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[RESOLVIDO-URGENTE] Bloco sumir aos poucos?

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Mensagem por Desconectado321 Ter 19 Abr 2011, 21:00

gente eu to fazendo um jogo pro cq e to precisando de uma ajudinha, como faz parao bloco ir sumindo aos pouquinhos, um exemplo se o meu carinha encostar nele ele ir sumindo (em 5 segundos ja estiver sumido)
lembrando : ele é CHÃO


Última edição por Desconectado321 em Qua 20 Abr 2011, 14:20, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Nuclear Ter 19 Abr 2011, 21:28

O sigi uma vez explicou isso. De cabeça acho que é mais o menos assim:

image_alpha-=0.0.5
if image_alpha<0
instance_destroy()
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Mensagem por Desconectado321 Ter 19 Abr 2011, 21:33

deu certo (+/-)
eu coloquei na colisao do chao comigo, (eu coloquei na colisao do player com o bloco aí quem sumiu foi o player kkkk) só que o bloco só sumiu quando eu pulei em cima dele, eu queria q quando a gente andasse sobre ele ele fosse sumindo...
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Mensagem por Nuclear Ter 19 Abr 2011, 21:43

Então fassa assim no OBJ_BLOCO coloque no

Create:

Código:
desfazendo=false

Step

Código:
if desfazendo=true
{
image_alpha-=0.0.5
if image_alpha<0
instance_destroy()
}

Colisão com o player

Código:
desfazendo=true

Já a segunda duvida é de colisão e depende muito de como seu jogo está programado.
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Mensagem por CRP-Max Ter 19 Abr 2011, 21:54

Blz? Vi que o desconectado estava conectado e resolvi ajudar.... sorrindo2
No objeto chão, voce coloca na colisão com o player:
alarm[0]=30 //lembrando que 30 é a velocidade da room por segundo ok?

No alarme:
image_alpha-=0.2//se quiser mais lento ou mais rapido mude o valor a ser reduzido
if image_alpha=<0
{instance_destroy()}
else
{alarm[0]=30}

Por estar sem pc não pude testar mas deve funcionar, e lembrando que neste valor o alarme vai ser executado 5 vezes.
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Mensagem por Desconectado321 Qua 20 Abr 2011, 12:38

o do crp-max aconteceu assim : quando eu PULEI no bloco ele se desfazeu mesmo quando eu nao tava em cima dele
o do nuclear os dois jeitos : quando eu PULEI o bloco foi se desfanzendo so quando eu estava em cima dele (do jeito q eu queria)

igual eu disse lees se disfazeram so quando eu pulei neles, e eu queria quando eu andasse...
mas vlw assim mesmo

Cool
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Mensagem por saim Qua 20 Abr 2011, 14:10

*create do bloco*
Código:
desfazendo=false
tempo=1/30 //1 dividido pelo tempo que você quer que leve pra desfazer
image_alpha=1 //provavelmente desnecessário, acho que é default

*step do bloco - pra continuar desfazendo mesmo que o player saia do bloco*
Código:
if instance_place(x,y-1,obj_player)
 desfazendo=true

if desfazendo==true
 image_alpha-=tempo

if image_alpha<=0
 instance_destroy()

*step do bloco - pra desfazer só enquanto o player estiver sobre o bloco*
Código:
if instance_place(x,y-1,obj_player)
 image_alpha-=tempo

if image_alpha<=0
 instance_destroy()

*step do bloco - pra voltar atrás se o player sair de cima*
Código:
if instance_place(x,y-1,obj_player)
 image_alpha-=tempo
 else image_alpha=min(image_alpha+tempo, 1)

if image_alpha<=0
 instance_destroy()

Nos dois últimos casos, o "desfazendo=false", no create event, fica dispensável
saim
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Mensagem por Desconectado321 Qua 20 Abr 2011, 14:14

saim escreveu:*create do bloco*
Código:
desfazendo=false
tempo=1/30 //1 dividido pelo tempo que você quer que leve pra desfazer
image_alpha=1 //provavelmente desnecessário, acho que é default

*step do bloco - pra continuar desfazendo mesmo que o player saia do bloco*
Código:
if instance_place(x,y-1,obj_player)
 desfazendo=true

if desfazendo==true
 image_alpha-=tempo

if image_alpha<=0
 instance_destroy()

*step do bloco - pra desfazer só enquanto o player estiver sobre o bloco*
Código:
if instance_place(x,y-1,obj_player)
 image_alpha-=tempo

if image_alpha<=0
 instance_destroy()

*step do bloco - pra voltar atrás se o player sair de cima*
Código:
if instance_place(x,y-1,obj_player)
 image_alpha-=tempo
 else image_alpha=min(image_alpha+tempo, 1)

if image_alpha<=0
 instance_destroy()

Nos dois últimos casos, o "desfazendo=false", no create event, fica dispensável

GRANDE SAIM Fight!
vlw mesmo!!!!!!!

PODEM TRANCAR.
Cool
Trancado a pedido do autor.
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