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problema com variaveis quando muda de room!!! me ajudem pls!
5 participantes
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problema com variaveis quando muda de room!!! me ajudem pls!
Pessoal seguinte, tenho duas roons, um mapa mundo, e a fase dentro do mundo.
O player está no mapa mundo, se aperta enter ele vai pra fase 01. Até ai tudo bem, mas quando ele entra na fase está dando erro em todas as variáveis!!! não sei o pq disso ocorrer pois se eu colocar pra iniciar direto na fase o jogo começa normalmente! Vejam as mensagens:
aqui o mapa mundo, e quando aperto enter
o jogo buga! reclama dessa variável, mas ele está normal.
Se eu apagar a room mundo e iniciar direto da room fase o jogo roda normal! isso está me encucando legal!!!
Minha teoria é que alguns objetos iniciam primeiro que outros, e eles já pedem as variaveis globais na sua existência, e como o outro objeto ainda nao foi criado o jogo ja buga. Alguem sabe responder o que é isso???
O player está no mapa mundo, se aperta enter ele vai pra fase 01. Até ai tudo bem, mas quando ele entra na fase está dando erro em todas as variáveis!!! não sei o pq disso ocorrer pois se eu colocar pra iniciar direto na fase o jogo começa normalmente! Vejam as mensagens:
aqui o mapa mundo, e quando aperto enter
o jogo buga! reclama dessa variável, mas ele está normal.
Se eu apagar a room mundo e iniciar direto da room fase o jogo roda normal! isso está me encucando legal!!!
Minha teoria é que alguns objetos iniciam primeiro que outros, e eles já pedem as variaveis globais na sua existência, e como o outro objeto ainda nao foi criado o jogo ja buga. Alguem sabe responder o que é isso???
Re: problema com variaveis quando muda de room!!! me ajudem pls!
Nas variáveis criadas no mapa, você está usando variáveis globais? Verifique isso.
Re: problema com variaveis quando muda de room!!! me ajudem pls!
To achando que é esse pegou_passagem e volta_pasagem como o player pode ir e voltar ao mesmo tempo?
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Re: problema com variaveis quando muda de room!!! me ajudem pls!
calma, funciona assim, o macaco do mapa mundi é outro objeto. ele so vai pra frente e pra traz nesse mapa mundi, é so pra entrar na fase mesmo.Ele nao tem nenhuma influencia dentro da proxima room, nem esta ligado a ninguém. Quando da enter deve-se entrar na rom que tem o player verdadeiro. Ele é ligado a outros objetos como os barris, e os inimigos. mas, quando se entra na room da fse1 o jogo buga.
Outra coisa, todas as variáveis globais bugam, não só essa.
vc perceberam que eu coloquei um if no evento room start, será que isso é proibido? pq memso eu apagando essa variável e esse evento a rom buga.
Outra coisa, todas as variáveis globais bugam, não só essa.
vc perceberam que eu coloquei um if no evento room start, será que isso é proibido? pq memso eu apagando essa variável e esse evento a rom buga.
Re: problema com variaveis quando muda de room!!! me ajudem pls!
não não há gusba, como falei, se a rom iniciar direto sem o mundi ela roda perfeita.
Eu resolvi o problema de uma forma extremamente sem lógica e que acredito que nunca aconteceu com alguem aqui nesse fórum. Eu criei um objeto sem sprite algum e nele coloquei uma cópia de todas as variáveis globais do jogo no seu game start, e coloquei ele em uma tela de abertura que criei antes da tela mundo. Simplesmente deu certo e passa as rons perfeitamente. Ou seja, é como em C++, eu tive que postar todas as variáveis globais logo na primeira tela pra bagaça funcionar. Como se passam as telas e ela não volta mais, esse objeto não irá influenciar em nenhum valor das variáveis durante o jogo.
"Uma declaração de variáveis globais na primeira tela."
Bizarro, sem lógica, mas foi isso que aconteceu... :|
Obs: todas as var globais a partir de agora terei que colocar uma cópia nesse objeto inicial...
Eu resolvi o problema de uma forma extremamente sem lógica e que acredito que nunca aconteceu com alguem aqui nesse fórum. Eu criei um objeto sem sprite algum e nele coloquei uma cópia de todas as variáveis globais do jogo no seu game start, e coloquei ele em uma tela de abertura que criei antes da tela mundo. Simplesmente deu certo e passa as rons perfeitamente. Ou seja, é como em C++, eu tive que postar todas as variáveis globais logo na primeira tela pra bagaça funcionar. Como se passam as telas e ela não volta mais, esse objeto não irá influenciar em nenhum valor das variáveis durante o jogo.
"Uma declaração de variáveis globais na primeira tela."
Bizarro, sem lógica, mas foi isso que aconteceu... :|
Obs: todas as var globais a partir de agora terei que colocar uma cópia nesse objeto inicial...
Re: problema com variaveis quando muda de room!!! me ajudem pls!
Heheeh, eu sempre faço assim nos meus jogos. Sempre tenho um ojeto chamado obInit que declara todas as variaveis globais do jogo além de fazer algumas inicializações, e geralmente eu coloco ele na tela de apresentação. Ja tive esse problema também.
Não necessariamente. Se você estiver usando o GM 7 voce pode usar uma declaração de variavel global assim:todas as var globais a partir de agora terei que colocar uma cópia nesse objeto inicial...
- Código:
globalvar teste;
teste = 10;
Re: problema com variaveis quando muda de room!!! me ajudem pls!
pois é vinias, outra solução ein? mas que isso é estranho é, da mesma forma que as animações nunca começarem corretas dos objetos.
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