GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Tutorial] Utilizando valores reais

2 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Utilizando valores reais Empty [Tutorial] Utilizando valores reais

Mensagem por .:Allison:. Qua 25 maio 2011, 20:25

Nesse novo tutorial explicarei algumas funções que utilizam números reais.

Nome: Utilizando Valores Reais
Plataforma: Game Maker 8.0 Pro
Nível: Intermediário
Descrição: Aprenda a usar algumas funções utilizando valores reais
Créditos: Allison ou X-Games e Arquivo de Ajuda do GM8

Bom antes de mais nada, quem já passou pela 6º ou 7º série sabe o que são números reais, portanto, vamos ao início. O tutorial será bem claro e sem imagens ilustrativas, porque ele apresenta funções e não ensina a criar, por exemplo, um texto.

random(x)
Retorna um número real entre 0 e x, esse número é sempre menor que x, por exemplo:
instance_create(random(400),random(400), instância) isso faz com que crie um objeto em uma posição aleatória entre 0 e 399.

random_range(x1,x2)
Retorna um número real aleatório entre x1 e x2. exemplo:
instance_create(random_range(10,100),random_range(10,100),object1) Isso vai criar um objeto nas posições entre 9 e 99

irandom(x)
Faz a mesma coisa que o random(x), porém no irandom o número retorna inteiro, ao invés de real

irandom_range(x1,x2)
Tem a mesma função do random_range, porém o número também retorna inteiro.

choose (val1, val2, val3 ,...)
Retorna apenas um valor aleatório dos citados acima. Esses valores só vão até 16.
Exemplo: instance_create(x,y,choose(obj_maca,obj_banana,obj_uva) Ele vai retornar apenas um, dos três objetos que coloquei.

abs(x)
Retorna o valor absoluto de x. Exemplo: draw_text(x,y,abs(-20)) | Resultado = 20

round(x)
Aarredonda x para o número inteiro mais próximo. Exemplo: draw_text(x,y,round(5.2)) | Resultado = 5

floor(x)
Retorna x ao seu piso, isto é, retira sua casa decimal. Exemplo: draw_text(x,y,floor(5.9)) | Resultado = 5

ceil(x)
Arredonda x ao maior número inteiro possível. Exemplo: draw_text(x,y,ceil(5.1)) | Resultado = 6

frac(x)
Retira a parte inteira de x, deixando apenas a parte decimal. Exemplo: draw_text(x,y,frac(5.2)) | Resultado = 0.20

sqrt(x)
Retorna a raiz quadrada de x. X não pode ser negativo. Exemplo: draw_text(x,y,sqrt(9)) | Resultado = 3

sqr(x)
Retorna x multiplicado por ele mesmo. Exemplo: draw_text(x,y,sqr(2)) | Resultado = 4

power(x, n)
Retorna x elevado à potência n. Exemplo: draw_text(x,y,power(4,2)) | Resultado = 16

min(val1, val2, val3 ,...)
Retorna o mínimo dos valores. A função pode ter no máximo 16 argumentos. Eles devem ser todos reais ou todas strings.
Exemplo: draw_text(x,y,min(1,2,3,4)) | Resultado = 1

max (val1, val2, val3 ,...)
Retorna o valor máximo dos valores. A função pode ter um máximo de 16 argumentos. Eles devem ser todos reais ou todas strings.
Exemplo: draw_text(x,y,max(1,2,3,4)) | Resultado = 4

mean (val1, val2, val3 ,...)
Retorna a média dos valores. A função pode ter no máximo 16 argumentos. Eles devem ser todos reais.
Exemplo: draw_text(x,y,mean(1,2,3,4)) | Resultado = 2.5

median (val1, val2, val3 ,...)
Retorna a mediana dos valores, ou seja, o valor médio. A função pode ter argumentos para até 16. Eles devem ter todos os valores reais. Exemplo draw_text(x,y,median(1,2,3,4)) | Resultado = 2

real(str)
Retorna uma string em um número real

Acabamos, ainda bem! Para melhor aproveitamento das aulas e melhor aprendizagem, treine bastante e tente colocar na cabeça, até porque, está um pouco fácil. Até mais galera! coll2

[Tutorial] Utilizando valores reais M5m49
Oferecimento: Coding Lux - Você ligado no mundo.
http://codinglux.blogspot.com
.:Allison:.
.:Allison:.

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 630
Prêmios : [Tutorial] Utilizando valores reais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 14 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://clubmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Utilizando valores reais Empty Re: [Tutorial] Utilizando valores reais

Mensagem por Machow8 Qua 25 maio 2011, 20:43

Tutorial interessante, nunca tinha chegado a prestar muita atenção nisso.
E está bem explicado, +1 de reputaçõa para vc! Happy
Machow8
Machow8

Data de inscrição : 21/05/2011
Reputação : 16
Número de Mensagens : 625
Prêmios : [Tutorial] Utilizando valores reais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Utilizando valores reais Empty Re: [Tutorial] Utilizando valores reais

Mensagem por .:Allison:. Qui 26 maio 2011, 20:19

É, essas funções são realmente pouco conhecidas, porém servem para muitas coisas.
.:Allison:.
.:Allison:.

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 630
Prêmios : [Tutorial] Utilizando valores reais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 14 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://clubmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Utilizando valores reais Empty Re: [Tutorial] Utilizando valores reais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos