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pausar o jogo?

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pausar o jogo? Empty pausar o jogo?

Mensagem por tchesa Dom 29 maio 2011, 12:46

eu queria mostrar um sprite no meio do jogo e parar o jogo, e que o jogo so voltasse a rodar quando a animação do sprite terminar. tem como fazer isso?
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pausar o jogo? Empty Re: pausar o jogo?

Mensagem por Maker Geek Dom 29 maio 2011, 13:13

Boa tarde. Sem dúvida, existem várias maneiras de fazer o que você deseja. Uma que eu usaria seria a de definir todos os processos do jogo, inclusive o comando que avalia se a tecla de pause foi teclada, dependentes de uma variável, a variável pause. Veja:

Processos de jogo:
Código:
if(pause=0){ [...] }

Você teria (dentro de uma estrutura como a de cima):
Código:
if(keyboard_check(vk_space)){pause=1;instance_create(x,y,obj_pause);}

Este seria o único comando que não receberia a condicional que passei:
Código:
if!(object_exists(obj_pause)){pause=0}

Você deve ter notado a existencia do obj pause sendo usado como referencia. O obj pause teria a sprite que você deseja usar. Existe um evento no GM que se chama Animation End, dentro do conjunto Other. Dentro desse você coloca:

Código:
instance_destroy();

Isso destruira o obj pause quando este terminar sua animação, que por sua vez ativará a condicional que retira o jogo do pause. Essa é a lógica.

Espero ter ajudado-te.
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pausar o jogo? Empty Re: pausar o jogo?

Mensagem por tchesa Dom 29 maio 2011, 13:21

cara vou tentar aki, entendi o que voce quiz dizer mas nao tenho certeza se isso aplicaria no que estou querendo fazer realmente, mas de qualquer forma voce ajudou muito obrigado. se a duvida persistir eu posto de novo aqui.
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pausar o jogo? Empty Re: pausar o jogo?

Mensagem por itallo Dom 29 maio 2011, 14:18

crie um objeto, e coloque nele a sprite que você quer.
no evento create dele coloque:
image_index = 0
back = sprite_create_from_screen(view_xview,view_yview,view_hview,view_wview,false,false,0,0)
instance_deactivate_all(true)
image_speed = 0.25

crie um evento other, animation end e coloque isso:
instance_activate_all()
instance_destroy()

evento draw
draw_sprite(sprite_index,-1,x,y)
draw_sprite(back,-1,0,0)
draw_set_alpha(0.5)
draw_set_color(c_black)
draw_rectangle(0,0,view_hview,view_wview,false)
draw_set_color(c_white)
draw_set_alpha(1)

agora coloque para criar esse objeto e o que você qr acontecera!
use instance_create(view_hview/2,view_wview/2,objeto)

agora te aconselho a abrir google translater e traduzir as funções desses comandos no help.
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