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Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

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Mensagem por Shadow10 Sáb 11 Jun 2011, 21:30

Aqui na GMBR tem um tópico de uma engine que faz isso,
o nome é engine dia e noite, tenta usar a função RGB dela.
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Mensagem por saim Dom 12 Jun 2011, 20:29

saim escreveu:vai aumentando o alpha aos poucos. Começa com alpha=0 e a cada step, aumente1/(3*room_speed).

saim escreveu:Uma tradução:
manual escreveu:draw_surface_ext(id,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha) Desenha a surface na escala e rotacionada misturada com uma cor (use c_white pra não misturar) e com transparência alpha (0-1).

saim escreveu:As escalas (com relação a x e y) e rotação. Pra não mexer nelas, coloque 1, 1 e 0.

Mais explicado que isso, só fazendo a engine. Tente, cara. No lugar de draw_surface, use draw_surface_ext com o valor de alpha aumentando a cada step. Se você aumentar 1/(3*room_speed) a cada step, no final de 3 segundos o valor será 1, ou seja, totalmente opaco.
Se você ainda não conseguir, me mostre o que tentou fazer pra eu tentar encontrar o problema. Desculpe, mas se eu te der a engine de mão beijada, você não vai aprender.
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Mensagem por Knonick Dom 12 Jun 2011, 22:16

O problema é: O evento draw só acontece uma vez. Ao colocar o alpha crescendo, a surface só fica com o primeiro alpha, pois o draw não é atualizado para mudar o alpha.
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Mensagem por saim Dom 12 Jun 2011, 23:10

Não, não. Tem um erro conceitual, aí. O evento draw é o que você vê na tela. Se ele acontecesse só uma vez, você só veria uma imagem estática durante o jogo todo. Pense num personagem andando: as coordenadas dele se alteram a cada step e ele é desenhado (no draw event) nas coordenadas (x,y) que foram atualizadas.

Os únicos eventos que, obrigatoriamente, só acontecem uma vez por instância são o create event e o destroy event. É verdade que você desenha a surface inicial no create event, mas pra pôr ela na tela, tem que usar o draw event.
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Mensagem por Knonick Seg 13 Jun 2011, 00:51

Consegui! Não sei o que acontecia antes, mas sempre que eu colocava uma variável que vai crescendo no lugar do alpha, o alpha sempre ficava no primeiro valor da variável, e por isso que eu pensei que o draw só acontecesse uma vez. Mas eu dei uma mexida nos códigos seguindo suas orientações, e agora está tudo do jeito que eu quero. Muito obrigado saim.
E uma última coisa: tem como eu fazer com que a surface fique por cima dos objetos criados depois dela?
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Mensagem por saim Seg 13 Jun 2011, 08:51

Usando uma depth menor que a de todos os outros objetos, não importa a ordem em que eles sejam criados, a surface ficará por cima de tudo. Normalmente, eu uso depths em escala logarítmica (...-1000, -100, -10, 0, 10, 100, 1000...). Pro computador, não faz diferença, são só números grandes.
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