Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Ontem à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
[Tutorial]Salvando e carregando em .INI
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial]Salvando e carregando em .INI
Nome:Salvando e carregando em .INI
Descrição: Muita gente usa a função game_load para salvar, mas ela é tosquinha...que tal em .INI, que reduz o tamanho (E MUITO) o tamanho do save?
Requerimentos: Testado em GM 8 PRO (caso funcione em outra, avise por favor)
Nível de dificuldade: Acho que mediano
Muita gente usa a função game_load para salvar, mas ela é tosquinha...já que salva TODAS as vars do game. Que tal em .INI, que reduz o tamanho (E MUITO) o tamanho do save?
O único problema dela, é que ela é meio complicadinha. Ela salva as variáveis indicadas em um arquivo .INI.
Quando a gente carrega, por exemplo a variável lives, a variável lives é mudada pelo qual está no .ini, por exemplo.
1 - Abrindo e fechando .INI
O Código básico, que deve ser usado toda vez antes de salvar ou carregar, é este:
O código acima, abre o .INI “fname”, que claro, vc deve alterar.
SEMPRE depois do code de salvar ou carregar, você DEVE usar esta função:
Salvando
Agora é que vamos SALVAR!
Existem dois tipos de code para salvar:
O ini_write_real salva variáveis NUMÉRICAS.
O ini_write_string salva variáveis de TEXTO.
Para salvar nelas basta alterar os codes:
Section é o nome da seção onde será salvo. Key é o nome da var que aparecerá no .INI (pode colocar a key como VIDAS por exemplo). E por fim, value ou str é a var a ser salva.
Exemplo (lembrando que lives é var built-in-up):
Antes configurei a var lives para 3 e global.arma1 para “true” (para ser var de texto tem que ter aspas). No INI deu:
Carregar
Agora, aprenderemos a carregar.
Como o de salvar, são duas.
Em ambas, Section e Key define a seção e a key onde a var está salva. Default é o que vai ser definido se der erro.
OBS: Vale lembrar que para ler, vc deve colocar a var antes. Como assim? Coloca a var e o INI é lido e definido na var indicada. Ou seja:
Isso é que sempre me pegou hehehehe.
Exemplo (ler var salva no exemplo de salvar):
Pronto! Agora vc sabe como salvar em .ini.
Dica (créditos: Alex FC):
Quer salvar a room atual do game? Que tal o code:
Descrição: Muita gente usa a função game_load para salvar, mas ela é tosquinha...que tal em .INI, que reduz o tamanho (E MUITO) o tamanho do save?
Requerimentos: Testado em GM 8 PRO (caso funcione em outra, avise por favor)
Nível de dificuldade: Acho que mediano
Muita gente usa a função game_load para salvar, mas ela é tosquinha...já que salva TODAS as vars do game. Que tal em .INI, que reduz o tamanho (E MUITO) o tamanho do save?
O único problema dela, é que ela é meio complicadinha. Ela salva as variáveis indicadas em um arquivo .INI.
Quando a gente carrega, por exemplo a variável lives, a variável lives é mudada pelo qual está no .ini, por exemplo.
1 - Abrindo e fechando .INI
O Código básico, que deve ser usado toda vez antes de salvar ou carregar, é este:
- Código:
ini_open(fname)
O código acima, abre o .INI “fname”, que claro, vc deve alterar.
SEMPRE depois do code de salvar ou carregar, você DEVE usar esta função:
- Código:
ini_close()
Salvando
Agora é que vamos SALVAR!
Existem dois tipos de code para salvar:
- Código:
ini_write_real(section,key,value)
ini_write_string(section,key,str)
O ini_write_real salva variáveis NUMÉRICAS.
O ini_write_string salva variáveis de TEXTO.
Para salvar nelas basta alterar os codes:
Section é o nome da seção onde será salvo. Key é o nome da var que aparecerá no .INI (pode colocar a key como VIDAS por exemplo). E por fim, value ou str é a var a ser salva.
Exemplo (lembrando que lives é var built-in-up):
- Código:
ini_open("mygame.ini") //Abre ini
ini_write_real("Geral","Vidas",lives) //Salva a var lives na section Geral, na Key Vidas, e também a global.arma na Section Geral, Key Arma
ini_write_string("Geral","Arma1",global.arma1) //Salva a var global.arma1 na Secion Geral, Key Arma1
ini_close()
Antes configurei a var lives para 3 e global.arma1 para “true” (para ser var de texto tem que ter aspas). No INI deu:
- Código:
[Geral]
Vidas=3
Arma1=true
Carregar
Agora, aprenderemos a carregar.
Como o de salvar, são duas.
- Código:
ini_read_real(section,key,default)
ini_read_string(section,key,default)
Em ambas, Section e Key define a seção e a key onde a var está salva. Default é o que vai ser definido se der erro.
OBS: Vale lembrar que para ler, vc deve colocar a var antes. Como assim? Coloca a var e o INI é lido e definido na var indicada. Ou seja:
- Código:
variavel=ini_read_string("var","var",variavel)
Isso é que sempre me pegou hehehehe.
Exemplo (ler var salva no exemplo de salvar):
- Código:
ini_open("mygame.ini") //Abre INI
lives=ini_read_real("Geral","Vidas",3) //Lê a var lives da Section Geral, Key vidas, e se der erro, defini-la como 3.
global.arma1=ini_read_string("Geral","Arma1",true)// Lê a var global.arma1 da Section Geral, Key Arma1, e se der erro, defini-la como true.
Pronto! Agora vc sabe como salvar em .ini.
Dica (créditos: Alex FC):
Quer salvar a room atual do game? Que tal o code:
- Código:
ini_open("mygame.ini")
//Salva o index da room atual
ini_write_real("sala","sala",room)
ini_close()
- Código:
ini_open("mygame.ini")
room=ini_read_real("sala","sala",level1)
ini_close()
Re: [Tutorial]Salvando e carregando em .INI
Ótimo tutorial, gostaria que me passasse teu msn pra nóis teclar. Gostaria de fazer uma lib com isso...
Re: [Tutorial]Salvando e carregando em .INI
Pode ser por MP? Minha mãe não deixa P:luiz_100juizo escreveu:Ótimo tutorial, gostaria que me passasse teu msn pra nóis teclar. Gostaria de fazer uma lib com isso...
Re: [Tutorial]Salvando e carregando em .INI
Nossa, muito bom
Ótimo tutorial, bem preparado e bem explicado, um dia desses eu procurei um tutorial desses arquivos, ficou muito bom mesmo.
Ótimo tutorial, bem preparado e bem explicado, um dia desses eu procurei um tutorial desses arquivos, ficou muito bom mesmo.
Tópicos semelhantes
» [Tutorial] Salvando e Carregando
» [Tutorial] Salvando e carregando jogos.
» [resolvido]Surface Salvando e Carregando.
» [Tutorial]Carregando Modelo 3D
» [Tutorial] - Lendo (e carregando) arquivos online
» [Tutorial] Salvando e carregando jogos.
» [resolvido]Surface Salvando e Carregando.
» [Tutorial]Carregando Modelo 3D
» [Tutorial] - Lendo (e carregando) arquivos online
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|