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[Duvidas] RPG
4 participantes
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[Duvidas] RPG
Boas pessoal tenho estado sempre a perguntar ... mas é que ainda não recebi nenhuma resposta clara...
eu queria saber sobre estas coisas...
1º Como faço um tipo menu shop .... por exemplo vou a ter com um "NPC" e primo "X" e aparece uma pequena janela com os itens que tem, e os que eu possa comprar, esse menu deve ter botões e se possível poder arrastar os "item" para a minha Bag .... sabendo que a Bag é feito igual a shop...
2º Quando nos estamos em cima de um objector faz algo, ate agora, usei o colide, mas isso não da para ficar em cima do obj mas sim ao lado .... eu queria para abrir portas e isso ... por exemplo num jogo RPG se um personagem passa por um quadrado ele activa algo .. ou num jogo de plataforma ... para subir escadas .. exemplo : se em cima das escadas subir = true else subir = false:nervoso:
3º Alguém pode falar de subfaces ?
4º Como fazer para um inimigo seguir o meu herói ?
5º existe alguma forma para fazer dano ? tipo eu estava a pensar por exemplo ... se heroi colide com inimigo and ataque = true então global.hpinimigo1 é igual a hp=hp-1
6º Como faço um sistema de Kill sabendo que mais de um player e que quero ver quantos monstros matou um e outro ... para depois fazer uma tabela .... eu sei mais ou menos mas o meu código é muito instável ...
7º Como faço uma " textbox.text = x " ( codigo em VB2010) e tendo uma textbox e não um inputbox ...?
8º Como faço um sistema de de passar de room para room tipo RPG por exemplo .. estou aqui e entro para aquela porta .. e saio noutro room em outra porta ... tipo Final Fantasy 1 ?
9º Como fazer um menu de personalização de char?
mas acho que isso é muito instável ... como posso fazer para quando eu primo "X" o jogo veja se estou ao pé de alguém e se tiver tire dano a esse alguém....
Até agora é tudo ;) eu sei eu sei metade deve estar ai no fórum -.- mas só há um problema nisso .... sempre dizem procura no fórum ... eu procuro e encontro .... mas depois fico na mesma -.-
por isso se poderem enviar o código ou as zonas onde esta isso agradecia muito
P.S - o código podia ser explicado .. e não um código a parava -.- que nem eu percebo nem os outros usuários do fórum que queriam velo...
Gostava que venham aqui varias vezes, pois criei um titulo fácil de memorizar .. eu vou metendo a resolução que apareça mais adequada debaixo de cada ponto ... para ser mais fácil para outros ...
- Não esta feito
- Esta feito mas confuso não percebi nada ou outros usuários podem não perceber tambem
- sim seria um coisa assim percebe-se bem
- muito boa explicação sem duvidas nenhumas
eu queria saber sobre estas coisas...
1º Como faço um tipo menu shop .... por exemplo vou a ter com um "NPC" e primo "X" e aparece uma pequena janela com os itens que tem, e os que eu possa comprar, esse menu deve ter botões e se possível poder arrastar os "item" para a minha Bag .... sabendo que a Bag é feito igual a shop...
2º Quando nos estamos em cima de um objector faz algo, ate agora, usei o colide, mas isso não da para ficar em cima do obj mas sim ao lado .... eu queria para abrir portas e isso ... por exemplo num jogo RPG se um personagem passa por um quadrado ele activa algo .. ou num jogo de plataforma ... para subir escadas .. exemplo : se em cima das escadas subir = true else subir = false:nervoso:
3º Alguém pode falar de subfaces ?
4º Como fazer para um inimigo seguir o meu herói ?
5º existe alguma forma para fazer dano ? tipo eu estava a pensar por exemplo ... se heroi colide com inimigo and ataque = true então global.hpinimigo1 é igual a hp=hp-1
6º Como faço um sistema de Kill sabendo que mais de um player e que quero ver quantos monstros matou um e outro ... para depois fazer uma tabela .... eu sei mais ou menos mas o meu código é muito instável ...
7º Como faço uma " textbox.text = x " ( codigo em VB2010) e tendo uma textbox e não um inputbox ...?
8º Como faço um sistema de de passar de room para room tipo RPG por exemplo .. estou aqui e entro para aquela porta .. e saio noutro room em outra porta ... tipo Final Fantasy 1 ?
9º Como fazer um menu de personalização de char?
mas acho que isso é muito instável ... como posso fazer para quando eu primo "X" o jogo veja se estou ao pé de alguém e se tiver tire dano a esse alguém....
Até agora é tudo ;) eu sei eu sei metade deve estar ai no fórum -.- mas só há um problema nisso .... sempre dizem procura no fórum ... eu procuro e encontro .... mas depois fico na mesma -.-
por isso se poderem enviar o código ou as zonas onde esta isso agradecia muito
P.S - o código podia ser explicado .. e não um código a parava -.- que nem eu percebo nem os outros usuários do fórum que queriam velo...
Gostava que venham aqui varias vezes, pois criei um titulo fácil de memorizar .. eu vou metendo a resolução que apareça mais adequada debaixo de cada ponto ... para ser mais fácil para outros ...
- Não esta feito
- Esta feito mas confuso não percebi nada ou outros usuários podem não perceber tambem
- sim seria um coisa assim percebe-se bem
- muito boa explicação sem duvidas nenhumas
Dnmaster2- Data de inscrição : 18/04/2009
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Re: [Duvidas] RPG
Muitas perguntas. Tavez fosse melhor criar um tópico pra cada uma, você terá mais chances de obter todas as respostas assim.
complicado menos simples é cobrar os itens só quando soltar na sua Bag, mas uma checagem de posição ou colisão deve resolver.
x+=lenghtdir_x(velocidade,point_direction(x,y,heroi.x,heroi.y))
y+=lenghtdir_y(velocidade,point_direction(x,y,heroi.x,heroi.y))
ar_kill[0]=0
ar_kill[1]=0
//etc
um índice pra cada jogador. aí, a cada morte causada por um jogador, o índice correspondente aumenta.
"Como saber que o monstro foi morto por esse ou aquele jogador?" Pra responder essa, preciso saber mais sobre seu jogo.
Aqui, seu português é meio estranho, pra mim. Você é de portugal?
Você pode, no código do NPC, colocar a função point_distance checando a distância do seu personagem. Aí, no evento de apertar "X", se essa distância for pequena, mostra o menu. Talvez simplesmente criando um objeto pra loja e diversos objetos pros itens. Pra saber quantos e quais itens criar, depende do jogo, mas normalmente você vai usar variáveis globais. Arrastar os itens é simples (mas se quiser eu posso entrar em detalhes), oDnmaster2 escreveu:
1º Como faço um tipo menu shop .... por exemplo vou a ter com um "NPC" e primo "X" e aparece uma pequena janela com os itens que tem, e os que eu possa comprar, esse menu deve ter botões e se possível poder arrastar os "item" para a minha Bag .... sabendo que a Bag é feito igual a shop...
no step, a posição place_meeting. Ela checa se está em colisão. Então, "if place_meeting(x,y,objeto)" checa se você está sobreposto ao objeto. A pergunta está no tópico de usuários avançados, então suponho que você conheça a função.Dnmaster2 escreveu:
2º Quando nos estamos em cima de um objector faz algo, ate agora, usei o colide, mas isso não da para ficar em cima do obj mas sim ao lado .... eu queria para abrir portas e isso ... por exemplo num jogo RPG se um personagem passa por um quadrado ele activa algo .. ou num jogo de plataforma ... para subir escadas .. exemplo : se em cima das escadas subir = true else subir = false
Eu, não. O que você chama de sub-faces?Dnmaster2 escreveu:
3º Alguém pode falar de subfaces ?
Outra coisa que depende demais do tipo de jogo. Em top-down, campo aberto, pode ser simplesmente:Dnmaster2 escreveu:
4º Como fazer para um inimigo seguir o meu herói ?
x+=lenghtdir_x(velocidade,point_direction(x,y,heroi.x,heroi.y))
y+=lenghtdir_y(velocidade,point_direction(x,y,heroi.x,heroi.y))
É uma boa forma, mas se ataque for true por mais de um step, hp será diminuída não por 1, mas pelo número de steps.Dnmaster2 escreveu:
5º existe alguma forma para fazer dano ? tipo eu estava a pensar por exemplo ... se heroi colide com inimigo and ataque = true então global.hpinimigo1 é igual a hp=hp-1
armazene essas mortes no objeto do player ou, em algum controller, crie uma array, tipo:Dnmaster2 escreveu:
6º Como faço um sistema de Kill sabendo que mais de um player e que quero ver quantos monstros matou um e outro ... para depois fazer uma tabela .... eu sei mais ou menos mas o meu código é muito instável ...
ar_kill[0]=0
ar_kill[1]=0
//etc
um índice pra cada jogador. aí, a cada morte causada por um jogador, o índice correspondente aumenta.
"Como saber que o monstro foi morto por esse ou aquele jogador?" Pra responder essa, preciso saber mais sobre seu jogo.
Desculpe, não sei do que se trataDnmaster2 escreveu:
7º Como faço uma " textbox.text = x " ( codigo em VB2010) e tendo uma textbox e não um inputbox ...?
Variáveis globais. Você armazena, em cada porta, a posição correspondente à posição dela na outra roomDnmaster2 escreveu:
8º Como faço um sistema de de passar de room para room tipo RPG por exemplo .. estou aqui e entro para aquela porta .. e saio noutro room em outra porta ... tipo Final Fantasy 1 ?
Existe um tópico seu pra isso, achei que tinha sido respondido. Você sabe usar surfaces? Se não souber, tudo bem, a gente ajuda!Dnmaster2 escreveu:
9º Como fazer um menu de personalização de char?
Aqui, seu português é meio estranho, pra mim. Você é de portugal?
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Re: [Duvidas] RPG
1º sub-faces = surfaces XD só não sabia como escrever
2ºtextbox é como umas barrinhas que se mete no programa para receber chars tipo em cima tens username ... e depois uma textbox para inserires o username ( esta aqui neste forum)
3º sou de portugal desculpe eu tento escrever meio abrasileirado mas .... faço o que posso ...
4º o meu jogo sera um tipo "CS" multyplay em versão medieval .... ou seja temos um personagem e formamos equipas e depois andamos por uma área ... quando encontramos o inimigo temos que mata los com espadas
5º não sei nada de surfaces por isso não percebi nada xD..
6º obrigado pela ajuda ;)
obrigado pela tua ajuda .... não gosto de postar 9 vezes de seguida assim esta aqui tudo .....
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3º sou de portugal desculpe eu tento escrever meio abrasileirado mas .... faço o que posso ...
4º o meu jogo sera um tipo "CS" multyplay em versão medieval .... ou seja temos um personagem e formamos equipas e depois andamos por uma área ... quando encontramos o inimigo temos que mata los com espadas
5º não sei nada de surfaces por isso não percebi nada xD..
6º obrigado pela ajuda ;)
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Re: [Duvidas] RPG
E ae amigão blz?Dnmaster2 escreveu:1º sub-faces = surfaces XD só não sabia como escrever
2ºtextbox é como umas barrinhas que se mete no programa para receber chars tipo em cima tens username ... e depois uma textbox para inserires o username ( esta aqui neste forum)
3º sou de portugal desculpe eu tento escrever meio abrasileirado mas .... faço o que posso ...
4º o meu jogo sera um tipo "CS" multyplay em versão medieval .... ou seja temos um personagem e formamos equipas e depois andamos por uma área ... quando encontramos o inimigo temos que mata los com espadas
5º não sei nada de surfaces por isso não percebi nada xD..
6º obrigado pela ajuda ;)
obrigado pela tua ajuda .... não gosto de postar 9 vezes de seguida assim esta aqui tudo .....
Pelo que pude perceber sobre suas perguntas, você esta iniciando no GM porem tem algum conhecimento de outras linguagens de programação. Então é o seguinte, veja algumas coisas importantes:
- TextBox.text = "DDDD'" - O Game Maker não tem objetos de GUI incorporados a própria linguagem, ou seja você tera que fazer o seu ou usar alguma engine. Aqui no fórum tem muitas engines sobre isso se quiser um exemplo eu fiz um turorial sobre isso clique em Meu tutorial de Caixa de Texto avançada
- O GM é poderoso justamente por oferecer ao programador muitos comandos em GML ou D&D mas você deve estudar estes comandos bastante. Muitas pessoas que estão acostumadas com outros makers que já tem muita coisa pronta assustam um pouco com o GM porém depois você descobrirá que ele tem muito mais felixibilidade.
- Não comece fazendo um RPG, faça primeiro um projeto mais simples, como um shotter ou jogo de plataforma sem scroll. Um RPG e ainda por cima on line é bem complicado de se criar até para os mais experientes.
- Seja persistente, a maioria esmagadoras das pessoas começa um projeto muito grande a acaba não terminando.
Basicamente é isso!
Flws!
Re: [Duvidas] RPG
Sem problemas. Posso pra entender o que você está a dizer, apenas me soa um pouco estranho.Dnmaster2 escreveu:3º sou de portugal desculpe eu tento escrever meio abrasileirado mas .... faço o que posso ...
Surfaces são muito úteis para lida com gráficos. É mais ou menos assim: você abre uma tela (que, se não me engano, começa toda preta) e sai desenhando nela. O chato é que você não vê o desenho, tem que prever, de cabeça, o que vai acontecer, mas isso não é exclusividade das surfaces. Tem algumas funções-chave, algumas mais elaboradas, mas o que eu quero que você conheça, só pra começar, é:Dnmaster2 escreveu:5º não sei nada de surfaces por isso não percebi nada xD..
draw_clear e draw_clear_alpha - pinta a surface toda da cor especificada e do alpha especificado, apagando qualquer coisa que exista na surface anteriormente
draw_sprite e draw_sprite_ext: essas você já conhece, mas é bom mencionar que todas as funções de draw estão disponíveis para as surfaces
draw_surface: desenha a surface, pode ser em outra surface ou no draw event de algum objeto
draw_screen: chama todas as funções de draw, em todos os objetos da room. Muito cuidado se for usar isso numa surface que é desenhada num draw event.
sprite_create_from_surface: cria um sprite a partir da surface (a surface em questão é identificada em um dos argumentos da função, não lembro qual).
Essas são as funções que você cedo ou tarde vai usar. Agora, tem umas que não dá pra trabalhar com surfaces sem elas:
surface_create(largura, altura): cria a surface do tamanho especificado e retorna o índice da surface. Então, pra usar a surface, depois, você tem que escrever "nome_da_surface=surface_create(largura, altura)"
surface_set_target(nome_da_surface): explica pro computador que a partir desse momento, você está desenhando na surface. Você vai continuar desenhando na surface até chamar a próxima função.
surface_reset_target(): para de desenhar na surface e volta a desenhar na tela do jogo.
surface_free(nome_da_surface): deleta a surface da memória do computador. Útil, quando a surface já perdeua utilidade.
Tenho que ir. Pratique essas funções um pouco e em breve eu volto. Vamos construir seu menu de personalizar o personagem sem problemas.
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Re: [Duvidas] RPG
*.* obrigado pessoal valeu muito ... nota 10 ;)
há e já agora ... não faço coisa mais fácil porque não gosto.. eu adoro partir a cabeça a fazer um programa ... quanto mais difícil melhor... a parte de não acabar os jogo isso é porque tenho uma imaginação muito dotada XD ou seja agora penso num jogo faço hoje e amanha, mas depois de amanha já estou com outro em mete e não quero voltar ao outro e sim fazer o que acabei de pensar....
e já agora não querendo ser chato... sabem de algum tutorial bom de sprites .. bem eu sei uma coisinhas mas nunca fica também como muitos trabalhos de vocês... precisava mais ou menos de sombras... partes mais escuras ect ect
há e já agora ... não faço coisa mais fácil porque não gosto.. eu adoro partir a cabeça a fazer um programa ... quanto mais difícil melhor... a parte de não acabar os jogo isso é porque tenho uma imaginação muito dotada XD ou seja agora penso num jogo faço hoje e amanha, mas depois de amanha já estou com outro em mete e não quero voltar ao outro e sim fazer o que acabei de pensar....
e já agora não querendo ser chato... sabem de algum tutorial bom de sprites .. bem eu sei uma coisinhas mas nunca fica também como muitos trabalhos de vocês... precisava mais ou menos de sombras... partes mais escuras ect ect
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Re: [Duvidas] RPG
Off-Topic:
Ta quanto % o projeto?
On:
Não intendo mtu sobre essas coisa, e tambem to com preguiça de digitar >.<
Ta quanto % o projeto?
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