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[Tutorial] Utilizando valores reais
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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[Tutorial] Utilizando valores reais
Nesse novo tutorial explicarei algumas funções que utilizam números reais.
Nome: Utilizando Valores Reais
Plataforma: Game Maker 8.0 Pro
Nível: Intermediário
Descrição: Aprenda a usar algumas funções utilizando valores reais
Créditos: Allison ou X-Games e Arquivo de Ajuda do GM8
Bom antes de mais nada, quem já passou pela 6º ou 7º série sabe o que são números reais, portanto, vamos ao início. O tutorial será bem claro e sem imagens ilustrativas, porque ele apresenta funções e não ensina a criar, por exemplo, um texto.
random(x)
Retorna um número real entre 0 e x, esse número é sempre menor que x, por exemplo:
instance_create(random(400),random(400), instância) isso faz com que crie um objeto em uma posição aleatória entre 0 e 399.
random_range(x1,x2)
Retorna um número real aleatório entre x1 e x2. exemplo:
instance_create(random_range(10,100),random_range(10,100),object1) Isso vai criar um objeto nas posições entre 9 e 99
irandom(x)
Faz a mesma coisa que o random(x), porém no irandom o número retorna inteiro, ao invés de real
irandom_range(x1,x2)
Tem a mesma função do random_range, porém o número também retorna inteiro.
choose (val1, val2, val3 ,...)
Retorna apenas um valor aleatório dos citados acima. Esses valores só vão até 16.
Exemplo: instance_create(x,y,choose(obj_maca,obj_banana,obj_uva) Ele vai retornar apenas um, dos três objetos que coloquei.
abs(x)
Retorna o valor absoluto de x. Exemplo: draw_text(x,y,abs(-20)) | Resultado = 20
round(x)
Aarredonda x para o número inteiro mais próximo. Exemplo: draw_text(x,y,round(5.2)) | Resultado = 5
floor(x)
Retorna x ao seu piso, isto é, retira sua casa decimal. Exemplo: draw_text(x,y,floor(5.9)) | Resultado = 5
ceil(x)
Arredonda x ao maior número inteiro possível. Exemplo: draw_text(x,y,ceil(5.1)) | Resultado = 6
frac(x)
Retira a parte inteira de x, deixando apenas a parte decimal. Exemplo: draw_text(x,y,frac(5.2)) | Resultado = 0.20
sqrt(x)
Retorna a raiz quadrada de x. X não pode ser negativo. Exemplo: draw_text(x,y,sqrt(9)) | Resultado = 3
sqr(x)
Retorna x multiplicado por ele mesmo. Exemplo: draw_text(x,y,sqr(2)) | Resultado = 4
power(x, n)
Retorna x elevado à potência n. Exemplo: draw_text(x,y,power(4,2)) | Resultado = 16
min(val1, val2, val3 ,...)
Retorna o mínimo dos valores. A função pode ter no máximo 16 argumentos. Eles devem ser todos reais ou todas strings.
Exemplo: draw_text(x,y,min(1,2,3,4)) | Resultado = 1
max (val1, val2, val3 ,...)
Retorna o valor máximo dos valores. A função pode ter um máximo de 16 argumentos. Eles devem ser todos reais ou todas strings.
Exemplo: draw_text(x,y,max(1,2,3,4)) | Resultado = 4
mean (val1, val2, val3 ,...)
Retorna a média dos valores. A função pode ter no máximo 16 argumentos. Eles devem ser todos reais.
Exemplo: draw_text(x,y,mean(1,2,3,4)) | Resultado = 2.5
median (val1, val2, val3 ,...)
Retorna a mediana dos valores, ou seja, o valor médio. A função pode ter argumentos para até 16. Eles devem ter todos os valores reais. Exemplo draw_text(x,y,median(1,2,3,4)) | Resultado = 2
real(str)
Retorna uma string em um número real
Acabamos, ainda bem! Para melhor aproveitamento das aulas e melhor aprendizagem, treine bastante e tente colocar na cabeça, até porque, está um pouco fácil. Até mais galera!
Oferecimento: Coding Lux - Você ligado no mundo.
http://codinglux.blogspot.com
Nome: Utilizando Valores Reais
Plataforma: Game Maker 8.0 Pro
Nível: Intermediário
Descrição: Aprenda a usar algumas funções utilizando valores reais
Créditos: Allison ou X-Games e Arquivo de Ajuda do GM8
Bom antes de mais nada, quem já passou pela 6º ou 7º série sabe o que são números reais, portanto, vamos ao início. O tutorial será bem claro e sem imagens ilustrativas, porque ele apresenta funções e não ensina a criar, por exemplo, um texto.
random(x)
Retorna um número real entre 0 e x, esse número é sempre menor que x, por exemplo:
instance_create(random(400),random(400), instância) isso faz com que crie um objeto em uma posição aleatória entre 0 e 399.
random_range(x1,x2)
Retorna um número real aleatório entre x1 e x2. exemplo:
instance_create(random_range(10,100),random_range(10,100),object1) Isso vai criar um objeto nas posições entre 9 e 99
irandom(x)
Faz a mesma coisa que o random(x), porém no irandom o número retorna inteiro, ao invés de real
irandom_range(x1,x2)
Tem a mesma função do random_range, porém o número também retorna inteiro.
choose (val1, val2, val3 ,...)
Retorna apenas um valor aleatório dos citados acima. Esses valores só vão até 16.
Exemplo: instance_create(x,y,choose(obj_maca,obj_banana,obj_uva) Ele vai retornar apenas um, dos três objetos que coloquei.
abs(x)
Retorna o valor absoluto de x. Exemplo: draw_text(x,y,abs(-20)) | Resultado = 20
round(x)
Aarredonda x para o número inteiro mais próximo. Exemplo: draw_text(x,y,round(5.2)) | Resultado = 5
floor(x)
Retorna x ao seu piso, isto é, retira sua casa decimal. Exemplo: draw_text(x,y,floor(5.9)) | Resultado = 5
ceil(x)
Arredonda x ao maior número inteiro possível. Exemplo: draw_text(x,y,ceil(5.1)) | Resultado = 6
frac(x)
Retira a parte inteira de x, deixando apenas a parte decimal. Exemplo: draw_text(x,y,frac(5.2)) | Resultado = 0.20
sqrt(x)
Retorna a raiz quadrada de x. X não pode ser negativo. Exemplo: draw_text(x,y,sqrt(9)) | Resultado = 3
sqr(x)
Retorna x multiplicado por ele mesmo. Exemplo: draw_text(x,y,sqr(2)) | Resultado = 4
power(x, n)
Retorna x elevado à potência n. Exemplo: draw_text(x,y,power(4,2)) | Resultado = 16
min(val1, val2, val3 ,...)
Retorna o mínimo dos valores. A função pode ter no máximo 16 argumentos. Eles devem ser todos reais ou todas strings.
Exemplo: draw_text(x,y,min(1,2,3,4)) | Resultado = 1
max (val1, val2, val3 ,...)
Retorna o valor máximo dos valores. A função pode ter um máximo de 16 argumentos. Eles devem ser todos reais ou todas strings.
Exemplo: draw_text(x,y,max(1,2,3,4)) | Resultado = 4
mean (val1, val2, val3 ,...)
Retorna a média dos valores. A função pode ter no máximo 16 argumentos. Eles devem ser todos reais.
Exemplo: draw_text(x,y,mean(1,2,3,4)) | Resultado = 2.5
median (val1, val2, val3 ,...)
Retorna a mediana dos valores, ou seja, o valor médio. A função pode ter argumentos para até 16. Eles devem ter todos os valores reais. Exemplo draw_text(x,y,median(1,2,3,4)) | Resultado = 2
real(str)
Retorna uma string em um número real
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Re: [Tutorial] Utilizando valores reais
Tutorial interessante, nunca tinha chegado a prestar muita atenção nisso.
E está bem explicado, +1 de reputaçõa para vc!
E está bem explicado, +1 de reputaçõa para vc!
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
Reputação : 16
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Re: [Tutorial] Utilizando valores reais
É, essas funções são realmente pouco conhecidas, porém servem para muitas coisas.
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