eles tem que pensar em Evoluir...
ta.. vcs perceberam que eu jah to ficando nervoso com a YOYO Games... u.u ... mais é pq eles tem um grande programa nas Mãos e naum usam Devidamente ele ¬¬'
espero que as Próximas versões do GM me surpreendam u.u
FLW Pessoal TÉ+
Desculpem qualquer coisa =)
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