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[#008] PORTABLES! - Página 4 Empty Re: [#008] PORTABLES!

Mensagem por Markituh Sex 03 Jun 2011, 07:22

Hmmm... Na Game Maker Community, tinha uns concursos que promoviam criar jogos para portables - um "treino", como diz o Fiuz'en Had. E parece que, eram para PSP(pelo formato da janela) e as teclas tinham um padrão interessante:
Código:
O - botão Z
X - botão espaço
Δ - botão X
□ - botão C
Apesar de não seguir uma ordem, essa formação é confortável para o usuário. Acho que vou programar para PSP. Eu pensava em poder colocar uma imagem de fundo de um PSP para criar como referência aos botões, mas seria uma poluição de espaço.
Ou queria saber se no IPhone eu criei o botão info que vai fica no menu ai queria saber que se clicar pode abrir o info? por favor
É aquela das "pastinhas"? Se ela abrir dentro do jogo, certamente você pode. Se abrir em uma outra janela, pode, mas no caso de um portátil você não deve.
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Mensagem por MatheusReis Sex 03 Jun 2011, 16:40

Se a imagem de um NDS não for usada num jogo, há algum problema em por um intervalo de poucos pixels entre as duas janelas? (nada do jogo se passará por ali, é apenas para deixar clara a divisão entre as telas).
ex:[#008] PORTABLES! - Página 4 IsThatOK
No caso fiz uma separação em azul de 2 pixels.


Última edição por Mathaeuz em Sex 03 Jun 2011, 17:11, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Roger Jr Sex 03 Jun 2011, 16:53

Vou criar um IPhone kkkk... A tela pode ser na horizontal? Porque é meio ruim fazer o que estou pensando assim!
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Mensagem por Fuzenrad Sex 03 Jun 2011, 20:25

Oscarlos Show escreveu:Ou queria saber se no IPhone eu criei o botão info que vai fica no menu ai queria saber que se clicar pode abrir o info?
Pode, porém se você usar o splash 'help' do GM vai ficar meio irreal, aquela janela abre maior que a tela do jogo, não é um recurso compatível com IPhone, recomendo você fazer isso dentro do jogo, por meio de uma tela de ajuda (sprite, background ou texto) com as informações desejadas.

Mathaeuz escreveu:Se a imagem de um NDS não for usada num jogo, há algum problema em por um intervalo de poucos pixels entre as duas janelas? (nada do jogo se passará por ali, é apenas para deixar clara a divisão entre as telas).
ex:
No caso fiz uma separação em azul de 2 pixels.
Pode sim, sem problema algum.

roger028 escreveu:A tela pode ser na horizontal?
Sim, no IPhone você pode usar 480x320 ou 320x480 como configuração da tela. (Informação adicionada nas regras do CQ - Vide primeiro post)
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Mensagem por itallo Sex 03 Jun 2011, 20:26

acho que vou participar do concurso, mas uma coisa.
sugestão:
o iphone é multi-touch ou seja você pode usar dois botões do touchscreen ao mesmo tempo, então poderia por o botão esquerdo e direito do mouse...
acho que daria mais variedade aos jogos.

afinal, vai ficar mais próximo ainda do iPhone
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Mensagem por Fuzenrad Sex 03 Jun 2011, 20:37

CogumeloDoRock escreveu:o iphone é multi-touch ou seja você pode usar dois botões do touchscreen ao mesmo tempo, então poderia por o botão esquerdo e direito do mouse...
Veja bem, o IPhone não diferencia 'dedo direito' e 'dedo esquerdo' (eu acho que não), seria a mesma situação de usar 'botão direito' e 'esquerdo' do mouse, o multi touch é outra coisa, seria como ter 2 ou mais setinhas do mouse na tela (em posições diferentes), onde você pode clicar ao mesmo tempo em locais distintos, o que não é possível no Windows, pois mesmo que você conecte 2 mouses no computador, não aparecerá 2 setinhas, só terá uma setinha que será controlada por ambos os mouses.
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Mensagem por Dancity Sex 03 Jun 2011, 23:20

O iphone não diferencia nenhum dedo, pode até tentar usar o touch com o nariz, vai funcionar. Agora, os jogos não poderão ser multi-touch pois o PC não suporta essa tecnologia ainda.

Eu queria muito participar desse concurso, mas estou fazendo vários trabalhos gráficos pra alguns pequenos negócios. Tenho que fazer várias imagens pra entregar no prazo. E ainda to tendo que estudar, não ta dando mesmo :/
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Mensagem por itallo Sáb 04 Jun 2011, 12:19

mas há jogos que usam 2 botões como é o caso de free running:
https://www.youtube.com/watch?v=VeKvLLcRocY

tem também tank hero:
https://www.youtube.com/watch?v=t28no-JBk3I
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Mensagem por Fuzenrad Sáb 04 Jun 2011, 15:19

Nesses jogos, os botões são ativados pelo toque na tela, ou seja os dedos do jogador é que ativam o botão, não tem ligação nenhuma com 'botão esquerdo e direito' do mouse, você está confundindo, isso ai você pode fazer, contanto que o aplicativo aceite somente o botão esquerdo do mouse como comando, cria um hud com os botões de ação cada um deles com ações diferentes.
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Mensagem por itallo Sáb 04 Jun 2011, 17:03

no psp e nos outros consoles não há uma indicação para que dedo usar em cada botão, ou seja vc usa o dedo que quiser, no iphone, com multi-toutch screen, os botões são feitos na tela, assim varia de jogo para jogo, fazer um jogo que use apenas um botão deixa muito limitado, o aparelho foi feito com tela sensível para que os botões estejam na tela e que haja a possibilidade de pressionar até dois ao mesmo tempo.

to querendo dizer que o botão esquerdo e direito seriam cada um um botão disponível, o multi-touch é um indicativo "mais botões", se num fosse por isso não existiria o multi-touch, comparando o multi-touch as essas regras, é a mesma coisa que dizer "o multi-touch foi inventado à toa".
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Mensagem por Fuzenrad Sáb 04 Jun 2011, 17:45

Acho que me expressei mal (ou você não entendeu), '1 botão' é restrição do mouse somente (botão esquerdo), ou seja não é pra usar comandos do teclado ou o botão direito, você pode colocar quantos milhões de botões na tela que quiser, contanto que seja ativado pelo BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE ta valendo, entendeu?
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Mensagem por Nuclear Sáb 04 Jun 2011, 20:32

Só uma pergunta, se eu for fazer Ipad a room tem que medir 480x32o ou pode ser a view ?

~ Editado por Fuzenrad ~ Motivo: Posts fundidos.

por N.U.C.L.E.A.R Hoje à(s) 8:43 pm
AEE. Foi mal eu sempre troco Ipad por Iphone... e só mais uma perguntinha ele reconhece se ao invez de eu tocar eu segurar e ir arastando o dedo ? Como se fosse no mouse ?


Última edição por Fiuz'en Had em Sáb 04 Jun 2011, 20:56, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Posts fundidos.)
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Mensagem por Fuzenrad Sáb 04 Jun 2011, 20:42

N.U.C.L.E.A.R escreveu:Só uma pergunta, se eu for fazer Ipad a room tem que medir 480x32o ou pode ser a view ?
(IPhone*) Sim, o tamanho da room pode ser bem maior que o tamanho da tela, contanto que na execução do jogo, seja mostrado em 480x320 (por view).

Editado (nova mensagem):
N.U.C.L.E.A.R escreveu:e só mais uma perguntinha ele reconhece se ao invez de eu tocar eu segurar e ir arastando o dedo ? Como se fosse no mouse ?
Pelos vídeos que eu vi do IPhone eu creio que sim, mas como não tenho um, não posso afirmar. Em todo caso você pode usar esse recurso no seu jogo, não vejo problema algum.


Última edição por Fiuz'en Had em Sáb 04 Jun 2011, 21:00, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Nova resposta)
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Mensagem por Mr. Kaleb Sáb 04 Jun 2011, 21:07

Pode ter fullscreen?
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Mensagem por Fuzenrad Sáb 04 Jun 2011, 21:10

The Games Never Finish... escreveu:Pode ter fullscreen?
Não, o jogo deverá ser executado obrigatoriamente em modo janela.

*Essa informação foi adicionada nas regras do CQ - Vide primeiro post*
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Mensagem por Lucas 5293 Dom 05 Jun 2011, 11:02

Precisa informar os controles no menu do jogo?
Por exemplo eu vou desenvolver o jogo para o psp
e os controles vão ser:

O - botão Z
X - botão X
Δ - botão D
□ - botão F
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R- botão S

e precisa ter os botões secundários(Pause,Select, Vol +, Vol -) ?
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Mensagem por Shadow10 Dom 05 Jun 2011, 11:19

Lucas 3952 escreveu:Precisa informar os controles no menu do jogo?
Por exemplo eu vou desenvolver o jogo para o psp
e os controles vão ser:

O - botão Z
X - botão X
Δ - botão D
□ - botão F
Analógico/ Digital - Direcionais
L- botão A
R- botão S

e precisa ter os botões secundários(Pause,Select, Vol +, Vol -) ?

Cara se você colocar vai ficar mais dinâmico o seu jogo e é melhor que isso conta pontos.
Eu até pensei em colocar a imagem de uma mão no mouse rsrsrs brincadeira.
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Mensagem por Markituh Dom 05 Jun 2011, 11:20

Hmmm... Pelo que eu vi a Yoyogames havia anunciado que o Game Maker 8.1 Standard Edition teria suporte para aplicativos portáteis, manipulados por umas variáveis, mas parece que não é verdade - ou é porque esta funções não aparece aqui no Lite.

Multi-touch: Multi-toque - é tão óbvio que não dá para confundir com 'clique esquerdo' e 'clique-direito'. Simplesmente, multi-touch significa que você pode realizar toques múltiplos, ou seja, você pode apertar em dois botões na tela ao mesmo tempo, seja usando o polegar, dedo médio, anelar etc. Sem falar que, o termo também traz a idéia de você poder arrastar coisas.

Uma pergunta que eu gostaria de fazer: Nos concursos da Yoyogames para criação de jogos para PSP( que por sinal também era um treinamento como o daqui) os jogos não tinham a borda da janela. É obrigatório fazer isso? Ah, outra coisa que eu gostaria de perguntar: posso usar o Game Maker 8.1? Vai ser um desafio fazer um jogo bem-feito na Lite Happy
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Mensagem por Fuzenrad Dom 05 Jun 2011, 12:31

Lucas 3952 escreveu:Precisa informar os controles no menu do jogo?
Não, dentro do jogo só deverá ter as informações dos controles internos (O, X, Δ, □, L, R Start e direcionais). A relação dos controles correspondetes deverá ser informado no tópico do projeto.

Lucas 3952 escreveu:e precisa ter os botões secundários(Pause,Select, Vol +, Vol -) ?
Não obrigatoriamente, mas é bom usar, o console tem esses botões justamente para serem usados, então porque não ativá-los?

Markituh escreveu:Nos concursos da Yoyogames para criação de jogos para PSP( que por sinal também era um treinamento como o daqui) os jogos não tinham a borda da janela. É obrigatório fazer isso?
Indiferente, se você preferir não mostrar é só ir em 'Global Game Settings' e ativar 'Don't draw a border in windowed mode'. É obrigatório somente executar em modo janela.

Markituh escreveu:Ah, outra coisa que eu gostaria de perguntar: posso usar o Game Maker 8.1?
Não, somente a versão 8.0 poderá ser usada (seja pro ou lite).
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Mensagem por Markituh Dom 05 Jun 2011, 21:40

O triste é que eu exclui o Game Maker 8.0(ambas as edições) e não tem como baixar na página de versões antigas da Wiki Yoyogames >.< Fiuz'en Had, a menos que você ou alguém tenha e me passe o instalador, teria como abrir essa excessão? Até porque, é também uma versão 8.0, só muda o 0.1.

- Não estou brincando, é sério
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