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[resolvido] Problema, ajudem!
3 participantes
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[resolvido] Problema, ajudem!
É o seguinte, eu botei pro meu personagem matar o inimigo pulando encima, e também coloquei pra q caso ele colida com o inimigo, perca 1% da saude. Então fiz assim:
Na colisão do inimigo com o personagem:
Na colisão do personagem com o inimigo:
Eu queria saber como faz o personagem só perder vida qdo encosta no lado do inimigo, pois se ele encostar encima, perde vida tbm, Ajudem aew, flw!
Na colisão do inimigo com o personagem:
- Código:
if other.y>y{
instance_destroy()}
Na colisão do personagem com o inimigo:
- Código:
health-=1
Eu queria saber como faz o personagem só perder vida qdo encosta no lado do inimigo, pois se ele encostar encima, perde vida tbm, Ajudem aew, flw!
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
na colisao do personagem com o inimigo poe:
if y < other.y
{
health -=1
}
if y < other.y
{
health -=1
}
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Tente assim:
...acho que é tudo, qq coisa só dizer =]
flw
- Código:
Obj inimigo > colisão com o player:
if other.vspeed>0 && other.y<y+sprite_height
instance_change(obj_inimigo derrotado,true)
Obj player > create:
invencivel=0 //crie uma var para controlar a perda de health, do contrário irá decrescer todo o tempo em que estiver em colisão com o inimigo
Obj player > alarm[0]:
invencivel=0
Obj payer > step: //isso é para "piscar" enquanto estiver invisível
if invencivel=1
{
if visible=1
visible=0
else
visible=1
}
else
visible=1
Obj player > colisão com o inimigo:
if vspeed>0 && y<other.y+sprite_height
motion_set(90,5) //isso é para dar aquele "salto" após matar o inimigo
else
{
if invencivel=0
{
health-=1
invencivel=1
}
alarm[0]=10 //troque o valor para um que fique legal no seu game
}
...acho que é tudo, qq coisa só dizer =]
flw
Convidad- Convidado
Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Blz, mas o inimigo nao ta morrendo qdo eu pula encima dele, ele passa direto, oq será?
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Eu passei esse código para o Gilomania no grupo de estudos e no dele funcionou OK... eu tmb já usei isso antes sem problemas;
Se está passando direto é pq pode haver algo errado na parte que checa a relação entre o y do player com o do inimigo...
Se está passando direto é pq pode haver algo errado na parte que checa a relação entre o y do player com o do inimigo...
Convidad- Convidado
Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Não te esqueças de mudar o nome dos objectos e se quiseres destruir a instância usa em vez de "instance_change(obj_inimigo derrotado,true)" por "instance_destroy()"
gilomania3d- Data de inscrição : 10/06/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Ae fmanna, essa resposta foi pelao post do janx, mas vc postou junto comigo xDjuninhodagavioes escreveu:Blz, mas o inimigo nao ta morrendo qdo eu pula encima dele, ele passa direto, oq será?
Bom, eu fiz oq vc falou, mas deu isso:
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Se vc puder postar o código que usou no step do player pra gente dar uma olhada ajudaria... a msgm só diz 3° ação do step do player, aí fica difícil;
flw
flw
Convidad- Convidado
Re: [resolvido] Problema, ajudem!
fmanna escreveu:Se vc puder postar o código que usou no step do player pra gente dar uma olhada ajudaria... a msgm só diz 3° ação do step do player, aí fica difícil;
flw
Ok tae:
Ação 1:
- Código:
if (place_free(x,y+1)){
gravity=0.75; noar=true;}
else
{gravity=0;noar=false}
if (keyboard_check_pressed(vk_up)) && ! (place_free(x,y+1)){
vspeed=-8; noar=true;}
if (vspeed>12){
vspeed=12}
if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-4,y)){
x-=4; lado=0; andando=true; parado=false;}
if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+4,y)){
x+=4; lado=1; andando=true; parado=false;}
if !(keyboard_check(vk_left))&& ! (keyboard_check(vk_right)){
parado=true; andando=false;}
if (noar==false){
if (andando=true)&&(lado==1){
sprite_index=spr_andando_direita}
if (andando=true)&&(lado==0){
sprite_index=spr_andando_esquerda}
if (andando==false)&&(parado==true)&&(lado==1){
sprite_index=spr_parado_direita}
if (andando==false)&&(parado==true)&&(lado==0){
sprite_index=spr_parado_esquerda}
}
else
{
if (vspeed>0)||(vspeed<0)&&(lado==1){
sprite_index=spr_pulando_direita;}
if (vspeed>0)||(vspeed<0)&&(lado==0){
sprite_index=spr_pulando_esquerda;}
}
Ação 2
- Código:
{
if visible=1
visible=0
else
visible=1
}
else
visible=1
Não tem ação 3 pois eu exclui a 2, entao a 3 passa ser a 2
A 2 era propriedades de piscar, mas como seu codigo ja possui resolvi excluir
Última edição por juninhodagavioes em Ter 18 Nov 2008, 19:51, editado 1 vez(es)
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
experimenta assim
if invencivel=1
{
if visible=1
visible=0
else
visible=1
}
else
visible=1
faltava-te if invencivel=1
if invencivel=1
{
if visible=1
visible=0
else
visible=1
}
else
visible=1
faltava-te if invencivel=1
gilomania3d- Data de inscrição : 10/06/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Isso mesmo gilomania3d... o erro é pq não é condição para as ações serem executadas;
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
- Código:
{
if visible=1
visible=0
else
visible=1
}
else
visible=1
perceba que vc nao pois os "{" E "}"
no else o correto é:
- Código:
{
if visible=1{visible=0}
else{visible=1}
}
else{visible=1}
EDIT:
{
if visible=1{visible=0}
else{visible=1}
}
else{visible=1}
OBS:se nao tiver um if antes das chaves em negrito ele nao vai reconhecer o else grifado
Última edição por janx em Ter 18 Nov 2008, 19:54, editado 1 vez(es)
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Outro erro (desculpe mse eu estou sendo chato xD)
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Eu tenho assim e no meu funcionou não foi preciso pôr mais "{" e "}"
Confirma se poses-te no evento Create do player "invencivel=0" e no evento alarm[0] puseste "invencivel=0";
Confirma o código todo para ver se está tudo bem
Confirma se poses-te no evento Create do player "invencivel=0" e no evento alarm[0] puseste "invencivel=0";
Confirma o código todo para ver se está tudo bem
gilomania3d- Data de inscrição : 10/06/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
repare no codigo errado:
instance_change(obj_inimigo derrotado,true)
esse derrotado eu axo que vc pode tirar!
vc so esta copiando os codigos é?
tente intendelos pelomenos!
instance_change(obj_inimigo derrotado,true)
esse derrotado eu axo que vc pode tirar!
vc so esta copiando os codigos é?
tente intendelos pelomenos!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Não cara, eu tentei entender, só nao entendi esse derrotado.
Edit: E o problema insiste, aff desisto.
Edit: E o problema insiste, aff desisto.
Última edição por juninhodagavioes em Ter 18 Nov 2008, 20:39, editado 1 vez(es)
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Esse derrotado é se tiveres outro objecto que aparece depois de o matares o derrotado é o nome do objecto.
Ex:como no Mário quando matas o inimigo ele fica numa linha esse derrotado é isso mesmo em vez disso pões instance_destroy()
Ex:como no Mário quando matas o inimigo ele fica numa linha esse derrotado é isso mesmo em vez disso pões instance_destroy()
gilomania3d- Data de inscrição : 10/06/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Gilomania, vlw, eu fiz isso q vc disse, não dá mais erro, porém qdo o player pula encima do inimigo, o inimigo nao morregilomania3d escreveu:experimenta assim
if invencivel=1
{
if visible=1
visible=0
else
visible=1
}
else
visible=1
faltava-te if invencivel=1
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
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Re: [resolvido] Problema, ajudem!
...esse instance_change é para o caso de vc tranformar o inimigo em outro obj (como os clássicos goombas que são "pisoteados")...esse derrotado eu axo que vc pode tirar!
...se for só destruir o inimigo sem nenhuma animação nem nada use o instance_destroy() como o gilomania3d disse =]
flw
Convidad- Convidado
Re: [resolvido] Problema, ajudem!
Mas porque o inimigo não morre? Fiz tudo certim mas não dá nada com ele.
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
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