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[Tutorial]Salvando e carregando em .INI
3 participantes
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[Tutorial]Salvando e carregando em .INI
Nome:Salvando e carregando em .INI
Descrição: Muita gente usa a função game_load para salvar, mas ela é tosquinha...que tal em .INI, que reduz o tamanho (E MUITO) o tamanho do save?
Requerimentos: Testado em GM 8 PRO (caso funcione em outra, avise por favor)
Nível de dificuldade: Acho que mediano
Muita gente usa a função game_load para salvar, mas ela é tosquinha...já que salva TODAS as vars do game. Que tal em .INI, que reduz o tamanho (E MUITO) o tamanho do save?
O único problema dela, é que ela é meio complicadinha. Ela salva as variáveis indicadas em um arquivo .INI.
Quando a gente carrega, por exemplo a variável lives, a variável lives é mudada pelo qual está no .ini, por exemplo.
1 - Abrindo e fechando .INI
O Código básico, que deve ser usado toda vez antes de salvar ou carregar, é este:
O código acima, abre o .INI “fname”, que claro, vc deve alterar.
SEMPRE depois do code de salvar ou carregar, você DEVE usar esta função:
Salvando
Agora é que vamos SALVAR!
Existem dois tipos de code para salvar:
O ini_write_real salva variáveis NUMÉRICAS.
O ini_write_string salva variáveis de TEXTO.
Para salvar nelas basta alterar os codes:
Section é o nome da seção onde será salvo. Key é o nome da var que aparecerá no .INI (pode colocar a key como VIDAS por exemplo). E por fim, value ou str é a var a ser salva.
Exemplo (lembrando que lives é var built-in-up):
Antes configurei a var lives para 3 e global.arma1 para “true” (para ser var de texto tem que ter aspas). No INI deu:
Carregar
Agora, aprenderemos a carregar.
Como o de salvar, são duas.
Em ambas, Section e Key define a seção e a key onde a var está salva. Default é o que vai ser definido se der erro.
OBS: Vale lembrar que para ler, vc deve colocar a var antes. Como assim? Coloca a var e o INI é lido e definido na var indicada. Ou seja:
Isso é que sempre me pegou hehehehe.
Exemplo (ler var salva no exemplo de salvar):
Pronto! Agora vc sabe como salvar em .ini.
Dica (créditos: Alex FC):
Quer salvar a room atual do game? Que tal o code:
Descrição: Muita gente usa a função game_load para salvar, mas ela é tosquinha...que tal em .INI, que reduz o tamanho (E MUITO) o tamanho do save?
Requerimentos: Testado em GM 8 PRO (caso funcione em outra, avise por favor)
Nível de dificuldade: Acho que mediano
Muita gente usa a função game_load para salvar, mas ela é tosquinha...já que salva TODAS as vars do game. Que tal em .INI, que reduz o tamanho (E MUITO) o tamanho do save?
O único problema dela, é que ela é meio complicadinha. Ela salva as variáveis indicadas em um arquivo .INI.
Quando a gente carrega, por exemplo a variável lives, a variável lives é mudada pelo qual está no .ini, por exemplo.
1 - Abrindo e fechando .INI
O Código básico, que deve ser usado toda vez antes de salvar ou carregar, é este:
- Código:
ini_open(fname)
O código acima, abre o .INI “fname”, que claro, vc deve alterar.
SEMPRE depois do code de salvar ou carregar, você DEVE usar esta função:
- Código:
ini_close()
Salvando
Agora é que vamos SALVAR!
Existem dois tipos de code para salvar:
- Código:
ini_write_real(section,key,value)
ini_write_string(section,key,str)
O ini_write_real salva variáveis NUMÉRICAS.
O ini_write_string salva variáveis de TEXTO.
Para salvar nelas basta alterar os codes:
Section é o nome da seção onde será salvo. Key é o nome da var que aparecerá no .INI (pode colocar a key como VIDAS por exemplo). E por fim, value ou str é a var a ser salva.
Exemplo (lembrando que lives é var built-in-up):
- Código:
ini_open("mygame.ini") //Abre ini
ini_write_real("Geral","Vidas",lives) //Salva a var lives na section Geral, na Key Vidas, e também a global.arma na Section Geral, Key Arma
ini_write_string("Geral","Arma1",global.arma1) //Salva a var global.arma1 na Secion Geral, Key Arma1
ini_close()
Antes configurei a var lives para 3 e global.arma1 para “true” (para ser var de texto tem que ter aspas). No INI deu:
- Código:
[Geral]
Vidas=3
Arma1=true
Carregar
Agora, aprenderemos a carregar.
Como o de salvar, são duas.
- Código:
ini_read_real(section,key,default)
ini_read_string(section,key,default)
Em ambas, Section e Key define a seção e a key onde a var está salva. Default é o que vai ser definido se der erro.
OBS: Vale lembrar que para ler, vc deve colocar a var antes. Como assim? Coloca a var e o INI é lido e definido na var indicada. Ou seja:
- Código:
variavel=ini_read_string("var","var",variavel)
Isso é que sempre me pegou hehehehe.
Exemplo (ler var salva no exemplo de salvar):
- Código:
ini_open("mygame.ini") //Abre INI
lives=ini_read_real("Geral","Vidas",3) //Lê a var lives da Section Geral, Key vidas, e se der erro, defini-la como 3.
global.arma1=ini_read_string("Geral","Arma1",true)// Lê a var global.arma1 da Section Geral, Key Arma1, e se der erro, defini-la como true.
Pronto! Agora vc sabe como salvar em .ini.
Dica (créditos: Alex FC):
Quer salvar a room atual do game? Que tal o code:
- Código:
ini_open("mygame.ini")
//Salva o index da room atual
ini_write_real("sala","sala",room)
ini_close()
- Código:
ini_open("mygame.ini")
room=ini_read_real("sala","sala",level1)
ini_close()
Re: [Tutorial]Salvando e carregando em .INI
Ótimo tutorial, gostaria que me passasse teu msn pra nóis teclar. Gostaria de fazer uma lib com isso...
Re: [Tutorial]Salvando e carregando em .INI
Pode ser por MP? Minha mãe não deixa P:luiz_100juizo escreveu:Ótimo tutorial, gostaria que me passasse teu msn pra nóis teclar. Gostaria de fazer uma lib com isso...
Re: [Tutorial]Salvando e carregando em .INI
Nossa, muito bom
Ótimo tutorial, bem preparado e bem explicado, um dia desses eu procurei um tutorial desses arquivos, ficou muito bom mesmo.
Ótimo tutorial, bem preparado e bem explicado, um dia desses eu procurei um tutorial desses arquivos, ficou muito bom mesmo.
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