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[#008] PORTABLES! Empty [#008] PORTABLES!

Mensagem por Fuzenrad Qua 01 Jun 2011, 20:49

#008 - PORTABLES!

Duração
~ 01/06/2011 (quarta) até 19/06/2011 (domingo) às 22:00:00 ~

Tema e descrição
Em um futuro não tão distante o Game Maker será capaz de compilar jogos para as plataformas de alguns portables, pensando nisso, este concurso visa estimular o desenvolvimento de jogos nessas plataformas (claro que de uma forma mais artística), as restrições são, obviamente, atender ao respectivo portable, que no nosso caso são 3: PSP, IPhone e Nintendo DS.

Regras
Os projetos deverão seguir alguns padrões no desenvolvimento, respeitando por exemplo, tamanho da tela, botões, ações padrão etc, o participante poderá escolher entre 3 portables: PSP, IPhone e Nintendo DS, e desenvolver seu jogo seguindo as restrições, exemplo, um jogo pra IPhone não poderá ter comandos do teclado, somente do botão esquerdo do mouse, devido a tela ‘touch screen’, jogos pra PSP deverão respeitar os botões L e R, direcionais e os de ação (Circulo, Quadrado, Triângulo e X), e um jogo pra Nintendo DS deverá ter ‘2 telas’, sendo 1 delas sensível ao toque (comandos pelo mouse) e a outra informativa apenas ou com comandos pelos botões do console. Abaixo a relação das restrições de cada portable:

PSP
Tamanho da tela:
480x272 pixels

Botões:
Ação: Triângulo, Círculo, X e Quadrado;
Direcionais: Direcional Digital e/ou Direcional Analógico;
Auxiliares: L e R;
Secundários: START, SELECT, VOL +, VOL - e MUDO;
Outros: Desligar (equivalente ao ESC do GM).

Lembrando que os jogos deverão mostrar na tela os botões com os símbolos do PSP, por exemplo: “Pressione START para iniciar” ou “Use X para atacar e O para defender”.

IPhone
Tamanho da tela:
320x480 pixels (vertical)
OU
480x320 pixels (horizontal)

Botões:
Somente Desligar (equivalente ao ESC padrão do GM)
Todos os comandos, ações, movimentos, opções, etc., devem ser obrigatoriamente acionados pelo botão esquerdo do mouse.

O jogo deverá ter textos explicativos no padrão do portable, por exemplo: “Toque na tela para iniciar” ou “Toque no mapa para mover o personagem”.

Nintendo DS
Tamanho da tela:
256 x 384 pixels sendo que o jogo deverá funcionar com 2 telas (256 x 192 pixels cada uma, superior e inferior). Na inferior poderá ser usado o botão esquerdo do mouse.
Recomendo usar views.

Como opção, o participante poderá criar uma interface para comportar as duas telas, entretanto o jogo deverá ser mostrado exclusivamente nas duas telas de 256 x 192 SEPARADAMENTE.

Botões:
Ação: A, B, X e Y;
Direcionais: Direcional Digital;
Auxiliares: L e R;
Secundários: START, SELECT, VOL +, VOL - e MUDO;
Outros: Desligar (equivalente ao ESC padrão do GM);

O jogo deverá ter 2 ‘telas’, sendo a inferior sensível ao ‘toque’ (comandos ativados pelo botão esquerdo do mouse).

Não haverá diferença na nota entre o tipo de portable escolhido pelo participante, será avaliado a forma como foi aproveitado e os recursos criados a partir deles.

Regras gerais:
- Só será permitido participar com projetos feitos no Game Maker 8;
- Não é permitido participar com mais de 1 projeto;
- Projetos postados no fórum antes do início deste CQ serão desclassificados;
- Não é permitido participar em equipes;
- O projeto deverá obrigatoriamente ter um tópico aberto na seção de “Projetos Completos” com o seguinte padrão: “[#008] Nome do Jogo”.
- É permitido utilizar DLLs, extensões e fontes externas. (Mesmo não sendo possível emular em um portable);
- É permitido participar com projetos do tipo ‘demo jogável'.
- O jogo deverá ser executado em modo janela obrigatoriamente.

Será desclassificado o participante que:
- Usar uma versão diferente do Game Maker 8;
- Participar em equipe;
- Entregar o jogo fora do prazo limite;
- Participar com um projeto postado anteriormente no fórum;
- Participar com mais de 1 projeto;
- Usar temas racistas, preconceituosos e/ou pornográficos;
- Desrespeitar o tamanho da tela imposta pelo portable escolhido;
- Não enviar os recursos externos do jogo (DLL, extensões e fontes);
- Participar com projetos do tipo ‘beta’;
- Não atribuir os devidos créditos (dentro do jogo) aos autores de DLLs, Scripts, Engines, Sprites/Backgrounds/Tiles, Sons/Músicas etc.

Note que Demo é diferente de Beta, demo significa ‘Demonstração’ e beta ‘Versão de Teste’, demo jogável é uma versão do jogo completo, mas com restrições, só que ao mesmo tempo permite ao jogador conhecer o estilo, personagens, cenários etc.

O projeto deverá OBRIGATORIAMENTE possuir:
- Logo do portable escolhido na introdução do jogo (efeito a escolha: fade, zoom, deslizar ou outros..);
- Menu principal;
- Mínimo de 3 fases; (Exceto caso o jogo se caracterize como puzzle, arcade ou qualquer outro estilo de jogo que não necessite de ‘fases’)
- Tópico na seção de projetos completos.

Avaliação
Os quesitos de avaliação deste CQ serão:

- Acabamento (0-20)
Avaliação de 0 a 20 pontos; resultado final do jogo, menu principal, tela de ajuda (+1), animação de introdução ao jogo (+2), menu de opções (+1), seleção de dificuldade (+2), efeitos das telas de acesso (+2), cenário, tabela de pontuadores, bugs, hud, erros de ortografia e finalização (animação de game over e game win) (+2).
Os pontos extras serão contados caso exista o recurso correspondente (Critério de desempate)

- Respeito às restrições do portable (0-10)
Avaliação de 0 a 10 pontos; indicando se projeto respeita todas as restrições impostas pelo portable escolhido, tanto internamente (funcionamento) quando visualmente, com textos explicativos e mensagens demonstrando os controles.

- Criatividade (0-10)
Penalidade de 3 pontos para fã games (Critério de desempate)
Avaliação de 0 a 10 pontos; Criatividade do autor em explorar as limitações do portable, história, objetivos do jogo, elaboração dos cenários (level design) e HUD (área com informações do jogo).

- Gráficos & Efeitos Sonoros (0-10)
Gráficos originais +2 pontos :: Músicas originais +3 pontos (Critério de desempate)
Qualidade dos gráficos, estilo do jogo, customização, cenário, backgroud (ou tile set), elaboração dos personagens, efeitos sonoros (sfx), música de fundo (bgm), música de menu e/ou telas de acesso, música de game over e game win.

Nota máxima: 50 pontos
Nota máxima com critério de desempate: 65 pontos

Caso o empate continue, o critério de desempate secundário é o projeto entregue primeiro.

Premiação
Excepcionalmente este CQ a premiação será diferenciada:

~ Premiação padrão ~
1º - Troféu de ouro GMBR
2º - Troféu de prata GMBR
3º - Troféu de bronze GMBR

~ Premiação extra ~
De 0 a 15 pontos - conceito E
de 16 a 25 pontos - conceito D
de 26 a 39 pontos - conceito C
de 40 a 45 pontos - conceito B + Domínio .com do UOL Host registrado por 1 ano + Banner do projeto (250x60) na index do fórum por 20 dias
(Se for o 1º colocado).
de 46 a 50 pontos - conceito A + Domínio .com, .net, .com.br ou .net.br do UOL Host registrado por 1 ano + Banner do projeto (250x60) na index do fórum por 1 mês + Tópico fixo por 20 dias (Não importa a quantidade de conceitos A ou a classificação).

O domínio será registrado com informações do vencedor e poderá ser ativado em qualquer local com suporte a domínios personalizados, como Blogger, Forumeiros, WordPress, alguns hosts free, entre outros. A validade do domínio é de 1 ano.
É um prêmio bastante simbólico, cujo o único objetivo é dar um 'estímulo' ao participante, espero que gostem.

Pontos extras (Critério de desempate somente):
de 10 à 15 pontos - Tópico fixo por 20 dias

Entrega dos jogos
O jogo deverá ser entregue até o dia 19 de junho (domingo) às 22h00m00s, não serão aceitos projetos enviados após esse período. O participante deverá seguir o seguinte padrão no momento da entrega do projeto (poderá ser feito via MP ou postagem no tópico de entrega do projeto):
Nome do projeto: Nome completo do projeto
Nick do autor: Nick da conta do autor na GMBR
Plataforma: PSP, IPhone ou NDS
http://link_do_tópico_na_gmbr

Download: http://link_do_download (compilado .exe)
Mirror: (opcional) http://link_do_mirror (compilado .exe)

Screens:
http://link_da_screen1
http://link_da_screen2
Atenção: Use hosts confiáveis, se o download não estiver ativo o projeto será desclassificado, aguarde a minha confirmação de download para apagar ou trocar de host (enviarei essa confirmação por MP assim que baixar o projeto). Hosts recomendados: DropBox, 4Shared, MediaFire e MegaUpload. Anexem também um mirror para evitar transtornos!

Os participantes inscritos serão adicionados em uma lista no tópico de entrega de projetos e a avaliação será feita até a primeira semana do próximo mês.

Considerações importantes:
• Para evitar conflitos/contradições nas regras: Ninguém está autorizado a responder as dúvidas no tópico do concurso, não importa quão óbvia seja a resposta, todas as dúvidas serão respondidas exclusivamente / obrigatoriamente por mim, as respostas dadas por qualquer outro usuário (membro da staff ou não) deverá ser desconsiderada;
• Questionamentos/Sugestões/Críticas sobre as regras, prazos, critérios, etc deverão ser feitos no tópico do concurso em até 48 horas a partir da criação do tópico, apartir desse período nada será modificado;
• Não será possível alterar o projeto após a entrega, portanto cuidado ao enviar seu jogo;
• Lembre-se de dar os devidos créditos dentro do jogo aos autores de DLLs, Scripts, Engines, Sprites, Sons/Músicas ou outros, e caso desconheça o autor, informe apenas que você não é o autor de tal recurso/gráfico etc.

Boa sorte a todos os participantes, que vença o melhor projeto!
Equipe GMBR.


Última edição por Fiuz'en Had em Qui 16 Jun 2011, 21:29, editado 4 vez(es)
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[#008] PORTABLES! Empty Re: [#008] PORTABLES!

Mensagem por LCS Qua 01 Jun 2011, 21:06

Bah saiu rapidao esse concurso mas seila acho que nao vou participar desse, mas ai esse vai ser fera vai dar um estimulo essa de ganhar um host

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Mensagem por sonic luan Qua 01 Jun 2011, 21:10

nossa ese vai ser difisil, jogos iguais ao dos portables.
pena que não vou poder partisipar estou fasendo um jogo para um outro concurso em outro forun.
quem sabe o proximo!
nossa vocês fasem os concurso rapido de mais temque dar um entervalinho de pelo menos algunhas semanar ne? não vou conseguir faser jogos com meus proprios temas porque ficarei a vida topa fasendo jogos para concursos, claro que a escolha e minha partisipar ou não.
então não vou partisipar Razz
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Mensagem por MatheusReis Qua 01 Jun 2011, 21:19

Em plataformas onde os botões são: Triangulo..quadrado..circulo..x...
podemos usar qualquer tecla para os mesmos ou serão usadas teclas específicas?
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Mensagem por Fuzenrad Qua 01 Jun 2011, 21:30

Esse CQ foi lançado mais cedo devido a avaliação, como será apenas 1 avaliador, talvez atrase a entrega dos prêmios se fosse lançado mais tarde, farei o possível pra avaliar todos os projetos nesse mesmo mês. Além disso, o prazo deste CQ é um pouco maior (18 dias) que possivelmente eu aumente pra 20 (entrega no dia 20/06, segunda-feira) por ser um tema que requer mais atenção.

Mathaeuz escreveu:Em plataformas onde os botões são: Triangulo..quadrado..circulo..x...
podemos usar qualquer tecla para os mesmos ou serão usadas teclas específicas?
Você pode usar qualquer tecla, só lembra de postar no tópico do projeto quais teclas foram usadas, por exemplo:
O - botão A
X - botão S
Δ - botão D
□ - botão F
E assim por diante.

Não é necessário informar isso no jogo (por uma questão de estética mesmo) o propósito deste CQ é desenvolver um jogo de um portable, ou seja, nada de escrever 'Use F1 para abrir a ajuda' ou 'Pressione barra de espaços para iniciar'. Certo?


Última edição por Fiuz'en Had em Qua 01 Jun 2011, 21:36, editado 1 vez(es)
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Mensagem por MatheusReis Qua 01 Jun 2011, 21:34

Entendido.
Parece que quanto mais inovadora a regra do concurso, mais interessante e entusiasmante ele fica.
Boa sorte a todos!!!
*entra em período de reclusão*


Última edição por Mathaeuz em Qua 01 Jun 2011, 22:26, editado 1 vez(es)
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Mensagem por .:Allison:. Qua 01 Jun 2011, 21:43

Nossa, e eu que pensei que faltaria criatividade ao longo dos concursos, vou participar, vou mim esforçar para entregar no prazo!

======================Edit========================

Hei seu as sprites não forem minhas, porém eu por os créditos ao tal eu perderei pontos ou não ?
.:Allison:.
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Mensagem por Supersonic933 Qua 01 Jun 2011, 22:02

Posso fazer jogos em 3D no PSP?
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Mensagem por Fuzenrad Qua 01 Jun 2011, 22:08

X-Games escreveu:Hei seu as sprites não forem minhas, porém eu por os créditos ao tal eu perderei pontos ou não ?
Não, isso só se aplica a fan games e remakes, usar sprites de outros autores (desde que não seja marca registrada) não tem problema, além disso, essa penalidade é do critério de desempate, ou seja, somente se você empatar com alguém que esses pontos entram na conta.

Supersonic933 escreveu:Posso fazer jogos em 3D no PSP?
Em qualquer uma das 3 plataformas você pode.
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Mensagem por Henrique-HB Qua 01 Jun 2011, 22:35

IPhone
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Botões:
Somente Desligar (equivalente ao ESC padrão do GM)
Todos os comandos, ações, movimentos, opções, etc., devem ser obrigatoriamente acionados pelo botão esquerdo do mouse.

O jogo deverá ter textos explicativos no padrão do portable, por exemplo: “Toque na tela para iniciar” ou “Toque no mapa para mover o personagem”.

Mas dessa forma estão desconsiderando a capacidade multi touch do iphone, limitando a interação a apenas um ponto ativo por vez, sendo que no aparelho real não existe essa limitação.

Creio que também poderiam permitir o uso de simulação de outros recursos, como o acelerometro que muitos games para iOS abusam para jogabilidade.


flw...
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Mensagem por Supersonic933 Qua 01 Jun 2011, 22:38

Outra: Qual é o limite de tamanho? Dá pra fazer jogo de 256 MB no DS Laughing
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Mensagem por Oscarlos Show Qua 01 Jun 2011, 22:39

Tenho perguntas

1° Se o portable for Iphone tem que usa um desenho de um Iphone

2° Os botões do Iphone são só o mouse ? E só botão esquerdo?

3° Tem uns portables que usam canetas para clicar (como o DS) mas não e necessario ai queria saber se na sprite do mouse tem que coloca uma caneta de clicar.
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Mensagem por guilhermemig17 Qua 01 Jun 2011, 23:24

Eu acho que e muito pouco tempo. tipo 18 dias cara...
Coloca um mes,por favor!

E outra coisa,
O cara falou sobre tamanho do jogo... faz um jogo com mais de 200 mb para NDS, Cara muitos jogos em NDS sao mais de 300 mb.
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Mensagem por Anderson3d Qua 01 Jun 2011, 23:28

Esse concurso foi muito bem pensado e criativo.
Boa sorte pra todos, acho que nesse eu entro. Happy
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Mensagem por Willy Qua 01 Jun 2011, 23:54

Oscarlos Show escreveu:Fiuz'en Had responde as minhas perguntas ae por favor.
Ei cara, seja paciente... Ninguém fica o tempo todo disponível para responder perguntas, sem falar que o Fuzen tá off faz um tempão... Seja paciente, assim que possível ele vai te responder...
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Mensagem por Shadow10 Qua 01 Jun 2011, 23:56

Eu quero tanto participar mais não tenhoi nenhum desses portateis pra testar o jogo depois de pronto, alguém aí conhece um emulador pra essas três plataformas?
Ja tenho tudo esquematizado e estava esperando ancioso por esse CQ #008,
só que deu nisso. Tenho um amigo que tem um PSP, mas ta bloqueado.
Me deem uma luz!
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Luz = link_dos_emuladores;


Última edição por Shadow10 em Qui 02 Jun 2011, 00:02, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Willy Qui 02 Jun 2011, 00:00

Não precisa rodar nos portáteis...
Fiuz'en Had escreveu:Em um futuro não tão distante o Game Maker será capaz de compilar jogos para as plataformas de alguns portables[...]

O Game Maker ainda não roda nesses portáteis, mas o CQ é para estimular o futuro desenvolvimento nessas plataformas. A unica coisa, é que se deve seguir o padrão do tamanho da tela e os botões, dependendo do portátil que você escolher.
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Mensagem por Shadow10 Qui 02 Jun 2011, 00:02

Willy escreveu:Não precisa rodar nos portáteis...
Fiuz'en Had escreveu:Em um futuro não tão distante o Game Maker será capaz de compilar jogos para as plataformas de alguns portables[...]

O Game Maker ainda não roda nesses portáteis, mas o CQ é para estimular o futuro desenvolvimento nessas plataformas. A unica coisa, é que se deve seguir o padrão do tamanho da tela e os botões, dependendo do portátil que você escolher.

Explica melhor Will!

E mais, como é que eu vou exportar pra essas plataformas se eu uso o GM 8 Pro e não tem essa opção?
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Mensagem por Willy Qui 02 Jun 2011, 00:07

Veja bem, os jogos que serão feito para esse CQ NÃO vão funcionar nesses aparelhos. É apenas para "antecipar" como vai ser o Game Maker daqui a algum tempo...

Por mais que procure, não vai encontrar a opção de compilar para outras plataformas, porque ela ainda não existe...
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Mensagem por MatheusReis Qui 02 Jun 2011, 00:30

Digamos que esse concurso é para dar..."um gostinho" do que poderemos fazer futuramente com o Game Maker.
E é isso que tem me entusiasmado a continuar no GM, poder fazer jogos na escala dos portáteis.
Depois disso, quem sabe o que não está por vir? =D
Imagine um futuro onde o GM poderá ser usado para criar jogos nas mais diversas plataformas!
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