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Personagem encostando em seu inimigo, e não está acontecendo nada!

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inimigo - Personagem encostando em seu inimigo, e não está acontecendo nada! - Página 2 Empty Re: Personagem encostando em seu inimigo, e não está acontecendo nada!

Mensagem por andreh Sáb 30 Abr 2011, 18:23

No evento Draw (pode ser do personagem, mas o ideal é fazer um objeto só para o placar, se vc fizer um objeto pro placar mude as variáveis lives para global.vidas):

Código:
draw_set_font(font0)
draw_set_color(c_white)
draw_text(view_xview+157,view_yview+7,'Vidas:'+string(lives ou global.vidas))

Não se esqueça de criar uma fonte, ali o nome esta como font0, mas vc pode mudar.

Você pode editar o view_xview+157,view_yview+7 , trocando os valores 157 e 7 pelos valores q vc quiser.

Qualquer duvida é só falar.
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Mensagem por Klash Sáb 30 Abr 2011, 19:48

andreh escreveu:No evento Draw (pode ser do personagem, mas o ideal é fazer um objeto só para o placar, se vc fizer um objeto pro placar mude as variáveis lives para global.vidas):

Código:
draw_set_font(font0)
draw_set_color(c_white)
draw_text(view_xview+157,view_yview+7,'Vidas:'+string(lives ou global.vidas))

Não se esqueça de criar uma fonte, ali o nome esta como font0, mas vc pode mudar.

Você pode editar o view_xview+157,view_yview+7 , trocando os valores 157 e 7 pelos valores q vc quiser.

Qualquer duvida é só falar.
Onde dica esse evento Draw?

No código, eu posso colocar assim:

draw_set_font(font1)
draw_set_color(c_white)
draw_text(view_xview+157,view_yview+7,'Vidas:'+string(global.vidas))

Ou assim está errado?
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Mensagem por Zero. Sáb 30 Abr 2011, 23:33

n ,
Crie um outro obj e coloque no evento draw ( add event > draw )
e coloke o codigo :

draw_set_font(font0)
draw_set_color(c_white)
draw_text(view_xview+15,view_yview+7,'Vidas:'+string(lives ou global.vidas))
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Mensagem por Klash Dom 01 maio 2011, 01:34

Esta dando erro na fonte:

ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object Draw:

Error in code at line 1:
draw_set_font(font1)
^
at position 15: Unknown variable font1


em fonte0 o que eu coloco?
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Mensagem por Zero. Dom 01 maio 2011, 08:37

Cara va na pasta fontes de seu jogo ( se n criou uma crie ) e coloque o nome da fonte q tem la, esse erro deu pq n existe uma font1 em seu jogo
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Mensagem por Klash Dom 01 maio 2011, 10:24

andreh escreveu:No evento Draw (pode ser do personagem, mas o ideal é fazer um objeto só para o placar, se vc fizer um objeto pro placar mude as variáveis lives para global.vidas):

Código:
draw_set_font(font0)
draw_set_color(c_white)
draw_text(view_xview+157,view_yview+7,'Vidas:'+string(lives ou global.vidas))

Não se esqueça de criar uma fonte, ali o nome esta como font0, mas vc pode mudar.

Você pode editar o view_xview+157,view_yview+7 , trocando os valores 157 e 7 pelos valores q vc quiser.

Qualquer duvida é só falar.
Esse código não da certo.
Já tentei:


draw_set_font(Joao) //Fonte que eu criei!
draw_set_color(c_white)
draw_text(view_xview+157,view_yview+7,'Vidas:'+string(lives ou global.vidas)) // Coloquei global.vidas, global.life, global.health, mas nenhum dá certo.
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Mensagem por Zero. Dom 01 maio 2011, 10:37

entao faz assim
Tira a 1º e 2º linha e testa
coloka assim:

draw_text(view_xview+157,view_yview+7,"Vidas:"+string(lives ou global.vidas)) // Coloquei global.vidas, global.life, global.health, mas nenhum dá certo.

e coloque global.lives ou vidas se a varivel tiver declarada com o global antes ex:
no create :
global.vidas=3 (entende )

se for so assim :
lives=3 // vc coloka so lives ao inves de global. antes
Zero.
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Mensagem por andreh Dom 01 maio 2011, 10:59

Veja bem: A font0 é o nome da fonte q vc criar, portanto esse nome é mutável, vc escolhe o nome, desde q o nome q está no código seja o mesmo nome da fonte.
Se vc colocar global.vidas, todos os lugares q anteriormente vc colocou lives, troque por global.vidas, pq isso é uma variável, e o placar precisa se basear nela para dar certo, portanto o nome deve ser igual.

Se vc não entendeu a diferença entre lives e global.vidas está aqui a definição:

lives é uma variável particular, ou seja, só será aplicada ao objeto em q vc declarou ela. Se vc colocar lives em outro objeto sem declarar o q ela representa, vai dar erro.

global.vidas é, como o nome já diz, global, ou seja, vc declara ela em um objeto e toda vez q vc adicionar ela a um código de qualquer outro objeto, o programa vai reconhecer. vc pode usar global para mtas coisas. Ex.: global.vidas - global.pontos - global.hp - global.mp - etc

Espero q tenha ficado claro. Agora testa ae e fala se deu certo.
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Mensagem por Supersonic933 Dom 01 maio 2011, 15:19

Klash escreveu:
andreh escreveu:No evento Draw (pode ser do personagem, mas o ideal é fazer um objeto só para o placar, se vc fizer um objeto pro placar mude as variáveis lives para global.vidas):

Código:
draw_set_font(font0)
draw_set_color(c_white)
draw_text(view_xview+157,view_yview+7,'Vidas:'+string(lives ou global.vidas))

Não se esqueça de criar uma fonte, ali o nome esta como font0, mas vc pode mudar.

Você pode editar o view_xview+157,view_yview+7 , trocando os valores 157 e 7 pelos valores q vc quiser.

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Já tentei:


draw_set_font(Joao) //Fonte que eu criei!
draw_set_color(c_white)
draw_text(view_xview+157,view_yview+7,'Vidas:'+string(lives ou global.vidas)) // Coloquei global.vidas, global.life, global.health, mas nenhum dá certo.

Global.vidas, global.life. global.health são variáveis. NÃO IMPORTA, TEM QUE SER DEFINIDAS NO EVENTO CREATE.

Basta ir no create de um objeto definí-las. Vale lembrar de usar global para funcionarem todos os objetos sem precisar definí-la em cada um.

Código:
global.vidas=3 //Altere o "3" para mais ou menos vidas

O Gm vem com a var "lives" para isso, mas é local. Coloca global.lives sem definir e dá erro.

Entendeu? Para mais informações sobre vars, procure um tutorial.
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