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[Tululoo Game Maker] - 3 - Criando um menu para o game

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[Tululoo Game Maker] - 3 - Criando um menu para o game Empty [Tululoo Game Maker] - 3 - Criando um menu para o game

Mensagem por henriquebr Qua 11 Jan 2012, 11:52

..::DESCRIÇÃO::..
Olá pessoal, falei que nesse 3º tutorial eu iria usar o tema do nosso amigo @ktinho456, que pediu o tuto neste segundo tutorial, mas decidi fazer este primeiro, porque esse tema e um pouco mas avançado, entao vamos deixa-lo para as proximas aulas, ok?

..::COMEÇANDO::..
1 - Primeiramente, abra o projeto anterior da 2ª aula, ou abra um exemplo que ja vem no tgm, como na imagem:
Spoiler:
2 - Apos abrir o projeto, carregue 4 sprites novas, elas seram as sprites do nosso menu, nesse caso carreguei estas:
Spoiler:
Nao estarei passando as imgs do menu aqui, por que sei que na pasta sprites do game maker tem, mas se quiserem e so pedir pelos comentarios que eu posto.
Transforme todos os sprites em objetos, abra o objeto iniciar, selecione a opção "step" e clique em "Add Event>>>". Nele iremos colocar o seguinte codigo: (Nao copiem, escrevam!)
Código:
if (mouse_x > x && mouse_x < x + sprite_widht && mouse_y > y && mouse_y < y + sprite_height && mouse_check_pressed()) ///checa se o mouse foi pressionado {
room_goto(room_jogando); ///muda para a room que esta o jogo
}
Explicando por partes:
if >> abre quase todos os coigos do tgm.
mouse_x >> posição x do mouse (ou esquerda ou direita)
> x >> checa se mouse_x e maior que x
&& >> função que liga um codigo ao outro
< x >> checa se mouse_x e menor que x
+sprite_widht >> ali ele esta falando que todos os codigos atras dele, seram revisados ao mesmo.
mouse_y >> posição y do mouse (cima ou baixo)
> y >> checa se mouse_y e maior que y
< y >> checa se mouse_y e menor que x
+ sprite_height >> ali ele esta falando que todos os codigos atras dele que terminam em outro direção (no caso sprite_widht), seram revisados ao mesmo
mouse_check_pressed() >> checa se o mouse foi pressionado
room_goto(room_jogando); >> muda para a room onde se começa o jogo.

Ok, apos isso clique em "Ok" e depois clique em "Done".

3 - Abra o obj_opções, selecione a opção "step" e clique em "Add event>>>" escreva esse codigo: nele nao vai mudar muinta coisa:
Código:
if (mouse_x > x && mouse_x < x + sprite_widht && mouse_y > y && mouse_y < y + sprite_height && mouse_check_pressed()) ///checa se o mouse foi pressionado {
room_goto(room_opções); ///muda para a room que esta as opções
}
Viu onde esta a diferença? apenas mude a room que ele sera mudado.

4 - Abra o obj_creditos, faça novamente o mesmo procedimento de antes ("step" "add event>>>") copie o mesmo codigo, mudando a room onde estara os creditos, no caso no meu:
Código:
if (mouse_x > x && mouse_x < x + sprite_widht && mouse_y > y && mouse_y < y + sprite_height && mouse_check_pressed()) ///checa se o mouse foi pressionado {
room_goto(room_creditos); ///muda para a room que esta as opções
}

5 - Abra o obj_voltar, faça novamente o mesmo procedimento de antes ("step" "add event>>>") copie o mesmo codigo, mudando a room onde estara os creditos, no caso no meu:
Código:
if (mouse_x > x && mouse_x < x + sprite_widht && mouse_y > y && mouse_y < y + sprite_height && mouse_check_pressed()) ///checa se o mouse foi pressionado {
room_goto(room_menu); ///muda para a room que esta o menu
}

..::FINALIZANDO::..
Crie uma nova room, coloque os botoes "Iniciar" "Creditos" e "Opções" nela, e nas roons que foram chamadas atraves desses codigos, coloque o botao "Voltar", como nas imagens:
Spoiler:
FIM! seu menu ja esta pronto, de um play no seu game e veja o resultado! (nao esqueca de colocar o menu na frente do jogo).
Até + farao







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Mensagem por thundercats Qua 11 Jan 2012, 12:42

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o Tululoo Game Maker é uma ferramenta fantástica, as vezes só sinto falta de libs no programa, vou seguir seu tutorial, vlw feliz2
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Mensagem por henriquebr Qua 11 Jan 2012, 17:56

vlw ai mano, espero que tenha um otimo resultado! Smile
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Mensagem por ktinho456 Qui 19 Jan 2012, 20:51

to louco para ver o tuto de game isometrico Happy.
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Mensagem por tululoobeta Sex 01 Fev 2013, 03:03

o meu aparece a tela do menu mas os botões não funcionam, eu fiz do jeito que tá aí, já vi, revi e nada, como se num ligasse a função de mudar de room
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