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Game Maker - Aula 5 - Operações Matemáticas
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Game Maker - Aula 5 - Operações Matemáticas
Game Maker – Aula 5 – Operações Matemáticas
Nome: Operações com Matemática
Nível: Iniciante
Descrição: Bom agora começou a esquentar, começaremos aprendendo como somar, subtrair, multiplicar, dividir e outros.
Créditos: Allison ou X-Games
Hoje veremos as operações matemáticas usadas no Game Maker, veremos todas com clareza e aprenderemos a usar. Aposto aqui que todos sabem quais as operações básicas na matemática, adição, subtração, multiplicação e divisão, no GM podemos fazer essas operações e outras mais complexas, ou mais simples que ajudam muito. O Game Maker trabalha com conjuntos numéricos reais e inteiros, ele é capaz de entender se colocarmos números inteiros como
{ -5, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5}
Ou se usarmos números reais como
{ -5, 0.534, -5.98, 5², √9, 5, 5/2}
Você deve ter percebido que eu usei uma potenciação e uma raiz quadrada, ai você se pergunta, mais como eu vou retornar a raiz quadrada de 9 no Game Maker. Isso nós fazemos com uma função, chamada sqrt(9), nesse caso, o GM vai retornar a raiz quadrada de 9. Tem muitas outras funções como de potenciação, ou de valores absolutos, por isso, eu fiz uma aula separada com todas as operações utilizando valores reais que existe no Game Maker, no final da aula postarei.
Operações com matemática são atribuídas no GM de outro modo, por exemplo, se você usar variável = +5, ela não vai adicionar mais 5 à variável, e sim dizer que a variável é igual a +5, todo o caractere depois da igualdade (=), é uma expressão. Teríamos que usar variável +=5 assim fazendo com que adicione mais 5 à variável.
Posições
As posições (horizontal e vertical) no Game Maker são indicadas por duas letras x e y, elas marcam x como a posição horizontal e y como vertical. Essa posição é marcada por pixels, toda a room funciona em pixels. Por exemplo, um código de criar uma instancia usa-se as posições x e y, instance_create(x,y,objeto), se quisermos criar um objeto na posição de 32 pixels a direita e 32 pixels a baixo, usamos instance_create(32,32,objeto), essa posição é definida a partir do primeiro pixel da room. Você pode configurar também para o texto ser criado, por exemplo, em cima de um objeto determinado, um exemplo é, se o objeto controle está na posição 10,10(primeiro vem o x, depois o y) na room, e colocamos o código
Perceba como o x e y se põe, então o plano cartesiano, consiste em dois eixos perpendiculares, sendo o horizontal chamado de x e o vertical chamado de y. Na matemática o plano cartesiano é quase a mesma coisa a mínima diferencia é que o valor vertical (y), não é como o indicado à cima, os números positivos, com sinal de mais, são em cima, e os negativos em baixo, em qualquer linguagem de programação essa troca acontece, não sei exatamente à que devido é, isso é um pouco ruim porque confunde muitos programadores iniciantes. Essa escala que eu passei acima não está em pixels, os pixels são cada pontinho mínimo da sua tela. Então se for, por exemplo, (-20, -15) seria 20 pixels à esquerda e 20 pixels acima. Nesse caso, podemos usar, por exemplo, x=-20, isso está indicando que a posição horizontal dele é de 20 pixels à esquerda.
Adição:
A adição no Game Maker é bem simples, basta usar o número “+” antes da igualdade, se usar depois, como eu disse, está declarando que a viável é igual a +5. Então usamos:
- Código:
variável +=5 ou 5+5 (resultado = 10)
A subtração é igual à adição, só mudamos o sinal, e é claro que a operação é outras, assim fazemos:
- Código:
variável-=5 ou 5-5 (resultado = 0)
Também não muito difícil, é apenas trocar os sinais, a multiplicação no Gm não é feita pelo “× ou ∙” e sim pelo símbolo “*”, então usamos
- Código:
variável*=5 ou 5*5 (resultado = 25)
A divisão é a mesma coisa que a multiplicação, não é feita com “÷ ou ∶”, e sim pelo símbolo “/”, é a mesma coisa
- Código:
variável/=5 ou 5/5 (resultado = 1)
Diferente das outras operações, a divisão pode resultar em um número decimal (5.452), nas outras operações só é resultado esse número se operarmos com ele, por exemplo, (5.1 + 5.1). Para isso e outras coisas, a divisão tem umas atribuições especiais, são os div e mod.
div – Divisão inteira
É uma divisão aonde os números decimais são descartados, por exemplo, 11 / 4 = 2.75, se usarmos 11 div 4 dará 2, pois irá retirar toda parte fracionária ou decimal. Isso é bem importante para quem quer trabalhar com números inteiros
mod – Módulo
Ele retorna o resto da divisão, por exemplo, 11 mod 5 = 1, pois na divisão inteira 11 dividido por 5 dá 2 e sobra 1, já no Game Maker, esse número daria 2.50 porque o Game Maker não trabalha com resto, ao menos que você use mod. O mod retornará sempre em valores inteiros.
Para ver o índice de todas as minhas aulas Clique Aqui
Sobre as aulas dos valores reais, é também de minha autoria, embora ache que vocês não usarão muito, passarei: Clique Aqui
Até a próxima.
Última edição por .:Allison:. em Sex 10 Jun 2011, 15:52, editado 6 vez(es)
Re: Game Maker - Aula 5 - Operações Matemáticas
você podia fazer um índice das suas aulas quando existirem algumas mais...
outra coisa q vc podia fazer era ter divulgaçao na sua assinatura, isso ajuda bastante
amanha dou um edit e te digo como ficou tua aula q agora tenho q dormir xD
outra coisa q vc podia fazer era ter divulgaçao na sua assinatura, isso ajuda bastante
amanha dou um edit e te digo como ficou tua aula q agora tenho q dormir xD
zerromax- Data de inscrição : 05/03/2011
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Re: Game Maker - Aula 5 - Operações Matemáticas
Acabei de fazer nova aula, agora adicionei mais coisas e outras funções, essa foi a 3º aula que eu passei de vídeo para escrita, para conferir todas as minhas aulas Clique Aqui
=================Edit ===================
Fiz uma alteração no tutorial, adicionei o assunto de posições a essa aula. Nele você aprende quais são as coordenadas x e y.
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Fiz uma alteração no tutorial, adicionei o assunto de posições a essa aula. Nele você aprende quais são as coordenadas x e y.
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